bolhas

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

bolhas

Post by Pedro Cunha » Mon Dec 17, 2007 5:30 pm

Pessoal alguem me pode dizer o k se pode fazer para evitar aquelas "bolhinhas" que as vezes aparecem na pintura depois de pintado ou durante!!! Cumprimentos
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Mon Dec 17, 2007 6:03 pm

hummm, isso parece-me carroçaria com sujidade ou então quando a lavaste, ainda ficou um pouco de água e fez reacção..... ou a última das hipóteses, o spray está marado

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Mon Dec 17, 2007 6:55 pm

Boas,

se sao as bolhinhas com +-1mm, então estás a dar uma demão molhada demasiado perto.
O gás das latas de Spray não tem tempo para se libertar, ficando misturado com a tinta em cima da peça.

Ao se ir libertando, cria as bolhinhas (reacção semelhante a um copo de Coca Cola :))
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

bolhas

Post by Pedro Cunha » Mon Dec 17, 2007 7:11 pm

Obrigado pessoal e que tou a fazer um peugeot 206 wrc e não quero fazer asneiras!!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Tue Dec 18, 2007 12:21 pm

Lava a carroçaria com água morna e detergente, enxagua e deixa secar bem;
Aplica o primário (recomendo o branco ou cinzento da Tamiya ou da GSI Creos) e deixa secar "da noite para o dia";
Começa por ir "construindo a cor" em vários véus sucessivos, com a lata de tinta um pouco mais afastada do modelo e passagens mais rápidas, deixando secar cerca de 15 min entre cada um dos "véus".
No fim podes aplicar duas demãos mais "molhadas" (com a lata mais perto do modelo e as passagens mais lentas) e deixa secar vários dias (até um mês!) para a tinta *curar* antes de aplicar qualquer verniz.

As bolhinhas podem dever-se a a muitas causas, mas a falta de adequada limpeza da superfície, a pressa em aplicar demãos sobre demãos e as demãos demasiado "molhadas" ao início costumam ser as "causas raíz" para essa anomalia, como o Luís e o Ricardo já referiram.

Já agora, as tintas metalizadas não devem ser aplicadas em demãos molhadas, por o solvente se acumular em certas zonas. Neste casos, aplica a cor em vários véus e deixa o brilho e o polimento apenas para o verniz. ;)


Bom trabalho,
Luís

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

pintura

Post by Pedro Cunha » Tue Dec 18, 2007 2:45 pm

pessoal uma vez que estou receio em relação a pintura queria saber se em vez de por primario não posso pintar com branco mat tambem da tamyia e que mandei vir material e não tinham la primario!!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Tue Dec 18, 2007 4:36 pm

Primário é primário; tinta é tinta.
Um das funções do primário é melhorar a aderência da... tinta. ;)
Também permite preencher pequenos riscos e permitir identificar facilmente zonas que ainda tenham que ser melhor preparadas.
O primário tem mais elementos sólidos na sua constituição do que a tinta e, também por isso, permite cobrir a cor de base mais facilmente, o que não sucede com a tinta.

Espero ter ajudado. ;)

Luís

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

pintura

Post by Pedro Cunha » Tue Dec 18, 2007 5:11 pm

Obrigado, Pessoal . Mas tenho um problema nao tenho primario!!! Tenho que mandar vir de Lisboa ou de outro sitio uma lata de primário e pagar portes so por uma lata!!!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

pos pintura

Post by Pedro Cunha » Tue Dec 18, 2007 5:35 pm

pessoal como o tempo esta humido acham que faz mal por as peças depois de pintar ao pe de uma fonte calor mas longe afim de o ambiente ficar mais quente!!!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: pintura

Post by L. Dias » Tue Dec 18, 2007 6:13 pm

Pedro Cunha wrote:Tenho que mandar vir de Lisboa ou de outro sitio uma lata de primário e pagar portes so por uma lata!!!!
Encomenda logo duas ou três. :roll:
É material que não se estraga e gasta-se com alguma rapidez. ;)
Desta forma diluis os portes pelo número de latas. ;)

Sei que pode parecer impertinente mas, da minha experiência, tenho colhido maus resultados com as "pressas" e os "compromissos". E digo-te isto com suportado pelo facto de ter vivido boa parte da minha vida na província, num local em que "Tamiya" era quase um "palavrão". :lol:

Vê as coisas assim: o que sai mais caro?
Pagares os portes e aplicar primário + tinta e o modelo sair bem à primeira (hipoteticamente);
Aplicares tinta sobre tinta, ficares com bolhas ou descasques e teres que decapar ou mesmo deitar fora um modelo?

Quanto ao calor, eis os principais riscos:
- Os solventes das tintas são facilmente inflamáveis;
- A tinta vai secar mais depressa do lado exposto à fonte de calor do que do outro e mesmo "virando" o modelo podes continuar a ter problemas, para já não falar no risco de deixares cair o próprio kit com o manuseamento adicional;
- O poliestireno (plástico dos kits) é muito sensível ao calor e pode deformar-se, mesmo levemente e "empenar" o modelo;
- Não eliminas o problema do pó.

Se conseguires der uma divisão da casa quente, fixe! Colocar uma fonte de calor próxima do modelo tem riscos. :?
Em alternativa, existem -no estrangeiro- umas maquinetas de secagem (desidratação) de alimentos que podem servir para ajudar à secagem dos modelos. A Gunze (ou GSI Creos) tem um aparelho baseado no princípio destas "maquinetas" exactamente para a secagem de modelos.

Incovenientes: são todas caras e têm que vir do estrangeiro. :(


Um abraço,
Luís

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

pos pintura

Post by Pedro Cunha » Tue Dec 18, 2007 6:30 pm

Obrigado pessoal por todo !!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

User avatar
Pedro Cunha
Posts: 198
Joined: Tue Aug 07, 2007 10:26 pm
Location: Mangualde

Ebay

Post by Pedro Cunha » Tue Dec 18, 2007 11:46 pm

Pessoal se me fizerem o favor digam me se ha alguma maneira de comprar kits no ebay sem cartao de credito!!!! É que eu tive a ver e ha la negocios bué fixes!!!
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Wed Dec 19, 2007 1:05 am

Na União Europeia podes fazer transferências inter bancárias com o IBAN.
Fora da UE apenas através da Western Union ou equivalente, mas com custos exorbitantes! :x

Em alternativa, o MBNet -já referido neste fórum- apenas requer um cartão "Multibanco" e podes abrir uma conta no PayPal, que muitos vendedores aceitam.


ABC,
Luís

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Wed Dec 19, 2007 1:06 am

Só mais uma dica: fora da UE tem em atenção os portes e taxas alfandegárias, questões também já referidas aqui no fórum :?

P-47D
Posts: 59
Joined: Thu Oct 28, 2004 8:47 pm
Location: PORTUGAL - NORTE

Post by P-47D » Wed Dec 19, 2007 11:58 am

Boas Pedro Cunha !

Tens Uma loja aqui em Viseu que tem lá tintas e Kits da TAMIYA (Caros :evil: :x )

Se não souberes onde fica eu Digo-te.

Cumps

P-47D

Post Reply