primários
- marcioferreira
- Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
- Contacto:
Obviamente que depende das peças que pretendes segurar, mas cá vai algo sobre isso:
eu costumo usar BLU-TAC, ou BOSTICK, aquelas massas tipo plasticina que são aderentes, arranjam-se em papelarias... isso adere o suficiente para pintar e descola bem... é preciso apenas ter o cuidado de aplicar por cima de peças pintadas, pois pode marcar a pintura...
Nalguns casos nem uso nada, procuro na peça um buraquinho/friso para entalar o pausinho...
eu costumo usar BLU-TAC, ou BOSTICK, aquelas massas tipo plasticina que são aderentes, arranjam-se em papelarias... isso adere o suficiente para pintar e descola bem... é preciso apenas ter o cuidado de aplicar por cima de peças pintadas, pois pode marcar a pintura...
Nalguns casos nem uso nada, procuro na peça um buraquinho/friso para entalar o pausinho...
Já agora uma duvida... Ha pessoal que diz que os sprays pluricolor sao muito bons e tal e eu de curiosidade fui comprar, só que o que eu queria era um primário pra ja, so que como nao havia comprei um de cor cinzenta, tipo Marinha. O que eu queria saber era saber se a pluricolor tem primario e se ele e clarinho para as cores mais claras, como foi referido anteriormente. 
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.
-
valdispert
- Registado: segunda set 27, 2004 11:36 am
- Evolution VI
- Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am
Já que se fala em aplicar primário, e quais os tipos de primário para cada caso, antes, teremos de ter o cuidado de lavar a peça (como já foi falado), sobrou a questão:
Será que o sabão não "engordura"?
Eu costumo lavar com sabão e só tive um problema com uma pintura, criaram-se bolhas. Imaginem o vosso carro depois de lavado e seco, se o molharem as gotas de água não se "dissolvem", não "agarram", foi o que aconteceu com a tinta quando pintei.
Tenho de começar a utilizar Super Pop Limão hehe, esse tira a gordura toda, alguém utilizou?
Obrigado
Será que o sabão não "engordura"?
Eu costumo lavar com sabão e só tive um problema com uma pintura, criaram-se bolhas. Imaginem o vosso carro depois de lavado e seco, se o molharem as gotas de água não se "dissolvem", não "agarram", foi o que aconteceu com a tinta quando pintei.
Tenho de começar a utilizar Super Pop Limão hehe, esse tira a gordura toda, alguém utilizou?
Obrigado
1) Passar por água morna com um pouco de detergente para a loiça (marca que quiseres...);
2) Esfregar com uma escova de dentes velha (convém...
) os locais mais difíceis;
3) Enxaguar com água limpa morna para remover o detergente;
4) Deixar secar totalmente durante bastante tempo (não vale a pena apressar: o sol e o secador de cabelo podem distorcer o plástico e os panos não chegam a todos os interstícios do modelo);
Manusear apenas com as mãos com luvas. A pele tem gordura natural que suja a superfície! Aquelas de plástico que há nas bombas de gasolina servem perfeitamente
5) Passagem de primário mais ao de leve, para dar um "salpisco" que potencie a aderência das demãos seguintes;
6) Passagens sucessivas de primário até cobrir a superfície;
7) Lixagem geral com P1500 ou P2000 (lixa de água)
Nova lavagem com detergente para remover os resíduos da lixagem e eventuais gorduras/sujidades (cf. ptos 1, 2, 3 e 4)
Pintura.
Espero que ajude.
Luís
2) Esfregar com uma escova de dentes velha (convém...
3) Enxaguar com água limpa morna para remover o detergente;
4) Deixar secar totalmente durante bastante tempo (não vale a pena apressar: o sol e o secador de cabelo podem distorcer o plástico e os panos não chegam a todos os interstícios do modelo);
Manusear apenas com as mãos com luvas. A pele tem gordura natural que suja a superfície! Aquelas de plástico que há nas bombas de gasolina servem perfeitamente
5) Passagem de primário mais ao de leve, para dar um "salpisco" que potencie a aderência das demãos seguintes;
6) Passagens sucessivas de primário até cobrir a superfície;
7) Lixagem geral com P1500 ou P2000 (lixa de água)
Pintura.
Espero que ajude.
Luís
- Evolution VI
- Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am
- marcioferreira
- Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
- Contacto:
Eu nem sabia que existiam primários para modelos em plástico...
Como os meus modelos são de resina ou metal, sigo exactamente os passos que o Dias realçou. Apenas a minha secagem é feita com um secador de cabelo. para modelos em plástico não é recomendado, está claro.
O primário que utilizo é sempre do tipo "Pluricor", do tipo celuloso. Mas atenção: se esses primários tiverem sido fabricados há bastante tempo, formam-se uma espécie de "farrapos" de tinta, arruinando qualquer hipótese de uma boa pintura! Tenham cuidado!
Art
Como os meus modelos são de resina ou metal, sigo exactamente os passos que o Dias realçou. Apenas a minha secagem é feita com um secador de cabelo. para modelos em plástico não é recomendado, está claro.
O primário que utilizo é sempre do tipo "Pluricor", do tipo celuloso. Mas atenção: se esses primários tiverem sido fabricados há bastante tempo, formam-se uma espécie de "farrapos" de tinta, arruinando qualquer hipótese de uma boa pintura! Tenham cuidado!
Art