que eu saiba tens mais kits em evolução, vamos a meter as unhas no plásticoJMCARC1 Escreveu:Estou à espera disso. É pena é fartar tanto tempo. Não sei se aguento sem estragar o kitborntobedevil Escreveu:Acho que não falta um longo caminho para fazeres a carroçaria em resina, faltam 23 dias, garanto-te que depois mais que não seja, ficas apto para estragar resina com força!!!!!![]()
Bem... pode ser que me entretenha a lixar as laterais![]()
João
Alfa Romeo 156
Re: Alfa Romeo 156
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
Sim, mas assim arrisco-me a chegar rapidamente à fase da pinturaAdolfo Escreveu:que eu saiba tens mais kits em evolução, vamos a meter as unhas no plástico
Agora a sério, já estive a ver os vários modelos, e apenas o Ferrari 512TR é que poderia voltar à bancada, pq o Alfa 8C 2300 LM necessita de algum trabalho de preparação que não vou conseguir fazer. E mesmo o 512TR...! Claro que o Rui Mendes ficava todo contente, mas ainda não sei.
O Alfa Giulia GTA fica mesmo parado até que o Giulia Super esteja pronto, pois vou necessitar de duplicar alguns componentes, e estou à pensar incorporar no primeiro as lições que recolher no segundo. É que, ao contrário da maioria, eu não faço os modelos que mais gosto primeiro, mas aqueles que me vai custar menos no caso de estragar qq coisa.
João
A táctica em si não me parece má, tambem já a usei, só que no teu caso e com a minunciosidade que colocas nos teus projectos pôe-se a questão, alguma vez vais chegar aos que mais gostas?JMCARC1 Escreveu:É que, ao contrário da maioria, eu não faço os modelos que mais gosto primeiro, mas aqueles que me vai custar menos no caso de estragar qq coisa. :roll:João
Sciroco
Pois....scirocco Escreveu:(...)alguma vez vais chegar aos que mais gostas?
João
Há alturas em que precisamos de libertar um pouco da raiva que vamos acumulando. Uns fazem desportos violentos, outros gritam, outros passeiam e eu... cortei!
Eu sei que não é a forma mais correcta de evoluir este modelo, e até estava a pensar em duplicar a carroçaria em resina, nem que fosse pela experiência. Tb tinha encontrado no ebay um transkit em resina e metal branco para converter este modelo da Bburago num Alfa 156 GTA. Mas o meu instinto destroidor acabou por ser mais forte.
Assim, marquei um linha guia ao centro da carroçaria do Alfa, cuja função seria tentar orientar o corte ao centro, de forma a que as zonas curvas não ficassem muito deformadas.

Em seguida, peguei na lamina do serrote de cortar ferro, e começando pela zona mais sensível, a frente, comecei o corte. Não usei o serrote (mas apenas a serra) pq consigo assim ter um maior controlo no corte, mesmo à custa de ter de fazer mais esforço. Tentando manter as duas extremidades do corte o mais afastadas possível de forma a limitar as fugas à direcção ideal, lá fui cortando a frente...

... a zona traseira e o tejadilho.

Após 30 min de luta, cheguei ao fim da "minha aventura", sem que pelo meio não tenham havido algumas fugas à linha ideal.

A secção de corte ficou, como era de esperar bastante irregular.

Eu sei que não é a forma mais correcta de evoluir este modelo, e até estava a pensar em duplicar a carroçaria em resina, nem que fosse pela experiência. Tb tinha encontrado no ebay um transkit em resina e metal branco para converter este modelo da Bburago num Alfa 156 GTA. Mas o meu instinto destroidor acabou por ser mais forte.
Assim, marquei um linha guia ao centro da carroçaria do Alfa, cuja função seria tentar orientar o corte ao centro, de forma a que as zonas curvas não ficassem muito deformadas.

Em seguida, peguei na lamina do serrote de cortar ferro, e começando pela zona mais sensível, a frente, comecei o corte. Não usei o serrote (mas apenas a serra) pq consigo assim ter um maior controlo no corte, mesmo à custa de ter de fazer mais esforço. Tentando manter as duas extremidades do corte o mais afastadas possível de forma a limitar as fugas à direcção ideal, lá fui cortando a frente...

... a zona traseira e o tejadilho.

Após 30 min de luta, cheguei ao fim da "minha aventura", sem que pelo meio não tenham havido algumas fugas à linha ideal.

A secção de corte ficou, como era de esperar bastante irregular.

Última edição por JMCARC1 em segunda ago 10, 2009 4:26 pm, editado 1 vez no total.
o corte na zona dianteira - a mais problemática ficou algo desalinhado. Mas aqui a lei de Murphi funcionou a meu favor! 

O corte da serra removeu 1mm de espessura à peça, pelo que é necessário desbastar outro milímetro ao conjunto. Com este desvio, posso tirar o milímetro que falta apenas a uma lado
Afinal nem tudo é mau!
Para marcar a zona a desbastar, fiz um "off-set" usando o parquímetro como riscador no lado maior.

Isto é algo que os técnicos da qualidade de uma empresa onde trabalhei andavam sempre a refilar para não fazermos, mas que era prática comum. Mas ele não estão agora aqui...
Agora só falta arranjar um momento de calma para desbastar até esta linha.
João

O corte da serra removeu 1mm de espessura à peça, pelo que é necessário desbastar outro milímetro ao conjunto. Com este desvio, posso tirar o milímetro que falta apenas a uma lado
Para marcar a zona a desbastar, fiz um "off-set" usando o parquímetro como riscador no lado maior.

Isto é algo que os técnicos da qualidade de uma empresa onde trabalhei andavam sempre a refilar para não fazermos, mas que era prática comum. Mas ele não estão agora aqui...
João
Última edição por JMCARC1 em segunda ago 10, 2009 4:50 pm, editado 1 vez no total.
Olha lá, era interessante ver um modelo destes todo completo mas assim cortado, estilo "show room".
gabo-te a paciência e a força para fazer isso tudo certinho, boa sorte é a única coisa em que te posso ajudar
Adolfo
gabo-te a paciência e a força para fazer isso tudo certinho, boa sorte é a única coisa em que te posso ajudar
Adolfo
- borntobedevil
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm
Em relação ao teu trabalho só tenho um reparo, na Nasa obrigavam-nos a tira um parte de cada metade e não tudo na mesma metade. Cuidado com os acertos!!!!
Oh Adolfo estás a ver como cortar dá um gozo monstro!!!!
Devil
Oh Adolfo estás a ver como cortar dá um gozo monstro!!!!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
Adolfo,Adolfo Escreveu:Olha lá, era interessante ver um modelo destes todo completo mas assim cortado, estilo "show room".
Já cheguei a fazer um modelos desses com um Ferrari Dino da Fujimi. Fica muito interessante, Quem sabe se não sai mais uma versão assim?
Eu estava para seguir esse conselho da Agência, mas como houve um desvio de cerca de 1mm na trajectória ideal, penso que se pode recuperar removendo apenas num lado.borntobedevil Escreveu:Em relação ao teu trabalho só tenho um reparo, na Nasa obrigavam-nos a tira um parte de cada metade e não tudo na mesma metade. Cuidado com os acertos!!!!
Tb tenho medo do acerto, não tanto pelo encaixe em si, mas pela resistência da união. Fui ao Aki e havia lá Araldite especifica para metal, que, alegadamente, se comportava como solda, preenchendo inclusive espaço em branco. Disseram-me que fica mais resistente que o próprio metal, mas acabei por comprar a versão "normal", pois tive medo que deformasse o metal na zona de união.
Nunca usei esta cola, pelo que estou com algum receio. A supercola3 precisa de uma união perfeita para fazer uma junta resistente, mas a Araldite diz que preenche alguns espaços.... vamos ver! Alguém tem experiência com esta cola em situações semelhantes?
João
- borntobedevil
João a araldite não passa de uma resina, por isso até dá para fazer peças se quiseres, mas convém fazeres aqui que falamos, por dentro por uma camada fina e mais ou menos uniforme (por causa do acabamento) como gase e os "meios buracos"
Devil
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Gracias. Estou a pensar em experimentar algumas soluções noutro pedaços de metal.
João
João
elá, não conheço esse Dino!!!!!! mostra ai 
- borntobedevil
Adolfo Escreveu:elá, não conheço esse Dino!!!!!! mostra ai
Não sei se é o mesmo, mas havia praí um que era bastante conhecido!!!!
Será que o João o empalhou????
Devil
Infelizmente já não dá. Acabei por o desfazer apos um belo acidente que teve duma prateleira para o chão. Ficou tão estragado que dificilmente dava para arranjar. Assim canibalizei algumas peças para outros modelos, em especial o conjunto motor-transmissão que vai para um Stratos da Hasegawa.Adolfo Escreveu:elá, não conheço esse Dino!!!!!! mostra ai
Veneno.....! Aposto que estás a falar desse grande cantor popular, o "Dino Meira"borntobedevil Escreveu:Não sei se é o mesmo, mas havia praí um que era bastante conhecido!!!!![]()
![]()
![]()
Será que o João o empalhou????
http://www.youtube.com/watch?v=nuJop8dM71k" onclick="window.open(this.href);return false;
João
- borntobedevil
Por acaso não me referiar ao Dino Meira, mas pensando bem até não devem ser muito diferentes!!!!
Devil
Devil