Revell Ferrari California

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Post Reply
panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Revell Ferrari California

Post by panzer360 » Mon Dec 19, 2011 1:37 am

Olá pessoal, aqui fica o meu 2º modelo completo. Para concluir este modelo deparei-me com várias situações novas e técnicas que nunca tinha utilizado, como as tintas Zero Paints, clearcoat, lixar/polir o verniz e encerar. Ainda tenho muitoooo que praticar até conseguir o objectivo que queria nas pinturas, gosto muito das pinturas do Bucov e do Rally24 por exemplo.

Acho que para 2º modelo não está muito mal, como tenho poucos modelos não quis arriscar em lixar/polir demais o verniz e estragar tudo. Todos os comentários são bem vindos, nem que seja para apontar algum erro :)

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Algumas fotos do motor e interior:

Image

Image

Image

Image

Image

As minhas duas máquinas já completas:

Image

Image


Um abraço :wink:

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Revell Ferrari California

Post by DIOGO_TIAGO » Mon Dec 19, 2011 2:05 am

Fogo. É o teu 2º e estás melhor que eu

Parabéns =D>

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Revell Ferrari California

Post by RamStein44 » Mon Dec 19, 2011 7:48 am

Viva
Bela construção, gosto da marcação subtil dos paineis e do interior, no entanto o painel traseiro denota falta de polimento pois a pintura está ligeiramentte baça.
Ram

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by panzer360 » Mon Dec 19, 2011 11:31 am

Obrigado a ambos pelos comentários. Quanto à pintura é verdade ainda tenho muito que aprender até conseguir fazer a pintura como quero, mas não está tão baça como parece na foto. A máquina fotográfica é o meu telemóvel e com aquela luz e o fundo branco as fotos ficam com umas manchas cinzentas tipo embaciadas.

Aqui já não se nota tanto, penso eu...
Image

Nota: Eu usei micromesh desde os 4000 até aos 12000 e sinceramente não notei diferença nenhuma nem no brilho nem no alisamento do verniz. Algo estou a fazer mal, ou carrego pouco com medo de chegar à tinta ou lixo durante pouco tempo.

Um abraço :wink:

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Revell Ferrari California

Post by DIOGO_TIAGO » Mon Dec 19, 2011 11:43 am

Eu também não percebo muito da coisa, mas tens de lixar até o vermelho ficar baço mesmo, tipo a querer ir para o branco.
Porque a função do polish depois, é puxar a cor ao de cima novamente sem a casca de laranja

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by panzer360 » Mon Dec 19, 2011 11:53 am

DIOGO_TIAGO wrote:Eu também não percebo muito da coisa, mas tens de lixar até o vermelho ficar baço mesmo, tipo a querer ir para o branco.
Porque a função do polish depois, é puxar a cor ao de cima novamente sem a casca de laranja
A base silver (groundcoat) e depois o vemelho (basecoat) ficou bom sem qualquer casca de laranja. O problema foi o verniz, que ficou um pouco com casca de laranja e apesar e ter dado 4 camadas de verniz 2 delas wet tive medo de lixar demais e chegar à tinta. Ainda por cima é transparente e difícil de se ver quando se está a lixar demasiado.

Eu queria fazer como o Rally24 disse, dar uma camada e depois lixar, dar outra camada e lixar e assim ir removendo mais facilmente qualquer tipo de casca de laranja. Mas como sou asmático muito provavelmente as minhas experiências com esta tinta e verniz vão ter que ficar por aqui e ver se à alternativa em que o resultado final fique com a mesma qualidade.

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Revell Ferrari California

Post by RamStein44 » Mon Dec 19, 2011 2:08 pm

Viva
Após a aplicação de verniz ficou com casca de laranja (não sei se foi devido á cor :lol: ) mas após micromesh com agua e muita paciência e alguma massa de polir ficou assim.
Tua aplicas uma base prateada antes do vermelho?
Eu para o vermelho aplico primário branco, pois dá mais vida ao vermelho, mas isto depende da tonalidade de vermelho que se pretende.
Image
Ram

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by Bucov » Mon Dec 19, 2011 3:12 pm

Olá panzer360,

Nota-se cuidado com a montagem e pintura (embora não esteja como tu queres) , mas isso é positivo pois obriga-te a tentar fazer melhor.
Quanto ao verniz e à minha pouca experiência , sempre tive casca de laranja o que eu costumoi fazer é lixar o verniz com calma com lixa 2000 (a seco) depois utilizo a micromesh 3200 até 12000 e depois é polir e polir e voltar a polir.... :D

Eu tenho uma técnica para estas tarefas menos apeticiveis que é a de estar a ver a bola e a polir ao mesmo tempo vais ver que o tempo passa mais rápido.

Abraço
Image Image

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by panzer360 » Mon Dec 19, 2011 5:49 pm

RamStein44 wrote:Viva
Tua aplicas uma base prateada antes do vermelho?
Eu para o vermelho aplico primário branco, pois dá mais vida ao vermelho, mas isto depende da tonalidade de vermelho que se pretende.
Sim, neste caso apliquei prateado pois esta cor da Zero Paints tinha uma groundcoat antes do vermelho. O primário é o que normalmente uso cinzento claro.
Bucov wrote:Olá panzer360,

Nota-se cuidado com a montagem e pintura (embora não esteja como tu queres) , mas isso é positivo pois obriga-te a tentar fazer melhor.
Quanto ao verniz e à minha pouca experiência , sempre tive casca de laranja o que eu costumoi fazer é lixar o verniz com calma com lixa 2000 (a seco) depois utilizo a micromesh 3200 até 12000 e depois é polir e polir e voltar a polir.... :D

Eu tenho uma técnica para estas tarefas menos apeticiveis que é a de estar a ver a bola e a polir ao mesmo tempo vais ver que o tempo passa mais rápido.

Abraço
Tenho medo de lixar o verniz a seco, lá está é uma questão de experimentar e ver o que sai. Tenho aqui um kit antigo da Revell, vou usar esse para fazer umas experiências :) Mais vale nesse do que num que tenho ali para montar e que ainda me mete medo:
Image :lol:

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by Bucov » Mon Dec 19, 2011 9:08 pm

Como dizia o velho anúcio, "Vai com calma Xico!!!!" :D :D
Image Image

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Revell Ferrari California

Post by Rally24 » Tue Dec 20, 2011 12:26 pm

Viva,

É o segundo modelo e está muito bom. =D>
A pintura não está como esperavas é um facto (eu lembro-me da foto que colocas-te no WIP) mas também tens que ver que este tipo de automóvel/pintura são das mais difíceis de conseguir. As pinturas são para encher o olho e vender carros e imagem.
O modelo: Está muito bom, pintura limpa, sem erros de montagem, bons detalhes e colagens sem erros. Gostei das linhas de limitam os painéis, muito boas, suaves, não estão muito carregadas. Acho que necessito de umas lições tuas... :wink:
O único ponto menos bom será a cor interior, acho que esta muito brilhante para as pele que o Ferrari tem. Pode ser da foto...ou do facto de eu não ter um Califórnia na garagem para comparar. :D

A técnica da pintura: 4 camadas de verniz (2 wet) são suficientes, começo sempre pela lixa 3200 quando a casca de laranja é muito visível, se não for começo pela 4000, sempre com água. Ajuda muito passa a lixa 4000 entre as camadas de verniz, evita "colocar" uma camada de casca de laranja por cima de outra camada de laranja.
Com este sistema, ao fim de 4 camadas de verniz temos uma camada de casca de laranja para eliminar e não 4 camaradas acumuladas.
Tens medo de polir de mais? É facil de ver, quando estás a polir verniz e começa a aparecer na lixa a cor de tinta base é sinal que deves parar...

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Revell Ferrari California

Post by panzer360 » Tue Dec 20, 2011 3:41 pm

Rally24 wrote:Viva,
O modelo: Está muito bom, pintura limpa, sem erros de montagem, bons detalhes e colagens sem erros. Gostei das linhas de limitam os painéis, muito boas, suaves, não estão muito carregadas. Acho que necessito de umas lições tuas... :wink:
O único ponto menos bom será a cor interior, acho que esta muito brilhante para as pele que o Ferrari tem. Pode ser da foto...ou do facto de eu não ter um Califórnia na garagem para comparar. :D
Tenho alguns kits Revell e quase todos eles já vêm com as linhas dos painéis fundas e largas o suficiente. O que eu usei foi uma ponta de caneta muito fina .005 e fiz algumas passagens até achar que estava bom sem ficar com aquele efeito carregado.
Quanto ao interior parece brilhante porque essas fotos do interior esqueci-me de tirar o flash, esta foto aqui é sem flash, para recriar a pele usei a tinta da Revell Wood brown semi-silk:
Image

Rally24 wrote: A técnica da pintura: 4 camadas de verniz (2 wet) são suficientes, começo sempre pela lixa 3200 quando a casca de laranja é muito visível, se não for começo pela 4000, sempre com água. Ajuda muito passa a lixa 4000 entre as camadas de verniz, evita "colocar" uma camada de casca de laranja por cima de outra camada de laranja.
Com este sistema, ao fim de 4 camadas de verniz temos uma camada de casca de laranja para eliminar e não 4 camaradas acumuladas.
Tens medo de polir de mais? É facil de ver, quando estás a polir verniz e começa a aparecer na lixa a cor de tinta base é sinal que deves parar...

Abraço
PedroGomes
Desta vez vou vou experimentar a tua técnica (tentar :lol: ) com as latas da motip, pois sou alérgico às tintas Zero Paint e o Clear deles :( Vi isso com a construção deste Ferrari, é pena pois as tintas são muito boas. Uma dúvida, depois de uma camada wet de verniz quanto tempo esperas para lixar antes de dares outra camada de verniz?

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Revell Ferrari California

Post by Rally24 » Tue Dec 20, 2011 5:51 pm

Boas,
panzer360 wrote: O que eu usei foi uma ponta de caneta muito fina .005 e fiz algumas passagens até achar que estava bom sem ficar com aquele efeito carregado.
Obrigado pela dica. :D
panzer360 wrote: Uma dúvida, depois de uma camada wet de verniz quanto tempo esperas para lixar antes de dares outra camada de verniz?
Depende muito das condições climatéricas, neste momento estou com a pintura de um modelo e jogando pelo seguro espero dois dias antes de "descascar a laranja". :lol:

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Post Reply