Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:O João deixou de ser Modelista, para passar a Historiador :D :D :D
Sempre fui um pouco de historiador. Acho que metade da piada de fazer um modelo está em saber o seu enquadramento histórico.

Enquanto vou pensando o que pretendo fazer em cada modelo, costumo ler (em alguns casos várias vezes!) textos sobre a história, características e ensaios, tentando entrar no espírito do seu tempo, seja tempo de acção ou tempo de restauro! É tb aqui que arranjo energias para fazer sempre mais alguma coisa.

Embora muitas vezes possa parecer que este modelos são apenas pedaços de plástico e metal colados e pintados, para mim são como que um viagem ao seu tempo, às suas glorias e às suas derrotas...

PS: credo... tão filosófico que estou!
art Escreveu:Sempre vai conseguindo acabar uns "modelos" :D
Então já valeu a pena :mrgreen:

João
Pedro Miguel Costa
Registado: terça abr 10, 2007 8:26 pm

Mensagem por Pedro Miguel Costa »

Olá João
Sim tudo isto é bonito,e é bom ficarmos a saber a historia dos modelos que por aqui passam,obrigado
Mas tens que concordar que cada vez que há uma resposta colocada por ti neste topico nós estamos à espera de ver novidades ao nivel do plastico e depois ficamos um pouco desiludidos com essa "historia" da historia do modelo
Ganha coragem,deita mãos ao plastico
um abraço
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Pedro,

Eu sei que tens razão, mas nem sempre as coisas saem como pretendemos.

De qq maneira, pode se que hajam algumas novidades brevemente :wink:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Desta vez, aqui vai um update a sério (mais ou menos) e não mais uma "lavagem histórica".

Ontem à noite, continuei onde tinha ficado: antes de avançar mais com as peças do motor, tinha necessidade de fazer a travessa dianteira do chassis, onde assenta o radiador e vai apoiar a fixação dianteira do motor. Eu já tinha começado esta peça, mas ainda não a tinha "apresentado".

Imagem

Imagem

Imagem

No entanto, durante este período de "descompressão", consegui reunir mais informação, e descobri que a versão original do chassis 8C 2300 tinha o depósito de óleo montado à frente do eixo dianteiro e uma travessa dianteira com 8 furos.

Imagem

De qq maneira, a peça anterior servia sempre como guia... e digo servia, pq o pior veio depois!!!

Eu tinha a ideia que o radiador do 6C 1750 era muito semelhante ao do 8C 2300. Se assim fosse, poderia usar o do modelo da Heller como ponto de partida. Mas, numa análise comparativa entre as duas peças, a diferença em largura é muito grande.

Imagem

Isto tb é visivel na comparação entre os dois modelos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algo me parecia errado nesta comparação. Assim, fui ver a uma foto de um desenho técnico original do chassis LeMans que arranjei (feito em 5-3-1931!!!!) e comparei as dimensões com as do meu chassis, até pq sempre achei a distância entre as duas travessas na dianteira muito grande!

Imagem

... e o resultado foi um "choque" :|

Imagem

Na frente, a minha percepção estava correcta: 3,23 mm a mais, o pior foi que comparei tb a largura na traseira e descobri que ainda é maior... 5,26 mm!!!! ](*,)

Imagem

A minha vontade foi deitar o modelo para o lixo. É que assim, nada está certo neste modelo, tirando o diâmetro das jantes!!!! BOLAS!!!!
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Depois de me acalmar um pouco, cheguei à conclusão de que tenho as seguintes opções:

1. Fingir que não fiz esta comparação e tentar viver com o resultado, mesmo sabendo que a forma fica algo alterada;

2. Alterar apenas a dimensão na dianteira e que influência toda a proporção dos componentes dianteiros, deixando a traseira inalterada, mesmo que isso implique uma certa deformação visual;

3. Alterar todo o chassis, fazendo as longarinas de novo e aproveitando para rectificar as travessas. Isto implica corrigir tb todas as peças da carroçaria, os apoios do motor, o banco, o depósito de combustível e, eventualmente, o eixo traseiro;

4. Fazer uma versão apenas do chassis, sem carroçaria, algo que queria fazer com o modelo da Bandai, eventualmente nas versões chassis curto e chassis longo (foto seguinte)

Imagem

5. Esquecer este modelo, aproveitando as rodas de raios (para fazer do nada uma réplica do Alfa RL Targa Florio 1923) ...

Imagem

... enquanto o motor ficava como recordação. Assim, pegava num modelo da Bandai a 1/20 e alternado-o para a versão Le Mans 1931. Poderia ficar com os 3 chassis (Monza, Mille Miglia e LeMans) todos à mesma escala... ou quem sabe, duplicar um Pocher para fazer o mesmo? :roll: Isso é que era um "grande" projecto!

O que me sugerem? É que isto foi mesmo um balde de água fria...

João
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Nem sei o que dizer... é mesmo um grande balde de água fria! Volta-te novamente para o Ferrari ou para o giulia sprint e deixa as coisas arrefecerem em relação a esse. Pode ser que mais tarde com a cabeça fria possas tomar a melhor decisão em relação a isso. Eu também nos próximos tempos nem quero pensar no alfa, vou-me dedicar ao datsun. E no entanto o meu problema é bem menor.
ImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

É óbvio que tu é que tens de decidir, João.
Mas digo-te uma coisa: os modelos (hoje muito raros) do Fiat 131 Abarth da "Luso-Toys" tinham menos 8 mm no comprimento do que deveriam. E isto à escala 1/43!!!
Fiz muitos, pois era o que havia. Ainda hoje os tenho, mas como representações de pilotos "secundários", no nosso rali. De notar que o 131 ganhou cá em 1977, 1978, 1980 e 1981. Substituir todos os modelos deu muito trabalho (e despesa). Mas os outros também estão na vitrina. Dizem respeito a outra época no Modelismo.

Moral da história: não é por teres menos uns mílimetros no modelo que hás-de por de lado tanto (e excelente) trabalho. Pensa nisso.
Também acho que deves mudar para o Ferrari, nem que seja para afastar a neura. Esse vai ficar excelente, de certeza.
Quanto a este Alfa, fica em banho-maria por uns tempos, parece o mais sensato.

Just my two cents :D :wink:

Art
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

Finge que não fizeste essa comparação. Finge que os planos estão errados. Finge que o teu paquimetro não esta como deve ser. Simplesmente esquece esse defeito. Senão qualquer dia ate a chapa fazes à escala ](*,)

um abraço

Ps: caracol ouvi dizer que ja és socio! aparece la na sede a modelar para malta ter alguem dos civis para massacrar :twisted:
Imagem
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Decisão complicada, mas que só pode ser tomada sem stress.

Ficando o modelo como está ou mais estreito, será sempre um modelo extraordinário.
Pedro Miguel Costa
Registado: terça abr 10, 2007 8:26 pm

Mensagem por Pedro Miguel Costa »

Olá João
Mas esses milimetros a mais ou a menos tambem há nas marcas que nós compramos
Toma como exemplo o caso dos ferraris 312 T4,um tamiya e o outro da protar,as diferença entre eles são brutais
E existem muito mais exemplos ,como os focus e os corollas da tamiya e hasegawa,se comparares uns e outros vais ver muitas diferenças
No meu ver não devia de haver essas diferenças se a escala é a mesma e o modelo representado tambem,mas existe,e por vezes a diferença não é de milimetros,já vai para lá do centimetro
Amanhã tiro uma foto aos bancos dos toyotas corollas só para teres uma ideia
um abraço
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Muito obrigado pelas vossas opiniões. É verdade que a decisão tem de ser minha... só eu sei o que quero ou não fazer, mas depois de tanto tempo e trabalho neste modelo, esta constatação leva a um enorme desalento!

Não é tanto o trabalho que já foi feito... é o trabalho que ainda falta fazer. Será que vale a pena faze-lo sobre uma base tão errada? Será que não é preferível transferir os conhecimentos e técnicas para um outro modelo com uma base mais correcta? É verdade que nunca medi o 512TR para ver se estava certo... parece certo e como diz o Rui Duarte, "se parece certo então está". Mas este 8C 2300 LM não parece!

Eu costumo dizer que, "quando não sabes o que hás-de fazer, não faças nada". No fundo foi algo a que todos me aconselharam. Mas tb é verdade que é preferível "tentar e fazer asneira que não fazer com medo de estragar"!

Como diz o Art, eu nem devo ter dormido só a pensar nisso... e quase que acertou! Ontem à noite, peguei em todos os livros, fotos e modelos que tenho sobre este chassis e medi tudo, comparei tudo, fiz os desenhos em CAD para comparar todas as versões e cheguei a uma conclusão: Já valeu a pena isto ter acontecido! Pode não ser bom do ponto de vista modelistico propriamente falado, mas sim do ponto de vista de conhecimento... a tal história que se falou à pouco. Agora já sei pq é que as carroçarias da Zagato são mais leves que as Touring, pq é estas ultima pareciam mais bem feitas e rematadas, como é que cabiam dois adultos em espaços com 700-750 mm de ancas, etc... E tb sei que como está este modelo não fica!!!! Até pq não consegui ficar quieto :wink:

Imagem

Mas indo aos factos: por qq motivo, provavelmente relacionado com a necessária flexibilidade do chassis (cujas peças eram aparafusadas e não soldadas de forma a actuar como suspensão sendo as molas muito rígidas), as travessas longitudinais não são mais afastadas. Assim, de forma, a aumentar o espaço para os ocupantes, os carroçadores "sairam" da área do chassis, aumentando as cotas internas (ver seta na imagem seguinte).

Imagem

Para alem disso, as laterais da carroçaria eram salientes, aumentando conforme sobem de forma a disponibilizar mais espaço os ombros.

Imagem

Imagem

Na imagem anterior pode-se ver bem que, sendo a porta um rectângulo, o empeno da parte traseira do chassis faz-la parecer um trapézio. Se fosse vertical, a abertura da porta deveria estar em "2" e não em "1".

Voltando ao kit, o chassis é diferente. Ponto. A ideia é alterar o existente apenas pq fazer as longarinas do nada em evergreen vai dar uma estrutura muito flexível (sim, eu tentei eh, eh). Assim há que aproveitar o actual. A parte dianteira da carroçaria tem de ser feita de novo bem como a carenagem à frente de habitáculo. Mas não é que a dimensão superior da parte traseira da carroçaria nem está muito errada? Era uma questão de a empenar...

Imagem

Mas chega de conversa (que o texto vai longo!) e espero que haja novidades na próxima semana... mesmo se ainda não sei que modelo daqui vai sair:

1. O 8C 2300 LeMans com chassis corrigido (anterior ponto 3);
2. Apenas o chassis, fazendo o modelo completo a partir de outra base (anterior ponto 4).

E agora? Que me dizem? (para alem de que sou maluco!)

João
Última edição por JMCARC1 em sexta jul 04, 2008 6:20 pm, editado 3 vezes no total.
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Eu digo-te que és mesmo maluco!!!! :lol:

Mas a tua maluqueira serviu-me e pelo que parece não só a mim, para adquirir-mos mais uns conhecimentos, que nunca são demais... por isso obrigado por partilhares.

Agora se vais fazer o .1 ou o .2 a decisão é tua :twisted: desde que continues a partilhar conosco.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

O importante é fazermos o que verdadeiramente queremos e gostamos João, a minha opinião é a de que esse modelo merece ser acabado, mesmo que leve o seu "tempinho" ,e acabado como um 8c inteirinho! as dificuldades que vierem por acréscimo só vão dar mais "bagagem" ao "artista"... espero é que haja paciência para isso (e a do Avô também conta!)

Erros de escala como esse são o "pão nosso de cada dia mesmo em fabricantes de nome, como de resto já aqui foi observado por colegas nossos.

Se fossemos medir cada die-cast ou kit que compramos, grandes seriam as nossa desilusões, pois por vezes "a coisa" só dá mesmo ares do veículo real! e os erros podem ser grosseiros! não há excepções à regra, até alguns do Gerald Wingrove os têem, quanto mais um velhinho Bandai quase já com trinta anos desde a sua aparição no mercado :shock:

Penso que da próxima valerá a pena pensar bem se o modelo base vale, ou não, o investimento de tanto trabalho, tempo e paciência! de qualquer forma está aí tudo o que é preciso para um bom final...a vontade e o "Artista" :D

Salut! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá Alvarol

Obrigado pelas tuas palvaras.
alvarol Escreveu:Se fossemos medir cada die-cast ou kit que compramos, grandes seriam as nossa desilusões, pois por vezes "a coisa" só dá mesmo ares do veículo real! e os erros podem ser grosseiros! não há excepções à regra, até alguns do Gerald Wingrove os têem, quanto mais um velhinho Bandai quase já com trinta anos desde a sua aparição no mercado :shock:
O meu problema foi que o erro grosseiro acaba por ser culpa minha... afinal se apenas estava a aproveitar cerca de 15% do modelo, podia ter visto bem a sua qualidade. Do fundo, tudo o que aqui está foi feito de raiz ou bastante alterado! É verdade que, qd comecei este modelo era apenas para ser um projecto rápido para experimentar fazer os raios em arame. Até pensei pegar num Bburago. Mas com o tempo foi ganhando importância.

Qt ao modelo da Bandai (este 8C 2300 LM é da Union), até é excelente. Ontem vi que tudo está correcto até ao mais infino pormenor, exceptuando a colocação (e forma) do radiador e da firewall. Pq? Pq os japoneses tinham aquela mania de fazer modelos motorizados e necessitavam de espaço para o colocar. Devido a isso, o excelente motor tem 5 ou 6 mm a mais, o que é pena em tão fantástico modelo.
alvarol Escreveu:Penso que da próxima valerá a pena pensar bem se o modelo base vale, ou não, o investimento de tanto trabalho, tempo e paciência!
Pois... era o que eu estou/estava a fazer agora :roll:
alvarol Escreveu:de qualquer forma está aí tudo o que é preciso para um bom final...a vontade e o "Artista" :D
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Assunto resolvido... mãos ao trabalho, pois para alêm de dares um banho de modelismo aqui ao pessoal, dás um banho de história.
Vamos lá pois o pessoal quer é fotos :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
Responder