Alfa Romeo 156

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JMCARC1
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Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri May 22, 2009 7:09 pm

Olá a todos.

Em jeito de comemoração do final da parte curricular do meu mestrado, decidi abrir um tópico para o meu novo projecto. :D

Eu sei que alguns de vós preferiam que me tivesse dedicado a um dos trabalhos já começados (em especial ao Alfa 8C 2300 LM ou ao Ferrari 512TR), mas a falta de tempo (e cabeça) para manter um ritmo de análise e desenvolvimento de acordo com as minhas expectativas inviabilizou tal ideia. No fundo, o que estou a fazer é avaliar umas possibilidades e "descontrair" um pouco.

Assim, e como se pode compreender pelo titulo, o meu novo modelo é o Alfa Romeo 156.

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Este é um projecto que tenho na ideia há já algum tempo, mas que nunca avançou na expectativa de ver este belo modelo italiano ser reproduzido, correctamente, em plástico ou resina. Como comecei a perder a esperança, decidi avançar por mim! :roll:

E assim, adquiri no Verão passado, dois modelos die-cast de marcas que reproduziram o Alfa 156: a Bburago e a Cararama (Hongwell)

A versão da Bburago, é aquela que é considerada por muitos como a melhor opção, tendo sido, inclusive, desenvolvida uma folha de decalques da Scale Designs para transformar este modelo na versão ETCC.

O modelo é relativamente bem detalhado, e faz lembrar o modelo real. Numa primeira analise, parece-me que é algo largo demais, e a inclinação dos farois pouco acentuada. As jantes e os pneus são maus.

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O interior parece-me genericamente correcto, embora não goste muito da textura excessiva que tem.

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O modelo da Cararama, é mais "delicado" tendo alguns pormenores deliciosos como as serigrafias dos vidros dianteiros e traseiros, e uns bons pneus e jantes (que reproduzem a versão de lançamento - que não foi comercializada em Portugal). Também abre as portas, o capot-motor (onde se pode ser um motor extremamente simplificado) e a bagageira. Os ponto fracos residem a incorrecção da reprodução da forma do modelo, em especial na traseira (que não lembra nada!!!) e nos remates do tejadilho e secção frontal.

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Assim sendo, e depois de medir os dois modelos, decidi pegar no modelo da Bburago.

art
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Re: Alfa Romeo 156

Post by art » Fri May 22, 2009 7:45 pm

Porreiro... mas... onde estão as longarinas??? :twisted:

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JMCARC1
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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri May 22, 2009 8:22 pm

O Alfa Romeo 156

Lançado no Salão de Frankfurt de 1997, o Alfa Romeo 156 foi a aposta da marca italiana para o segmento D do mercado Europeu.

Nos seus ombros recaiu a tarefa de recuperar a imagem e a tesouraria da marca transalpina, tal como tinha sucedido algumas décadas antes com o modelo Giulietta. Este foi, alias, um dos nomes propostos para o projecto 932. A apresentação oficial, ocorreu em Lisboa, local onde alguns dos protótipos de desenvolvimento foram estudados.

Desenhado pelo Centro de Estilo da Alfa, e com assinatura do brasileiro Walter da Silva, o Alfa 156 apresentou uma estética exterior mais consensual que o modelo anterior. A junção de arestas vincadas com suaves curvas compostas, perfil descendente, flancos curvos elevados, grelha dianteira profunda rasgando o para-choques, frente agressiva com faróis amendoados e traseira marcada (com faróis similares ao do modelo 155) criou um modelo espectacular, precursor de uma imagem estética forte e bela, que passou a ser apanágio dos modelos da Alfa, e que foi considerado por muitos como o mais bonito modelo da sua classe.

O Alfa 156 foi uma das primeiras berlinettas a apresentar um puxador dianteiro marcado (de estilo retro baseado no dos Alfa Giulietta da década de 50) e puxador traseiro escondido, conferindo à carroçaria uma imagem de coupé.

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Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!

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O interior, sóbrio mas requintado, é tipicamente Alfa, destacando-se os "binóculos" que destacam o velocimento e o conta-rotações e a consola central simples, virada para o condutor, numa típica imagem desportiva. A qualidade de construção melhor sensivelmente em relação aos modelos anteriores, e o restyling de 2002, conferiu ao modelo no interior ainda mais apelativo.

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O chassis, desenvolvido da plataforma do Fiat Marea, foi considerado um dos melhores chassis da classe. Com tracção dianteira (apesar de terem sido apresentadas soluções de 4 rodas motrizes), estava dotado de suspensão dianteira de triângulos sobrepostos e suspensão traseira multilink, composta por uma estrutura telescópica vertical com molas helicoidais, dois tirantes transversais de diferentes tamanhos e uma estrutura longitudinal, permitindo um ligeiro efeito direccional. Estas características conferiram ao Alfa 156 um comportamento dinâmico referencial.

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A nível de motorizações, o Alfa estava equipado com motores a gasolina e a diesel, onde se destacam o potente V6 2.4 24v (no primeiro caso) e os sofisticados Jtd (no segundo). O carácter tecnológico deste modelo está patente no facto de ter sido o primeiro modelo a utilizar o sistema commom-rail nos motores a diesel (sistema desenvolvido pela Fiat e cedido à Bosch para comercialização), bem como no facto de ter oferecido o sistema de caixa sequencial, através de patilhas colocadas no volante (Selespeed).

Como complemento da oferta, a Alfa lançou posteriormente a versão carrinha (Sportwagon) e a versão desportiva GTA.

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A carreira desportiva

Qualquer Alfa que se prese deve competir. E o Alfa 156 não foi excepção.

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Para atacar o campeonato italiano de turismo (numa primeira fase) e o ETCC/WTCC, a Alfa desenvolveu duas versões, de acordo com os regulamentos em vigor. A primeira, o Alfa 156 ST (fotos em cima) foi vencedor do campeonato italiano em 1998 e do ETCC de 1999 a 2001, enquanto a segunda, o Alfa 156 GTA, foi vencedor em 2002 e 2003 (fotos em baixo).

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JMCARC1
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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri May 22, 2009 8:46 pm

O Projecto

Nesta primeira fase, a minha ideia é tentar reproduzir correctamente a forma deste modelo italiano. O modelo da Bburago, apesar de ser um bom e económico esforço não me satisfaz! :roll: Eu pretendia reproduzir o modelo na sua versão Stradale, abrindo as portas, o motor e a bagageira. Depois, e dependendo da habilidade, estava a pensar em fazer algumas versões, em especial a GTA de ETCC e a Sportwagon(?).

Mas para começar, medi a carroçaria e a comparar com os desenhos técnicos e fotos. :lol:

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E resultado foi...

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1. O espelho retrovisor, apesar de relativamente bem reproduzido, vai ser substituído pela versão da Cararama.
2. A inclinação do capot-motor parece-me incorrecta, em especial junto à zona da grelha frontal.
3. A largura da carroçaria é excessiva. O modelo da Bburago tem cerca de 3 mm a mais, embora esteja correcto em comprimento. Esta zona também está mal modelada, o que nem é difícil de compreender pois não é fácil de reproduzir - não fica bem reproduzida nas fotos!
4. O para-choques está um pouco recuado e com uma inclinação ligeiramente incorrecta.

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5. A linha de abertura da porta está elevada, com uma altura menor
6. A porta encontra-se separada do aro.
7. A embaladeira tem uma forma incorrecta, estando muito vertical. Também está muito para cima

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8. A zona traseira do para-choques está muito plana.
9. Existem alguns furos (onde fixa o aileron desta versão), que tem de ser tapados. Também existem algumas linhas de moldes algo grossas e mal definidas por toda a a carroçaria.

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Antes que alguém decidisse que era melhor usar esta base como está e fazer um modelo rápido, pus mãos à obra, e com a ajuda das "ferramentas de destruição" :lol: comecei a corrigir a zona lateral.

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A minha experiência com o metal branco é muito reduzida, mas a ambição é grande eh, eh. Não é um material fácil de trabalhar em virtude da sua dureza, mas com calma e paciência acaba por constituir um bom exercício para aliviar o stress!

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Desde logo percebi que a altura da carroçaria na zona da portas estava incorrecta, originando a sensação de que a porta é mais baixa que na realidade. Para corrigir isto, colei dois pedaços de PVC (com a forma correcta) junto à embaladeira e preenchi o espaço com betume de poliéster.

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Assim, com a altura certa, espero que consiga modelar a forma da carroçaria nesta zona. Dada a dificuldade em conseguir fotos em que se perceba bem a forma do original, tenho ido à rua comparar o meu esforço com um original. Pelo menos até o vizinho se fartar e esconder o carro :lol:

Espero que estejam a gostar desta tentativa.

João

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Re: Alfa Romeo 156

Post by borntobedevil » Fri May 22, 2009 8:50 pm

"Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!"

João não há dúvidas que quando estás bem disposto, tens um sentido de humor bem apurado!!!!! :twisted:

Quanto ao dedicares um tempinho ao modelismo, acho bastante bem, já estava com saudades das tuas construções, embora preferisse que acabasses os outros modelos, mas sei que é díficil para ti, pois já estão demasiado perto da pintura! :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri May 22, 2009 8:58 pm

art wrote:Porreiro... mas... onde estão as longarinas??? :twisted:

Art
Olá Art,

As longarinas.... estão na caixa! :wink:

O Alfa 8C 2300 LM necessita de uma atenção que não lhe posso dar neste momento. É preciso fazer uns gabaritos e programar os próximos passos antes de fazer qq coisa. Tinha pensado dar um avanço na Replica, caso se confirmasse as "24h". Por agora, o máximo que consigo são alguns momentos agarrado ao berbequim a fazer "escultura". Tenho pena, mas há falta de tempo... e cabeça! Mas espero que esta carroçaria vá dando para entreter e não perder o hábito :mrgreen:
borntobedevil wrote:"Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!"

João não há dúvidas que quando estás bem disposto, tens um sentido de humor bem apurado!!!!! :twisted:
:lol: :lol: :lol:
borntobedevil wrote:Quanto ao dedicares um tempinho ao modelismo, acho bastante bem, já estava com saudades das tuas construções, embora preferisse que acabasses os outros modelos, mas sei que é díficil para ti, pois já estão demasiado perto da pintura! :badgrin: Devil
Obrigado Devil. Também já tinha saudades, neste caso, do metal eh, eh. Sempre quis fazer um "die-cast" :badgrin:

Os outros modelos precisam de tempo agarrado ao computador a desenhar peças e algumas soluções. E isso não posso fazer de momento. Mas acredito que os vou acabar antes de te dedicares a modelos de verdadeiros automóveis :-" O:)

João

art
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Re: Alfa Romeo 156

Post by art » Sat May 23, 2009 6:40 pm

JMCARC1 wrote:Tinha pensado dar um avanço na Replica, caso se confirmasse as "24h".
Eh pá, "agarra-te" a essa ideia, a fim de eu também fazer qualquer coisa gira nesse dia. Assim, como devemos ser os únicos "civis" a participar nas "6 horas" :D , sempre podíamos fazer qualquer coisita, enquanto desancávamos nos tanques e nos Toyotas :D :D :D

Que tal? Está combinado?

Abraço e re-bem vindo ao nosso mundo! :wink:

Art
Last edited by art on Sun May 24, 2009 7:36 pm, edited 1 time in total.

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Re: Alfa Romeo 156

Post by Adolfo » Sun May 24, 2009 7:19 pm

Andas um pouco fora mas quando voltas........voltas em grande :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Mon May 25, 2009 7:25 pm

Obrigado Adolfo.
art wrote: Eh pá, "agarra-te" a essa ideia, a fim de eu também fazer qualquer coisa gira nesse dia. Assim, como devemos ser os únicos "civis" a participar nas "6 horas" :D , sempre podíamos fazer qualquer coisita, enquanto desancávamos nos tanques e nos Toyotas :D :D :D

Que tal? Está combinado?
Está combinado. Eu vou fazer qq coisa, independentemente do modelo. Eu preferia avançar o Alfa de Le Mans mas se não se propicionar, trabalhos em progresso não faltam eh, eh.

João

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Re: Alfa Romeo 156

Post by borntobedevil » Mon May 25, 2009 8:26 pm

João o melhor é abrires outro tópico e começares outro modelo...
Este também já está quase na pintura!!!!! :lol: :lol: :lol:

Devil
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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri Jun 05, 2009 8:04 pm

Olá a todos.

Ainda não é desta que faço a vontade ao Devil, e apresento o modelo na fase da pintura, mesmo que inicial! Mas tb não deve faltar muito :badgrin:

Depois de me andar a divertir a betumar e lixar, betumar e lixar e assim sucessivamente, cheguei à primeira versão finalizada na lateral.

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Pelo caminho encontrei mais incorrecções no modelo, em especial no capot que é ligeiramente mais alto na parte junto ao vidro, no para-choques dianteiro que mais comprido e na própria formada junção do capot-motor às cavas das rodas. O maior problema é que as fotos não mostram bem as linhas do modelo. Eu estava a comparar com um modelo real de um vizinho, mas ele trocou o 156 por um Alfa 159... podia ter esperado mas um pouco! [-(

Assim, pareço um doido a tirar fotos de ângulos estranhos estranhos, para ver se me servem de ajuda. Até já cheguei a levar o kit para a rua e comparar com um original estacionado. Haviam de ver a cara de um dos donos que entretanto apareceu eh, eh.

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Depois de uma melhor análise, acho que ainda não foi desta que consegui captar bem a forma da lateral. A embaladeira pareçe ser mais interior, originando uma dupla curvatura mais acentuada. Bem... vou voltar ao betumar e lixar.

João

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Re: Alfa Romeo 156

Post by borntobedevil » Fri Jun 05, 2009 8:14 pm

Meu caro João...
Essa história do betuma e lixa, betuma e lixa porque as curvaturas não são iguais...
A outra história que o vizinho trocou de carro...
Cá para mim são desculpas para não chegares à fase de pintura!!!!!!! :twisted:
E não são desculpas para nós, são para ti mesmo!!!!! :badgrin: :badgrin:

Depois da má língua, a parte séria, ainda bem que voltaste a modelar, precisamos de alguém aqui como tu como incentivo la vermos as coisas muito mais a sério, na parte modelistica é claro!

demora o tempo que precisares, nós já estamos habituados!!!! :lol: :lol:

Devil
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Re: Alfa Romeo 156

Post by JMCARC1 » Fri Jun 05, 2009 9:19 pm

Devil,

Infelizmente não são desculpas... são realidades. O tipo vendeu o carro qd mais precisava dele eh, eh. Até estava a pensar em lhe pedir para tirar um template em papel para desenhar as curvaturas correctas! Mas assim....

Este modelo, se ficar como estou a pensar, vai demorar até ser finalizado. Porque? Primeiro, porque é feito por mim! :roll: Segundo, porque estou a pensar reproduzir todo o chassis e motor, como se de um kit da Tamiya se tratasse (com as devidas diferenças). Terceiro, porque estou a pensar usar alguns die-casts como bases para outros projectos e queria ver se aprendo o que posso ou não fazer com estas bases.

Um projecto que tb está na calha, é alterar o Alfa Giulia Super da Colecção da Fabbri/Quattroroute abrindo as portas e juntando a uma base alongada do Giulia Sprint GTA da Tamiya. Seria sempre algo bem mais rápido, não só pela menor ligação sentimental que tenho a este modelo, como pelo facto de a maioria dos componentes já estar correcto. Qual o objectivo final? Preparar-me para um celebre Alfa 8C 2900B LM que alguém fez o favor de me enviar uma revista :wink:

Infelizmente, o tempo tb não é muito, e cada bocado que estou a lixar é tempo de leitura e escrita que estou a perder noutro lado. Mas ver se se consegue arranjar um pequeno equilíbrio eh, eh.

João

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Re: Alfa Romeo 156

Post by art » Sat Jun 06, 2009 3:52 am

Já temos modelo para as "6h de laracha"! :D :D :D

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Re: Alfa Romeo 156

Post by rosso corsa » Sun Jun 07, 2009 9:11 am

Bom dia João, é para mim um prazer ver que arrancas-te com um novo projecto, também seria muito bom ver a continuidade dos outros :mrgreen: , mas isso só tu é que podes saber o que podes ou te apetece fazer :D.
Para um Alfista este 156 é um caro muito importante, pois marca sem duvida o renascer da marca. Já tive um na versão SW e de vez em quando tenho algumas soudades, mas na altura a familia cresceu e tornou-se muito pequeno.
Quanto ao modelo faço-te uma sugestão, experimenta fazer um molde de silicone e tirar uma cópia de resina, se lhe vais fazer muitas alterações o zamac não é dos melhores materias para se trabalhar pois é muito duro e quebradiço. E para quem tem a tua filosofia de modelismo trabalhar com os teus proprios moldes e a resina parece-me uma forma bastante prática de chegar aos objectivos a que normalmente pretendes, que é de um realismo muito elevado.
Aliás, pareces-me o tipo de modelista que, quem sabe, daqui a uns dez anitos deve estar a elaborar os seus próprios kits, que depois poderá colocar á disposição aqui do pessoal :D :D
Continua

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