Aston Martin DBR9 1/24

Mostra aqui os teus projectos finalizados
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Ok Alvarol, tenho de te dar razão, quanto ao "método" do Etienne :D
basta ver a sua banca de trabalho para ver que método ali existe pouco :D
Mas não deixa de ter muito valor pelo trabalho que faz, com método ou sem ele.

Quanto à questão dos artistas e das suas interpertações não posso concordar, aí já vou mais pela afirmação do DFV, "O grande André Marie Ruf dizia muito claramente que, deformava propositadamente determinadas proporções para lhe parecerem bem à escala."
DFV
Registado: quarta mar 17, 2004 11:23 am

Mensagem por DFV »

Já agora volto para "mais uma achega". Que não tira razão a nenhum dos colegas modelistas. As distorções em modelos reduzidos, propositadas ou acidentais, em modelos artesanais ou industriais, não são coisas do passado, ainda.

Quando à modelação computorizada, é normal que ela só possa ser feita para carros contemporaneos (e licenciados pelas marcas...) e não para um carro dos anos 50/60. Aliás, cada caso é um caso e segundo julgo saber, alguns dos moldes da MFH são originais da extinta Climax. Dito de outra forma, foram feitos à mão, há muitos anos (1 década?) atrás.
Não vou comentar o método de trabalho (ou a bancada, bem pior que a minha, o que é dificil...) da Renaissance, nem sequer o vou apelar de "artista", que me parece um pouco puxado, mas o resultado final, na maior parte dos casos, é muito bom e, a um preço acessível. De resto, nem Studio27 nem MFH estão livres de erros, muito pelo contrário (e, paga-se muito mais caro pelos erros destes!).

Acredito que continua a haver mercado para os MFH, para os ST27 mas também para os Profil24 ou HTM; ou seja, de 100€ a 250€ cada um escolhe o que quer pagar e o grau de pormenor que quer para o seu kit. De vez em quando há agradáveis surpresas: o magnífico (e pouco €€€) Cobra Daytona da SMS é um kit sem motor mas com um detalhe e moldagem muito boas.

Quando prossigo o meu trabalho de "corte e costura" com o GTO de tecto cortado, percebo que isto é MUITO mas complicado que parece. De qualquer forma, para mim - e isto só me implica a mim - o meu julgamento "a olho" é que decide e não a fita métrica (daí não me ralar muito que o Maserati 151-3 da Profil24 tenha um chassis mais curto que devia, mas ficar profundamente chateado quando olho para o Breadvan da MG e ver o para-brisas "todo torto"... ao meu olho, claro).

Zé
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

É verdade, não existe o modelo perfeito!, acho que nunca existirá, porque para lá da perfeição (ou não!) do modelo em si, há também a subjectividade da apreciação de qualquer um de nós, isto leva a que um modelo para Sr.X possa não agradar a Sr.Y, ou vice-versa, existe muito de auto-didacta naquilo que todos estes senhores fazem, para lá de todo um Know-how que foi sendo adquirido ao longo das suas vidas como modelistas ou seja ainda nas técnicas utilizadas na engenharia relojoeira ou na ourivesaria, eles vão construindo os seus métodos (ou a falta deles), seja ainda na interpretação ou capacidade pessoal que cada um deles tem, ou dá, à forma deste ou daquele automóvel que quer representar. Porventura daí a diversidade de resultados que podemos hoje encontrar neste mercado alternativo.

Relativamente ao Cobra Daytona da Scale-Motorsports, é um modelo feito pela LE MANS MINIATURES, assim como o audi R10 comercializado por eles que na realidade é o mesmo da LE MANS, já agora uma palavra de apreciação quanto a este fabricante pois acho que é aquele que faz os mais bonitos modelos na escala 1/24, independentemente de não serem super-detalhados como um MFH, o resultado final parece-me sempre mais realista do que com qualquer outro fabricante (por exemplo os dois Bentley LM ou ainda o RONDEAU por eles fabricados).

Quanto à modelação computurizada, é por enquanto claro que não é para todos os fabricantes, para além de ser necessário ter os meios financeiros para chegar à tecnologia é também preciso adquirir e evoluir o know--how que passa não só pela formação pessoal relativa à tecnologia mas também à aplicação da mesma no modelismo, pois estamos a falar de algo que é extremamente recente no modelismo e ousaria dizer quase em fase experimental, se uma tamiya consegue autorização da Ferrari para fazer um modelo do FXX e assim obtém os Layouts digitalizados do carro (com as porporções e as medidas reais), será uma grande vantagem para se conseguir um modelo mais próximo da perfeição, tudo isso terá custos, que são inantingiveis para um fabricante artesanal, no entanto como antes mencionei neste post a MFH já faz grande parte de tudo o que é mecânica e de chassis com tecnologia CNC, ( facilidade maior em vectorizar por se tratar na maioria dos casos de formas geométricas mais ou menos simples) por isso e por enquanto prefiro que sejam estes "nossos amigos" a reproduzir "À la manita" as belas formas de grandes carros como os Alfa GTZ ou os GTO entre outros, conseguem imaginar a ingratidão de tentar reproduzir tanta bela curva composta num monitor e conseguir um resultado convincente?, não deve ser fácil, e se para nós é dificil corrigir um pára-brisas num GtO, porque não hei-de eu poder olhar para estes senhores como artistas hem? DFV? :wink:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
DFV
Registado: quarta mar 17, 2004 11:23 am

Mensagem por DFV »

O artista cria, estes artesãos e nós próprios fazemos reproduções da realidade. O conceito de "artista" fica com cada um, mas não tenho nada contra quem o aplica :wink:

O Cobra Daytona é um original da SMS, o Audi é que foi feito em parceria com a LMM.

Desculpa ao Rosso Corsa por "roubar" o tópico.

Zé
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Tens razão DFV, o Cobra Daytona parece ser um original da Scale-Motorsports! :oops:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Meus caros estejam á vontade para roubar os meus tópicos, é um prazer :D
Responder