Alfa Romeo 156
Alfa Romeo 156
Olá a todos.
Em jeito de comemoração do final da parte curricular do meu mestrado, decidi abrir um tópico para o meu novo projecto.
Eu sei que alguns de vós preferiam que me tivesse dedicado a um dos trabalhos já começados (em especial ao Alfa 8C 2300 LM ou ao Ferrari 512TR), mas a falta de tempo (e cabeça) para manter um ritmo de análise e desenvolvimento de acordo com as minhas expectativas inviabilizou tal ideia. No fundo, o que estou a fazer é avaliar umas possibilidades e "descontrair" um pouco.
Assim, e como se pode compreender pelo titulo, o meu novo modelo é o Alfa Romeo 156.
Este é um projecto que tenho na ideia há já algum tempo, mas que nunca avançou na expectativa de ver este belo modelo italiano ser reproduzido, correctamente, em plástico ou resina. Como comecei a perder a esperança, decidi avançar por mim!
E assim, adquiri no Verão passado, dois modelos die-cast de marcas que reproduziram o Alfa 156: a Bburago e a Cararama (Hongwell)
A versão da Bburago, é aquela que é considerada por muitos como a melhor opção, tendo sido, inclusive, desenvolvida uma folha de decalques da Scale Designs para transformar este modelo na versão ETCC.
O modelo é relativamente bem detalhado, e faz lembrar o modelo real. Numa primeira analise, parece-me que é algo largo demais, e a inclinação dos farois pouco acentuada. As jantes e os pneus são maus.
O interior parece-me genericamente correcto, embora não goste muito da textura excessiva que tem.
O modelo da Cararama, é mais "delicado" tendo alguns pormenores deliciosos como as serigrafias dos vidros dianteiros e traseiros, e uns bons pneus e jantes (que reproduzem a versão de lançamento - que não foi comercializada em Portugal). Também abre as portas, o capot-motor (onde se pode ser um motor extremamente simplificado) e a bagageira. Os ponto fracos residem a incorrecção da reprodução da forma do modelo, em especial na traseira (que não lembra nada!!!) e nos remates do tejadilho e secção frontal.
Assim sendo, e depois de medir os dois modelos, decidi pegar no modelo da Bburago.
Em jeito de comemoração do final da parte curricular do meu mestrado, decidi abrir um tópico para o meu novo projecto.
Eu sei que alguns de vós preferiam que me tivesse dedicado a um dos trabalhos já começados (em especial ao Alfa 8C 2300 LM ou ao Ferrari 512TR), mas a falta de tempo (e cabeça) para manter um ritmo de análise e desenvolvimento de acordo com as minhas expectativas inviabilizou tal ideia. No fundo, o que estou a fazer é avaliar umas possibilidades e "descontrair" um pouco.
Assim, e como se pode compreender pelo titulo, o meu novo modelo é o Alfa Romeo 156.
Este é um projecto que tenho na ideia há já algum tempo, mas que nunca avançou na expectativa de ver este belo modelo italiano ser reproduzido, correctamente, em plástico ou resina. Como comecei a perder a esperança, decidi avançar por mim!
E assim, adquiri no Verão passado, dois modelos die-cast de marcas que reproduziram o Alfa 156: a Bburago e a Cararama (Hongwell)
A versão da Bburago, é aquela que é considerada por muitos como a melhor opção, tendo sido, inclusive, desenvolvida uma folha de decalques da Scale Designs para transformar este modelo na versão ETCC.
O modelo é relativamente bem detalhado, e faz lembrar o modelo real. Numa primeira analise, parece-me que é algo largo demais, e a inclinação dos farois pouco acentuada. As jantes e os pneus são maus.
O interior parece-me genericamente correcto, embora não goste muito da textura excessiva que tem.
O modelo da Cararama, é mais "delicado" tendo alguns pormenores deliciosos como as serigrafias dos vidros dianteiros e traseiros, e uns bons pneus e jantes (que reproduzem a versão de lançamento - que não foi comercializada em Portugal). Também abre as portas, o capot-motor (onde se pode ser um motor extremamente simplificado) e a bagageira. Os ponto fracos residem a incorrecção da reprodução da forma do modelo, em especial na traseira (que não lembra nada!!!) e nos remates do tejadilho e secção frontal.
Assim sendo, e depois de medir os dois modelos, decidi pegar no modelo da Bburago.
Re: Alfa Romeo 156
Porreiro... mas... onde estão as longarinas???
Art
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Re: Alfa Romeo 156
O Alfa Romeo 156
Lançado no Salão de Frankfurt de 1997, o Alfa Romeo 156 foi a aposta da marca italiana para o segmento D do mercado Europeu.
Nos seus ombros recaiu a tarefa de recuperar a imagem e a tesouraria da marca transalpina, tal como tinha sucedido algumas décadas antes com o modelo Giulietta. Este foi, alias, um dos nomes propostos para o projecto 932. A apresentação oficial, ocorreu em Lisboa, local onde alguns dos protótipos de desenvolvimento foram estudados.
Desenhado pelo Centro de Estilo da Alfa, e com assinatura do brasileiro Walter da Silva, o Alfa 156 apresentou uma estética exterior mais consensual que o modelo anterior. A junção de arestas vincadas com suaves curvas compostas, perfil descendente, flancos curvos elevados, grelha dianteira profunda rasgando o para-choques, frente agressiva com faróis amendoados e traseira marcada (com faróis similares ao do modelo 155) criou um modelo espectacular, precursor de uma imagem estética forte e bela, que passou a ser apanágio dos modelos da Alfa, e que foi considerado por muitos como o mais bonito modelo da sua classe.
O Alfa 156 foi uma das primeiras berlinettas a apresentar um puxador dianteiro marcado (de estilo retro baseado no dos Alfa Giulietta da década de 50) e puxador traseiro escondido, conferindo à carroçaria uma imagem de coupé.
Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!
O interior, sóbrio mas requintado, é tipicamente Alfa, destacando-se os "binóculos" que destacam o velocimento e o conta-rotações e a consola central simples, virada para o condutor, numa típica imagem desportiva. A qualidade de construção melhor sensivelmente em relação aos modelos anteriores, e o restyling de 2002, conferiu ao modelo no interior ainda mais apelativo.
O chassis, desenvolvido da plataforma do Fiat Marea, foi considerado um dos melhores chassis da classe. Com tracção dianteira (apesar de terem sido apresentadas soluções de 4 rodas motrizes), estava dotado de suspensão dianteira de triângulos sobrepostos e suspensão traseira multilink, composta por uma estrutura telescópica vertical com molas helicoidais, dois tirantes transversais de diferentes tamanhos e uma estrutura longitudinal, permitindo um ligeiro efeito direccional. Estas características conferiram ao Alfa 156 um comportamento dinâmico referencial.
A nível de motorizações, o Alfa estava equipado com motores a gasolina e a diesel, onde se destacam o potente V6 2.4 24v (no primeiro caso) e os sofisticados Jtd (no segundo). O carácter tecnológico deste modelo está patente no facto de ter sido o primeiro modelo a utilizar o sistema commom-rail nos motores a diesel (sistema desenvolvido pela Fiat e cedido à Bosch para comercialização), bem como no facto de ter oferecido o sistema de caixa sequencial, através de patilhas colocadas no volante (Selespeed).
Como complemento da oferta, a Alfa lançou posteriormente a versão carrinha (Sportwagon) e a versão desportiva GTA.
A carreira desportiva
Qualquer Alfa que se prese deve competir. E o Alfa 156 não foi excepção.
Para atacar o campeonato italiano de turismo (numa primeira fase) e o ETCC/WTCC, a Alfa desenvolveu duas versões, de acordo com os regulamentos em vigor. A primeira, o Alfa 156 ST (fotos em cima) foi vencedor do campeonato italiano em 1998 e do ETCC de 1999 a 2001, enquanto a segunda, o Alfa 156 GTA, foi vencedor em 2002 e 2003 (fotos em baixo).
Lançado no Salão de Frankfurt de 1997, o Alfa Romeo 156 foi a aposta da marca italiana para o segmento D do mercado Europeu.
Nos seus ombros recaiu a tarefa de recuperar a imagem e a tesouraria da marca transalpina, tal como tinha sucedido algumas décadas antes com o modelo Giulietta. Este foi, alias, um dos nomes propostos para o projecto 932. A apresentação oficial, ocorreu em Lisboa, local onde alguns dos protótipos de desenvolvimento foram estudados.
Desenhado pelo Centro de Estilo da Alfa, e com assinatura do brasileiro Walter da Silva, o Alfa 156 apresentou uma estética exterior mais consensual que o modelo anterior. A junção de arestas vincadas com suaves curvas compostas, perfil descendente, flancos curvos elevados, grelha dianteira profunda rasgando o para-choques, frente agressiva com faróis amendoados e traseira marcada (com faróis similares ao do modelo 155) criou um modelo espectacular, precursor de uma imagem estética forte e bela, que passou a ser apanágio dos modelos da Alfa, e que foi considerado por muitos como o mais bonito modelo da sua classe.
O Alfa 156 foi uma das primeiras berlinettas a apresentar um puxador dianteiro marcado (de estilo retro baseado no dos Alfa Giulietta da década de 50) e puxador traseiro escondido, conferindo à carroçaria uma imagem de coupé.
Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!
O interior, sóbrio mas requintado, é tipicamente Alfa, destacando-se os "binóculos" que destacam o velocimento e o conta-rotações e a consola central simples, virada para o condutor, numa típica imagem desportiva. A qualidade de construção melhor sensivelmente em relação aos modelos anteriores, e o restyling de 2002, conferiu ao modelo no interior ainda mais apelativo.
O chassis, desenvolvido da plataforma do Fiat Marea, foi considerado um dos melhores chassis da classe. Com tracção dianteira (apesar de terem sido apresentadas soluções de 4 rodas motrizes), estava dotado de suspensão dianteira de triângulos sobrepostos e suspensão traseira multilink, composta por uma estrutura telescópica vertical com molas helicoidais, dois tirantes transversais de diferentes tamanhos e uma estrutura longitudinal, permitindo um ligeiro efeito direccional. Estas características conferiram ao Alfa 156 um comportamento dinâmico referencial.
A nível de motorizações, o Alfa estava equipado com motores a gasolina e a diesel, onde se destacam o potente V6 2.4 24v (no primeiro caso) e os sofisticados Jtd (no segundo). O carácter tecnológico deste modelo está patente no facto de ter sido o primeiro modelo a utilizar o sistema commom-rail nos motores a diesel (sistema desenvolvido pela Fiat e cedido à Bosch para comercialização), bem como no facto de ter oferecido o sistema de caixa sequencial, através de patilhas colocadas no volante (Selespeed).
Como complemento da oferta, a Alfa lançou posteriormente a versão carrinha (Sportwagon) e a versão desportiva GTA.
A carreira desportiva
Qualquer Alfa que se prese deve competir. E o Alfa 156 não foi excepção.
Para atacar o campeonato italiano de turismo (numa primeira fase) e o ETCC/WTCC, a Alfa desenvolveu duas versões, de acordo com os regulamentos em vigor. A primeira, o Alfa 156 ST (fotos em cima) foi vencedor do campeonato italiano em 1998 e do ETCC de 1999 a 2001, enquanto a segunda, o Alfa 156 GTA, foi vencedor em 2002 e 2003 (fotos em baixo).
Re: Alfa Romeo 156
O Projecto
Nesta primeira fase, a minha ideia é tentar reproduzir correctamente a forma deste modelo italiano. O modelo da Bburago, apesar de ser um bom e económico esforço não me satisfaz! Eu pretendia reproduzir o modelo na sua versão Stradale, abrindo as portas, o motor e a bagageira. Depois, e dependendo da habilidade, estava a pensar em fazer algumas versões, em especial a GTA de ETCC e a Sportwagon(?).
Mas para começar, medi a carroçaria e a comparar com os desenhos técnicos e fotos.
E resultado foi...
1. O espelho retrovisor, apesar de relativamente bem reproduzido, vai ser substituído pela versão da Cararama.
2. A inclinação do capot-motor parece-me incorrecta, em especial junto à zona da grelha frontal.
3. A largura da carroçaria é excessiva. O modelo da Bburago tem cerca de 3 mm a mais, embora esteja correcto em comprimento. Esta zona também está mal modelada, o que nem é difícil de compreender pois não é fácil de reproduzir - não fica bem reproduzida nas fotos!
4. O para-choques está um pouco recuado e com uma inclinação ligeiramente incorrecta.
5. A linha de abertura da porta está elevada, com uma altura menor
6. A porta encontra-se separada do aro.
7. A embaladeira tem uma forma incorrecta, estando muito vertical. Também está muito para cima
8. A zona traseira do para-choques está muito plana.
9. Existem alguns furos (onde fixa o aileron desta versão), que tem de ser tapados. Também existem algumas linhas de moldes algo grossas e mal definidas por toda a a carroçaria.
Antes que alguém decidisse que era melhor usar esta base como está e fazer um modelo rápido, pus mãos à obra, e com a ajuda das "ferramentas de destruição" comecei a corrigir a zona lateral.
A minha experiência com o metal branco é muito reduzida, mas a ambição é grande eh, eh. Não é um material fácil de trabalhar em virtude da sua dureza, mas com calma e paciência acaba por constituir um bom exercício para aliviar o stress!
Desde logo percebi que a altura da carroçaria na zona da portas estava incorrecta, originando a sensação de que a porta é mais baixa que na realidade. Para corrigir isto, colei dois pedaços de PVC (com a forma correcta) junto à embaladeira e preenchi o espaço com betume de poliéster.
Assim, com a altura certa, espero que consiga modelar a forma da carroçaria nesta zona. Dada a dificuldade em conseguir fotos em que se perceba bem a forma do original, tenho ido à rua comparar o meu esforço com um original. Pelo menos até o vizinho se fartar e esconder o carro
Espero que estejam a gostar desta tentativa.
João
Nesta primeira fase, a minha ideia é tentar reproduzir correctamente a forma deste modelo italiano. O modelo da Bburago, apesar de ser um bom e económico esforço não me satisfaz! Eu pretendia reproduzir o modelo na sua versão Stradale, abrindo as portas, o motor e a bagageira. Depois, e dependendo da habilidade, estava a pensar em fazer algumas versões, em especial a GTA de ETCC e a Sportwagon(?).
Mas para começar, medi a carroçaria e a comparar com os desenhos técnicos e fotos.
E resultado foi...
1. O espelho retrovisor, apesar de relativamente bem reproduzido, vai ser substituído pela versão da Cararama.
2. A inclinação do capot-motor parece-me incorrecta, em especial junto à zona da grelha frontal.
3. A largura da carroçaria é excessiva. O modelo da Bburago tem cerca de 3 mm a mais, embora esteja correcto em comprimento. Esta zona também está mal modelada, o que nem é difícil de compreender pois não é fácil de reproduzir - não fica bem reproduzida nas fotos!
4. O para-choques está um pouco recuado e com uma inclinação ligeiramente incorrecta.
5. A linha de abertura da porta está elevada, com uma altura menor
6. A porta encontra-se separada do aro.
7. A embaladeira tem uma forma incorrecta, estando muito vertical. Também está muito para cima
8. A zona traseira do para-choques está muito plana.
9. Existem alguns furos (onde fixa o aileron desta versão), que tem de ser tapados. Também existem algumas linhas de moldes algo grossas e mal definidas por toda a a carroçaria.
Antes que alguém decidisse que era melhor usar esta base como está e fazer um modelo rápido, pus mãos à obra, e com a ajuda das "ferramentas de destruição" comecei a corrigir a zona lateral.
A minha experiência com o metal branco é muito reduzida, mas a ambição é grande eh, eh. Não é um material fácil de trabalhar em virtude da sua dureza, mas com calma e paciência acaba por constituir um bom exercício para aliviar o stress!
Desde logo percebi que a altura da carroçaria na zona da portas estava incorrecta, originando a sensação de que a porta é mais baixa que na realidade. Para corrigir isto, colei dois pedaços de PVC (com a forma correcta) junto à embaladeira e preenchi o espaço com betume de poliéster.
Assim, com a altura certa, espero que consiga modelar a forma da carroçaria nesta zona. Dada a dificuldade em conseguir fotos em que se perceba bem a forma do original, tenho ido à rua comparar o meu esforço com um original. Pelo menos até o vizinho se fartar e esconder o carro
Espero que estejam a gostar desta tentativa.
João
- borntobedevil
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Re: Alfa Romeo 156
"Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!"
João não há dúvidas que quando estás bem disposto, tens um sentido de humor bem apurado!!!!!
Quanto ao dedicares um tempinho ao modelismo, acho bastante bem, já estava com saudades das tuas construções, embora preferisse que acabasses os outros modelos, mas sei que é díficil para ti, pois já estão demasiado perto da pintura!
Devil
João não há dúvidas que quando estás bem disposto, tens um sentido de humor bem apurado!!!!!
Quanto ao dedicares um tempinho ao modelismo, acho bastante bem, já estava com saudades das tuas construções, embora preferisse que acabasses os outros modelos, mas sei que é díficil para ti, pois já estão demasiado perto da pintura!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Alfa Romeo 156
Olá Art,art wrote:Porreiro... mas... onde estão as longarinas???
Art
As longarinas.... estão na caixa!
O Alfa 8C 2300 LM necessita de uma atenção que não lhe posso dar neste momento. É preciso fazer uns gabaritos e programar os próximos passos antes de fazer qq coisa. Tinha pensado dar um avanço na Replica, caso se confirmasse as "24h". Por agora, o máximo que consigo são alguns momentos agarrado ao berbequim a fazer "escultura". Tenho pena, mas há falta de tempo... e cabeça! Mas espero que esta carroçaria vá dando para entreter e não perder o hábito
borntobedevil wrote:"Desenvolvida em torno de ícones tradicionais da marca, a estética exterior rapidamente se demarcou dos modelos concorrentes, fazendo muitos virar a cabeça ao verem esta criação da Alfa passar. Ainda me lembro da primeira vez que vi um Alfa 156, nos test-drives da apresentação, e da sensação que ele me criou!"
João não há dúvidas que quando estás bem disposto, tens um sentido de humor bem apurado!!!!!
Obrigado Devil. Também já tinha saudades, neste caso, do metal eh, eh. Sempre quis fazer um "die-cast"borntobedevil wrote:Quanto ao dedicares um tempinho ao modelismo, acho bastante bem, já estava com saudades das tuas construções, embora preferisse que acabasses os outros modelos, mas sei que é díficil para ti, pois já estão demasiado perto da pintura! Devil
Os outros modelos precisam de tempo agarrado ao computador a desenhar peças e algumas soluções. E isso não posso fazer de momento. Mas acredito que os vou acabar antes de te dedicares a modelos de verdadeiros automóveis
João
Re: Alfa Romeo 156
Eh pá, "agarra-te" a essa ideia, a fim de eu também fazer qualquer coisa gira nesse dia. Assim, como devemos ser os únicos "civis" a participar nas "6 horas" , sempre podíamos fazer qualquer coisita, enquanto desancávamos nos tanques e nos ToyotasJMCARC1 wrote:Tinha pensado dar um avanço na Replica, caso se confirmasse as "24h".
Que tal? Está combinado?
Abraço e re-bem vindo ao nosso mundo!
Art
Last edited by art on Sun May 24, 2009 7:36 pm, edited 1 time in total.
Re: Alfa Romeo 156
Andas um pouco fora mas quando voltas........voltas em grande
Adolfo
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Alfa Romeo 156
Obrigado Adolfo.
João
Está combinado. Eu vou fazer qq coisa, independentemente do modelo. Eu preferia avançar o Alfa de Le Mans mas se não se propicionar, trabalhos em progresso não faltam eh, eh.art wrote: Eh pá, "agarra-te" a essa ideia, a fim de eu também fazer qualquer coisa gira nesse dia. Assim, como devemos ser os únicos "civis" a participar nas "6 horas" , sempre podíamos fazer qualquer coisita, enquanto desancávamos nos tanques e nos Toyotas
Que tal? Está combinado?
João
- borntobedevil
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Re: Alfa Romeo 156
João o melhor é abrires outro tópico e começares outro modelo...
Este também já está quase na pintura!!!!!
Devil
Este também já está quase na pintura!!!!!
Devil
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Re: Alfa Romeo 156
Olá a todos.
Ainda não é desta que faço a vontade ao Devil, e apresento o modelo na fase da pintura, mesmo que inicial! Mas tb não deve faltar muito
Depois de me andar a divertir a betumar e lixar, betumar e lixar e assim sucessivamente, cheguei à primeira versão finalizada na lateral.
Pelo caminho encontrei mais incorrecções no modelo, em especial no capot que é ligeiramente mais alto na parte junto ao vidro, no para-choques dianteiro que mais comprido e na própria formada junção do capot-motor às cavas das rodas. O maior problema é que as fotos não mostram bem as linhas do modelo. Eu estava a comparar com um modelo real de um vizinho, mas ele trocou o 156 por um Alfa 159... podia ter esperado mas um pouco!
Assim, pareço um doido a tirar fotos de ângulos estranhos estranhos, para ver se me servem de ajuda. Até já cheguei a levar o kit para a rua e comparar com um original estacionado. Haviam de ver a cara de um dos donos que entretanto apareceu eh, eh.
Depois de uma melhor análise, acho que ainda não foi desta que consegui captar bem a forma da lateral. A embaladeira pareçe ser mais interior, originando uma dupla curvatura mais acentuada. Bem... vou voltar ao betumar e lixar.
João
Ainda não é desta que faço a vontade ao Devil, e apresento o modelo na fase da pintura, mesmo que inicial! Mas tb não deve faltar muito
Depois de me andar a divertir a betumar e lixar, betumar e lixar e assim sucessivamente, cheguei à primeira versão finalizada na lateral.
Pelo caminho encontrei mais incorrecções no modelo, em especial no capot que é ligeiramente mais alto na parte junto ao vidro, no para-choques dianteiro que mais comprido e na própria formada junção do capot-motor às cavas das rodas. O maior problema é que as fotos não mostram bem as linhas do modelo. Eu estava a comparar com um modelo real de um vizinho, mas ele trocou o 156 por um Alfa 159... podia ter esperado mas um pouco!
Assim, pareço um doido a tirar fotos de ângulos estranhos estranhos, para ver se me servem de ajuda. Até já cheguei a levar o kit para a rua e comparar com um original estacionado. Haviam de ver a cara de um dos donos que entretanto apareceu eh, eh.
Depois de uma melhor análise, acho que ainda não foi desta que consegui captar bem a forma da lateral. A embaladeira pareçe ser mais interior, originando uma dupla curvatura mais acentuada. Bem... vou voltar ao betumar e lixar.
João
- borntobedevil
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Re: Alfa Romeo 156
Meu caro João...
Essa história do betuma e lixa, betuma e lixa porque as curvaturas não são iguais...
A outra história que o vizinho trocou de carro...
Cá para mim são desculpas para não chegares à fase de pintura!!!!!!!
E não são desculpas para nós, são para ti mesmo!!!!!
Depois da má língua, a parte séria, ainda bem que voltaste a modelar, precisamos de alguém aqui como tu como incentivo la vermos as coisas muito mais a sério, na parte modelistica é claro!
demora o tempo que precisares, nós já estamos habituados!!!!
Devil
Essa história do betuma e lixa, betuma e lixa porque as curvaturas não são iguais...
A outra história que o vizinho trocou de carro...
Cá para mim são desculpas para não chegares à fase de pintura!!!!!!!
E não são desculpas para nós, são para ti mesmo!!!!!
Depois da má língua, a parte séria, ainda bem que voltaste a modelar, precisamos de alguém aqui como tu como incentivo la vermos as coisas muito mais a sério, na parte modelistica é claro!
demora o tempo que precisares, nós já estamos habituados!!!!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
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E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Alfa Romeo 156
Devil,
Infelizmente não são desculpas... são realidades. O tipo vendeu o carro qd mais precisava dele eh, eh. Até estava a pensar em lhe pedir para tirar um template em papel para desenhar as curvaturas correctas! Mas assim....
Este modelo, se ficar como estou a pensar, vai demorar até ser finalizado. Porque? Primeiro, porque é feito por mim! Segundo, porque estou a pensar reproduzir todo o chassis e motor, como se de um kit da Tamiya se tratasse (com as devidas diferenças). Terceiro, porque estou a pensar usar alguns die-casts como bases para outros projectos e queria ver se aprendo o que posso ou não fazer com estas bases.
Um projecto que tb está na calha, é alterar o Alfa Giulia Super da Colecção da Fabbri/Quattroroute abrindo as portas e juntando a uma base alongada do Giulia Sprint GTA da Tamiya. Seria sempre algo bem mais rápido, não só pela menor ligação sentimental que tenho a este modelo, como pelo facto de a maioria dos componentes já estar correcto. Qual o objectivo final? Preparar-me para um celebre Alfa 8C 2900B LM que alguém fez o favor de me enviar uma revista
Infelizmente, o tempo tb não é muito, e cada bocado que estou a lixar é tempo de leitura e escrita que estou a perder noutro lado. Mas ver se se consegue arranjar um pequeno equilíbrio eh, eh.
João
Infelizmente não são desculpas... são realidades. O tipo vendeu o carro qd mais precisava dele eh, eh. Até estava a pensar em lhe pedir para tirar um template em papel para desenhar as curvaturas correctas! Mas assim....
Este modelo, se ficar como estou a pensar, vai demorar até ser finalizado. Porque? Primeiro, porque é feito por mim! Segundo, porque estou a pensar reproduzir todo o chassis e motor, como se de um kit da Tamiya se tratasse (com as devidas diferenças). Terceiro, porque estou a pensar usar alguns die-casts como bases para outros projectos e queria ver se aprendo o que posso ou não fazer com estas bases.
Um projecto que tb está na calha, é alterar o Alfa Giulia Super da Colecção da Fabbri/Quattroroute abrindo as portas e juntando a uma base alongada do Giulia Sprint GTA da Tamiya. Seria sempre algo bem mais rápido, não só pela menor ligação sentimental que tenho a este modelo, como pelo facto de a maioria dos componentes já estar correcto. Qual o objectivo final? Preparar-me para um celebre Alfa 8C 2900B LM que alguém fez o favor de me enviar uma revista
Infelizmente, o tempo tb não é muito, e cada bocado que estou a lixar é tempo de leitura e escrita que estou a perder noutro lado. Mas ver se se consegue arranjar um pequeno equilíbrio eh, eh.
João
Re: Alfa Romeo 156
Já temos modelo para as "6h de laracha"!
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Re: Alfa Romeo 156
Bom dia João, é para mim um prazer ver que arrancas-te com um novo projecto, também seria muito bom ver a continuidade dos outros , mas isso só tu é que podes saber o que podes ou te apetece fazer .
Para um Alfista este 156 é um caro muito importante, pois marca sem duvida o renascer da marca. Já tive um na versão SW e de vez em quando tenho algumas soudades, mas na altura a familia cresceu e tornou-se muito pequeno.
Quanto ao modelo faço-te uma sugestão, experimenta fazer um molde de silicone e tirar uma cópia de resina, se lhe vais fazer muitas alterações o zamac não é dos melhores materias para se trabalhar pois é muito duro e quebradiço. E para quem tem a tua filosofia de modelismo trabalhar com os teus proprios moldes e a resina parece-me uma forma bastante prática de chegar aos objectivos a que normalmente pretendes, que é de um realismo muito elevado.
Aliás, pareces-me o tipo de modelista que, quem sabe, daqui a uns dez anitos deve estar a elaborar os seus próprios kits, que depois poderá colocar á disposição aqui do pessoal
Continua
Para um Alfista este 156 é um caro muito importante, pois marca sem duvida o renascer da marca. Já tive um na versão SW e de vez em quando tenho algumas soudades, mas na altura a familia cresceu e tornou-se muito pequeno.
Quanto ao modelo faço-te uma sugestão, experimenta fazer um molde de silicone e tirar uma cópia de resina, se lhe vais fazer muitas alterações o zamac não é dos melhores materias para se trabalhar pois é muito duro e quebradiço. E para quem tem a tua filosofia de modelismo trabalhar com os teus proprios moldes e a resina parece-me uma forma bastante prática de chegar aos objectivos a que normalmente pretendes, que é de um realismo muito elevado.
Aliás, pareces-me o tipo de modelista que, quem sabe, daqui a uns dez anitos deve estar a elaborar os seus próprios kits, que depois poderá colocar á disposição aqui do pessoal
Continua