...Yep! nesta foto vêem-se bem, nos dois carros! não sei se seria uma questão "regulamentar?" ...ou talvez uma forma de comunicação entre carro/box ou ainda entre os carros da mesma equipa? mas estou quase convencido da "teoria do farolim"O 936 do mesmo ano em Le Mans, tinha um farolim extra com esse formato
Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
- Attachments
-
- moby 936 fight.jpg (74.31 KiB) Viewed 10083 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Em relação a estas datas estou completamente a Leste, dai perguntar, estes 2 carros que representam os antigos Gr.5 e Gr.6 tinham diferenças significativas de potencia ou a supremacia do Gr.6 fazia-se sentir apenas derivada de um peso menor e da diferente relação peso/potencia, bem como de um "tratamento" aerodinamico mais evoluido?
Scirocco
Scirocco
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Em relação a estas datas estou completamente a Leste, dai perguntar, estes 2 carros que representam os antigos Gr.5 e Gr.6 tinham diferenças significativas de potencia ou a supremacia do Gr.6 fazia-se sentir apenas derivada de um peso menor e da diferente relação peso/potencia, bem como de um "tratamento" aerodinamico mais evoluido?
Scirocco
Boas Scirocco.
Os grupos 5 e 6 eram completamente diferentes, aliás corriam em campeonatos à parte. Os grupo 5 corriam para o "Mundial de marcas" enquanto os grupo 6 corriam para o "Sports cars championship". As regras eram inevitávelmente bem diferentes, tanto nos pesos mínimos, Especificações de motores, mas acima de tudo na "liberdade" construtiva do grupo 6, onde os carros eram verdadeiros "sport-proto".
Os carros concorrentes grupo 6 eram apesar de mais rápidos, menos potentes. (540CV de um 936 contra por exemplo os 700/750 ou mesmo 800CV de um Moby em cofiguração de qualificação) os grupo 6 eram no entanto potencialmente mais rápidos, eram mais leves (logo travavam mais tarde e tinham maior poder de aceleração) e tinham também maior velocidade de ponta (mais leves, mais perfilados aerodinâmicamente e possivelmente com as ultimas relações de caixa mais longas).
Mesmo sendo tecnológicamente mais evoluídos, e mais rápidos, as atenções íam todas para o mundial de fabricantes onde a Porsche Reinava, suprema, há já alguns anos. O facto de haver neste campeonato a participação de marcas como a Ford ou BMW, traziam um "saborzinho" especial à "temperatura" deste campeonato, que era disputado ao rubro! O empenho era "a fundo!".
Quer por razões de interesse comercial destas marcas quer pela espectacularidade estética e tecnológica dos carros "Silhueta"...estes foram para mim alguns dos melhores anos do automobilismo de que tenho memórias.
Deixo-te um link Wikipédia que é bem mais esclarecedor.
Um abraço!
http://en.wikipedia.org/wiki/Group_6_(racing" onclick="window.open(this.href);return false;)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Obrigado pela explicação Alvaro,
de facto tinha ideia que estes grupos corriam campeonatos distintos mas em Le Mans acabavam por se encontrar todos e a minha questão era centrada precisamente em Le Mans, apesar de o campeonato de Gr.5 ser mais interessante, em confronto directo a categoria rainha da altura seria o Gr.6, certo?
Embora menos potentes que os "silhouette" (o que me surpreende) eram mais desenvolvidos em termos de construção e perfil aerodinamico, graças às especificações do grupo, e com isto compensavam a menor potencia em relação a um 935, por exemplo?
Scirocco
de facto tinha ideia que estes grupos corriam campeonatos distintos mas em Le Mans acabavam por se encontrar todos e a minha questão era centrada precisamente em Le Mans, apesar de o campeonato de Gr.5 ser mais interessante, em confronto directo a categoria rainha da altura seria o Gr.6, certo?
Embora menos potentes que os "silhouette" (o que me surpreende) eram mais desenvolvidos em termos de construção e perfil aerodinamico, graças às especificações do grupo, e com isto compensavam a menor potencia em relação a um 935, por exemplo?
Scirocco
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Fundamentalmente seria isso mesmo Scirocco, embora possamos dizer que quando estas duas categorias se encontravam, a superioridade de uma ou de outra se tornava muito relativa, se por um lado os grupo 6 eram mais rápidos, os grupo 5 seriam mais fiáveis e potencialmente mais "regulares" pois tiravam proveito de uma maior experimentação em prova e de equipa ao longo das provas de campeonato.Obrigado pela explicação Alvaro,
de facto tinha ideia que estes grupos corriam campeonatos distintos mas em Le Mans acabavam por se encontrar todos e a minha questão era centrada precisamente em Le Mans, apesar de o campeonato de Gr.5 ser mais interessante, em confronto directo a categoria rainha da altura seria o Gr.6, certo?
Embora menos potentes que os "silhouette" (o que me surpreende) eram mais desenvolvidos em termos de construção e perfil aerodinamico, graças às especificações do grupo, e com isto compensavam a menor potencia em relação a um 935, por exemplo?
Scirocco
Já o 935 Moby podemos considerá-lo um caso à parte, é um desenvolvimento extremo do 911 relativamente aos grupo5, muito próximo tecnológicamente aos grupo6 (senão superior pois a diferença de potência era colossa! 540cv para 750cv!) e este fôra construído especialmente para vencer Le-mans nesse ano. era um "super grupo 5!" ...(é apenas uma perspectiva pessoal)
O 935 Moby-Dick tinha o potencial para se impôr aos grupo6 nesse ano (talvez com excepção à aerodinâmica), quanto a mim.
Curiosamente também, as provas onde estas duas categorias se encontravam como as 12 horas de Sebring e as 24 horas de Le-mans não contavam em pontuação para nenhum dos campeonatos.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Camaradas, se for de alguma ajuda encontrei este link com centenas de referências.
Espero que ajude á vossa "guerra".
Um abraço,
G.
http://forums.pelicanparts.com/showthre ... did=144507" onclick="window.open(this.href);return false;
http://porsche935.proboards.com/index.cgi" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero que ajude á vossa "guerra".
Um abraço,
G.
http://forums.pelicanparts.com/showthre ... did=144507" onclick="window.open(this.href);return false;
http://porsche935.proboards.com/index.cgi" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Por acaso esse, "buraco", não poderá ser uma luz que hoje se utiliza quando chove para dar mais visibilidade ??, estou a atirar isto para o ar.
Adolfo
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Obrigado pelos links Gustavo. Creio que por acaso já alguém os tinha por aqui colocado, mas nunca é demais sermos relembrados!...e também é bom saber que estes tópicos estão a gerar intersse e a serem acompanhados pelo Pessoal.Camaradas, se for de alguma ajuda encontrei este link com centenas de referências.
Espero que ajude á vossa "guerra".
Um abraço,
G.
...Também não é de excluir a tua hipótese de ser uma espécie de luz de nevoeiro, "Grazie" pela dica, lá que estou convencido que é uma qualquer espécie de luz, lá isso estou!Por acaso esse, "buraco", não poderá ser uma luz que hoje se utiliza quando chove para dar mais visibilidade ??, estou a atirar isto para o ar.
Adolfo
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Bom Pessoal...
Mais um up-date do que fiz neste fim-de-semana...
Continua o "rescribe" de todas as linhas de paineis como portas e capôts (as do capôt dianteiro tiveram mesmo de ser feitas
pois o kit não as representava), as restantes eram demasiado ténues e irregulares na profundidade, dando-lhe um aspecto pouco
convincente.
Continua também o acabamento do interior das entradas de ar para os radiadores de óleo, é um constante aplicar/ desbastar de
puttty até ficar com um ar o mais lisinho possível, a coisa não é nada fácil pois como poderão calcular é muíto difícil chegar
ao interior dos mesmos, seja com limas seja com lixas.
Também os pilares do pára-brisas continuam em fase de "refinamento" até chegar a um compromisso de encaixe com o vidro do
mesmo, este foi recortado do conjunto integral que vem com o kit, isto vai não só permitir-me um acerto ideal, mas também
substituir o vidro traseiro (que não me convence pois nos dois cantos superiores ficam-se a vêr os dois reforços interiores de
moldagem) vou também substituir os dois laterais da frente, e apenas manter o pára-brisas original e os dois laterais
traseiros.
As duas entradas de ar logo no final da traseira estão agora também acabadas, e valorizam também quanto a mim o aspecto geral
da carroçaria.
Restam-me ainda algumas duvidas sobre o que fazer com algumas partes do kit, os interiores são neste momento a minha grande
duvida, pois este kit era motorizado e não tem nada a ver com o original, a acrescentar o facto de que era predominantemente
claro por dentro (aluminio/fibra/branco) o que não ajuda a disfarçar a "aldrabice" do interior. Estou por isso a licitar no
ebay Alemanha numas revistas com alguma informação relativa ao Moby, sem contudo ter a certeza de que o conteudo venha a
ajudar!...enfim, o "estrago" não é grande.
Fica o "testemunho"... as fotos!
Mais um up-date do que fiz neste fim-de-semana...
Continua o "rescribe" de todas as linhas de paineis como portas e capôts (as do capôt dianteiro tiveram mesmo de ser feitas
pois o kit não as representava), as restantes eram demasiado ténues e irregulares na profundidade, dando-lhe um aspecto pouco
convincente.
Continua também o acabamento do interior das entradas de ar para os radiadores de óleo, é um constante aplicar/ desbastar de
puttty até ficar com um ar o mais lisinho possível, a coisa não é nada fácil pois como poderão calcular é muíto difícil chegar
ao interior dos mesmos, seja com limas seja com lixas.
Também os pilares do pára-brisas continuam em fase de "refinamento" até chegar a um compromisso de encaixe com o vidro do
mesmo, este foi recortado do conjunto integral que vem com o kit, isto vai não só permitir-me um acerto ideal, mas também
substituir o vidro traseiro (que não me convence pois nos dois cantos superiores ficam-se a vêr os dois reforços interiores de
moldagem) vou também substituir os dois laterais da frente, e apenas manter o pára-brisas original e os dois laterais
traseiros.
As duas entradas de ar logo no final da traseira estão agora também acabadas, e valorizam também quanto a mim o aspecto geral
da carroçaria.
Restam-me ainda algumas duvidas sobre o que fazer com algumas partes do kit, os interiores são neste momento a minha grande
duvida, pois este kit era motorizado e não tem nada a ver com o original, a acrescentar o facto de que era predominantemente
claro por dentro (aluminio/fibra/branco) o que não ajuda a disfarçar a "aldrabice" do interior. Estou por isso a licitar no
ebay Alemanha numas revistas com alguma informação relativa ao Moby, sem contudo ter a certeza de que o conteudo venha a
ajudar!...enfim, o "estrago" não é grande.
Fica o "testemunho"... as fotos!
- Attachments
-
- DSC05195.JPG (104.13 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05197.JPG (64.35 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05198.JPG (108.07 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05199.JPG (135.18 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05200.JPG (80.27 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05201.JPG (139.18 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05203.JPG (58.19 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05204.JPG (64.59 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05209.JPG (69.17 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05210.JPG (61.34 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05214.JPG (67.96 KiB) Viewed 10015 times
-
- DSC05216.JPG (45.12 KiB) Viewed 10015 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Grande chapeiro!
Já era de esperar, mas nunca é demais dizer, estás a fazer um grande trabalho, estou a gostar especialmente da recuperação das colunas!
Devil
Já era de esperar, mas nunca é demais dizer, estás a fazer um grande trabalho, estou a gostar especialmente da recuperação das colunas!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Grande trabalho Alvaro, dá gosto ver
Isso das colunas também já me aconteceu, num 131 Abarth, e usei um metodo similar. nesses casos é sempre melhor cortar, pois muito dificilmente é possivel endireitar novamente.
Já estou ansioso para te ver a abrir as saidas de ar dos pára-lamas, isso também vai ser bonito
Isso das colunas também já me aconteceu, num 131 Abarth, e usei um metodo similar. nesses casos é sempre melhor cortar, pois muito dificilmente é possivel endireitar novamente.
Já estou ansioso para te ver a abrir as saidas de ar dos pára-lamas, isso também vai ser bonito
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Bom dia Alvaro,
Excelente trabalho.
Por acaso não tens esta imagem ( ou link para ela ) do carro completo, com mais resolução?
Obrigado
JC
Excelente trabalho.
Por acaso não tens esta imagem ( ou link para ela ) do carro completo, com mais resolução?
Obrigado
JC
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
...Grande trabalho Alvaro, dá gosto ver
Isso das colunas também já me aconteceu, num 131 Abarth, e usei um metodo similar. nesses casos é sempre melhor cortar, pois muito dificilmente é possivel endireitar novamente.
Já estou ansioso para te ver a abrir as saidas de ar dos pára-lamas, isso também vai ser bonito
Obrigado pelo elogio Rosso. Não vou refazer as saídas de ar nos guarda-lamas dianteiros, são demasiado pequenas e para ficarem um bom aspecto era imprescindível que ficassem todas as "alhetas" absolutamente iguais e perfeitamente alinhadas, parece-me demasiado dificíl e improvável de conseguir! ...o "look" que as do kit tem satisfaz-me, por isso prefiro nem arriscar.
...Bom dia Alvaro,
Excelente trabalho.
Por acaso não tens esta imagem ( ou link para ela ) do carro completo, com mais resolução?
Obrigado também pelo elogio J.C. Infelizmente já não tenho já a mínima ideia de onde consegui este "cutaway" mas tenho-o em tamanho natural, e é bem grandinho.
Se quiseres posso tentar enviar-to por email, embora também não te garanta que o consiga, pois mesmo "zipado" tem 2.75mb.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
E assim vai o Moby...devagarinho! mas andando!
ontem continuei a corrigir o contorno do pára-brisas e comecei a disfarçar o interior da extensão aerodinâmica daquela loooonga traseira! mesmo ficando "refundida" a traseira do 911 fica visível lá ao fuuundo!... por isso vou tentar dar-lhe um "acabamentozito" por dentro para ficar com um melhor aspecto, por isso, decidi eliminar as depressões do plático para os encaixes com as laterais traseiras (da carroçaria) e é claro, limpar ainda as marcas dos ejectores dos moldes.
Ficam as fotos...
ontem continuei a corrigir o contorno do pára-brisas e comecei a disfarçar o interior da extensão aerodinâmica daquela loooonga traseira! mesmo ficando "refundida" a traseira do 911 fica visível lá ao fuuundo!... por isso vou tentar dar-lhe um "acabamentozito" por dentro para ficar com um melhor aspecto, por isso, decidi eliminar as depressões do plático para os encaixes com as laterais traseiras (da carroçaria) e é claro, limpar ainda as marcas dos ejectores dos moldes.
Ficam as fotos...
- Attachments
-
- DSC05219.JPG (69.83 KiB) Viewed 9976 times
-
- DSC05231.JPG (66.19 KiB) Viewed 9976 times
-
- DSC05227.JPG (135.36 KiB) Viewed 9976 times
-
- DSC05229.JPG (104.13 KiB) Viewed 9976 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Porsche 935/78 "Moby-Dick" Tamiya 1/24
Continuo a dizer que com as colunas estás a fazer um grande trabalho.
Com as tuas palavras agora surgiu-me uma dúvida, não de português, mas de moldagem!
Tu escreveste "ejectores" dos moldes, as marcas que costumam aparecer, devem-se aos "ejectores" dos moldes ou aos "injectores" dos moldes??
Só pergunto, pela simples razão que sempre pensei que se devessem aos "injectores" que injectam "plástico" para dentro dos moldes!
Ah, não estou a brincar!
Devil
Com as tuas palavras agora surgiu-me uma dúvida, não de português, mas de moldagem!
Tu escreveste "ejectores" dos moldes, as marcas que costumam aparecer, devem-se aos "ejectores" dos moldes ou aos "injectores" dos moldes??
Só pergunto, pela simples razão que sempre pensei que se devessem aos "injectores" que injectam "plástico" para dentro dos moldes!
Ah, não estou a brincar!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI