Acrílicos vs Enamel vs polir vs diluentes vs ....

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
José Manuel Nunes
Registado: segunda nov 13, 2006 10:44 pm

Acrílicos vs Enamel vs polir vs diluentes vs ....

Mensagem por José Manuel Nunes »

Já por cá ando há uns tempos mas volta e meia vêm-me aquelas dúvidas resultantes da paragem do cérebro e em que um gajo questiona até a própria camisa que tem vestida.

Aqui vai:
Estou com um Mercedes SL 450 Heller 1:43 parado desde o natal e vou recomeça-lo. Habitualmente uso enamel da Humbrol e tenho-me dado bastante bem com eles. Mas, aqui nos fóruns, tenho lido umas coisas a cerca dos acrílicos da Tamyia e também da Valejjo - estes nem conhecia! - em que o pessoal diz que aquilo é a melhor coisa do mundo!
Tenho uns acrilicos arrumados à uns tempos, e um diluente da tamyia para acrílico arrumado também.

Esclareçam-me se faz favor:
Qual é a grande diferença entre os dois?
Quais são os diluentes mais indicados?
Qual é melhor para aerógrafo e para pincel?
Qual é mesmo o melhor?

Peço a Vossa ajuda!

É que no meio de tanta coisa que se lê: enamel por cima de acrílicos; acrílicos por cima de enamel; acrílicos diluidos com água; vernizes acrílicos por cima do enamel; Vernizes de enamel, que ficam amarelos, por cima do acrílico; massas de polir; dizem até que a cera acrílica da Jonhson que dá mais brilho aos vidros (também vi num fórum e já experimentei - espéctáculo!) serve para diluir os acrílicos da tamyia e que também serve de verniz?????????

Sem querer ser chato, mais uma vez, peço que ajudem este pobre autodidacta, que ao longo dos anos já lhe aconteceu de tudo. Umas por burrice e outras ... porque um homem não nasce ensinado e vai perguntando aqui e ali!

Cumprimentos algarvios!
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

a ordem é enamel acrilico o contrário por vezes resulta mal.
a cera que falas é o acabamento que dou em substituição do verniz e não me dou mal.
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

tentando responder a todas as tuas perguntas aqui vai:

a grande diferença entre os 2 e que um é enamel e outro acrilico... LOL agora a serio. os acrilicos teem um tempo de secagem muitooo mais rapido que as tintas enamel mas mais dificis para o iniciado aplicar a aerografo. pois por vezes chegam a superficie com o pigmento seco deixando mau acabamento.

para diluir as tintas acrilicas podes usar agua, alcool e diluente da marca.

devido a sua toxicidade e capacidade de receber tratamentos posteriores (com oleos e tintas enamel) recomendo as tintas acrilicas para o aerografo enquanto que as tintas enamel para pintar a pincel, pois estas cobre a superficie muito mais facilmente do que as tintas acrilicas.

nao acho que se possa escolher um tipo melhor pois cada uma tem o seu ponto forte..

mais duvidas apita.

um abraço
Rui Duarte
Imagem
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

Falando da minha experiência, tanto uso enamel , acrilicos e lacas no aérografo.

A diferença entre as duas tintas, é que as acrilicas são tintas a base de água e as enamel a base de "diluentes".

As laccer decanto das latas spray tamiya e estão prontas a utilizar, os enamel diluo com diluente sintético, e as acrilicas diluo com alcool.

As laccer uso para pintar chassis, carrocarias e exteriores, as enamel uso para pintar peças maiores (ex: peças do chassi) ou como base nas peças que têm detalhes para pintar de outras cores, fica mais facil manusear uma peça pintada com enamel (ex: fazer mascaras) pois não têm tendência a perder a cor (sujar), por fim uso os acrilicos para pintar quase tudo que seja interiores, qualquer defeito com acrilico é facilmente corrigido com sonasol verde amoniacal ( ex:uma peça que ficou mal pintada, banho com Sonasol e fica nova novamente).

Como já foi referido, pintar acrilico a pincel é mais dificil pois a tinta seca mais rapidamente e têm têndencia a empastelar :wink:

Mais alguma dúvida apita :)

!!Cumps!!
Miguel
José Manuel Nunes

E já agora outra pergunta:

Vocês dão sempre verniz, certo?

Qual ou quais?

E porque é que, por vezes os decalques, depois de secos, enrugam todos?

Uma vez usei um verniz matt da humbrol antes dos decalques aquilo ficou demasiado baço. Terá sido pouco diluente?

Cumprimentos Algarvios e obrigado pela ajuda!
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Até me arrepio quando vejo pessoas a darem vernizes nos modelos...

Por uma razão muito simples: o brilho também tem escala. Já vi em exposição alguns modelos que, a crer naquele brilho, o original devia ser um espelho.:lol:

Nunca tal utilizei, nem sequer "polish".

Quanto às tintas, também é conforme. Não adianto muito mais ao que aqui foi dito.
Pela minha experiência, enamel para base metálica e acrílicos para bases em plástico/resina. mas isto também é muito subjectivo

Art
José Manuel Nunes

Agradeço a Vossa disponibilidade, todavia vou pesquisar mais aqui no forum.

Cumprimentos e bons modelos!
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

dou o acabamento de "verniz" para protecção dos decalques, nas regiões mais hùmidas como exemplo, Açores os decalques amarelam logo com a dita.
Concordo com o art quando refere algum excesso de brilho nos kits, não correspondem à realidade,mas são gostos.
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

respondendo a pergunta dos decalques. dou sempre verniz brilhante antes e depois dos decalques, ao aplicares antes ficas com uma superficie bem aderente ao decalques e nao fica com aquele aspecto baço isso e causado pelos acabamentos matt nao darem uma supercie regular. o vernis a seguir aos decalques permite que toda a superfice fique com o mesmo brilho e protege os decalques. no meu caso em que so faço modelos militares protege tambem os decalques dos seguintes tratamentos (aguadas, filtros, escorridos etc.)

um abraço
Rui Duarte
Imagem
Responder