Material para Dioramas
Material para Dioramas
Boas ,
Alguém me pode informar que material se utiliza para fazer as elevações de terreno nos dioramas???
Tenho em mente um cenário com 1,20 x 0,60 Mt., mas tem de ser transportável e não queria usar materiais muito pesados tipo o gesso, mas queria que o cenário ficasse sólido, podem dar-me uma ajudinha??
Um Abraço
Ricardo
Alguém me pode informar que material se utiliza para fazer as elevações de terreno nos dioramas???
Tenho em mente um cenário com 1,20 x 0,60 Mt., mas tem de ser transportável e não queria usar materiais muito pesados tipo o gesso, mas queria que o cenário ficasse sólido, podem dar-me uma ajudinha??
Um Abraço
Ricardo
- marcioferreira
- Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
- Contacto:
o que dá a resistência ao cenário é a base que usas, dadas as dimensões eu sugeria uma base em madeira aí com 2-3cm de espessura, existem ampresas de transformação de madeiras que cortam a madeira à medida e fazem aqueles rebordos tipo moldura...
para fazer as elevações: tudo o que ocupe espaçoi serve, e quanto mais leve melhor, por isso o esferovite é 5*, existe tb umas placas azuis de styrofoam (roofmate e wallmate) são bastante resistentes, mas mais difíceis de trabalhar... com o esferovite podes facilmente produzir as formas que queres com um x-acto...
para fazer as elevações: tudo o que ocupe espaçoi serve, e quanto mais leve melhor, por isso o esferovite é 5*, existe tb umas placas azuis de styrofoam (roofmate e wallmate) são bastante resistentes, mas mais difíceis de trabalhar... com o esferovite podes facilmente produzir as formas que queres com um x-acto...
- marcioferreira
- Contacto:
Antes de mais obrigado a todos
Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda
Saudações Modelistas
Ricardo Viegas
Quanto a essa espuma, eu comprei uma que se chama "Espuma de Poliuretano", mas os efeitos nocivos que esse produto emana deixa-me algo pensativo em relação aos miudos cá em casa. Na Lata vinha um número de telefone de informações sobre o produto, e eu ganhei coragem e liguem para a empresa em espanha e eles dizem que é bastante nocivo em contacto com a pele ou até mesmo pelos vapores que emana. Não sei se é a mesma espuma que falas mas o que o espanhol disse desta foi o suficiente para deitar a lata fora e esquecer este material. Se puderes postar aqui a marca dessa espuma que falas agradecia, pode ser que seja diferente.Bk27 Escreveu:Tens a espuma expansiva universal, é uma espuma utilizada pela maior parte dos modelistas em dioramas, em que durante a secagem duplica de tamanho e depois de seca pode ser cortada como quiseres. Este produto encontras nas casas de tintas, Aki , etc., se precisares de algo diz.
Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda
Saudações Modelistas
Ricardo Viegas
Apache,
É correcto o que dizes, tens de usar luvas e utilizar em locais com ventilação e nao convem a inalação, de pois de seco nao existe qualquer problema.
É claro que existe este senão, mas nas aplicações do material tb diz "MAquetismo".
Ou então tens outra hipotese, massa de reparação, existe umas massas para reparações de parede que ja vem feitas e são aquosas.
É correcto o que dizes, tens de usar luvas e utilizar em locais com ventilação e nao convem a inalação, de pois de seco nao existe qualquer problema.
É claro que existe este senão, mas nas aplicações do material tb diz "MAquetismo".
Ou então tens outra hipotese, massa de reparação, existe umas massas para reparações de parede que ja vem feitas e são aquosas.
Abraços
Rui Nogueira
Rui Nogueira
- fjoliveira
- Registado: terça jul 20, 2004 11:30 am
- marcioferreira
- Contacto:
hum! que atrevimento
axo que sim, deves prosseguir...
garanto-te que vai ser trabalhoso para ficar realista, mas deverá compensar
bem vamos às ideias uteis: acho que devias usar esferovite ou a styrofoam para dar a forma do terreno, como vai ter alguma altura tem que ser resistente (como já tinhas dito), e eu desaconselho a espuma tipo poliuretano (a não ser a tal para "maquetismo" que desconheço, pois é uma bronca para controlar, e onde toca agarra mesmo)
axo que sim, deves prosseguir...
garanto-te que vai ser trabalhoso para ficar realista, mas deverá compensar
bem vamos às ideias uteis: acho que devias usar esferovite ou a styrofoam para dar a forma do terreno, como vai ter alguma altura tem que ser resistente (como já tinhas dito), e eu desaconselho a espuma tipo poliuretano (a não ser a tal para "maquetismo" que desconheço, pois é uma bronca para controlar, e onde toca agarra mesmo)