Aplicação de decalques!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
dourado
Registado: quarta fev 25, 2004 10:20 am

Mensagem por dourado »

Eu sublinho o testamento do Akira. No meu caso utilizei nos primeiros kits o verniz da Tamiya a pincel e nunca tive problema, agora uso o ts-13 por ser + prático e tb nunca tive problema. O verdadeiro segredo é aplicar o verniz de uma forma uniforme e em leves camadas até conseguir o acabamento desejado, porque depois quanto mais pior. Deve-se ensair sempre qualquer tipo de verniz com um pouco de decalque, geralmente aproveito os decalques que estão nos bordos da folha( marca do modelo, etc) e tb deve-se ter em atenção que determinadas marcas de verniz reagem mal a outros tipos de tinta.
por fim eu guardo os modelos dentro da caixa, já pensei em expôr numa vitrine, mas o ar e a luz são os maiores inimigos dos n/kits.
Patrick Bateman
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm

Mensagem por Patrick Bateman »

bem, deixa cá tb dar a minha modesta opinião.
1- akira: desculpa só agora responder à tua qst do compressor, mas só agora é q e vi... :oops: o modelo é o SA 15 (acho eu...) e custou na altura (97) seguramente + de 100 contos, por isso actualmente deve andar aí à volta dos... heee, hmm, olha, é fazer as contas! comprei na Fernandes Técnica (R. Silva Carvalho, a Campo de Ourique), q é onde tb faço a assistência. *****!
2- aplicação dos decals: concordo 99% com o processo do akira. apenas tenho duas pequenas alterações/sugestões. 1- eu aplico o Microset enquanto o decal está de molho... assim, qd tiro da água, a superfície está pronta. 2- atenção à utilização das cotonetes para moldar o decal. já verifiquei q por causa do agente amolecedor, o decal tende a ficar com fibras de algodão lá coladas q depois n saem. agora uso o paninho milagroso, com a ponta do dedo e SEM esfregar, pressionando apenas e mt ao de leve. este processo tb premite empurrar p fora qq bolha q se tenha formado.
e foi isto q aprendi nestes últimos dias.
that's all folks
Patrick Bateman
Anexos
DSC02449.JPG
DSC02449.JPG (47.46 KiB) Visto 7705 vezes
Akira
Registado: terça fev 10, 2004 11:42 pm
Contacto:

Mensagem por Akira »

Obrigado pelo esclarecimento Patrick. :) Humm, esses valores são um pouco para alem do que estava a pensar. Terei de avaliar outras opções mais baratas se bem que mais ruidosas. Tambem continuarei sempre a preferir os sprays. O aerógrafo como referi será mesmo só para utilizar em alguns kits que são pintados com misturas e para aplicar o verniz.
Quanto ao aerógrafo tenho lido muito boas criticas em relação ao Badger pelo que será a minha primeira escolha.
Sim, tens razão, a cotonete tem de estar ligeiramente humedecida senão larga pêlos.
Patrick Bateman Escreveu:... agora uso o paninho milagroso, com a ponta do dedo e SEM esfregar, pressionando apenas e mt ao de leve. este processo tb premite empurrar p fora qq bolha q se tenha formado...
É algum pano especial? Os panos normalmente tb tem tendência a largar partículas.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Imagem
Concluídos:
Imagem
PMMSC
Registado: quarta fev 04, 2004 9:27 am

Mensagem por PMMSC »

Tenho um compressor igual a esse e só tenho a dizer maravilhas, é muito bom e silencioso... mas não comprei por esse preço. O meu custou á volta de 300 €! :D :wink:
Patrick Bateman
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm

Mensagem por Patrick Bateman »

boas
o paninho maravilha é uma... maravilha! é esse q vês nas fotos das carenagens, um simples pano p limpar lentes!!! serve para moldar os decals, e melhor q tudo, para POLIR!!!! exprimenta passar com um pouco de compound sobre uma pintura até o paninho começar a "cantar"...
é provável q alguns larguem fibras. este em concreto n larga. é passar por um oculista e pedir. acho q n levam nada...
cumps
Patrick
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Estou a ficar maravilhado com este tópico!
Está a tornar-se num documento muito completo devido às diversas opiniões e extremamente util para quem não utilizou a 100% este metodo de fixação de decalques, principalmente para a finalização referente ao verniz! Só vos tenho a agradecer!

Ainda não arranquei com a carroçaria do meu trabalho em curso (Lancia "Super Delta" da Hasegawa), mas quando o fizer vou ter em consideração tudo o que foi dito aqui para evidentemente melhorar o meu trabalho final!

Abraço
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Faço minhas as palavras do PMMSC...

Muito obrigado
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Acabo de ler uma dica no Automative Foruns, que pode ser bastante útil ao aplicar decalques:

Ao aplicar o Microset, não usar um pincel que já tenha sido utilizado para pintar, porque o Microset pode diluir qualquer resto de tinta que esteja no pincel e esta escorrer para o decalque, danificando-o....
Akira
Registado: terça fev 10, 2004 11:42 pm
Contacto:

Mensagem por Akira »

Claro. E o mesmo se aplica ao pincel para aplicar o verniz.
Nada de misturas.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Imagem
Concluídos:
Imagem
Evolution VI

Pensei que já tivesse este problema totalmente resolvido mas não! Só hoje testei o Micro Set e Micro Sol e surgiu-me uma duvida.

Estive a testar com uma ponta de um decalque que sobrou de um kit numa superficie de um outro kit de testes.

O resultado foi o seguinte: Micro Set foi aplicado sem qualquer problema. Depois o decalque e em seguida o Micro Sol. O Micro Sol enrrugou o decalque e esperei que aquilo normalizasse mas depois de seco permaneceu enrrugado. Fiz uma segunda experiência e na aplicação do Micro Sol tornou a enrrugar mas fui "alisando" o decalque com um cotonete. Será este o procedimento mais correcto? "Alisar com um cotonete"?

Que dicas me dão para resolver o problema de regular o decalque quando ele enrruga!

Obrigado
PMMSC

Mensagem por PMMSC »

Eu normalmente utilizo o micro set para aplicar o decalque, com o auxilio de um cotonete retiro o liquido em excesso e boilas de ar e deixo secar.
Depois de seco dou uma passagem de micro sol e já está!!!

É assim que contumo fazer... não sei se é o mais correcto mas comigo resulta!!! :wink:

Por fim depois de 3 belos dias a secar dou uma camada de clear!!! :wink:

Espero ter ajudado... :D
Evolution VI

Mas o meu problema está em "esticar" o decalque pois com a aplicação do Micro Sol ele torna-se enrrugado.

A minha duvida reside aqui... como posso "esticar" o decalque sem que o danifique?
PMMSC

Mensagem por PMMSC »

já experimentas-te com um cotonete embebido no micro sol e depois esticar o decalque?

Convem deixares secar bem o decalque com o micro set e só depois aplicas micro sol...

Realmente isso nunca me aconteceu!!! :oops:
Responder