O que comprar?
O que comprar?
Boas
Já li bastante aqui no forum sobre aerografos e gostava de saber a vossa opinião sobre qual comprar! Badger 155 ou 150?
Quanto aos compressores, onde posso encontrar preços e modelos?
1 abraço
Já li bastante aqui no forum sobre aerografos e gostava de saber a vossa opinião sobre qual comprar! Badger 155 ou 150?
Quanto aos compressores, onde posso encontrar preços e modelos?
1 abraço
Por acaso nenhum é por gravidade. Tanto o "150" como o "155" são alimentados por sifão.warfile Escreveu:Esse aerografo é de gravidade,certo? Não são melhores os de mistura interna?
Mas acho que vai por aí alguma confusão
Tanto os aerógrafos por gravidade com os de sifão podem ser de mistura interna, isto é, a tinta e o ar comprimido misturam-se no interior do corpo do aerógrafo.
Num aerógrafo de "gravidade" a alimentação é feita por acção da força da gravidade, que "puxa" a tinta para a câmara de mistura; num aerógrafo por "sifão" as pressões diferenciadas entre a câmara de mistura (mais baixa) e o "reservatório" levam a que a tinta seja "puxada" (efeito sifão) para o interior do corpo do aerógrafo.
Ainda há os de alimentação lateral, que acabam por ser um tipo especial dos "sifão".
Os aerógrafos ainda se dividem em "acção simples" e "acção dupla": nos primeiros apenas se regula a pressão do ar (o "botão" accionador apenas tem um movimento "vertical"), sendo a quantidade de tinta "fixa" (pré-determinada); nos segundos é possível regular permanentemente tanto a pressão como a quantidade de tinta (o "botão" tem um movimento vertical e também "horizontal").
Os aerógrafos de mistura exterior são geralmente "borrifadores" e têm uma atomização mais grosseira, ou seja as "gotícolas" de tinta ficam com uma dimensão superior às dos aerógrafos de mistura interior e, como tal, os acabamentos são um pouco mais grosseiros. Este tipo de aerógrafo é quase sempre alimentado por "sifão". Uma vez que estamos a falar de "Badgers", "encaixariam" nesta linha os modelos "250" e "350".
Quanto aos Badger em questão: o "150" é excelente. É quase o "todo-o-terreno" da bancada. É um aerógrafo robusto e preciso, apropriado tanto o modelista "iniciado" como o "experiente". As peças de substituição são fáceis de encontrar e são compatíveis com a série 100 (e a 200 mais antiga).
O modelo 155 "Anthem" é um aerógrafo mais "exigente" e um modelista ("aerografista"
Note-se que ambos são de "sifão". Se preferires alimentação por gravidade tens a série "100" da Badger, "primo" do "150".
Estou um crer que os Iwata "Micron" permitem um traço mais fino e a construção interna é superior (são muito "suaves" de trabalhar). São excelentes para fazer camuflados militares complicados à mão livre, em mãos experientes.
São mais caros e um pouco mais delicados no trato. As peças tb podem não ser tão acessíveis como as da Badger, embora bem tratados, durem muito tempo.
Em todos os aerógrafos as peças de desgaste mais comuns são as mesmas: agulhas empenadas/dobradas e "bocais" obstruídos/deformados.
Para prolongar a vida útil destas peças, retira a agulha pela parte da frente do corpo do aerógrafo com extremo cuidado e limpa o "bocal" com um fio fininho de cobre (inferior ao diâmetro do dito). Quando voltares a montar o aerógrafo, introduz a agulha muito lentamente para não "bater" em nada (especialmente o botão accionador). O aperto do bocal deve ser o mínimo possível para evitar parti-lo. É uma peça extremamente frágil e o aperto excessivo provoca fadiga na liga metálica que o vai levar à rotura (seja na primeira vez, seja ao fim de "n" utilizações).
Espero ter sido de ajuda e desculpa o "testamento"...
Um abraço,
Luís
Última edição por L. Dias em sexta nov 25, 2005 10:59 am, editado 1 vez no total.
Grande explicação Luís Dias.
Confirmo tudo o que foi dito em relação aos Iwata. São muito bons, mas de trato delicado, e não é fácil (nem barato) encontrar peças. Por acaso descobri um fornecedor aqui no Porto que arranja peças para os mesmos.
Já tive problemas com uma agulha que caíu ao chão e o bico ficou empenado, mas consegui endireitar o mesmo e para já vai chegar, mas a curto prazo devo ter que substituir a agulha.
Inicialmente tb tive um problema com o bocal, cuja liga tb não aguentou o aperto (quem nem foi forte, nem nada que se pareça), e a peça ficou-me em 35 euros, mais coisa menos coisa...
Mas não estou arrependido de o ter comprado... As pinturas não têm sido grande coisa, mas é por causa do nabo do pintor...
Abraço!
Confirmo tudo o que foi dito em relação aos Iwata. São muito bons, mas de trato delicado, e não é fácil (nem barato) encontrar peças. Por acaso descobri um fornecedor aqui no Porto que arranja peças para os mesmos.
Já tive problemas com uma agulha que caíu ao chão e o bico ficou empenado, mas consegui endireitar o mesmo e para já vai chegar, mas a curto prazo devo ter que substituir a agulha.
Inicialmente tb tive um problema com o bocal, cuja liga tb não aguentou o aperto (quem nem foi forte, nem nada que se pareça), e a peça ficou-me em 35 euros, mais coisa menos coisa...
Mas não estou arrependido de o ter comprado... As pinturas não têm sido grande coisa, mas é por causa do nabo do pintor...
Abraço!
Quanto a compressores, tudo depende do dinheiro que estás disposto a gastar, do nível de ruído que podes fazer, e do espaço que tens ou não disponível para o arrumar 
Há quem os tenha montado, usando um motor de frigorífico e há quem os compre (como foi o meu caso. moro num apartamento e não convém haver muito barulho - são mais caros), e há quem compre compressores normais com reservatórios maiores, mas mais baratos, que têm níveis de ruído mais elevados.
abraço
Há quem os tenha montado, usando um motor de frigorífico e há quem os compre (como foi o meu caso. moro num apartamento e não convém haver muito barulho - são mais caros), e há quem compre compressores normais com reservatórios maiores, mas mais baratos, que têm níveis de ruído mais elevados.
abraço
Se quiseres um compressor silencioso e durável, prepara cerca de EUR 300/400. Sugiro *boas* lojas de modelismo ou papelarias técnicas (tipo "Fernandes"). O "El Corte Inglés" tinha um destes há uns tempos, "refundido" na secção de materiais de belas-artes. Não conheço a oferta fora de LIS...
Pelo elevado peso e questões de assistência pós-venda/garantia não aconselho a encomendar no estrangeiro através de "mail order". Se fores a Andorra podes conseguir um pouco mais barato na casa Sorteny, p. ex.
Há aí uns "compressorzecos" baratuchos (EUR 50/75) capazes de alimentar o aerógrafo, mas são barulhentos, pulsantes e demoram mais tempo a arrefecer do que a pintar: 15 min de pintura => 30 min de arrefecimento.
Únicas vantagens: pequenos e baratos.
Encontras no AKI e lojas do género. Tb há em algumas lojas de modelismo.
Quanto aos aerógrafos, podes comprar cá nas boas lojas de modelismo (o "150" é muito comum, o "155" nem por isso
) e deverá rondar os EUR 120/150.
Tb podes encomendar "lá fora" mais barato, mas demora mais tempo e, se a encomenda tiver proveniência extra-comunitária (Ex. EUA, Japão, Hong Kong), a Alfândega vai querer a respectiva fatia: IVA sobre o custo do bem incluindo os portes, mais uns "pózinhos". Se quiseres ficar com uma ideia, converte o preço do aerógrafo+portes para EUR e depois aplica-lhe cerca de 25% em cima. Estes 25% não deverão andar muito longe do real.
Bear Air (EUA):
Modelo "150": a partir de USD 51 + portes + alfândega
Modelo "155": N.D.
Great Models Webstore (EUA):[/
Modelo "150": a partir de USD 88.40 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 76.50 + portes + alfândega
Hobby Airbrushes (EUA):
Modelo "150": a partir de USD 72.15 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 63 + portes + alfândega
Roll Models (EUA)
Modelo "150": a partir de USD 83.25 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 72.75 + portes + alfândega
Um abraço,
Luís
Pelo elevado peso e questões de assistência pós-venda/garantia não aconselho a encomendar no estrangeiro através de "mail order". Se fores a Andorra podes conseguir um pouco mais barato na casa Sorteny, p. ex.
Há aí uns "compressorzecos" baratuchos (EUR 50/75) capazes de alimentar o aerógrafo, mas são barulhentos, pulsantes e demoram mais tempo a arrefecer do que a pintar: 15 min de pintura => 30 min de arrefecimento.
Únicas vantagens: pequenos e baratos.
Encontras no AKI e lojas do género. Tb há em algumas lojas de modelismo.
Quanto aos aerógrafos, podes comprar cá nas boas lojas de modelismo (o "150" é muito comum, o "155" nem por isso
Tb podes encomendar "lá fora" mais barato, mas demora mais tempo e, se a encomenda tiver proveniência extra-comunitária (Ex. EUA, Japão, Hong Kong), a Alfândega vai querer a respectiva fatia: IVA sobre o custo do bem incluindo os portes, mais uns "pózinhos". Se quiseres ficar com uma ideia, converte o preço do aerógrafo+portes para EUR e depois aplica-lhe cerca de 25% em cima. Estes 25% não deverão andar muito longe do real.
Bear Air (EUA):
Modelo "150": a partir de USD 51 + portes + alfândega
Modelo "155": N.D.
Great Models Webstore (EUA):[/
Modelo "150": a partir de USD 88.40 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 76.50 + portes + alfândega
Hobby Airbrushes (EUA):
Modelo "150": a partir de USD 72.15 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 63 + portes + alfândega
Roll Models (EUA)
Modelo "150": a partir de USD 83.25 + portes + alfândega
Modelo "155": a partir de USD 72.75 + portes + alfândega
Um abraço,
Luís
Esqueci-me de referir as alternativas ao compressor:
Garrafas de CO2 industrial (se tiveres espaço e a "famelga" não se importar com o "trambolho");
Latas de gás (sai muito caro a curto prazo e o gás perde pressão ao esvaziar/arrefecer a lata);
Pneus com um adaptador (esvaziam em menos de nada e não são práticos).
1ABC,
LD
Garrafas de CO2 industrial (se tiveres espaço e a "famelga" não se importar com o "trambolho");
Latas de gás (sai muito caro a curto prazo e o gás perde pressão ao esvaziar/arrefecer a lata);
Pneus com um adaptador (esvaziam em menos de nada e não são práticos).
1ABC,
LD
Aos links que o LD referiu, acrescento a http://www.dixieart.com. Foi lá que comprei o meu aerógrafo. Os preços são dos melhorzinhos, mas os portes rondam os €30 (fora as taxas alfandegárias..)
-
valdispert
- Registado: segunda set 27, 2004 11:36 am
Na Casa Antunes, em Lisboa, tens aerógrafos badger a preços convidativos. Comprei lá o meu 100G por 100euros. Reparei que tem também um compressor de 360euros, pequeno e silencioso, mas não sei a marca. Sei que um colega do modelismo-na.net comprou um igual o ano passado ou há 2 anos e ficou satisfeito..
Casa Antunes
C.C.Martim Moniz, loja C10
1100-314 Lisboa
Tel:21 8878098
É telefonar que do outro lado te esclarecem convenientemente.
Casa Antunes
C.C.Martim Moniz, loja C10
1100-314 Lisboa
Tel:21 8878098
É telefonar que do outro lado te esclarecem convenientemente.
- Akua
- Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
- Contacto:
Eu comprei um Badger 360 no ebay a um preço optimo. Tive sorte porque não passou pela alfandega, logo foi rápido (4 dias a chegar) e barato.
O mais natural é agora não te livrares das piranhas...
Podes ver a discussao que tivemos em:
ftopic1305.html&highlight=badger+360
O mais natural é agora não te livrares das piranhas...
Podes ver a discussao que tivemos em:
ftopic1305.html&highlight=badger+360
a Finalizar: Evento: