Meus amigos Modelistas venho por este meio responder a algumas das queixas sobre os modelos.
Fui eu sózinho que os estive a fotografar até de madrugada, sou modelista á pelo menos 20 anos por isso sei como pegar nos modelos afim de evitar danificar os mesmos, dei por algumas situações que se vieram a verificar a descolagem de algumas peças.
Por saber o que custa aos modelistas estas situações tive o cuidado de deixar as peças descoladas fixas á inscrição dos modelos sobre a mesa protegidas com plástico para que os mesmos possam remediar a situação,tanto quanto saiba e me lembre:
1ª- uma protecção traseira inferior de um mazda que já teria sofrido do mesmo mal á alguns tempos pois denotava ter sido recolada , quando peguei no modelo para o colocar em cima de uma placa de corticite a peça descolou por completo pois só estava fixa num apoio.
2ª- Um dos apoios em photoetch do gt 40 do Prof SM que se descolou.
3ª - Um espelho de um Fórmula 1 que estaria mal colado pois descolou só com o transporte estava intacto e ficou agregado á ficha do modelo.
4ª- Uma das protecções laterais de um fórmula 1 laranja que estava em exposição já com a mesma descolada não percebi se era para mostrar o motor que não estava lá, suponho que o proprietário da peça já sabia do facto.
5ª- Uma carroçaria de um carro do nascar que não estava fixa ao modelo suponho que seja mesmo assim.
6ª- Uma roda de um carro que presumo seja do mesmo modelista que se queixa que as peças descolam que estava mesmo descolada, as outras também não ofereciam confiança.
7ª- Uma peça de reboque em photoetch amarela que se descolou quando se pegou no modelo não me recordo qual mas ficou também para colar pelo modelista.
8ª-Uma pezeira de uma mota que se soltou devido á mesma ter um descanso lateral muito frágil.
EM TODOS OS MODELOS QUE ALGUMA PEÇA SE DESCOLOU OU SE VERIFICOU QUE ESTAVAM SOLTAS FOI ALERTADO COM UMA NOTA NA DESCRIÇÃO DA PEÇA O PROPRIETÁRIO TENDO AS PEÇAS SIDO DEVIDAMENTE AGREGADAS Á MESMA FICHA PROTEGIDAS POR PLÁSTICO, ASSIM CADA UM PODE REPARAR O MODELO CONFORME QUIZER.
CUIDADOS A TER COM OS MODELOS
Os modelos deveriam de ser colocados em cima de bases que EXCEDAM as medidas do modelo, de preferência DEVERIAM DE ESTAR FIXOS ÁS BASES, para os mais puristas que gostam de ver a parte de baixo dos mesmos utilizem um vidro ou acrilico para o efeito.
Alguns modelos pelas características do seu pástico não oferecem garantias de fixação especialmente em certas zonas mais delicadas, rodas, eixos, pontos de reboque em photoetch, etc.
As antenas em plástico têm a tendencia a partir com o mais pequeno toque, por isso apliquem antenas em corda de viola que é em aço e de certeza que as mesmas não se partem.
Quando colarem algumas peças como cromados, espelhos , rodas etc verifiquem se antes de colar os mesmos raspam a tinta das peças para poderem aderir.
O transporte dos modelos convêm ser efectuado em caixas próprias para o efeito ,quando não se possa apliquem um pouco de blue tack numa caixa tipo tuperware plástica , evitem as caixas de cartão.
PEÇO DESCULPA SE POR MANUSEAMENTO SE DESCOLOU ALGUMA PEÇA DOS MODELOS NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ E NÃO SERÁ A ÚLTIMA CONCERTEZA POR MAIS CUIDADO QUE SE POSSA TER.
JÁ AGORA SE OS MODELOS NÃO ESTIVEREM FIXOS ÁS BASES ESCREVAM NA FICHA QUE VAI PARA A MESA SFF ´.
Abraços a todos
Paulo Duarte
Kits com falta de peças ou com peças descoladas
-
paulo duarte
- Registado: domingo jul 03, 2005 10:36 pm
Kits com falta de peças ou com peças descoladas
raio do pelo debaixo do verniz