Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by Evolution VI » Thu Jun 24, 2004 5:34 am

Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

É esta a minha grande duvida! Apesar de ja ter pintado alguns carros, ainda não me sinto 100% seguro nem me sinto 100% satisfeito com o resultado final. :cry:

Já vi excelentes trabalhos pintados a spray, onde não consegui ver qualquer defeito. Tomara eu conseguir pintar assim! :oops:

Recorro ajuda a todos aqueles que dominam as latinhas TS da Tamiya. :wink:

Obrigado!!!

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Thu Jun 24, 2004 10:20 am

Eu por acaso estou interessado neste tópico igualmente, pois nas minhas experiências ou fica tinta a mais, ou por vezes ganha bolhas devido ao gás da lata.

Entretanto tenho recorrido aos tutoriais da Tamiya e do automodelismo para aprender mais algumas coisas... vamos a ver como decorre as próximas experiências...
Image

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Thu Jun 24, 2004 11:32 am

calma muito calma, é a tecnica que uso.
umas vezes fica bem outras nem por isso.
e respeitar os tempos de secagem, e não usar latas com restos para pintar carroçarias.

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jun 24, 2004 1:49 pm

Estou a escrever um pequeno tutorial sobre isso, mas só quando chegar a casa é que poderei por aqui. Estejam atentos!

Um abraço,
Peter.

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Thu Jun 24, 2004 3:00 pm

Entretanto, aqui ficam dois links esclarecedores sobre o assunto:
http://www.tamiyausa.com/product/plasti ... quers.html
http://www.italianhorses.net/Tutorials/ ... /paint.htm

O 2º não é especificamente sobre latas mas os principios são os mesmos. A ScaleAutoMag teve um artigo, hà uns dois anos, sobre como pintar com latas Tamiya, mas já não está no arquivo do site.

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Thu Jun 24, 2004 4:16 pm

Posso dar umas dicas rápidas da minha experiência.

1º peça a pintar tem de estar lixada (1200) para retirar as linhas de moldagem e para que a tinta tenha uma boa base para pegar. Antes de pintar a peça tem de ser lavada com sabão azul e branco, limpar as gotas maiores com um pano que não deixe partículas, e deixada a secar durante 1 noite.

2º Aplicar 1 a 2 camadas não muito grossas de primário.

3º Fundamental:

- A tinta tem de ser bem agitada antes de aplicar.
- NUNCA aplicar tinta de uma lata que está praticamente no fim.
- Se a tinta já foi aplicada uma vez deve-se raspar do bocal de saída os restos secos da anterior aplicação.
- A tinta deve ser aplicada a uma distancia de cerca de 15/20 cm da peça.
- Para conseguir uma pintura uniforme deve-se carregar no spray antes da peça, atravessar a peça e só parar de pressionar depois da peça.
- Pelos, partículas que eventualmente possam colar á tinta no processo de secagem podem ser suavemente lixadas (1200 e agua) e após a próxima camada não fica qualquer vestígio.
- As primeiras camadas devem ser suaves, não muito grossas, a ultima deve ser aplicada até a peça ficar com um aspecto molhado, mas não com a tinta a escorrer. Um pouco de prática e é possível perceber a altura ideal para parar de aplicar o spray.

4º Quanto aos tempos de secagem pode-se utilizar a técnica de uma camada por dia, como fiz durante muito tempo. Agora aplico tudo em 2 dias. 1 dia para as 2 camadas de primário, o outro dia para as 3 camadas de tinta. 1 suave de manha, outra suave á tarde, e uma forte á noite. Ou seja, um FDS e temos uma carroçaria pintada uniformemente e brilhante.
Atenção que após a ultima camada (a mais grossa) a peça deve repousar no mínimo uma semana (de preferencia dentro de uma tupperware fechada).

Hummmmm, acho que assim por alto tá tudo.
Qq duvida é só perguntar. ;)
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Thu Jun 24, 2004 4:46 pm

Algumas dicas adicionais:

- Colocar as latas que se vai usar dentro de um recipiente com àgua quente - a tinta sairá muito mais fluida (Att! não é água a ferver nem o recipiente ao lume, a não ser que queiram pintar a casa...);
- Não tentar cobrir toda a carroçaria com as primeiras passagens. é natural que se veja a cor de base (plástico ou primário) após 1 ou 2 camadas; estas são apenas para dar "o tom" de base.
- Se forem polir a seguir, é conveniente dar mais uma ou duas camadas, para o polimento não trespassar a tinta (a tinta spray da Tamiya parece "inundar" alguns detalhes quando se pinta, mas encolhe substancialmente quando seca)

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Jun 24, 2004 5:20 pm

Bem...afinal já não preciso de escrever nada....já foi tudo dito! :D
De qualquer maneira, aqui fica o meu testemunho:

Ok, admitindo que o corpo já está primado, com todas as precauções inerentes eu faço o seguinte:

-Primeiro que tudo, aqueço a lata da tinta "em banho-maria". Atenção para não aquecer demasiado, senão arriscam-se a ficar com a divisão da casa toda pintada :D Eu costumo apenas usar a água quente da torneira.

-Segundo, com um secador de cabelo, dou um aquecimento rápido no corpo. Isto faz com que a tinta flua melhor.

-Terceiro: Agora, com a lata numa mão e o corpo noutra, dou 1 demão bem leve, só a cobrir o corpo de "salpicos". Isto consegue-se com a passagem muito rápida da tinta pelo corpo, e relativamente longe, aí a uns 20cm.

-Esperar 10min (e ainda com a lata no banho-maria)

-Quarto: Exactamente igual ao anterior, só que agora tento cobrir o corpo melhor, mas ainda com "salpicos".

-Esperar 2 horas (ainda e sempre com a lata no banho)

-Quinto: agora é que são elas. De lata em punho, agora bem mais perto do corpo (10cm), começar a pintar as chamadas "demãos molhadas". Atenção que é preciso ter muito cuidado nesta fase. Qualquer erro é a morte do artista. Como o Nuno disse, é dar tinta no corpo até ficar com aspecto de molhado, mas muito atenção para não escorrer!

-Esperar 1 dia

-Sexto: dar a última demão "molhada"

Agora só resta esperar, pelo menos, uma semana e depois é só polir q.b. (se necessário)

Isto é apenas o meu método, não sei se é o mais o correcto ou não, mas o que me interessa é que tenho obtido resultados razoáveis.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Jun 24, 2004 11:23 pm

Eu fiquei com a sensação de que nem toda a gente pinta da mesma maneira apesar de haver muita coisa em comum!

Fiquem bem mais exclarecido, agora é experimentar para ver os resultados. O meu grande medo é nos escorridos... a tinta da Tamiya é super viscosa e por vezes é super dificil de cobrir bem a carroçaria pois a tinta nãi fixou rapidamente dando origem a escorridos.

Outra dor de cabeça é nas micro bolhas que por vezes se forma. Não percebo como aquilo aparece. Será de agitar em demasiado a lata?

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Fri Jun 25, 2004 8:53 am

Evo, quanto a isso penso que se deve ao facto de pintares muito perto do modelo e o gas não tem tempo de se dessipar, quando chega á superficie a ser pintada cria bolhas de ar... isto já me aconteceu, lixei um pouco a superficie onde apareceram as bolhas e voltei a pintar mas desta vez um pouco mais distante e ficou 5*****!!! :D :wink:

Por vezes tambem pode ser que a superficie tenha sujidade ou o spray estar estragado.... :D :wink:

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Mon Jun 28, 2004 1:57 am

Obrigado pessoal pelas dicas!

Por acaso nunca pintei mais perto do que 15 cm da superficie... O habitual é dar as demãos a uns 20 a 25 cm da carroçaria.

Aqui foi dito muita coisa que não sabia.... principalmente a situação do banho maria. Há sempe coisas a aprender!

Pintar com spray é bem mais complicado do que parece... o`"à vontade" faz a diferença!

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Spray as suas técnicas

Post by paulo duarte » Wed Jul 13, 2005 8:54 pm

Embora o ideal fosse uma estufa de pintura para quem não têm ou pinta os modelos onde pode wc, cozinha, na rua etc, os sprays regem-se pelos mesmos principios.
A pintura deve de ser realizada num ambiente quente de inverno, de verão normalmente a casa ou sotão já estão á temperatura normal.
A carrocaria se possivel deverá estar quente, pode ser efectuado com o auxilio de um radiador de óleo colocas a peça em cima dentro de uma caixa de cartão, pode ser o fundo da caixa do kit e deixas aquecer, ( não aconselho o secador ou o termoventilador porque pode encolher a peça se aplicado muito perto e além do mais liberta as particulas de pó que estão no ar ), de verão coloquem a carroçaria ao sol dentro de casa.
As latas de spray tendem a causar um efeito de congelação do gás ou da humidade que se encontra no ar devido ao facto do ar ao sair em pressão arrefecer, efeitos nocivos as irritantes bolhas de água na tinta sobre o modelo.
Podemos aquecer as mesmas em banho maria como foi dito, ou colocar a mesma em cima de um aquecedor de óleo e ir rodando de vez em quando para aquecer uniformemente a lata, agitando a mesma para a tinta se ir misturando, há quem as coloque ao pé do termoventilador e as deixe aquecer mas cuidado senão a decoração da casa muda.Eu coloco as minhas ao sol quando possivel e agito a lata de vez em quando até esta estar quente qb.
Já disseram o modo como aplicar o mesmo começar antes do modelo e acabar depois, várias camadas são sempre melhores que uma só á primeira.
Existe quem decante a tinta para frascos para depois aplicar a mesma com o aérografo não o realizei ainda mas um truque é aplicar uma palhinha á saida da lata e dar gás, a outra ponta da palha está dentro de um recipiente para receber a tinta.
Erros comuns;

Demasiada tinta num local ; Efeito escorrimento da tinta, causa demasiada tinta dada de uma vez só, ou estar a aproximar demais o spray.Pode estar a ser aplicada sobre uma base fria a tinta não seca.

Bolhas na tinta ; efeito aparecimento de bolhas na pintura; causa saturação de humidade ;causa lata fria ou temperatura do ar baixa; aquecer a lata e o ambiente da sala.

Casca de laranja; efeito na pintura demasiada tinta aplicada num local e secagem muito rápida ; deixar de aplicar a tinta com muitas passagens repetidas, modelo muito quente .No aérografo tinta pouco diluida
Bons modelos que vou jantar
Um abraço Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

Suicida
Posts: 2
Joined: Thu Aug 11, 2005 10:37 pm
Location: Quinta do Conde

Post by Suicida » Sun Aug 14, 2005 11:06 am

Bem eu sou novo por aqui apesar de já ter feito uns kits de motas e um camião nunca pintei com spray, no entanto, hj em dia já estou mais habituado a sprays de vários tipos e pintar várias superficies.

Do que li a coisas que nunca imaginaria fazer, como o banho maria, no entanto não sei se será por ser do tipo de spray pois nunca usei tamiya.
Mas posso dizer a ultima aventura que tive com spray e peças em plástico do meu carro, depois de lixar td muito e bem e de limpar td muito bem à que agitar a lata tb muito bem depois a uma distância de 20cm como foi referido passar suave mente sem ser necessário tapar td a superficie, deixo 1hora ao sol e aplico outra e mais uma hora ao sol e coloco a peça dentro do carro ao sol e com os vidros um pouco abertos. passado umas 3 horas tiro e deixo a uma temperatura ambiente até ao dia seguinte ( o ideal seria pintar demanha ) no dia seguinte dou mais uma camada e deixo mais um dia a secar.
No 3º e ultimo dia o verniz.

Agr pergunto quais os problemas desta pintura em kits? é que até agr ficou td bem ( só a aplicação de um verniz numa peça é que não foi a melhor mas foi a primeira vez que usei verniz )

zinox
Posts: 1
Joined: Sun Dec 28, 2008 2:23 pm

Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by zinox » Sun Dec 28, 2008 2:31 pm

Tenho uma pergunta a colocar, e gostaria que me respondessem o mais rapido possivel:(obrigado)

Vou pintar o meu carro rc, com krylon fiuson, que nao é preciso o primario( mas ixo nao é relevante)

Queria ter um efeito brilhante e reflectivo, e gostava de saber: se passo verniz em spray, ou massa de polir, ou os dois!

Obrigado. :D

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by DFDesign » Thu Apr 30, 2009 5:53 pm

Boas ppl, desde já parabens aos "mestres" por esclarecerem as duvidas, já vi que isto vai la com o tempo e pratica...

A minha questão é a seguinte, na aplicação com o aerografo, as dicas são semelhantes?
______

Abraço
DF

Post Reply