O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Pode não parecer mas foi assim que começou o famoso GTO, não éra lá muito bonito, mas depois transformou-se num dos mais bonitos carros de sempre.
O kit é um Piranha 1/43,
O kit é um Piranha 1/43,
- Attachments
-
- 016 (2).JPG (68.5 KiB) Viewed 9184 times
-
- 018 (2).JPG (54.81 KiB) Viewed 9184 times
-
- 019 (2).JPG (61.27 KiB) Viewed 9184 times
-
- 014 (2).JPG (63.73 KiB) Viewed 9184 times
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Rosso, uma pergunta inocente, essas mossas são para imitação do carro real???
É que se não são, tenho que te dizer que sinceramente não me parece um modelo feito por ti.
Mas quando olho para todo o resto, está tão certinho que já digo que tem que ser teu!!!!
Acredita que não etou a brincar nem a meter-me contigo.
Devil
É que se não são, tenho que te dizer que sinceramente não me parece um modelo feito por ti.
Mas quando olho para todo o resto, está tão certinho que já digo que tem que ser teu!!!!
Acredita que não etou a brincar nem a meter-me contigo.
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas ) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.
Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte
Um abraço
Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte
Um abraço
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Rosso, se a explicação é essa, VOLTA QUE ESTÁS PERDOADO!!!!!
Devil
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Houve "2 inicios", ou 2 caminhos, para o que hoje conhecemos como GTO (este nome é posterior à apresentação do carro e é usado retrospectivamente). Este que apresentas foi o caminho "bom", desenvolvido sob a responsabilidade de Bizzarrini e que daria origem ao GTO "definitivo". Não é certo que a base seja um chassis SWB de 60, já que outras fontes (e o próprio Giotto Bizzarrini) pretendem que este foi desenvolvido sobre um chassis "Boano" (0523GT) encurtado para o efeito.rosso corsa wrote:São mesmo, o carro foi para a pista de Monza com a carroçaria em aluminio martelado á mão e as linhas de soldadura sem qualquer pintura, com o Moss ao volante (talvez daí as mossas ) para os primeiros testes de pista. Tenho pena mas todas as fotos que tenho do carro estão em papel, não tenho nenhumas digitalizadas e o meu scaner não funciona.
Foi em Setembro de 1961, utilizaram como base um chassis de um 250GT SWB de 1960.
Mais tarde voltam a fazer outro teste com o carro neste formato, mas já pintado em cinza claro fosco, deveria ser um primário. Se alguém souber mais sobre esta história do inicio do GTO agradeço que nos conte
Um abraço
E o outro caminho? Consciente das insuficiencias aerodinamicas do 250SWB, foi desenvolvido com Pininfarina e é conhecido como 250GT Sperimentale (ou GTO Prototype, em linguagem mais recente...). Chassis SWB com uma carroçaria aerodinamica a fazer lembrar o 400 SuperAmerica, correu em Le Mans em 61 e 62. Este projecto terá sido abandonado porque não estava a dar os resultados pretendidos e então entregue a Bizzarrini.
- Attachments
-
- Bizzarrini "GTO"
- GTO_01.jpg (199.7 KiB) Viewed 9140 times
-
- Pininfarina "GTO" ou "Sperimentale"
- 250swb2643gtzi8.jpg (24.68 KiB) Viewed 9140 times
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Belo carro sim senhor. Óptima história
Parece quase uma GTOWiki
Parece quase uma GTOWiki
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Já sabia que o DFV, teria a explicação.
Aliás tens nos presentiado, com verdadeiras lições de história do mundo automóvel, das quais sou grande adepto.
Tenho aprendido muito, o meu muito obrigado.
Qaunto ao kit achei que estava uma lástima, mas depois da explicação passou a excelente.
E´ o ajuizar sem ter toda a informação.
Qual o que se segue?
abraço
Aliás tens nos presentiado, com verdadeiras lições de história do mundo automóvel, das quais sou grande adepto.
Tenho aprendido muito, o meu muito obrigado.
Qaunto ao kit achei que estava uma lástima, mas depois da explicação passou a excelente.
E´ o ajuizar sem ter toda a informação.
Qual o que se segue?
abraço
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Obrigado DFV, é sempre bom contar contigo para tirar umas duvidas sobre estes clássicos
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Este homem até carros "martelados á mão" faz bem
Adolfo
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Eh! Eh!...era mesmo um "patinho feio"!
Curiosamente estive recentemente a seguir a licitação de um destes kits no ebay, nunca tinha visto nenhum, e ei-lo agora aqui montado! será talvez uma edição recente no mercado!?
Mas é tambem sem qualquer duvida um belo modelo, e um bem construído por sinal!
Os meus obrigados também ao Zé (DFV) que felizmente nos vai visitando e iluminando sobre este "pássaros" mais exóticos! ...já agora, e uma vez que desconhecia a participação da Bizarrini neste projecto, alguém tem ideia de onde é originário o "Breadvan/Iso-Rivolta" desenhado por Bizarrini que recentemente tem aparecido nalguns eventos? trata-se do restauro de um original, ou apenas uma "brincadeira"?...alguem sabe mais sobre este carro?
Curiosamente estive recentemente a seguir a licitação de um destes kits no ebay, nunca tinha visto nenhum, e ei-lo agora aqui montado! será talvez uma edição recente no mercado!?
Mas é tambem sem qualquer duvida um belo modelo, e um bem construído por sinal!
Os meus obrigados também ao Zé (DFV) que felizmente nos vai visitando e iluminando sobre este "pássaros" mais exóticos! ...já agora, e uma vez que desconhecia a participação da Bizarrini neste projecto, alguém tem ideia de onde é originário o "Breadvan/Iso-Rivolta" desenhado por Bizarrini que recentemente tem aparecido nalguns eventos? trata-se do restauro de um original, ou apenas uma "brincadeira"?...alguem sabe mais sobre este carro?
- Attachments
-
- 800px-Iso_Rivolta_Breadvan_Competizione_1966_-_1.jpg (93.39 KiB) Viewed 9056 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Bondade Vossa. é um prazer partilhar os meus humildes conhecimentos com outros apixonados. Mas não tomem o que digo como verdades absolutas: são fruto das minha memórias, livros, revistas e pesquisas na net acumulados ao longo dos anos, mas outrso poderão ter fontes mais valiosas.
O "Breadvan" - de que não faço ideia se este é o original ou não, embora de facto só exista 1 e está restaurado e em uso ... - é o resultado de uma história curiosa. Já agora, o nome "Iso-Rivolta" está completamente errado, já que o Iso-Rivolta/Bizzarrini Strada é posterior e muito diferente, embora tenham em comum Gioto Bizzarrini. A história:
O Conde Volpi, riquissimo amador dono da Scuderia (SS) Serenissima di Veneza, tinha encomendado um GTO à Ferrari. Pela mesma altura (final de 61 - inicio de 62), deu-se o "golpe de palácio" na Ferrari em que Bizzarrini - criador do GTO na sua versão definitiva - Carlo Chiti e outros "bateram com a porta" no nariz de Enzo Ferrari; que descobriu que os dissidentes estavam a trabalhar com o Conde Volpi; e logo proibiu que o GTO deste fosse entregue.
O Conde Volpi resolveu então fazer o "seu próprio" GTO. Criado por Bizzarrini sobre um chassis 250GT (2819GT) apresenta um aproximação/evolução ao conceito GTO: motor recuado e rebaixado (carter seco), 6xduplo Webber e a sua original carroçaria. Muito rápido e eficaz, teve o grande problema de só conseguir ter um caixa de 4 velocidades (o boicote de Enzo...) o que limitava as suas performances. O nariz é semelhante a outra original criação de Bizzarrini para Piero Drogo, chassis 2053GT. No final de 62 o Conde Volpi conseguiu enfim o seu GTO e o "Breadvan" tornou-se carro de estrada para uso pessoal do Conde.
Zé
O "Breadvan" - de que não faço ideia se este é o original ou não, embora de facto só exista 1 e está restaurado e em uso ... - é o resultado de uma história curiosa. Já agora, o nome "Iso-Rivolta" está completamente errado, já que o Iso-Rivolta/Bizzarrini Strada é posterior e muito diferente, embora tenham em comum Gioto Bizzarrini. A história:
O Conde Volpi, riquissimo amador dono da Scuderia (SS) Serenissima di Veneza, tinha encomendado um GTO à Ferrari. Pela mesma altura (final de 61 - inicio de 62), deu-se o "golpe de palácio" na Ferrari em que Bizzarrini - criador do GTO na sua versão definitiva - Carlo Chiti e outros "bateram com a porta" no nariz de Enzo Ferrari; que descobriu que os dissidentes estavam a trabalhar com o Conde Volpi; e logo proibiu que o GTO deste fosse entregue.
O Conde Volpi resolveu então fazer o "seu próprio" GTO. Criado por Bizzarrini sobre um chassis 250GT (2819GT) apresenta um aproximação/evolução ao conceito GTO: motor recuado e rebaixado (carter seco), 6xduplo Webber e a sua original carroçaria. Muito rápido e eficaz, teve o grande problema de só conseguir ter um caixa de 4 velocidades (o boicote de Enzo...) o que limitava as suas performances. O nariz é semelhante a outra original criação de Bizzarrini para Piero Drogo, chassis 2053GT. No final de 62 o Conde Volpi conseguiu enfim o seu GTO e o "Breadvan" tornou-se carro de estrada para uso pessoal do Conde.
Zé
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
Obrigado pela história DFV, já agora e carros aparte, essa zanga entre Enzo e os seus engenheiros teve como origem dezavenças entre estes e a Sra. Ferrari, que não gostaram de algumas interferências e deram um ultimato a Enzo Ferrari.
Como é obvio Enzo ofereceu-lhes a porta da rua e foi contratar o filho de um seu amigo, promissor engenheiro que estava a caminho dos Estados Unidos para uma carreira na industria aeroespacial, Mauro Forghieri. Para mim o maior tecnico de todos os tempos do desporto automóvel.
Como é obvio Enzo ofereceu-lhes a porta da rua e foi contratar o filho de um seu amigo, promissor engenheiro que estava a caminho dos Estados Unidos para uma carreira na industria aeroespacial, Mauro Forghieri. Para mim o maior tecnico de todos os tempos do desporto automóvel.
Re: O Patinho Feio / Ferrari 250 GTO Prototipo
...Obrigado Zé, por mais uma lição automóvel, esta bem curiosa até.
Um abraço.
Um abraço.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.