Bem como podem vêr pelos meus trabalhos não sou grande adepto de sujar os carros, mas como para tudo há 1 1ª vez estava a pensar utilizar este efeito no EV I do Safari. Por isso pergunto aos entendidos como é que se faz, o aerografo a que pressão ? Referências de tintas ?
Obrigado
Joao
Como fazer o efeito lama ?
A malta das viaturas militares (VMs) "domina" a técnica da lama e, do que vi, creio que envolve a utilização de betume Tamiya diluído em diferentes "gradações" e aplicado com um pincel, numa primeira fase e a pintura com castanho numa segunda.
A terra do Safari varia um pouco de tonalidade, mas tem uma dominante avermelhada e tende bastante para o escuro quando "molhada".
Se não for abusar
(ADM e MOD, please?) podes dar uma "checkada" na parte das VMs do MnN. É que, ao não ter experimentado eu próprio, receio não te poder dar todos os esclarecimentos que precisas.
Um abraço,
Luís
A terra do Safari varia um pouco de tonalidade, mas tem uma dominante avermelhada e tende bastante para o escuro quando "molhada".
Se não for abusar
Um abraço,
Luís
Não sei porquê mas li que querias imitar lama no carro. Desculpa o meu "brain freeze"
, estou mesmo a precisar de férias.
Podes usar pigmentos (da MiG, por exempo) para "empoeirar".
A vantagem dos pigmentos é que podes limpar facilmente e voltar a começar, se não estiveres a gostar do efeito. A principal desvantagem é que não podes manusear o carro depois, sob risco de retirar os ditos ou deixar marcas dos dedos.
Os pigmentos aderem a uma superfície mate, por isso não vale a pena ter muito trabalho com o brilho do carro. Aliás, até é pior!
Mantêm-se a dica da cor: escolhe um castanho a dar para o avermelhado.
Um abraço,
Luís
[EDIT: Já sei donde fui buscar a ideia da lama... do próprio título do tópico! Estou mesmo, mesmo a precisar de "parar nas boxes", e em breve
]
Podes usar pigmentos (da MiG, por exempo) para "empoeirar".
A vantagem dos pigmentos é que podes limpar facilmente e voltar a começar, se não estiveres a gostar do efeito. A principal desvantagem é que não podes manusear o carro depois, sob risco de retirar os ditos ou deixar marcas dos dedos.
Os pigmentos aderem a uma superfície mate, por isso não vale a pena ter muito trabalho com o brilho do carro. Aliás, até é pior!
Mantêm-se a dica da cor: escolhe um castanho a dar para o avermelhado.
Um abraço,
Luís
[EDIT: Já sei donde fui buscar a ideia da lama... do próprio título do tópico! Estou mesmo, mesmo a precisar de "parar nas boxes", e em breve
- lmadureira
- Registado: segunda jul 04, 2005 10:02 pm
- Contacto:
Eu quando utilizo o efeito lama faço o seguinte:
1. Com um pincel espalho massa PUTY nas zonas aonde quero que tenha o efeito lama... de modo a dar um efeito realista... pois a lama quando seca fica tipo crosta.
2. Depois do passo anterior, utilizo uma escova de dentes molhada em tinta castanha (terra) e passo um palito na escova de maneira a salpicar o carro.
Antes de fazeres seja o que for experimenta num kit velho...
Boa sorte... depois queremos ver esses resultados
1. Com um pincel espalho massa PUTY nas zonas aonde quero que tenha o efeito lama... de modo a dar um efeito realista... pois a lama quando seca fica tipo crosta.
2. Depois do passo anterior, utilizo uma escova de dentes molhada em tinta castanha (terra) e passo um palito na escova de maneira a salpicar o carro.
Antes de fazeres seja o que for experimenta num kit velho...
Boa sorte... depois queremos ver esses resultados
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Olá pessoal. Sou novo aqui nestas andanças e estou a gostar muito do que vejo e leio por aqui. O meu último projecto, um Mercedes G da Revell 1:24 calhou um bocado para o mal. A pintura exterior da carroçaria, vermelho vivo parece não ser a indicada para o modelo. Muito brilho, ficam,se as dedadas a ver etc. Pensei que poderia dar um efeito lama ao modelo e assim colmatar esta falaha. O que acham?
-
Rui Duarte
- Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm
boas! a maneira que uso para fazer lama e semelhante a que o Luis Dias disse.
aplico betume da tamiya puro com um pincel velho com os pelo cortados a direito (+/- 1cm desde a parte metalica ate ao final do pelo)
o pincel convem ser grosso por exemplo um nrº5
tendo tudo isto vou aplicando o betume em pancadas com o pincel sempre a 90 graus. isto vai criar muitas arestas que imitam bastante bem a lama.
para a pintura começo com uma cor base castanha. (depende da cor do terreno)
de seguida escureço a tinta que usei anteriormente com um pouco de castanho mais escuro ou msm uma gota de preto e dou uma aguada por todo o modelo.
no final basta um pouco de pincel seco com uma cor um pouco mais clara para "mostrar" todas as arestas que o betume criou.
pode ser dado verniz brilhante para imitar lama molhada.
se alguem tiver duvidas digam.
cumps
Rui Duarte
aplico betume da tamiya puro com um pincel velho com os pelo cortados a direito (+/- 1cm desde a parte metalica ate ao final do pelo)
o pincel convem ser grosso por exemplo um nrº5
tendo tudo isto vou aplicando o betume em pancadas com o pincel sempre a 90 graus. isto vai criar muitas arestas que imitam bastante bem a lama.
para a pintura começo com uma cor base castanha. (depende da cor do terreno)
de seguida escureço a tinta que usei anteriormente com um pouco de castanho mais escuro ou msm uma gota de preto e dou uma aguada por todo o modelo.
no final basta um pouco de pincel seco com uma cor um pouco mais clara para "mostrar" todas as arestas que o betume criou.
pode ser dado verniz brilhante para imitar lama molhada.
se alguem tiver duvidas digam.
cumps
Rui Duarte

-
José Manuel Nunes
- Registado: segunda nov 13, 2006 10:44 pm
Oi!
Eh pá! Depende do que queres fazer.
Já fiz de várias maneiras:
Quando quero dár apenas o aspecto de uma sujidade que resulta da utilização normal, ensaio a côr primeiro, se fôr terra - castanhos matt ou amarelos areia e por vezes um toque de cinza claro sempre tudo matt - ou se fôr utilização de estrada - cinza escuro e algum preto - com o carro apontado na minha direcção começo com o aerógafo com pouca pressão na parte de traseira das rodas apenas para ver as zonas de sujidade "natural" e depois vou evoluindo já com o carro colocado numa posição mais oblíqua.
Quando é o aspecto de pó assente no carro cubro-o mais com as cores que pretendo, sobretudo na traseira para imitar o pó agarrado pela sucção da deslocação
Quando quero imitar muita lama acumulada e utilização violenta, já fiz projectando putty, não muito diluído, com uma escova de dentes velha, com os pêlos embebidos no putty com o devido cuidado vou acumulando a lama nos sítios pretendidos. E depois é a arte da pintura.
Num camião MAN 6x6 da Revell 1:32 em algumas partes - para choques e chassis - cheguei mesmo a aplicar o putty e depois a tinta directamente com a escova de modo a simular o aspecto de arrasto que ficam em algumas situações. Até ficou porreiro.
Se servir a ajuda, aproveita!
Cumprimentos Algarvios
Eh pá! Depende do que queres fazer.
Já fiz de várias maneiras:
Quando quero dár apenas o aspecto de uma sujidade que resulta da utilização normal, ensaio a côr primeiro, se fôr terra - castanhos matt ou amarelos areia e por vezes um toque de cinza claro sempre tudo matt - ou se fôr utilização de estrada - cinza escuro e algum preto - com o carro apontado na minha direcção começo com o aerógafo com pouca pressão na parte de traseira das rodas apenas para ver as zonas de sujidade "natural" e depois vou evoluindo já com o carro colocado numa posição mais oblíqua.
Quando é o aspecto de pó assente no carro cubro-o mais com as cores que pretendo, sobretudo na traseira para imitar o pó agarrado pela sucção da deslocação
Quando quero imitar muita lama acumulada e utilização violenta, já fiz projectando putty, não muito diluído, com uma escova de dentes velha, com os pêlos embebidos no putty com o devido cuidado vou acumulando a lama nos sítios pretendidos. E depois é a arte da pintura.
Num camião MAN 6x6 da Revell 1:32 em algumas partes - para choques e chassis - cheguei mesmo a aplicar o putty e depois a tinta directamente com a escova de modo a simular o aspecto de arrasto que ficam em algumas situações. Até ficou porreiro.
Se servir a ajuda, aproveita!
Cumprimentos Algarvios