Vernizes. acabamento final

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Vernizes. acabamento final

Post by Patrick Bateman » Tue Mar 02, 2004 11:56 pm

Boa noite meus senhores
ora bem, a ver qm me pode ajudar
vou entregar a RGV, só falta mesmo a história do verniz.
acho q devo mesmo aplicar, mas estou assim a modos q... com medo
vai daí, tenho estado a pensar no aqui foi dito e cheguei à seguinte conclusão, e queria a vossa opinião, sugestão, puxão de orelhas...
1- para os decals de detalhe, onde n posso passar com aerografo- vou dar uma pincelada (ou várias) com o verniz da mircoscale, q existe em mate, semigloss e gloss. exemplos: os michelin do pára-lamas e os showa da suspensão. é preciso diluir? se sim, com quê?
2- carenagens e depósito: vou aplicar uma mistura 50/50 de x22 e x20A (algúem me confirma se é acrílico ou enamel?) com ajuda do aerógrafo. uma primeira camada muito a fugir, e depois uma segunda, mais forte mas sem exageros.
é isto?
obg desde já
Patrick Bateman

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Wed Mar 03, 2004 12:11 am

Eu nos Decalques dos pneus ( por exemplo ) aplico o verniz matte da Revell... fica porreiro!

Quanto á mistura das tintas penso que não tens problemas mas tambem nunca experimentei! :?

Boa Sorte! :)

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Post by Vítor » Wed Mar 03, 2004 9:55 am

Viva, quanto ao teu primeiro tópico acho que já foi respondido :)
Quanto ao aplicar uma mistura 50/50 de x22 e x20A é para tintas enamel, no entanto, espera por mais uma ou duas confirmações. Eu nos meus kits pinto sempe com tintas enamel e o acabamento (verniz) é com o da Tamiya x22

Cumprimentos

Vítor

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

verniz

Post by dourado » Wed Mar 03, 2004 10:37 am

Se pintares c/tintas enamel então o verniz terá de ser enamel, se usares acrílicas o verniz será sempre acrílico, no meu caso comecei a usar o TS13 da Tam. com passagens suaves e não tive problema. Para as motas q têm peças e superfícies pequenas podes utilizar o pincel e tanto podes molhar o pincel na água e utilizar o verniz acrílico, como podes usar o outro directamente do frasco.

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

verniz

Post by dourado » Wed Mar 03, 2004 10:39 am

Esqueci-me de dizer que se não estás confiante deves ensair numa peça velha ou q não faça falta, just in case...

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Wed Mar 03, 2004 1:07 pm

J'agora gostava de transmitir aqui o que me disseram a respeito dos vernizes. Eu ainda tenho este conceito como teoria, ainda não passei à pratica.

É o seguinte: Em relação aos vernizes acrilicos e sintéticos, disseram-me numa casa (penso que o homem é entendido na matéria) que se poderá usar vernizes acrilicos em cima de tintas acrilicas (naturalmente!!) e em cima de tintas sintéticas (depois de secas claro!!) pois o acrilico não reage com o sintectico, o acrilico é inofensivo sobre a agressividade da sintectica e esta depois de seca também não causa problema.

Não se pode usar sim, vernizes sintecticos em cima de tintas acrilicas!!

Gostava que me confirmassem esta situação, é que eu já comprei um verniz acrilico da Microscale e estou prestes a aplicar na carroçaria de um carro que foi pintado com tinta sintectica da Tamiya!

Abraço

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Wed Mar 03, 2004 1:31 pm

olá EVO
bem, eu acho q a tua dica vem mais ao encontro daquilo q eu pensava.
é q segundo as outras respostas, entrava numa pescadinha de rabo na boca! senão reparem: eu quero utilizar o x22 pq segundo aquilo q foi dito, é inofensivo p os decals. os decals estão sobre uma superfície pintada a spray (lacquer ou sintético). c tinta sintética deve-se usar verniz sintético (ts13) q por sua vez ataca os decals!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 ](*,)
qm me tira desta aflição?
cumps
Patrick Bateman

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

vernizes

Post by dourado » Wed Mar 03, 2004 6:25 pm

:? Atenção pessoal, cuidado, utilisar verniz de uma marca com tintas de outra o resultado pode ser desagradável e a reacção com os decalques idem. A consequência pode não ser imediata.
Façam um teste primeiro e aguardem uns dias.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Mar 04, 2004 1:15 am

Boas Patrick Bateman!

Acho que já entendi o teu problema e acho que também é o mesmo que eu tenho. Já obtive uma resposta para isso e só espero que esteja certo aquilo que me transmitiram!

Aconselham aqui no forum o uso do verniz X-22 porque é sem duvida um verniz inofensivo para as pinturas tanto sintécticas como acrílicas.
Um outro técnico (que não é user deste forum) afirmou-me que o verniz acrilico (que é o caso do X-22) não ataca os decalques pois não tem na sua composição diluente sintectico que é extremamente corrosivo quando exposto a pequenas "laminas" de plástico (decalques, plásticos transparentes, etc.).

Se experimentares colocar diluente sintéctico numa garrafa de plástico, este acabará por se derreter, por isso estes são comercializados em latas mas poderão ser retidos em frascos de vidro.

A base acrilica é sempre mais suave, até como já sabes este é removivel com simples água antes de secar.

O sintéctico fixa melhore em base de tinta sintectica, enquanto que o acrilico torna-se mais artificial caso não seja bem empregue no modelo. Para modelos sem decalques o sintéctico fica a melhor. Com decalques... usa-se o acrilico pois não é agressivo sobre o plástico.

Acrilico em cima de acrilico e/ou de sintectico.
Sintectico apenas em cima de sintectico.

Espero sinceramente ter exclarecido... e desculpa a expressão. "estou-te a vender o peixe que me venderam a mim"!

Abraço

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Post by GUSTAVO » Sun Mar 12, 2006 7:22 pm

Digam-me uma coisa, ao aplicar o x-22 (verniz), no caso de uso de aer´grafo este terá que ser diluido?? (com diluente Tamiya?). E se for dado a pincel?? Convém diluir?
Cumprimentos

User avatar
Muttley
Posts: 485
Joined: Sun Jan 01, 2006 9:34 pm
Location: Brasil

Post by Muttley » Sun Mar 12, 2006 11:38 pm

Pessoal, na minha opinião, acho melhor trabalhar com tinta acrílica e verniz acrílico ou bicomponente, porque a tinta seca mais rápida e o verniz não ataca os decais, eu nunca fiz este teste que vocês estão falando e a ultima vez que pintei com esmalte Sintético, eu dei fundo com primer sintético, apliquei tinta sintética e veniz sintético.
Eu acho melhor seguir esta regra, para não se arrenpender depois.

Post Reply