Sauber Mercedes C9

Partilha aqui os teus dotes de modelista
edguerra
Registado: sábado jan 12, 2008 2:40 am

Sauber Mercedes C9

Mensagem por edguerra »

Boas!

Aqui vão algumas fotos da montagem do Sauber Mercedes C9 de 1989. Ainda estou longe da qualidade evidenciada neste fórum em modelos iguais a este, mas é apenas o meu segundo kit, e estou a melhorar...

Um agradecimento especial ao Marco, pelas dicas, e pelo excelente modelo igual a este que montou.

Cumprimentos
Anexos
Aqui, as entradas de ar dos travões ainda estavam coladas ao chassis.
Aqui, as entradas de ar dos travões ainda estavam coladas ao chassis.
Copy of DSCN5335.JPG (134.87 KiB) Visto 8358 vezes
Copy of DSC07334.JPG
Copy of DSC07334.JPG (160.45 KiB) Visto 8362 vezes
Copy of DSC07339.JPG
Copy of DSC07339.JPG (170.08 KiB) Visto 8362 vezes
Tal como o Marco, também me apercebi que a Tamiya errou ao separar o capot e as entradas de ar para os travões do resto da carroçaria, por isso, corrigi esse defeito.
Tal como o Marco, também me apercebi que a Tamiya errou ao separar o capot e as entradas de ar para os travões do resto da carroçaria, por isso, corrigi esse defeito.
Copy of DSC07342.JPG (164.39 KiB) Visto 8365 vezes
Copy of DSC07347.JPG
Copy of DSC07347.JPG (142.98 KiB) Visto 8369 vezes
O capot ficou quase perfeito, e as pequenas imperfeições ainda existentes junto das entradas de ar deverão ficar cobertas pela TS-17. I hope...
O capot ficou quase perfeito, e as pequenas imperfeições ainda existentes junto das entradas de ar deverão ficar cobertas pela TS-17. I hope...
Copy of DSC07350.JPG (175.84 KiB) Visto 8370 vezes
edguerra

Mensagem por edguerra »

Ups, a ordem das fotos ficou trocada... Sorry.
João Paulo
Registado: quarta out 31, 2007 5:49 pm

Rapidez

Mensagem por João Paulo »

Eh pá. Isto é chegar, ver e montar :D
Começas bem. Já montei esse kit e o teu tá a ficar muito bom mesmo :D
Abraço dos Açores!!
cpmonteiro
Registado: sábado abr 09, 2005 5:17 pm

Mensagem por cpmonteiro »

Esse kit, foi o que mais prazer me deu a montar.
Continua, está a ir muito bem.

Monteiro
edguerra

Mais fotos do Sauber C9

Mensagem por edguerra »

Boas!

Aqui vão mais umas fotos do progresso deste meu 2º kit.

Fiquei babado com o resultado da "operação-colagem-do-capot"... Se tentasse outra vez, não ficaria melhor!!! :))
A parte da frente da carroçaria vai na 3ª demão, mais uma ou duas e deve ficar pronta.
Estou agora a trabalhar nos vidros, nos apêndices mais pequenos que vão ser colados à carroçaria e no grande aileron.

Aceitam-se críticas e sugestões!!

Prometo mais fotos para breve.

Cumprimentos a todos!

PS: alguém me pode indicar um tutorial para fazer antenas?? Não me quero por a inventar, ainda pego fogo à casa...
Anexos
DSC07370.JPG
DSC07370.JPG (173.51 KiB) Visto 8266 vezes
DSC07369.JPG
DSC07369.JPG (169.44 KiB) Visto 8270 vezes
Experimentei uma montagem da carroçaria a seco, para ver se está tudo a correr bem.
Experimentei uma montagem da carroçaria a seco, para ver se está tudo a correr bem.
DSC07368.JPG (157.98 KiB) Visto 8271 vezes
A pintura da parte de trás da carroçaria está pronta, inclusive o interior. Nesta foto, tinha já dado a primeira demão na parte da frente.
A pintura da parte de trás da carroçaria está pronta, inclusive o interior. Nesta foto, tinha já dado a primeira demão na parte da frente.
DSC07367.JPG (135.7 KiB) Visto 8279 vezes
Ocorreu um pequeno acidente com o vidro, que ficou baço. Mas consegui minimizar o estrago, espero que no fim não se note muito...
Ocorreu um pequeno acidente com o vidro, que ficou baço. Mas consegui minimizar o estrago, espero que no fim não se note muito...
DSC07366.JPG (156.46 KiB) Visto 8280 vezes
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

ta a ficar mesmo mt bom

parabéns :) continua
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Porreirinho.

Isso, depois, dá para aplicar uns "washes" no motor, que ficam com um sainete do escafandro.

Não tenhas pressa de o ver terminado. Esse é, normalmente, o maior defeito da malta que se inicia nestas artes.

Vamos continuando a acompanhar.

Art
edguerra

Mensagem por edguerra »

Bons dias!

Art, não percebi o que quiseste dizer com isso dos washes, podes elaborar um pouco mais?

E sobre a antena, alguém me pode ajudar?

Agora estou numa fase de decisão acerca da pintura da carroçaria... Sendo um carro de corrida, não sei se devo polir e aplicar verniz... Contudo, parece-me que a pintura, como está, não é muito realista porque está muito rugosa... Sugestões?

Abraços
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Tá a ficar muito porreiro. Quanto aos washes no motor, dás uma pinceladas com Tamiya smoke bem diluido. É uma técnica que pode não resultar bem à primeira, no meu kit não ficou grande coisa mas já vi resultados espectaculares. Quanto à pintura eu no meu poli tudo com finishing compound da tamiya e ficou impecável.
ImagemImagem
art

Mensagem por art »

edguerra Escreveu:Art, não percebi o que quiseste dizer com isso dos washes, podes elaborar um pouco mais?
Já foi convenientemente respondido no post acima. Talvez fosse conveniente, em eventuais peças sobrantes dos kits, experimentares as técnicas, como a do "wash".

edguerra Escreveu:Agora estou numa fase de decisão acerca da pintura da carroçaria... Sendo um carro de corrida, não sei se devo polir e aplicar verniz... Contudo, parece-me que a pintura, como está, não é muito realista porque está muito rugosa... Sugestões?

Não serei a melhor pessoa para aconselhar vernizes, nem "polish", dado que nunca utilizei isso em toda a vida. Mas, decerto, os "experts" na matéria darão uma ajudinha.

Quanto ao modelo, para 2º da colecção, está muito bom.

Art
edguerra

Re: Sauber Mercedes C9

Mensagem por edguerra »

Bons dias,

Cá estão mais fotos do progresso do meu Sauber C9.

Tive um pequeno precalço: colei os autocolantes de alumínio por cima das saídas de dar das rodas dianteiras e os frisos ficaram marcados... Pensei que o autocolante fosse mais rígido...
Assim, retirei os autocolantes, tapei os frisos com putty, lixei e colei novamente os autocolantes... Ficou melhor, mas toda a operação deixou marcas nessa zona da carroçaria (isto de lixar uma carroçaria já pintada...) que temo serem "para a vida". Claro que depois de aplicar TS-17 irá ficar melhor, mas algumas mossas e riscos poderão não sair...

Fiz também a experiência de polir a parte traseira da carroçaria, mas não correu bem... Voltei a dar TS-17 e pronto...

Cumprimentos
Anexos
Nesta foto notam-se os autocolantes de alumínio marcados pelos frisos.
Nesta foto notam-se os autocolantes de alumínio marcados pelos frisos.
DSC07390.JPG (206.31 KiB) Visto 8105 vezes
Após correcção de uma das saídas de ar.
Após correcção de uma das saídas de ar.
DSC07391.JPG (248.51 KiB) Visto 8105 vezes
Em plena fase de correcção da 2ª saída de ar.
Em plena fase de correcção da 2ª saída de ar.
DSC07395.JPG (211.83 KiB) Visto 8103 vezes
edguerra

Mensagem por edguerra »

Boas pessoal!

Aqui vão os últimos progressos.

Quando estava prestes a montar os faróis, decidi inovar um pouco... Construi umas bases para os faróis utilizando um cd... Tive de cortar os circulos, moldei-os com uma lima, para ficarem semelhantes à foto em anexo, e pintei-os.
À primeira não correu bem... As bases ficaram muito grandes, e o plástico que cobre os faróis não encaixava, por isso, tive de voltar a lixar. Mas no final, até não ficou muito mal. A colagem das bases é que podia ter sido melhor. Em alguns casos utilizei tinta cinza enamel para colar (!!!) e noutros casos pintei de cinza e apliquei um pouco de cola depois...

Agora já só falta colar a carroçaria e aplicar os restantes decalques!

Abraço
Anexos
O resultado final devia ser isto...
O resultado final devia ser isto...
Sauber_Mercedes_C9_1989_64.jpg (81.03 KiB) Visto 8023 vezes
DSC07396.JPG
DSC07396.JPG (205.16 KiB) Visto 8023 vezes
DSC07398.JPG
DSC07398.JPG (218.66 KiB) Visto 8023 vezes
Aqui, nota-se que o farol está muito "saído"
Aqui, nota-se que o farol está muito "saído"
DSC07399.JPG (191.68 KiB) Visto 8023 vezes
DSC07401.JPG
DSC07401.JPG (230.46 KiB) Visto 8023 vezes
DSC07402.JPG
DSC07402.JPG (242.46 KiB) Visto 8022 vezes
DSC07403.JPG
DSC07403.JPG (217.39 KiB) Visto 8020 vezes
art

Mensagem por art »

O trabalho de execução dos faróis é meritório.
Mas.... não os "espelhaste"? Pelo menos, não parece.
não custa nada fazê-lo e fica muito mais realista.

Art
edguerra

Mensagem por edguerra »

Sim, não os espelhei, apenas pintei o fundo de cinzento metalizado. Mas no processo de colagem e secagem, a tinta move-se, e ficou com um aspecto pouco uniforme...
Claramente não é a melhor forma... Se depois de ter o modelo todo pronto não gostar do aspecto, estou a pensar tirá-los e colocar uma película de papel de prata entre a base do farol e o plástico transparente do mesmo. Não sei é como a cola reagirá a tudo isto...

Sugestões?

Abraços
art

Mensagem por art »

"Tens" de os espelhar, senão o aspecto é frustrante.
Utiliza qualquer cola para colares a "prata" ao fundo. Eu uso cianoacrilato aplicado com um alfinete, a 1/43. Nunca tive o mínimo problema.

Art
Responder