[Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
- DIOGO_TIAGO
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[Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Quem se lembra deste kit ?
Eis o motivo do nome do tópico... Um restauro
Pois é, o verniz do Aristo estalou por completo !! Já me interroguei mil vezes sobre o que poderia ser a causa e cheguei a uma conclusão. Foi mesmo o estado de conservação do spray. Já devia ter tempo a mais e não abrangia todas as condições necessárias, então fez estragos... Estou a falar do High Gloss da Motip
A prova em que me baseei para concluir a minha interrogação foi que durante a limpeza dos meus kits, vi que um capo em carbono do meu AE86 vermelho também estava estalado. Se estalou sobre o decal de carbono, então não era origem da tinta azul da Tamiya.
Este kit foi feito com enorme entusiasmo e babei-me por completo no final pois foi o primeiro que poli com 100% de resultado e para mim, nem glória chegou a ter pois 2 meses depois ficou assim Caiu-me tudo e a vontade de continuar nos kits até diminuiu, mas isso não se agravou ! Prova disso foi o BJ40 e o BMw E36 que fiz depois
Sendo assim, vamos lá dar novamente vida a este kit que não pode continuar nestas condições
Mais fotos brevemente
Eis o motivo do nome do tópico... Um restauro
Pois é, o verniz do Aristo estalou por completo !! Já me interroguei mil vezes sobre o que poderia ser a causa e cheguei a uma conclusão. Foi mesmo o estado de conservação do spray. Já devia ter tempo a mais e não abrangia todas as condições necessárias, então fez estragos... Estou a falar do High Gloss da Motip
A prova em que me baseei para concluir a minha interrogação foi que durante a limpeza dos meus kits, vi que um capo em carbono do meu AE86 vermelho também estava estalado. Se estalou sobre o decal de carbono, então não era origem da tinta azul da Tamiya.
Este kit foi feito com enorme entusiasmo e babei-me por completo no final pois foi o primeiro que poli com 100% de resultado e para mim, nem glória chegou a ter pois 2 meses depois ficou assim Caiu-me tudo e a vontade de continuar nos kits até diminuiu, mas isso não se agravou ! Prova disso foi o BJ40 e o BMw E36 que fiz depois
Sendo assim, vamos lá dar novamente vida a este kit que não pode continuar nestas condições
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Já me aconteceu e foi por excesso de verniz amigo!
só uns meses depois de curar e secar bem é que estalou.
Vai para o banho?
sei que o recuperas!
só uns meses depois de curar e secar bem é que estalou.
Vai para o banho?
sei que o recuperas!
- Pedro.Cruz
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Tem que ser aos poucos muito devagar.
Last edited by Pedro.Cruz on Sat Sep 26, 2015 7:58 pm, edited 1 time in total.
- DIOGO_TIAGO
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Eu entre camadas espero ai 3 ou 4 horas e são sempre camadas leves. Tempo total de secagem após a última camada deixei ai 1 uma semana e depois é que lhe toquei.
Isto só pode ter sido do verniz
O que aconselham como método para tirar a tinta? óleo de travões eu sei, mas como ? Mergulhar a carroçaria completamente ou aos poucos ?
Isto só pode ter sido do verniz
O que aconselham como método para tirar a tinta? óleo de travões eu sei, mas como ? Mergulhar a carroçaria completamente ou aos poucos ?
Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Eu costumo usar óleo dos travões e mergulho a carroçaria por inteiro. Nunca tive grandes problemas! No entanto, com as "lacas" da Tamiya o resultado é mais ou menos e sempre tive que ajudar o processo raspando a tinta. Com os sprays acrílicos da MOTIP sempre foi simples e na maior parte dos casos a tinta os se dissolveu, ou saiu em placas.DIOGO_TIAGO wrote:O que aconselham como método para tirar a tinta? óleo de travões eu sei, mas como ? Mergulhar a carroçaria completamente ou aos poucos ?
No entanto, parece-me que o verniz da MOTIP é ligeiramente diferente na sua constituição.
Quanto aos motivos, eu apontava tb para o curto período de secagem entre camadas :-/
Boa sorte
Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Nos últimos dias e por causa de tirar o cromado de algumas peças, fui ao armário dos produtos de limpeza da esposa e usei o Mistolin desengordurante.
Em poucos minutos retirou o cromado das peças sem precisar de as raspar.
Depois experimentei numa carenagem de mota pintada há alguns anos e que está para ser recuperada e ao fim de mais ou menos 1 hora dissolveu a tinta sem afectar o plástico.
Agora só me falta experimentar em algo já com verniz, portanto se conseguir encontrar este produto pode ser que ajude.
Óleo dos travões fica sempre tinta que se tem que raspar.
Em poucos minutos retirou o cromado das peças sem precisar de as raspar.
Depois experimentei numa carenagem de mota pintada há alguns anos e que está para ser recuperada e ao fim de mais ou menos 1 hora dissolveu a tinta sem afectar o plástico.
Agora só me falta experimentar em algo já com verniz, portanto se conseguir encontrar este produto pode ser que ajude.
Óleo dos travões fica sempre tinta que se tem que raspar.
- DIOGO_TIAGO
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Obrigado pelas sugestões amigos
Para o cromado eu uso lixivia, tira tudo facilmente.
Para a tinta e já com verniz vou experimentar o óleo de travão
Para o cromado eu uso lixivia, tira tudo facilmente.
Para a tinta e já com verniz vou experimentar o óleo de travão
Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Olá, isso já me aconteceu (penso que já postei aqui no caso do Porsche do António Nogueira) e na altura não entendi o motivo.
No entanto, passados uns tempos e por diversos motivos deixei de usar as tintas da motip e passei a usar tintas Valejo com aerografo.
Isto não aconteceu em "situações de trabalho em série", ou seja: imagina que pintei 4 miniaturas ao mesmo tempo, mas só uma aconteceu isso.
Com as Valejo voltou a acontecer o mesmo tanto nos modelos à escala como em outros trabalhos que fiz.
Mas nunca aconteceu em todos os trabalhos em que usei essa a mesma tinta, ou seja, aconteceu num esporadicamente.
Um abraço.
No entanto, passados uns tempos e por diversos motivos deixei de usar as tintas da motip e passei a usar tintas Valejo com aerografo.
Isto não aconteceu em "situações de trabalho em série", ou seja: imagina que pintei 4 miniaturas ao mesmo tempo, mas só uma aconteceu isso.
Com as Valejo voltou a acontecer o mesmo tanto nos modelos à escala como em outros trabalhos que fiz.
Mas nunca aconteceu em todos os trabalhos em que usei essa a mesma tinta, ou seja, aconteceu num esporadicamente.
Um abraço.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
- DIOGO_TIAGO
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Passado muitoooooooooooooooooooooo tempo da criação do tópico, aqui vou postar avanços.
Fui ontem comprar óleo de travões dot4 e comecei a tirar a tinta da carroçaria. Até agora sem problemas. É preciso paciência é certo, mas vai saindo aos poucos. De notar que eu meti 3 camadas de primário, 4 de cor e 3 de verniz. 10 camadas para dissolver é muita coisa
Aqui vão as fotos da carroçaria com rachadelas e já com alguma tinta tirada
Vou usar a técnica do 212colors, usar mistolin quando a tinta já estiver cerca de 80 90% retirada
Fui ontem comprar óleo de travões dot4 e comecei a tirar a tinta da carroçaria. Até agora sem problemas. É preciso paciência é certo, mas vai saindo aos poucos. De notar que eu meti 3 camadas de primário, 4 de cor e 3 de verniz. 10 camadas para dissolver é muita coisa
Aqui vão as fotos da carroçaria com rachadelas e já com alguma tinta tirada
Vou usar a técnica do 212colors, usar mistolin quando a tinta já estiver cerca de 80 90% retirada
Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
hummmmm, ora com este andamento, em 2016 das primario, 2017 pintas e 2018 das o novo verniz !!! vai mostrando progressos e o que esse oleo fez a tinta!! abraço
- DIOGO_TIAGO
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Até parece mal não é? Mas infelizmente já não consigo dedicar tanto tempo aos kits como gostaria. Este ano nem ao Modelscala consigo ir...
Enfim, mas nem tudo é mau. Já está totalmente sem tinta após um dia inteiro mergulhado em óleo com várias sessões de raspagem à unha e com escova de dentes. Para finalizar, apliquei mistolin em zonas especificas como faróis e ranhuras e com a ajuda do riscador tirar toda a tinta.
Depois, apliquei logo uma camada de primário no interior. No exterior nada mais foi feito, mas é simples, basta dar uma passagem com lixa 1000 e água e siga primário. Vamos lá ver é quando, mas espero que não passe desde ano pois é um kit que gosto imenso de ver na vitrine juntamente com os outros.
Fotos... Ainda com bastante tinta. Nota-se o plástico (verde), primário (cinza) e ainda o azul
Já com o primário no interior
O local merecido junto dos restantes...mas no elevador
Até breve
Enfim, mas nem tudo é mau. Já está totalmente sem tinta após um dia inteiro mergulhado em óleo com várias sessões de raspagem à unha e com escova de dentes. Para finalizar, apliquei mistolin em zonas especificas como faróis e ranhuras e com a ajuda do riscador tirar toda a tinta.
Depois, apliquei logo uma camada de primário no interior. No exterior nada mais foi feito, mas é simples, basta dar uma passagem com lixa 1000 e água e siga primário. Vamos lá ver é quando, mas espero que não passe desde ano pois é um kit que gosto imenso de ver na vitrine juntamente com os outros.
Fotos... Ainda com bastante tinta. Nota-se o plástico (verde), primário (cinza) e ainda o azul
Já com o primário no interior
O local merecido junto dos restantes...mas no elevador
Até breve
- DIOGO_TIAGO
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Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Bem! Mais umas novidades, poucas face à atualidade do projeto, pois neste momento já está pintado e envernizado, fotos é que nada
Depois da primeira camada de primário aplicada, vieram ao de cima defeitos causados pela remoção de tinta. Então aproveitei para preencher com putty Tamiya algumas zonas e corrigir outras para garantir um aspeto mais limpo nesta pintura.
Até breve!
Depois da primeira camada de primário aplicada, vieram ao de cima defeitos causados pela remoção de tinta. Então aproveitei para preencher com putty Tamiya algumas zonas e corrigir outras para garantir um aspeto mais limpo nesta pintura.
Até breve!
Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima
Boas Diogo,
De volta ao plástico e logo com um restauro.
Força!
Vou acompanhar.
PedroGomes
De volta ao plástico e logo com um restauro.
Força!
Vou acompanhar.
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna