BEJA MODELSHOW

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

BEJA MODELSHOW

Mensagem por ProfeSM »

:D OLá modelistas do Fórum, finalmente a AMBA (Associação de Modelistas do Baixo Alentejo) e o Clube de Modelismo da Escola Básica 2,3 Mário Beirão de Beja podem oficialmente apresentar a todos os modelistas o 1º evento a realizar na nossa cidade o BEJA MODELSHOW.

Podem marcar a data: 29 e 30 de NOVEMBRO de 2008

Em reunião da Assembleia da Escola foi aprovada a realização do evento e a cedência do pavilhão desportivo para o efeito.

Irá tratar-se de uma exposição-concurso que pretende comemorar os 10 anos do Clube de Modelismo e também da Associação. Terá a duração de dois dias, Sábado 29 e Domingo 30, dia 1 (feriado) é para a desmontagem da mesma.
Depois de 10 anos a participar em eventos de Modelismo, depois das insistências de muitos amigos de outras associações atiramo-nos para esta tarefa que tendo em conta a dimensão da Associação (núcleo duro de 6 pessoas...) se afigura como gigantesca.

Para já foi elaborado um calendário de passos a desenvolver
-Criação do Site do Clube;
-Criação dos videos de divulgação no You Tube;
-Contactos e o folheto explicativo que foi entregue a muitos modelistas no ModelTróia 2008;
-Escolha do nome (aqui fica uma foto do momento histórico) durante o ModelTróia 2008
-Criação de um Power Point de apresentação às entidades locais;
-Pedido da autorização da exposição à Direcção Executiva e Assembleia da Escola

Agora começa a fase de contactos com a Autarquia e entidades e organização de calendários, regulamento, categorias, descontos em Hóteis, comunicação social, actividades, grafismos, etc...Pelas nossas contas pensamos que todo o evento estará totalmente definido por alturas do Réplica 2008 em Junho no Entroncamento.

A ideia base do BEJA MODELSHOW seria uma certa celebração e festa do modelismo nacional, para modelistas e para o público em geral da cidade, mas também para autarcas e demais entidades locais. Também vamos procurar envolver essas entidades no evento com espaços para divulgação cultural e turística da Câmara, assim como espaços de divulgação da Força Aérea e do Regimento de Infantaria.

A dinâmica do Concurso constitui-se como um atractivo para a participação de todos os modelistas e para o reconhecimento do seu trabalho.

Como poderão ver nos primeiros "croquis" de apresentação, também temos espaço (o pavilhão é semelhante ao do Montijo) para divulgação dos eventos de cada Associação/ Clube, seguindo um bocadinho o que se faz lá fora em Telford e no Japão (tipo a "banquinha" da AMM, etc...).

Bom agora já não podemos voltar atrás e já temos o "menino nos braços", vamos ver se conseguimos dar conta desta empreitada.

Nas próximas exposições iremos dar conta de mais pormenores.

Para já podem fixar a data e marcá-la no vosso calendário. O convite fica desde já feito para todos os modelistas se deslocarem ao Alentejo nesse fim de semana de Novembro, cá vos iremos esperar.

A todos um grande abraço de Beja da AMBA e do Clube de Modelismo.

Simão Matos

Amigos Art e João e que tal se aceitassem o desafio de terem um dos "workshops" a vosso cargo? Arranjo material, compressores, tintas, etc... espaço também. Já temos vários workshops mas era engraçado também fazer um de automóveis. Que tal a ideia? Mais um abraço do ProfeSM.
Anexos
O momento histórico da escolha do nome, feita pelo filho do João Calado
O momento histórico da escolha do nome, feita pelo filho do João Calado
ModelTróia 2008 010.jpg (104.6 KiB) Visto 2373 vezes
Logotipos temporários
Logotipos temporários
Beja Modelshow.jpg (25.34 KiB) Visto 2372 vezes
Espaço exterior - "croquis"
Espaço exterior - "croquis"
Beja Modelshow 2.jpg (66.29 KiB) Visto 2373 vezes
Espaço Interior - "croquis"
Espaço Interior - "croquis"
Beja Modelshow 3.jpg (66.89 KiB) Visto 2371 vezes
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Re: BEJA MODELSHOW

Mensagem por art »

Eh, pá, que coisa gira, fazerem um certame destes no Alentejo!
Como te tinha dito, Simão, é minha intenção participar, claro.

Quanto ao Workshop, estou disponível para alinhar com o João. Era só por-mo-nos de acordo quanto ao modo de apresentação.

Mas, agora, temos uma coisa muito importante: deves calcular que não me posso comprometer a tal distância temporal do evento. Mas, tudo correndo normalmente, penso que seria porreiro ir até ao Alen, seria uma estreia para mim, em termos modelísticos.

Agora, só um pequeno reparo, "profissão oblige" :D : as cores utilizados no logotipo do evento estão porreiras, com bom gosto.
Mas... já contaste o número de tipos diferentes de letra, num espaço tão pequeno?
É uma das coisas que farto de "malhar no coco" dos meus alunos, nas aulas de Design :D :D :D

Bom trabalho e PARABÉNS PELA INICIATIVA!

Art
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

ProfeSM,

Antes de mais, parabéns pela iniciativa. Penso que é algo muito interessante e que está a ser planeada com "visão" envolvendo todos os agentes. Claro que nem me passa pela cabeça o que envolve um projecto desta envergadura e admiro verdadeiramente todas as organizações destes eventos.

Como já tinha dito noutro local, e sem me poder dar a certeza absoluta neste momento por motivos óbvios, pode contar comigo para o que for preciso. Nunca fui a Beja :oops: , mas já falei com a Julieta (a minha Maria) sobre isso (afinal não dá para ir e vir todos os dias), tendo ela ficado interessada em ir tb. Assim, caso possa contribuir com mais que a minha presença e algum modelo (lá terei eu que faltar à minha promessa e tirar o Lola da caixa mais um vez eh, eh), conte comigo. Penso que podemos combinar isto melhor na Replica (caso não seja tarde de mais).

Em relação ao reparo do Art (o Art dá aulas de Design? Eh, eh... eu tb!) tenho evitado comentar o material gráfico que vou vendo, pois sei que é feito com muito boa vontade, esforço e com parcos recursos, mas vou secundar o que o Art disse. Compreendo a necessidade de incluir uma serie de logos com as suas características próprias, mas o resultado acaba por ser algo confuso e "desarrumado". Espero que estas minhas palavras sejam entendidas como uma critica construtiva e não como "mais um que não faz nada a meter o "bedelho"" :roll:

Boa sorte.

João

PS: Pronto, lá vou eu ter de acabar uns modelos... :lol:
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Mensagem por ProfeSM »

:D Boas rapaziada.
Obrigado pelo apoio.
Art, em relação ao logotipo, isto foi ideia aqui do profe de História, pois ainda estamos a tratar da parte gráfica do evento e o logotipo foi uma solução amadora de recurso que arranjei até termos o resultado final, para isso estamos a contar com a ajuda do nosso amigo Luis Dias (que também é membro da AMBA, por sinal até foi ele que fez o excelente logo da AMBA) e decerto vai ficar muito melhor... Pelo menos já serviu para ir "enchendo o olho" ao meu chefe...
João, em relação à exposição, estamos a fazer a coisa com bastante cuidado a longo prazo, pois para além de sermos poucos queremos que a primeira exposição seja o pontapé para outras edições. A responsabilidade também é grande e será principalmente junto da autarquia e público em geral que queremos fazer passar a mensagem de que isto não é um um conjunto de "maluquinhos crescidos que até gostam de fazer uns carrinhos", mas que se trata de uma verdadeira arte que deve ser divulgada e incentivada. Mas estamos em crer que vai ser um evento ao gosto de todos, pelo menos vamos tentar torná-lo aliciante de modo a que o pessoal que venha de longe passe aqui dois dias bem divertidos.
Daí que também tenha sido escolhido um fds antes de um feriado, fica toda a gente mais à vontade e na segunda já o pavilhão estará limpinho...

Como repararam no esquema provisório vais haver bastante espaço para os "workshops" e até seria engraçado que os dois, Arte e João, pudessem realizá-lo, mas ainda temos muito tempo para definirmos pormenores.

Essencial agora é reservarem a data, tal como eu faço para o Réplica, ModelScala e outras, para depois não me apanhar despervenido.

E também fixe era o pessoal do Fórum marcar um encontro de automodelistas para Beja durante o BEJA MODELSHOW, vamos ver se conseguimos arranjar dormidas em conta e ter cá a nossa comunidade (Senhores administradores, não se esqueçam da velha história do LOGOTIPO para identificar o Fórum), até podemos fazer a "banquinha do Automodelista"...

Nós vamos dando notícias
Um abraço a todos do ProfeSM.
Responder