Como fazer o efeito lama ?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
jasam
Registado: sábado jul 10, 2004 3:38 pm

Como fazer o efeito lama ?

Mensagem por jasam »

Bem como podem vêr pelos meus trabalhos não sou grande adepto de sujar os carros, mas como para tudo há 1 1ª vez estava a pensar utilizar este efeito no EV I do Safari. Por isso pergunto aos entendidos como é que se faz, o aerografo a que pressão ? Referências de tintas ?
Obrigado
Joao
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

baixa pressão, castanho matt e talvez um pouco de amarelo deserto, testa antes de aplicar.
usa acrilicas que podes limpar mais facilmente se a coisa não der o efeito desejado.
L. Dias
Registado: quinta jun 02, 2005 5:19 pm
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

A malta das viaturas militares (VMs) "domina" a técnica da lama e, do que vi, creio que envolve a utilização de betume Tamiya diluído em diferentes "gradações" e aplicado com um pincel, numa primeira fase e a pintura com castanho numa segunda.
A terra do Safari varia um pouco de tonalidade, mas tem uma dominante avermelhada e tende bastante para o escuro quando "molhada".

Se não for abusar :oops: (ADM e MOD, please?) podes dar uma "checkada" na parte das VMs do MnN. É que, ao não ter experimentado eu próprio, receio não te poder dar todos os esclarecimentos que precisas. :wink:

Um abraço,
Luís
L. Dias
Registado: quinta jun 02, 2005 5:19 pm
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

Não sei porquê mas li que querias imitar lama no carro. Desculpa o meu "brain freeze" :oops:, estou mesmo a precisar de férias. :?

Podes usar pigmentos (da MiG, por exempo) para "empoeirar".
A vantagem dos pigmentos é que podes limpar facilmente e voltar a começar, se não estiveres a gostar do efeito. A principal desvantagem é que não podes manusear o carro depois, sob risco de retirar os ditos ou deixar marcas dos dedos. :x
Os pigmentos aderem a uma superfície mate, por isso não vale a pena ter muito trabalho com o brilho do carro. Aliás, até é pior! ;)

Mantêm-se a dica da cor: escolhe um castanho a dar para o avermelhado. ;)

Um abraço,
Luís

[EDIT: Já sei donde fui buscar a ideia da lama... do próprio título do tópico! Estou mesmo, mesmo a precisar de "parar nas boxes", e em breve :? ]
lmadureira
Registado: segunda jul 04, 2005 10:02 pm
Contacto:

Mensagem por lmadureira »

Eu quando utilizo o efeito lama faço o seguinte:

1. Com um pincel espalho massa PUTY nas zonas aonde quero que tenha o efeito lama... de modo a dar um efeito realista... pois a lama quando seca fica tipo crosta.

2. Depois do passo anterior, utilizo uma escova de dentes molhada em tinta castanha (terra) e passo um palito na escova de maneira a salpicar o carro.

Antes de fazeres seja o que for experimenta num kit velho...

Boa sorte... depois queremos ver esses resultados ;)
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
TerranoII
Registado: quinta out 19, 2006 4:42 pm

Mensagem por TerranoII »

Olá pessoal. Sou novo aqui nestas andanças e estou a gostar muito do que vejo e leio por aqui. O meu último projecto, um Mercedes G da Revell 1:24 calhou um bocado para o mal. A pintura exterior da carroçaria, vermelho vivo parece não ser a indicada para o modelo. Muito brilho, ficam,se as dedadas a ver etc. Pensei que poderia dar um efeito lama ao modelo e assim colmatar esta falaha. O que acham?
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

boas! a maneira que uso para fazer lama e semelhante a que o Luis Dias disse.

aplico betume da tamiya puro com um pincel velho com os pelo cortados a direito (+/- 1cm desde a parte metalica ate ao final do pelo)
o pincel convem ser grosso por exemplo um nrº5

tendo tudo isto vou aplicando o betume em pancadas com o pincel sempre a 90 graus. isto vai criar muitas arestas que imitam bastante bem a lama.

para a pintura começo com uma cor base castanha. (depende da cor do terreno)

de seguida escureço a tinta que usei anteriormente com um pouco de castanho mais escuro ou msm uma gota de preto e dou uma aguada por todo o modelo.

no final basta um pouco de pincel seco com uma cor um pouco mais clara para "mostrar" todas as arestas que o betume criou.

pode ser dado verniz brilhante para imitar lama molhada.

se alguem tiver duvidas digam.

cumps
Rui Duarte
Imagem
José Manuel Nunes
Registado: segunda nov 13, 2006 10:44 pm

Mensagem por José Manuel Nunes »

Oi!

Eh pá! Depende do que queres fazer.

Já fiz de várias maneiras:

Quando quero dár apenas o aspecto de uma sujidade que resulta da utilização normal, ensaio a côr primeiro, se fôr terra - castanhos matt ou amarelos areia e por vezes um toque de cinza claro sempre tudo matt - ou se fôr utilização de estrada - cinza escuro e algum preto - com o carro apontado na minha direcção começo com o aerógafo com pouca pressão na parte de traseira das rodas apenas para ver as zonas de sujidade "natural" e depois vou evoluindo já com o carro colocado numa posição mais oblíqua.

Quando é o aspecto de pó assente no carro cubro-o mais com as cores que pretendo, sobretudo na traseira para imitar o pó agarrado pela sucção da deslocação

Quando quero imitar muita lama acumulada e utilização violenta, já fiz projectando putty, não muito diluído, com uma escova de dentes velha, com os pêlos embebidos no putty com o devido cuidado vou acumulando a lama nos sítios pretendidos. E depois é a arte da pintura.

Num camião MAN 6x6 da Revell 1:32 em algumas partes - para choques e chassis - cheguei mesmo a aplicar o putty e depois a tinta directamente com a escova de modo a simular o aspecto de arrasto que ficam em algumas situações. Até ficou porreiro.

Se servir a ajuda, aproveita!

Cumprimentos Algarvios
Responder