primários

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
marcioferreira
Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
Contacto:

primários

Mensagem por marcioferreira »

boas!

Falando em primários...

Já construi alguns kits, de tudo, e nunca usei primário, no caso dos rallys limitei-me a lavar bem a carroçaria com água e sabão, e depois spray em cima, mai nada :?

Agora, o que é que vocês usam como primário? são mesmo primários ou aplicam uma demão com uma cor neutra, é que isso já fiz algumas vezes para fazer sobressair alguns pormenores...

1abraço
charger
Registado: quinta jul 01, 2004 12:06 pm

Mensagem por charger »

Bem, eu uso sempre o primário, no meu caso comprei um spray primário normal para pintar superfícies bastante degradadas e com pontos bastante danificados. O custo deles é de 2,50€ em qualquer drogaria.
Não sei mas parece dar outro realce á tinta.
Espero ter ajudado
Um abraço
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Zé
Registado: domingo mai 30, 2004 1:57 pm
Contacto:

Re: primários

Mensagem por Zé »

Eu utilizo este: Da marca Tamiya
Imagem

:D Por o que tenho lido ai por a net, acho que o primario é uma base que se deve utilizar sempre em todos os Kits , porque a aplicação são trás vantagens , tais como facilitar a pintura do kit com outras cores , melhor acabamento do Kit , realce da pintura do kit ....etc...

Um abraço...
José Vilhena
Kitmotors

Mensagem por Kitmotors »

eu o que utilizo como primario sao as cores brancas ou pretas da tamiya diluidas para aerografo...

bem mais barato e com um acabamento,penso eu, melhor do que os sprays...

Abraço
Paulo Salvado
dino

Mensagem por dino »

Penso que os mais adequados serão os primarios da Tamiya.
BUG
Registado: sexta out 20, 2006 12:26 pm

Mensagem por BUG »

Boas.
Para que tipo de cores é aconselhado o primário branco e o mesmo produto em cinzento? Se é que tem influência.

Tenho visto modelistas a utilizarem primário branco e depois a pintarem o kit de uma cor escura.
De um modo geral, será o branco melhor para qualquer cor?

Cumps.
NoBrakes
Registado: terça fev 10, 2004 7:47 pm
Contacto:

Mensagem por NoBrakes »

em particular, o primário branco da tamiya é mais fino que o cinza, pode ser esta uma das razões para que o pessoal utilize mais o branco, há quem diga que com o primário cinza se notam melhor as imperfeições da carroçaria. pode-se sempre jogar com o tom do primário para tornar a cor final mais escura (primário cinza), ou mais "clara" (primário branco).

eu dependendo da tonalidade que quero dar ao bixo, escolho um ou outro.

abraços
L. Dias
Registado: quinta jun 02, 2005 5:19 pm
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

O primário cinza pode usar-se, geralmente, em cores escuras ou metalizados com elevada capacidade de cobertura.

Para todas as restantes deve dar-se uma base clara (daí o primário branco).
Um "Rosso Corsa" nunca vai ser digno desse nome sobre o primário cinza, que o vai escurecer bastante :? . Nem falo em cores muito clarinhas, que vão levar "infinitas" demãos até atingir a cor certa. :wink:
Até há quem defenda que os metalizados devam ser aplicados sobre preto, para dar mais profundidade, embora ainda não o tenha experimentado.

Pessoalmente, dou uma demão de primário cinza, para detectar riscos e defeitos na carroçaria; faço as correcções; depois uma "lixadela" geral e posteriormente uma demão de primário branco. Volto a passar uma lixa ao de leve e por fim a tinta.
Este esquema de trabalho tanto dá para os sprays como para "bi-camadas" do ramo automóvel, que é o que uso. ;)

Um abraço,
Luís
BUG

Mensagem por BUG »

Antes de mais gostaria de agradecer as explicações dadas, há muito tempo que sou apaixonado por este tipo de modelismo e já realizei algumas tentativas mas todas elas dignas de um filme de terror.
Espero desta vez conseguir chegar ao nivel de ter que preocupar com o detalhe.
Em relação às demão de primário, estas devem ser dadas levemente ou é necessério uma boa camada?
Que lixa se deve usar com este produto?

Cumps.
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

Uma camada leve de modo a tapar as peças.
Lixa de agua 1200/2000
1abraço
Luis Miguel
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

...e nunca esquecer... .Carros vermelhos Marlboro ou Xanavi's ....primário branco!! :)

Senão fica um vermelho escuro.....miserável! :P
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
NoBrakes
Registado: terça fev 10, 2004 7:47 pm
Contacto:

Mensagem por NoBrakes »

Akua Escreveu:...e nunca esquecer... .Carros vermelhos Marlboro ou Xanavi's ....primário branco!! :)

tou a ver que já meteste a pata na poça :P

abraços
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

NoBrakes Escreveu:
Akua Escreveu:...e nunca esquecer... .Carros vermelhos Marlboro ou Xanavi's ....primário branco!! :)

tou a ver que já meteste a pata na poça :P

abraços
:):):)

Si...O xanavi está um bocadinho mais escuro do que devia...:)
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
BUG

Mensagem por BUG »

Obrigado pelas dicas.
Estou abaixo de "Roquie" nisto por isso de vez em quando e quando não encontro resposta noutros tópicos, vou vos maçando com perguntas, algumas delas idiotas mas são as duvidas que não me deixam avançar com o projecto.

Aqui vai outra.
Tenho visto que algumas pessoas "colam" pauzinhos às peças do kit para pintar e melhor secar. Que tipo de cola utilizam? Isso não derrete nem marca o plástico do kit?
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

boas. os "pauzinhos" sao para poderes pintar a peça sem teres de lhe tocar e a poderes pousar espetanto o "pauzinho" num sitio kualker.
dependendo do material normalmente basta um pingo de cola da tamiya (é a que uso mas pode haver quem use outras)

um abraço
Rui Duarte
Imagem
Responder