Como fazer um molde duplo.

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Re: Como fazer um molde duplo.

Mensagem por FSousa »

Só uma observação mencionada pelo amigo Valdispert.
Realmente a peça a copiar não necessita de "desmoldante", se verificarem não cheguei na parte exterior, só cheguei na interior para que a borracha não cole no 1º molde (a unica coisa que cola neste silicone é... silicone, nem supercola3 "agarra" nesta borracha :shock: )
O facto de ter "besuntado" o interior do "master" não quer dizer que seja necessário, foi mais por uma questão de que "também não faz mal"
Quanto à "mistela" de massa consistente com um pouco de óleo, são "prácticas" que aprendi quando era "puto" e fazíamos tampas de malas, depósitos e até guarda-lamas em fibra de vidro(resina de poliéster) para personalizar as "motas" que tínhamos para correr no motocross... :badgrin:
A Vaselina também servirá, mas a massa consistente, no meu caso "está mais à mão".
Penso que se chegasse azeite teria o mesmo efeito... :badgrin:
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

=D> =D> =D> =D>

Já quase sou modelista.... já sou exmplo... mau mas exemplo :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Olá Caros Amigos,

Obrigado Fernando pelos excelentes tutoriais sobre moldes e resinas, que penso serem de grande interesse para todos os modelistas.

Ao ver este do Molde Duplo fiquei um pouco surpreendido com as questões levantadas acerca do desmoldante, pois, como é do conhecimento do Forum, tenho feito algumas coisas com este sistema e nunca consegui fazer funcionar outro desmoldante que não fosse a solução comercializada pela Micromark para esse efeito.

Experimentei com vaselina em gel, que deixa demasiadas imperfeições no molde especialmente quando sobra alguma sobre a peça a reproduzir, experimentei com vaselina líquida e o silicone expele-a toda ao longo do processo de secagem ficando o molde apenas separável com x-acto... no seu caso, esta massa que utiliza não lhe deixa imperfeições no molde?

O desmoldante que utilizo é bastante caro, mas, como já referi, é até agora o único que funciona... mas opções mais baratas serão sempre benvindas... vou experimentar a sua...

Obrigado mais uma vez.

Um abraço.

João
Imagem
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

ciclotron Escreveu:Olá Caros Amigos,

Obrigado Fernando pelos excelentes tutoriais sobre moldes e resinas, que penso serem de grande interesse para todos os modelistas.

Ao ver este do Molde Duplo fiquei um pouco surpreendido com as questões levantadas acerca do desmoldante, pois, como é do conhecimento do Forum, tenho feito algumas coisas com este sistema e nunca consegui fazer funcionar outro desmoldante que não fosse a solução comercializada pela Micromark para esse efeito.

Experimentei com vaselina em gel, que deixa demasiadas imperfeições no molde especialmente quando sobra alguma sobre a peça a reproduzir, experimentei com vaselina líquida e o silicone expele-a toda ao longo do processo de secagem ficando o molde apenas separável com x-acto... no seu caso, esta massa que utiliza não lhe deixa imperfeições no molde?

O desmoldante que utilizo é bastante caro, mas, como já referi, é até agora o único que funciona... mas opções mais baratas serão sempre benvindas... vou experimentar a sua...

Obrigado mais uma vez.

Um abraço.

João
Ciclotron, tal como tu já usei vaselina em gél e surgiu a mesma situação, experimentei dilur com alcool mas os resultados não foram lá muito bons.
Em tempos tive um desmoldante em spray, muito bom mesmo, que me ofereceram mas que não consegui encontrar mais.
Quanto á massa consistente (usada para lubrificar as correntes das motas por ex) é fácil de encontrar e há "mais ou menos pastosas", só acrescentei um pouco de óleo porque a que tenho já é antiga.
No entanto desde que chegues com um pincél macio de modo a não ficar "empastada" cria-te uma pelicula gordurosa que impede a borracha de colar.
Pelicula essa que depois sai fácilmente lavando com água e sabão.
Mesmo que deixasse "imperfeições" no molde, como não é na péça a moldar não há qualquer problema.
Quanto a desmoldantes "liquidos" temos que ter em atenção que a borracha é muito densa (mais pesada) e quando a deitamos no molde a tendência é de que se o liqudo desmoldante for mais leve, sobe... :doubt:
Tenho usado isto e nunca mais tive um molde colado, experimenta que é "tiro e queda"
Já agora, esse produto da Micromark não será um "mascol" para mascarar pinturas?
Um abraço.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Olá Fernado,

Obrigado pela resposta.

O produto da Micromark que utilizo é mesmo um desmoldante específico para silicone e é "tiro e queda" (espectacular) mas tem um pequeno defeito... é caro como o "caraças", o que adicionado às inerentes taxas alfandegárias (vem dos EUA, vai sempre à alfandega) o torna quase proibitivo.

Estou a fazer umas coisitas interessantes em resina que depois, em conjunto com o Nvl68 e com o Art havemos de mostrar...

Um abraço.

João
Imagem
LD
Registado: sexta ago 06, 2004 11:16 pm

Mensagem por LD »

Assunto: Desmoldante
Se este post ajudar...
Há algum tempo atraz (+- 15 a 20 anos) fiz umas experiencias com moldes duplos em borracha de silicone (e também com umas borrachas térmicas azuis, suponho que da MATEXPLAS, que se fundiam e reaproveitavam) e usei (acho eu...ai! o alzheimer) um desmoldante em spray.
Posso dizer quera fa bu lo so e, se o Austriaco não me atraiçoa, que o comprei na tal loja de artigos de surf da Calç Palma de Baixo (a Sete-Rios) em Lx
Responder