Pontiac Firebird 1968

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Responder
L. Dias
Registado: quinta jun 02, 2005 5:19 pm
Contacto:

Pontiac Firebird 1968

Mensagem por L. Dias »

Olá a todos!

Deixo-vos algumas fotos do trabalho que concluí mais recentemente.

Se os moderadores estiverem de acordo e para evitar estar a transcrever todo o "step-by-step" e as fotos de outro fórum, podem consultá-lo em http://modelismo-na.net/viewtopic.php?t=350

Espero que gostem. :)

Um abraço,
Luís
Anexos
Interior
Interior
Interior_1.jpg (111.28 KiB) Visto 7496 vezes
Baixo
Baixo
Inferior_3.jpg (123.91 KiB) Visto 7496 vezes
Traseira
Traseira
3-4_Tras.jpg (91.98 KiB) Visto 7496 vezes
Geral
Geral
Geral.jpg (87.06 KiB) Visto 7496 vezes
pedroalex
Registado: quarta jul 14, 2004 2:29 pm

Mensagem por pedroalex »

Muito bom.
Gostei muito dos pormenores do interior.

Um abraço
fufas
Registado: terça mar 02, 2004 1:26 pm
Contacto:

Mensagem por fufas »

O interior está um espanto!!!Os efeitos que deste no chassis também estão excelentes.Que cores e efeitos usaste?
pjesus
Registado: quinta jun 30, 2005 3:01 pm

Mensagem por pjesus »

Entrada em grande! O step-by-step está espectacular.
E esse preto parece ter ficado mesmo impecável, com todos os cuidados que tiveste na preparação da carroçaria...
dourado
Registado: quarta fev 25, 2004 10:20 am

Mensagem por dourado »

Epá, espectáculo, esse interior e o pormenor da revista está um must!!
L. Dias
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

Obrigado a todos :oops: , tb vim beber inspiração aos vossos trabalhos neste fórum. :)
Reparei agora que o ProfeSM tb já tinha postado umas fotos deste modelo aqui no fórum, por ocasião da Modelscala e até acho que ficaram melhores que as minhas :wink: :

Imagem
images/attach/montijo_2005_105.jpg

"fufas":
(Desculpem ainda não conhecer os nomes :oops: )
É bastante acessível de fazer e vou tentar ser claro:

Zonas de "alumínio"/aço:
Dás uma base de alumínio mate (Humbrol 27001) em toda a peça. Deixas secar e depois aplicas "véus" de castanho e preto muito diluídos (p'rái 85% diluente, 10% castanho e 5% de preto) com o aerógrafo. Depois de seco, passas o pincel seco com Hu 27001 para dar "relevo" à peça. No final dás uma "lavagem" com castanho+preto acrílicos (Tamiya, p.ex.º) para dar "profundidade" aos detalhes. A razão de ser de usar acrílicos no final é que estes não atacam o "enamel" (Humbrol) que está por baixo.
Se a peça for de aço dá um véu generalizado muito, muito leve de alaranjado/acastanhado+preto, se for de liga com metal "nobre", o véu pode ser azulado (tipo magnésio e afins).

Zonas pretas do chassis:
Base de perto mate e depois passas o pincel seco com cinza escuro e uma "pontinha" de castanho.

Linhas de escape:
Aplicas uma base de alumínio mate, depois começas a dar véus de castanho-ferrugem muito leves, "insistindo" mais junto ao motor e aliviando em direcção à panela. Por fim aplicas uns véus ainda mais leves de preto mate.

Como hão-de ter reparado, nisto dos desgastes "menos é mais". É preferível ir construindo o acabamento aos poucos, de forma gradual, do que sujar completamente o kit logo à primeira. Também reparei que representar as sujidades tal e qual como são na realidade pode não funcionar. Parece que queremos tapar algo que não correu bem :wink:
Como em tudo nmo modelismo, estamos a "enganar" o cérebro, aproveitando-nos da nossa predisposição em aceitar certas coisas que vemos como verdadeiras. :wink:

Espero ter ajudado. :)

1ABC,
Luís Dias
Última edição por L. Dias em terça out 11, 2005 4:21 pm, editado 1 vez no total.
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

Entrada de luxo Luís!
Está 5 estrelas este Pontiac, com excelentes pormenores. (Porque é que eu não saí a este lado da família... :lol: )
Adorei o efeito madeira no interior que depois hás-de explicar melhor, e o chassis está um espanto.

Venham mais destes!!

Abraço
Imagem
PMMSC
Registado: quarta fev 04, 2004 9:27 am

Mensagem por PMMSC »

magnifico trabalho!

Parabens
L. Dias
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

dias Escreveu:Adorei o efeito madeira no interior que depois hás-de explicar melhor[...]
Obrigado... "Primo" Dias! :wink:
Aprendi a técnica das "madeiras" com os aviões antigos e deixei a explicação completa (com fotos) no decurso do "step-by-step". Seja como for, terei todo o gosto em descrever algum aspecto que não esteja suficientemente claro. :)

Grande abraço,
Luís
HGouveia
Registado: sexta set 10, 2004 8:01 pm

Mensagem por HGouveia »

Tanto o modelo como a montagem, espetacular!! 8) Destaque para o interior e para o chassis, acho que estão impecáveis... Parabéns! =D>
Imagem
charger
Registado: quinta jul 01, 2004 12:06 pm

Mensagem por charger »

Como admirador de muscle cars que sou, devo salientar que ficou uma obra prima. Tentaste realçar aspectos negativos que o kit apresentava, melhoraste peças um pouco desajustadas e que não davam o real valor deste muscle, enfim que mais posso eu dizer desta maravilha! belo trabalho, sem dúvida, e o passo a passo está muito bom e bem estruturado. Quanto ao efeito "madeira" fizeste com lápis de cores e tinta? segundo percebi. qual o próximo? será o General Lee, se quiseres podes visitar estes sites, que já deixei aqui: http://www.generalleefanclub.com (model cars) e http://www.di-namix.com/ModelCarFiles/ ambos tem trabalhos do Sr. Joe Warrick, que faz os modelos de todos os carros da serie. Eu tambem já tenho pronto um Pontiac Firebird, mas de 78, brevemente serão postas aqui umas fotos, e claro do Gen Lee, mas esse está a ser difícil o avanço dele.

Um abraço
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
L. Dias
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

Mais uma vez obrigado pelas V. palavras :oops:
Não fosse ter o polegar direito lesionado (nem perguntem...) "atirava-me" já ao próximo! :)
charger Escreveu:Quanto ao efeito "madeira" fizeste com lápis de cores e tinta? segundo percebi.
Quanto ao aspecto de madeira, faço do seguinte modo:
Consoante o tipo de madeira dou uma base de castanho claro, ocre, cor de areia, etc. O que mais se aproximar do tom geral que pretendo.
Depois da base seca, utilizo lápis de cor tipo aguarela de diversos tons e risco alguns "veios". Passo com o dedo húmido (muito pouco, até) para esbater e depois passo outra vez alguns dos lápis, mas mais ao de leve e com menos densidade. É importante que os lápis sejam mantidos afiados.
Por fim, dou uma demão de verniz e deixo secar. O toque final pode ser (se acharem que vale a pena) uma "lavagem" com castanho-terra ou cor de chocolate, embora sempre muito diluído.
Faço os contornos com um "Gundam Marker" preto, castanho ou cinza.

charger Escreveu:qual o próximo? será o General Lee.[...]Eu tambem já tenho pronto um Pontiac Firebird, mas de 78, brevemente serão postas aqui umas fotos, e claro do Gen Lee, mas esse está a ser difícil o avanço dele
Tão cedo a "lesão" passe, possivelmente será um Dodge Monaco da polícia de Hazzard (o do Roscoe :D ). Já tenho os decalques e uma barra luminosa melhor do que a fornecida no kit, mas que ainda não me "convence". Tenho documentação oficial da Federal Signal, que vai servir para fazer uma barra mais correcta (de "scratch"). Ao ser transparente (translúcida) ainda não decidi se vai em resina de poliéster ou vac-form. Deve ser decisão de última hora... :oops:
Já fiz o "roll-back" das ópticas dianteiras (duplas e rectangulares no kit da AMT) para a versão (mais antiga) do Dodge Coronet, que são circulares. O "master" já está feito e falta fazer cópias em resina. :wink:

A minha ideia para o segundo "patrol-car" (do Enos) será manter as ópticas duplas e mudar a grelha frontal, para transformar num Plymouth Fury. Acho que vai ser o mais complicado... A barra luminosa tb terá que ser feita de raiz... :cry:

O "General" será para depois. Ainda não decidi se vou investir no kit de foto-incisões para detalhamento do kit da Revell :? (o da AMT é fraquinho). Se tiveres o da Revell e precisares das rodas com as jantes correctas manda-me uma PM, que posso enviar-te cópias de resina de edição caseira. :wink:

O Firebird de 78 que construiste é o da AMT? Acho-o um dos mais bonitos! Estou desejoso de ver essas fotos!

Abraços a todos :D ,
Luís
Simple
Registado: quarta set 28, 2005 12:26 pm

Mensagem por Simple »

Excelente mesmo!!!!!! Interiores espectaculares! e a ideia do lacre do vinho foi fixe e muitos passarão a incluir os cintos de segurança nas miniaturas a partir de agora eheh, pelo menos os que preferirem vinho a coca cola :)
Responder