1 e 2 - Eu tive más experiências com as misturas e diluições de tintas acrílicas, mas penso que foi por pura inexperiência (chamada nabice). Depois de vários testes e com diluente da tamyia, num modelo Heller e no Lancia Delta tive que utilizar o célebre óleo de freio.
Serviu-me de lição, porque comprei primário e tinta branca (ambos enamel) mesmo da Revell, e próprio para aerógrafo, e cujo tamanho do boião encaixa certinho no aerógrafo e não quero outra coisa.
De futuro poderei ter alguns problemas por não ter as cores todas, mas a gama parece-me ser bastante boa. Além de que, como cada boião encaixa no aerógrafo, depois de se pintar, é só tirar e fechar o boião de tinta.
3 - Quanto a limpeza, eu tenho o boião original cheio de diluente, e depois da utilização, meto o boião original, dou umas "sprayadas" para tirar a tinta do tubo. Depois uso o alfinete para tirar alguma tinta que possa ter secado um pouco, no tubo e no bocal, e dou mais umas "sprayadas". Depois deixo aquilo a repousar até à proxima utilização.
Nessa altura, toda e qualquer tinta que existisse no exterior do tubo já repousa calmamente no fundo do boião. Em seguida, despejo o diluente do boião para um recipiente qualquer. A tinta do fundo, como está meia pastosa não sai. Depois é só passar o boião por água para remover essa tinta, e voltar a colocar lá o diluente.
Parece complicado mas é um processo rápido.
4 - Sim. Até comprar as tintas da Revell, estava a pensar utilizar o aerógrafo para me refrescar no verão, enchendo o boião com água. Aqui há dias até o utilizei para tirar o pó de dentro do meu pc
Ainda esta semana "primei" o RX-7 e estou bem contente com o resultado. Como aliás já tinha ficado da segunda vez que pintei o Delta.
Agora não me lembro é do preço das tais tintas da revell....