Olá a todos.
Muito obrigado pelas vossas opiniões. É verdade que a decisão tem de ser minha... só eu sei o que quero ou não fazer, mas depois de tanto tempo e trabalho neste modelo, esta constatação leva a um enorme desalento!
Não é tanto o trabalho que já foi feito... é o trabalho que ainda falta fazer. Será que vale a pena faze-lo sobre uma base tão errada? Será que não é preferível transferir os conhecimentos e técnicas para um outro modelo com uma base mais correcta? É verdade que nunca medi o 512TR para ver se estava certo... parece certo e como diz o Rui Duarte, "se parece certo então está". Mas este 8C 2300 LM não parece!
Eu costumo dizer que, "quando não sabes o que hás-de fazer, não faças nada". No fundo foi algo a que todos me aconselharam. Mas tb é verdade que é preferível "tentar e fazer asneira que não fazer com medo de estragar"!
Como diz o Art, eu nem devo ter dormido só a pensar nisso... e quase que acertou! Ontem à noite, peguei em todos os livros, fotos e modelos que tenho sobre este chassis e medi tudo, comparei tudo, fiz os desenhos em CAD para comparar todas as versões e cheguei a uma conclusão: Já valeu a pena isto ter acontecido! Pode não ser bom do ponto de vista modelistico propriamente falado, mas sim do ponto de vista de conhecimento... a tal história que se falou à pouco. Agora já sei pq é que as carroçarias da Zagato são mais leves que as Touring, pq é estas ultima pareciam mais bem feitas e rematadas, como é que cabiam dois adultos em espaços com 700-750 mm de ancas, etc... E tb sei que como está este modelo não fica!!!! Até pq não consegui ficar quieto
Mas indo aos factos: por qq motivo, provavelmente relacionado com a necessária flexibilidade do chassis (cujas peças eram aparafusadas e não soldadas de forma a actuar como suspensão sendo as molas muito rígidas), as travessas longitudinais não são mais afastadas. Assim, de forma, a aumentar o espaço para os ocupantes, os carroçadores "sairam" da área do chassis, aumentando as cotas internas (ver seta na imagem seguinte).
Para alem disso, as laterais da carroçaria eram salientes, aumentando conforme sobem de forma a disponibilizar mais espaço os ombros.
Na imagem anterior pode-se ver bem que, sendo a porta um rectângulo, o empeno da parte traseira do chassis faz-la parecer um trapézio. Se fosse vertical, a abertura da porta deveria estar em "2" e não em "1".
Voltando ao kit, o chassis é diferente. Ponto. A ideia é alterar o existente apenas pq fazer as longarinas do nada em evergreen vai dar uma estrutura muito flexível (sim, eu tentei eh, eh). Assim há que aproveitar o actual. A parte dianteira da carroçaria tem de ser feita de novo bem como a carenagem à frente de habitáculo. Mas não é que a dimensão superior da parte traseira da carroçaria nem está muito errada? Era uma questão de a empenar...
Mas chega de conversa (que o texto vai longo!) e espero que haja novidades na próxima semana... mesmo se ainda não sei que modelo daqui vai sair:
1. O 8C 2300 LeMans com chassis corrigido (anterior ponto 3);
2. Apenas o chassis, fazendo o modelo completo a partir de outra base (anterior ponto 4).
E agora? Que me dizem? (para alem de que sou maluco!)
João