ciclotron Escreveu:Olá Caros Amigos,
Obrigado Fernando pelos excelentes tutoriais sobre moldes e resinas, que penso serem de grande interesse para todos os modelistas.
Ao ver este do Molde Duplo fiquei um pouco surpreendido com as questões levantadas acerca do desmoldante, pois, como é do conhecimento do Forum, tenho feito algumas coisas com este sistema e nunca consegui fazer funcionar outro desmoldante que não fosse a solução comercializada pela Micromark para esse efeito.
Experimentei com vaselina em gel, que deixa demasiadas imperfeições no molde especialmente quando sobra alguma sobre a peça a reproduzir, experimentei com vaselina líquida e o silicone expele-a toda ao longo do processo de secagem ficando o molde apenas separável com x-acto... no seu caso, esta massa que utiliza não lhe deixa imperfeições no molde?
O desmoldante que utilizo é bastante caro, mas, como já referi, é até agora o único que funciona... mas opções mais baratas serão sempre benvindas... vou experimentar a sua...
Obrigado mais uma vez.
Um abraço.
João
Ciclotron, tal como tu já usei vaselina em gél e surgiu a mesma situação, experimentei dilur com alcool mas os resultados não foram lá muito bons.
Em tempos tive um desmoldante em spray, muito bom mesmo, que me ofereceram mas que não consegui encontrar mais.
Quanto á massa consistente (usada para lubrificar as correntes das motas por ex) é fácil de encontrar e há "mais ou menos pastosas", só acrescentei um pouco de óleo porque a que tenho já é antiga.
No entanto desde que chegues com um pincél macio de modo a não ficar "empastada" cria-te uma pelicula gordurosa que impede a borracha de colar.
Pelicula essa que depois sai fácilmente lavando com água e sabão.
Mesmo que deixasse "imperfeições" no molde, como não é na péça a moldar não há qualquer problema.
Quanto a desmoldantes "liquidos" temos que ter em atenção que a borracha é muito densa (mais pesada) e quando a deitamos no molde a tendência é de que se o liqudo desmoldante for mais leve, sobe...
Tenho usado isto e nunca mais tive um molde colado, experimenta que é "tiro e queda"
Já agora, esse produto da Micromark não será um "mascol" para mascarar pinturas?
Um abraço.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...