Em jeito de comemoração do final da parte curricular do meu mestrado, decidi abrir um tópico para o meu novo projecto.
Eu sei que alguns de vós preferiam que me tivesse dedicado a um dos trabalhos já começados (em especial ao Alfa 8C 2300 LM ou ao Ferrari 512TR), mas a falta de tempo (e cabeça) para manter um ritmo de análise e desenvolvimento de acordo com as minhas expectativas inviabilizou tal ideia. No fundo, o que estou a fazer é avaliar umas possibilidades e "descontrair" um pouco.
Assim, e como se pode compreender pelo titulo, o meu novo modelo é o Alfa Romeo 156.

Este é um projecto que tenho na ideia há já algum tempo, mas que nunca avançou na expectativa de ver este belo modelo italiano ser reproduzido, correctamente, em plástico ou resina. Como comecei a perder a esperança, decidi avançar por mim!
E assim, adquiri no Verão passado, dois modelos die-cast de marcas que reproduziram o Alfa 156: a Bburago e a Cararama (Hongwell)
A versão da Bburago, é aquela que é considerada por muitos como a melhor opção, tendo sido, inclusive, desenvolvida uma folha de decalques da Scale Designs para transformar este modelo na versão ETCC.
O modelo é relativamente bem detalhado, e faz lembrar o modelo real. Numa primeira analise, parece-me que é algo largo demais, e a inclinação dos farois pouco acentuada. As jantes e os pneus são maus.

O interior parece-me genericamente correcto, embora não goste muito da textura excessiva que tem.

O modelo da Cararama, é mais "delicado" tendo alguns pormenores deliciosos como as serigrafias dos vidros dianteiros e traseiros, e uns bons pneus e jantes (que reproduzem a versão de lançamento - que não foi comercializada em Portugal). Também abre as portas, o capot-motor (onde se pode ser um motor extremamente simplificado) e a bagageira. Os ponto fracos residem a incorrecção da reprodução da forma do modelo, em especial na traseira (que não lembra nada!!!) e nos remates do tejadilho e secção frontal.

Assim sendo, e depois de medir os dois modelos, decidi pegar no modelo da Bburago.