Ao mesmo tempo que trabalhava na carroçaria, fui avançando para o chassis. A versão do modelo não é muito má, reproduzindo correctamente a parte inferior da chassis longo da serie 105. No entanto, devido as condicionantes de injecção e tipo de modelo, o motor, transmissão, suspensões e escape, estão moldado em conjunto com o chassis propriamente dito.
A minha ideia era canibalizar um exemplar do Alfa Giulia GTA da Tamiya para este projecto. Este teria de ser alterado, aumentando a distância entre eixo na zona da travessa situado na zona dos bancos traseiros (1). Tb existe um problema potencial, relacionando com o maior comprimento da zona dianteira (2) que tem de ser bem analisado de forma a que o eixo dianteiro fique no alinhamento correcto.
No entanto, como surgiu a ideia de fazer tb o Alfa Spider “Duetto” e, eventualmente, o Alfa Spider “Fastback” de 1971, e que partilham o mesmo chassis, levou-me a pensar que deveria duplicar esta peça (bem como todas as relevantes!!!) em vez de adaptar ao Giulia Super. É que os Spiders usam o chassis na versão curta!
Agora, como se faz essa duplicação? Alguém tem sugestões? Eu tenho algumas ideias, mas com a minha experiência tudo é dificuldades eh, eh.
Seja como for, a peça do modelo da Tamiya necessita de algumas alterações, independentemente da versão. Os técnicos da marca japonesa fizeram alguns compromissos que introduzem incorrecções, em especial na zona da bateria e filtro de ar, abrindo cavidades que servem de apoio e permitem que as peças entrem.
Estas cavidades ou não existem (no caso do suporte do filtro de ar) ou não te a forma reproduzida, em especial na zona exterior (no caso do suporte de bateria).
Assim, procedi à alteração, removendo as saliências exteriores, e preenchendo as cavidades interiores
Tb removi o apoio do servo-freio, ...
... abri o furo destinado à peça de suporte dos pedais e alterei as nervuras de reforça nessa zona (1)
Todas estas alterações tem sido confirmadas para as várias versões em mente (Giulia Super, “Duetto” e Spider “Fastback”). Em seguida, tenho de alterar a zona do firewall e da traseira.