critérios alfandega

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

critérios alfandega

Mensagem por rookie »

Será que alguêm me pode explicar que raio de critério seguem os senhores da alfandega?! Mandei vir separadamente dois kits do mesmo individuo (ebay) USA, um ficou retido o outro não :x .
Quanto se pagará de taxas por uma factura de +/- 30.00€?? e quanto tempo demora depois de enviarmos a carta, até receber-mos o kit??
Já agora, alguêm já recebeu encomendas da HLJ, é que comprei uma coisas já à mais de um mês e nem sinal delas até agora... este mês nestas cenas é para esquecer :? :(
Obrigado.

Abraço
Miguel
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

O critério usado é apenas um : olhometro ! :D Tb já me aconteceu a mesma coisa: um passa e outro não. Duas semanas atrás tive de lá ir buscar uma lata de spray e uma folha de PE. Entretanto há 2 meses, passou por lá um Ferrari 360 da Tamiya sem portes acrescidos.
A explicação que eles próprios me deram é que é humanamente impossivel controlar todas as encomendas, que vindas fora da UE teriam de ser taxadas pela alfandega.
Quanto aos valores, é o preço dos portes (é isso, pagas duas vezes) mais o Imposto de Selo.
Eu prefiro ir lá levantar a encomenda, mas para quem está longe, pois... :? mas nesta altura 1 mês e tal não é de estranhar.
1abraço
Luis Miguel
demarco
Registado: terça jul 12, 2005 12:53 pm

Mensagem por demarco »

á uns anitos na empresa onde trabalhava compramos um prog informatico, que como nao existia representante por cá teve que ser comprado nos estates e enviado por correio (tudo na legalidade requerida) :)
o prog custou um dinheirito bom para a altura e juntamente com ele foi-nos oferecido (depois de solicitado varias vezes) um outro prog de desenho a titulo demostrativo, esse gratis claro
na documentação das embalagens vinha lá toda a info sobre o local de origem, o que vinha dentro, preços, termos de oferta sendo demostração, e.t.c. :wink:
resultado: o prog passou na boa sem qualquer problema e sem pagar qualquer taxa, a demo ficou retida pois não sabiam como taxar aquilo e enquanto não fosse recebido uma nota sobre o valor do produto passado pelo remetente o produto não poderia ser liberado :shock:
não souberam explicar o pk da situação, no entanto estava lá alguem que ja tinha passado por situaçoes parecidas e nos disse para compararmos as embalagens :oops:
a do prog vinha embrulhada em papel castanho, sem grande aspecto e com os tradicionais mimos do transitario, algo que não desperta mto a atenção, a embalagem da demo era uma autentica festa, caixa da empresa com imagens 3d á vista, um enorme autocolante dos estates, tudo a chamar a atenção, apesar de no entanto ter a info de "free Demo" :?
perante isto concluimos que na alfandega aquilo funciona mais ou menos ao calhas e é pelo aspecto das coisas :wink: , por isso para a prox tentem que vos enviem as encomendas embrulhadas em papel de jornal ou um papel ja usado, de preferencia um bocadito malcheiroso, vai passar na boa :razz:
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Re: critérios alfandega

Mensagem por dias »

Bem... eu tb acho que é meio a olho a escolha do material que fica retido, pois indo um pouco contra o que o demarco disse, tive um amigo meu que há cerca de 3/4 meses mandou vir um leitor de mp3 de Hong Kong e aquilo vinha 'embrulhado' literalmente num daqueles pacotes almofadados dos correios e mesmo assim ficou retido.
Eu sei disto porque fui levantar eu a encomenda dele juntamente com uma que eu tinha lá de 2 kits da Hobby Search, e ele tinha enviado a papelada toda à cerca de 1 mês e meio... e quando lá fui a papelada dele estava a ser ainda tratada e ainda devia levar algum tempo até eles despacharem aquilo pelo correio, assim aproveitei e trouxe eu o material.
Por isso Rookie conta com cerca de 2/3 meses para veres o material pelos correios vindo da alfandega... quanto ao tempo das encomendas HLJ, cerca de 2/3 semanas senão... alfandega.
Já agora portes por cerca de 30€... conta ai com 9/10€...

Abraço e boa sorte
Imagem
pjesus
Registado: quinta jun 30, 2005 3:01 pm

Mensagem por pjesus »

Pois, além do que já foi dito, acrescento só que os gajos são ladrões porque até cobram IVA sobre os portes de envio que, a meu ver, não faz o mínimo sentido!
(Por uma encomenda de 41€paguei cerca de 15€ de alfândega)

Já agora, rookie, no site da HLJ tens a possibilidade de ver se as coisas já foram realmente enviadas.
É que se a tua encomenda forem vários produtos e não tiverem um deles em stock eles esperam um tempo para ver se conseguem enviar tudo junto.

Boa sorte.
bauhaus
Registado: quinta out 20, 2005 11:09 pm

Mensagem por bauhaus »

Olá Rookie.

Já agora, fica a minha contribuição da unica experiência transcontinental. ( América do Norte ( EUA / Canadá )

Por uma peça de 46,15 EUR paguei para os portes de lá para cá 16,92 EUR e na alfândega tive que pagar mais 18,09 EUR.

Em termos de tempo, contando a partir do dia que o objecto é enviado, conta á volta de 2 meses.
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

Pois é, tirando kits já descontinuados, começa a não ser proveitoso mandar vir kits do estrangeiro (ebay e HLJ), de 4 kits que comprei o mês passado só um não pagou taxas alfadegárias, como se paga mais de 40 % taxas e portes um kit de 20.00€ vai para perto dos 30.00€, preços mais ou menos praticados cá :x

Abraço
Miguel
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

É por essas e por outras... que o meu local de eleição agora são os eBays europeus.

Abraços
Imagem
Responder