Alfa Romeo Giulia GTA "Corsa Stradale"

Partilha aqui os teus dotes de modelista
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Mais um "livrinho", quase a tornar-se num "best-seller", hehehe.

Grande trabalho, rapaz. Estou atento.

Art
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Isso tá a ficar um espectáculo. Por acaso encomendei ontem um igual no hiroboy, mas devido à minha inexperiência vai ser "out of the box". Não sabes qual é a referência desse vermelho? Estou a pensar em mandar vir um daqueles frascos da zero paints.
ImagemImagem
Pedro Miguel Costa
Registado: terça abr 10, 2007 8:26 pm

Mensagem por Pedro Miguel Costa »

Os teus kits não são só modelos em plastico,mas sim peças exclusivas de grande valor(não só estimativo).
muitos parabens
um abraço
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Tá fenomenal

Mensagem por ProfeSM »

:D Boas João
Ainda bem que surgiu esta ideia de um novo tópico. Mais uma vez tá espectacular. E se calhar vou mesmo tratar de tirar o meu Alfa da parteleira e dár-lhe continuação.

Carakol_Kitado, olha que o João tem razão em fazer uma versão racing, quando tiveres o teu na mão vais ver que basta tirar os para-choques que o carro fica logo com um ar super racing. E nem precisa de muito trabalho para se fazer uma versão fixe como corriam nos anos 70, existem montes de fotos de apoio na Net.

João, amanhã vou por os putos a ver o teu progresso, isto já dá uma boa parte da aula, he,he,eh... obrigado.
Um abraço do ProfeSM.
Caracol_kitado

Re: Tá fenomenal

ProfeSM Escreveu::D Boas João
Ainda bem que surgiu esta ideia de um novo tópico. Mais uma vez tá espectacular. E se calhar vou mesmo tratar de tirar o meu Alfa da parteleira e dár-lhe continuação.

Carakol_Kitado, olha que o João tem razão em fazer uma versão racing, quando tiveres o teu na mão vais ver que basta tirar os para-choques que o carro fica logo com um ar super racing. E nem precisa de muito trabalho para se fazer uma versão fixe como corriam nos anos 70, existem montes de fotos de apoio na Net.

João, amanhã vou por os putos a ver o teu progresso, isto já dá uma boa parte da aula, he,he,eh... obrigado.
Um abraço do ProfeSM.
Pois, eu acredito, mas ainda vou no meu primeiro kit como tal ainda estou muito "verde". Já tou farto de fazer asneiras neste embora as tenha corrigido, umas melhor outras pior. Logo se vê, tirar os para-choques já dá outro aspecto, agora alterações em evergreen e outros materiais é capaz de ainda ser muita areia para a minha camioneta.
ImagemImagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Obrigado pelos vossos comentários. Depois de os ler fico com o ego a voar :lol:

Eu, normalmente, procuro fazer os modelos o mais aproximado que consigo à realidade. Dá-me muito gozo o trabalho de pesquisa e busca de informação, o conhecer o modelo e a sua história... uma vez li numa revista que fazer um modelo era uma lição de história e de humildade; de história pois ficamos a conhecer um pouco mais do passado colectivo, de humildade, pq muitas vezes somos surpreendido com o que foi alcançado à algum tempo, com meios mais reduzidos. Eu concordo com esta afirmação e tento que isso passe para os modelos.
Patrick Bateman Escreveu:grandes detalhes, sim senhor
essa engenhoca p abrir a porta está bem esgalhada
ainda pensei cortar (também) a porta do r390, mas contive-me
vou seguir este trabalho com muita atenção
cumps
patrick
Patrick, eu decidi abrir a porta para se ver o interior e os revestimentos que pretendo colocar. Se apenas fosse pintar o interior talvez não o tivesse feito.

Aproveito para colocar algumas fotos com a selecção de materiais para forrar o interior:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

1. Forro da parte superior da carroçaria e habitáculo - tecido de umas cuecas de senhora da marca "Carrefour" (estavam em promoção :lol: e tem um padrão muito realista);
2. Forro da parte inferior do habitáculo - Pele preta (ainda tem que ser "chifrada", reduzindo a espessura em cerca de 1/3);
3. Revestimento da zona dos bancos traseiros - Tecido de uma bolsa de protecção de uma mala (tenho que me certificar melhor da tonalidade). Neste ultimo caso tb posso optar por reproduzir os detalhes do chassis...
akira_br Escreveu:(...) estou aprendendo muito também, e identificando as possíveis correções para o meu kit..... como vc abriu o porta malas.... e retirou o tanque.... eu optaria pela versão de 90 L (2 imagem), a menos que vc também abra a tampa de abastecimento e a torne basculante......
Realmente está de parabéns a montagem!

Aproveitando a msg, vi que vc emasseou vários pontos do chassi.... qual putty vc está utilizando?
akira_br, obrigado pelos comentários. Se quiser podemos trocar ideias para detalhar o modelo. Neste momento, este Alfa está parado - estou a fazer o 8C 2300 LM - mas tenho mais algumas actualizações para fazer e uma serie de ideias para outras áreas...

Neste modelo usei putty da Revell, ligeiramente diluida com diluente celuloso uma vez que é algo espessa, mas agora estou a usar da Tamiya pois é mais "macia" e fácil de trabalhar.

Sobre o depósito de combustível era uma ideia interessante a de abrir a tampa de abastecimento, mas é capaz de ser difícil de implementar devido à forma como o chassis fixa à carroçaria. Tb estou mais inclinado para uma das outras 2 hipóteses pois são mais "racing".
Caracol_kitado Escreveu:Isso tá a ficar um espectáculo. Por acaso encomendei ontem um igual no hiroboy, mas devido à minha inexperiência vai ser "out of the box". Não sabes qual é a referência desse vermelho? Estou a pensar em mandar vir um daqueles frascos da zero paints.
Obrigado. Este modelo vai ser pintado a TS-8 da Tamiya (Italian Red). Vi uma foto de época de um GTA ao lado de 1 Ferrari 312 F1 e eram idênticos.
Caracol_kitado Escreveu:Pois, eu acredito, mas ainda vou no meu primeiro kit como tal ainda estou muito "verde". Já tou farto de fazer asneiras neste embora as tenha corrigido, umas melhor outras pior. Logo se vê, tirar os para-choques já dá outro aspecto, agora alterações em evergreen e outros materiais é capaz de ainda ser muita areia para a minha camioneta.
Podes simplesmente tirar os para-choques para fazer uma versão mais desportiva. Era uma prática da época. Tenho fotos de referência de modelos preparados pela "Autodelta" - o braço desportivo da Alfa na época - em que os modelos tem bancos traseiros! Se estiveres interessado em imagens de referência é só pedir :wink:
ProfeSM Escreveu::D Boas João
(...)
Um abraço do ProfeSM.
ProfeSM, fico muito honrado!!! :oops: É na tentativa de que, as experiências que estou a fazer possam ser apreendidas e comentados por outros modelistas que faço estes tópicos... é tb em trabalhos semelhantes que tiro inspiração para os meus modelos...

Tenho mais umas etapas feitas... assim que possível, vou colocando.

Mais uma vez, obrigado a todos pelos vossos comentários...

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

akira_br Escreveu:(...) estou aprendendo muito também, e identificando as possíveis correções para o meu kit..... como vc abriu o porta malas.... e retirou o tanque.... (...)
Upsss, esqueci-me de responder a estas perguntas :?

A porta da mala e o tanque foram separados da carroçaria e chassis respectivamente, cortando o contorno com um x-acto. Foi um trabalho de muita paciência e alguma dor :lol: pois o x-acto estava com uma tendência para ir aos meus dedos!

É preciso tomar cuidado com a tampa da mala, principalmente na parte traseira pois não há linha de contorno (deve-se delinear um contorno que sirva de guia) e a espessura dessa zona é bastante elevada.

Se fosse hoje, teria usado o conjunto de serras em foto-incisão da Crazy Modeler (http://www.hiroboy.com/catalog/product_ ... cts_id=171) que são muito boas e uma enorme ajuda para este trabalho.

João
art

Mensagem por art »

Magnífica a ideia de vestir umas cuecas ao Alfa!!!! :D

Um "tuning" do escafandro :D

A sério: não te esqueças de detalhar, com imagens, os avanços feitos no "forrar" das superfícies.

Art
cpmonteiro
Registado: sábado abr 09, 2005 5:17 pm

Mensagem por cpmonteiro »

Magnifico trabalho.
Sempre que colocas um post aparece uma surpresa.
Contigo o modelismo não tem limites.
Abraço
Monteiro
Caracol_kitado

Já agora se me poderes enviar as fotos de referência por PM ou por email agradecia imenso. Também já vi alguns modelos da Autodelta sem os para-choques.
Obrigado!
ImagemImagem
akira_br
Registado: quinta out 04, 2007 3:59 pm
Contacto:

Mensagem por akira_br »

Olá João, tudo bem? Obrigado pelo explicação de como abrir as portas/tampas e sobre o putty utilizado!
Meu Alfa, esta entrando em fase de acabamento (é uma pena, pois se tivesse visto este tópico antes, mudaria muita coisa no meu.... mas ao mesmo tempo, aprecio um belo trabalho como o seu) Achei super legal a idéia de utlizar revestimentos internos, só acho que deve ser ruim colá-los no interior não?
Tô acompanhando meu amigo!
Parabéns até aqui!
Abraços,

Akira

BlackBerry
PIN 2436D883
art

Mensagem por art »

João, a propósito de colagem de tecidos: se precisares de uma dica de como fazê-lo sem "rugas" e utilizando um aglutinante *****, manda-me uma PM, ok?

Art
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

[quote="Neste modelo usei putty da Revell, ligeiramente diluida com diluente celuloso uma vez que é algo espessa, mas agora estou a usar da Tamiya pois é mais "macia" e fácil de trabalhar.[/quote]

Bons dias, quanto ao putty, se ainda não experimentaram um betume sintofer experimentem.
É barato, pode-se encontrar numa simples drogaria (das antigas) é muito facil de trabalhar e como tem um segundo componente, para endurecer, podemos regular o tempo de secagem.
Convém é aplicar por cima do primário.

Cmts
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado a todos pelos comentários e sugestões.
akira_br Escreveu:(...)
Meu Alfa, esta entrando em fase de acabamento (é uma pena, pois se tivesse visto este tópico antes, mudaria muita coisa no meu.... mas ao mesmo tempo, aprecio um belo trabalho como o seu) Achei super legal a idéia de utlizar revestimentos internos, só acho que deve ser ruim colá-los no interior não?
(...)
Olá akira_br.

é pena já estar a terminar o seu modelo pois poderíamos trocar ideias... fica para outro modelo.

Para a colagem forro do pavimento (1) tinha pensado em colar com cola de contacto - já experimentei noutro modelo com excelentes resultados. No entanto, para o tejadilho - o tal das cuecas :lol: - tenho algumas duvidas. A minha ideia era dar uma mão de spray-cola no planificado (obtido com fita-cola) e colocar no sitio.... mas teria de experimentar antes pois não sei como funciona com este tecido. Manchará?
art Escreveu:João, a propósito de colagem de tecidos: se precisares de uma dica de como fazê-lo sem "rugas" e utilizando um aglutinante *****, manda-me uma PM, ok?

Art
Art,

obrigado pela oferta. Claro que estou interessado até porque apenas experimentei algumas soluções tímidas neste campo... toda a informação é bem-vinda. Envie-lhe uma PM.
rosso corsa Escreveu:Bons dias, quanto ao putty, se ainda não experimentaram um betume sintofer experimentem.
É barato, pode-se encontrar numa simples drogaria (das antigas) é muito facil de trabalhar e como tem um segundo componente, para endurecer, podemos regular o tempo de secagem.
Convém é aplicar por cima do primário.

Cmts
rosso corsa,

Obrigado pela dica. Tenho que experimentar esta solução. A única coisa do género que usei foi a resina de poliéster (tb tem endurecedor à parte) com resultados razoáveis.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá pessoal.

Aqui vai mais um update, na actualização do trabalho já efectuado.

Enquanto não decido qual das versões do deposito de combustível faço - estou a pensar fazer os volumes das várias soluções - comecei a fazer algumas alterações na zona do motor.

Existem alterações a efectuar em 3 zonas:

1. Parte Esquerda

Os técnicos da Tamiya optaram por uma solução de compromisso na zona da bateria e filtro de ar, abrindo cavidades que servem de apoio e permitem que as peças entrem. Mas como nenhuma das duas peças existe na versão que estou a fazer (o bateria está na mala e a admissão é directa) ficava este erro "grosseiro", em particular quando visto da zona da cava da roda. Assim comecei a remover estas cavidades e aproveito para reproduzir as estampagem de reforço existentes nas laterais da carroçaria nesta zona, conferindo a forma real.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

2. Parte Direita

O estampado de reforço que vem reproduzido está na zona errada - são duplos e o reproduzido é um pouco mais à frente. Para tal, abri uma rasgos nas zonas correctas e colei um pouco de "evergreen" para tapar a zona incorrecta.

Imagem

3. Parte Traseira

É necessário abrir os furos de passagem de cablagens para o habitáculo.
Responder