Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by FSousa » Wed Nov 19, 2008 8:01 am

Viva grandes mestres do modelismo :mrgreen: .
Hoje chegou-me (via Maria, do hipermercado) uma embalagem de "Pronto" que fui logo "obrigado" a experimentar na tejoleira e azulejos, mas isso é outra "estoria"... :doubt:
Embora tenha experimentado numas miniaturas "velhas" e cheias de pó "fiquei em pulgas" porque o resultado é excepcional.
Ficaram como novas, :badgrin: acrescento que apliquei com um pano macio, por toda a miniatura,vidros incluídos.
Enquanto húmido fica um pouco pegajoso, mas depois de secar forma uma película "agradável à vista".
No entanto e antes de "aprovar" o produto gostaria que me dessem mais umas dicas:
1-Aplicam na carroçaria por imersão ou pode ser com um pano humido?
2-Podemos dar verniz acrilico da Motip depois de aplicado ?
3-Se aplicar por cima dos decalques, sobre brancos, acetatos ou faróis não terá tendência para "amarelecer" com o passar do tempo?

Em jeito de complemento coloco aqui umas fotos:
Esta é a embalagem.
Pronto-frente.JPG
Pronto-frente.JPG (38.79 KiB) Viewed 11371 times
Pronto-verso.JPG
Pronto-verso.JPG (71.13 KiB) Viewed 11370 times
Agora um pequeno teste numa miniatura antiga antes de aplicar o Pronto com um pano humido:
Antes do  Pronto1.JPG
Antes do Pronto1.JPG (33.32 KiB) Viewed 11368 times
Antes do Pronto2.JPG
Antes do Pronto2.JPG (43.96 KiB) Viewed 11366 times
Agora depois de secar, inflizmente o amarelado dos decalques não saiu :(
Depois do  Pronto1.JPG
Depois do Pronto1.JPG (34.49 KiB) Viewed 11366 times
Depois do Pronto2.JPG
Depois do Pronto2.JPG (38.76 KiB) Viewed 11362 times
Agora um exemplo numa miniatura de cor, no Nº 184 apliquei o Pronto, o outro não.
Range Rover 2.JPG
Range Rover 2.JPG (55.13 KiB) Viewed 11362 times
Gostaria de vos mostrar um líquido do tipo "Polish" para automóveis que tenho usado mas que é necessário chegar com um pano humido, deixar secar e depois polir com um pano seco.
Polishe.JPG
Polishe.JPG (34.98 KiB) Viewed 11360 times
Este produto é bastante bom em cores vivas como o vermelho, não ataca os decalques (pelo menos até agora) e também se pode aplicar em vidros, pena é ser um pouco "carote", costou €18.00

Se poderem esclarecer-me agradecia, é que pelo que vi, "adeus massas de polir" :badgrin:

Já agora,, descobri isto acerca do "Future", vão aqui: http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=30
Um GRANDE OBRIGADO pela dica =D>
FSousa.
Last edited by FSousa on Wed Nov 19, 2008 6:56 pm, edited 3 times in total.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by Adolfo » Wed Nov 19, 2008 10:26 am

Eu tambem vou experimentar isso no toyota wrc, vou aplicar somente na carroçaria, sem os vidros, mas pelo que andei a "pesquisar" o Pronto serve de verniz no que toca á protecção do kit e tambem dá um pouco de brilho ao mesmo, já sei que á modelistas que mergulham peças pequenas no pronto e em peças grandes á quem aplique com panos ou pinçeis... eu no toyota vou tentar aplicar com um pano "de limpar os óculos" mas jantes e outras peças vão ser mergulhadas, depois no final seja o que deus quiser :)
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 11:34 am

Fernando primeiro deves um almoço :D
Segundo só te dou algumas dicas quando acabares de passar o Pronto pela casa toda!!!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin:
1- Ainda só experimentei mergulhar umas jantes e dar com pincel em cima duns decalques nas mesmas.
2- Verniz se for acrílico não deve dar problemas, sublinho "não deve", mas devias aplicar ao contrario penso eu, primeiro o verniz e depois a cera, ou por outra se a cera funcionar bem para que queres o verniz? :D
3- Ainda não passou tempo suficiente para saber se amarelam ou não! :badgrin: :badgrin: Mas penso que não.

Fora as tuas questões, tudo que puderes ler em sites de modelismo sobre "Future" ou "Clair" aproveita porque são a mesma coisa, só mudam os nomes de comercialização nos diversos paises, cá pelo burgo já vários modelistas usam Future que traziam do estrangeiro, mandavam vir de amigos ou compravam cá a lojas de modelismo que descpbriram a galinha dos ovos de ouro e que compravam elas lá fora dividiam em frasquinhos e ainda vendiam mais caros os frasquinhos do que lhe custou o Future! :doubt:

Um abraço

Devil

P.S. Não te esqueças do jantar e de acabar de passar o Pronto na casa! :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by valdispert » Wed Nov 19, 2008 12:46 pm

Já exprimentei Pronto, Jontec, Future e Klir e produzem resultados semelhante. Klir e Future aplicam-se melhor pincel e aerógrafo, e também dão mais brilho. Funcionam muito melhor do que Jontec e Pronto por imersão. Jontec e Pronto convém diluir para aerógrafo. Não vale a pena mandar vir de fora nem pagar mais, o que a gente encontra cá chega bem :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 12:53 pm

Valdi eu só experimentei o Pronto, e tens razão é Klir e não Clair :D

Mas do que vi do Pronto gostei bastante, um promenor, experimentei o para cerámica, pois penso que há outri para madeira!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by valdispert » Wed Nov 19, 2008 2:00 pm

O Klir é um bocadinho mais baço e não cheira a maçã como o Future, de resto acho que é igual. As alternativas tuga é que são um bocadinho diferentes mas o resultado acaba por ser semelhante.
Eu passo verniz de base celulósica sobre a cera, como camada final, e só tive problemas quando não a deixei curar bem (fica estalada). Deixar secar de um dia para o outro é pouco, mais vale jogar pelo seguro.

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by Caracol_kitado » Wed Nov 19, 2008 3:12 pm

Eu experimentei o pronto para selar o allclad chrome e o resultado foi excelente. Apliquei a aerografo e nem sequer diluí. Depois dei uma camada de verniz da gunze (acrílico) e não reagiu. Como tal está aprovado.
ImageImage

User avatar
pikuinhas08
Posts: 333
Joined: Tue Feb 13, 2007 3:48 am

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by pikuinhas08 » Wed Nov 19, 2008 3:26 pm

mete la mas é ai uma foto do produto...

pa ver se é aquilo que a mulher compra ca para casa...

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

R. Vieira
Posts: 84
Joined: Sun Sep 28, 2008 12:27 am

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by R. Vieira » Wed Nov 19, 2008 8:39 pm

Boas!

Desculpem a ignorância, estas ceras também funcionam bem com tintas acrilicas e sprays acrílicos porque é nestes que noto maior perda de brilho? Se não funcionarem será que o spray brilhante da Tamiya é a melhor solução?

Saudações modelisticas

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 10:04 pm

Pikuinhas o Fernando já te presenteou com as fotos, agora não digas à Maria que é para o modelismo!!!! :twisted:

Vieira funciona muito bem com tintas acrílicas, já que é com que eu pinto :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by Adolfo » Thu Nov 20, 2008 10:19 am

Eheheheh isto de um gajo andar a mexer nos produtos de limpeza da casa, um dia dá molho :)
Bem resolvi experimentar este produto (comprado no AKI) num kit antigo, o meu primeiro wrc, já conta com uns bons anos logo tem decalques amarelhos e aprópria pintura baça, ou antes... tinha pois a cera realmente fez milagres, o decalques estão na mesma amarelos mas o resto do kit ficou muito bom, agora só com mais uns anos é que posso comprovar se proteje todo o carro ou não, apliquei com pincel e depois passei com um pano de limpar os oculos :), gostei do resultado e por isso o Lancia 037 e o toyota vão ao banho :)
Um abraço
Adolfo
Attachments
cera.jpg
resultado depois de aplicada a cera
cera.jpg (148.16 KiB) Viewed 11276 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by borntobedevil » Thu Nov 20, 2008 12:04 pm

Adolfo vais começar a limpar a casa... vais... vais :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
pikuinhas08
Posts: 333
Joined: Tue Feb 13, 2007 3:48 am

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by pikuinhas08 » Thu Nov 20, 2008 3:49 pm

mas todos esses são de um liquido transparente certo???

é que só tenho encontrado uns ou vermelhos ou de uma cor assim a atirar para o leitoso...

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by borntobedevil » Thu Nov 20, 2008 3:54 pm

Pikuinhas o Pronto é um líquido leitoso a atirar para o amarelado, mas depois de seco é transparente. Alias o verniz acrílico Microscale Gloss també é assim :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by Adolfo » Thu Nov 20, 2008 3:56 pm

pikuinhas08 wrote:mas todos esses são de um liquido transparente certo???

é que só tenho encontrado uns ou vermelhos ou de uma cor assim a atirar para o leitoso...

saudações
Este que eu utilizei é "leitoso" ao aplicar com pincel, algumas zonas ficam com um tom branco,
por exemplo os vidros, mas depois de "puxar o lustro" ficam com brilho.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply