Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Ferrari 512 TR

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Antes de mais queria pedir desculpa a quem acompanha o progresso do Alfa 8C 2300 LM (viewtopic.php?f=14&t=3811) por abrir este tópico, mas a verdade é que, depois de 11 meses, dos quais 8 consecutivos, sempre a olhar para ele, estou a precisar de "férias". No entanto, o modelo não é para arrumar... é só para "carregar as baterias".

E enquanto descanso um pouco, decidi olhar para a pilha de modelos em execução e recuperar este!

O Ferrari 512TR

O Ferrari 512TR representa a 2ª encarnação do modelo "testarossa" lançado no salão de Paris de 1984.

Lançado em 1991, este modelo é mais que um "restyling" do original... é um modelo melhorado adaptando-o a uma nova realidade emergente e tentando melhorar o já excelente produto original.

Imagem

Imagem

Assim, exteriormente, os designers da Pinifarina desenharam um novo para-choques anterior (com uma nova grelha com um ar de família do Ferrari 348), um novo para-choques posterior e um novo capot-motor, juntamente com umas novas jantes de 18''.

Imagem

No interior, o habitáculo foi completamente redesenhado, com um aspecto muito mais actual e com melhorias sensíveis ao nível da habitabilidade e da ergonomia.

O chassis, foi aligeirado e rigidificado, com elementos fundidos em vez dos anteriores soldados, tanto ao nível dos sub-chassis como dos elementos de suspensão.

Imagem

O motor de 4,9l passou a desenvolver 421 hp e viu a faixa de utilização aumentada. Passou igualmente a ser catalisado (apenas o era nas versões destinadas ao mercado americano).
JMCARC1

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por JMCARC1 »

O modelo

Em 1994 comprei numa loja das Amoreiras um modelo do Ferrari 512TR da Rosso. À parte de estar em promoção e de gostar do modelo, ainda hoje estou para perceber o porquê desta aquisição! Afinal, o modelo é "curbside", ou seja, sem motor, algo de que eu não sou decididamente fã.

O modelo, era bem reproduzido, embora a forma geral estivesse algo "trabalhada" de forma a conferir uma aspecto mais musculado... o modelo era um pouco largo de mais, principalmente na traseira. As jantes e os pneus eram fantásticos - a Rosso chegou a vender-los em separado - e as peças eram bem gravadas e detalhadas.

Tal como muito outros, este kit foi "abandonado" na pilha de modelo a fazer até que, alguns anos mais tarde, voltou a "ver a luz do dia" como objecto da 1ª experiência de modelismo de uma antiga namorada. Infelizmente sem grande sucesso! Em seguida passou a objecto de experiências de todo o tipo antes de decidir faze-lo da melhor forma possível. A ideia era detalhar o motor por debaixo. Assim comprei um Ferrari Testarossa da Tamiya para usar o maior numero de peças... mas algo não estava... eu não estava contente com a ideia e o pobre 512TR voltou para a caixa!

Um novo projecto

2 anos e alguma experiência depois, decidi recuperar a minha ideia, mas tentando ir um pouco mais longe: a ideia é fazer uma versão detalhada do Ferrari 512TR, mas com motor! usando aos dois modelos.

Assim, do original da Rosso, aproveito:

- as peças distintas da carroçaria;
- os interiores;
- os braços de suspensão
- os pneus e respectivas jantes.

Imagem

Imagem

Do modelo da Tamiya, uso:

- a carroçaria, sem as peças distintas para o 512TR;
- o chassis, sem os braços de suspensão;
- o motor (alterando o sistema de alimentação).

Imagem

Toda a parte superior do motor terá de ser feita de raiz, bem como todas as adaptações das peças de um modelo ao outro.... será que não me vou meter noutro "monstro"? :roll:
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

eu não quero assustar nem desmotivar mas acho que sim, mas é fixe :lol: :lol: :lol:

adorei ver a tua transformação do alfa :D

vou ficar atento :twisted:
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

A primeira coisa a fazer foi remover as numerosas camadas de tinta que a carroçaria da Rosso tinha... 3 dias de molho!!!!!

Em seguida, decidi remover os para-choques e o capot-motor do modelo da Rosso e tentar adapta-los ao modelo da Tamiya, mais correcto a nível de forma geral.

Imagem

Imagem

A primeira peça a adaptar à carroçaria da Tamiya foi o capot-motor. Para vencer os 3 mm de largura em excesso, recorri ao secador de cabelos para deformar a peça. Nesta operação, incompatibilizei-me com os 2000W do secador e derreti um bocado da peça, tanto nas aletas centrais (1), como na lateral ](*,). Mas depois de varios aquecimentos e torsões, acompanhados de algum trabalho de lixa, lá consegui enformar mais ou menos a tampa... ufa!

Imagem

Imagem

A parte central foi removida para ajudar à correcção da largura, por um lado, e pq a ideia é usar a parte de dobradiça do modelo da Tamiya.

Imagem

Para colar esta parte central, usei uma mistura de cola da Revell com supercola3, tentando obter o melhor das duas... parece que fui bem sucedido... até ver :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Em principio parece estar tudo no bom caminho... agora só falta corrigir algumas falhas do capot-motor... e betumas todas as juntas!

Espero que estejam a gostar.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

baraka Escreveu:eu não quero assustar nem desmotivar mas acho que sim, mas é fixe :lol: :lol: :lol: (...)
Hum...obrigado.... :lol:
baraka Escreveu:adorei ver a tua transformação do alfa :D (...)
Mais uma vez obrigado. O Alfa está a dar muito gozo, mas tb algum cansaço. E, como este modelo já está a demonstrar, algumas vezes, uma "paragem técnica" é boa conselheira :wink:

João
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

possa é preciso mm ter maozinhas para um projecto desses lolol eu vejo-me à rasca com os meus que é só juntar as peças :lol: :lol: e mesmo assim ainda consigo ter a habilidade de escavacar algumas lol
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Fogo, só sabes complicar! :D Para variar isso vai dar uma grandecissima trabalheira mas no final vai ficar perfeitinho. Fico à espera dos desenvolvimentos. Só é pena os outros dois ficarem em stand by durante um tempo, mas compreendo que queiras "tirar férias" do Alfa.
ImagemImagem
IgeL
Registado: quinta fev 14, 2008 11:13 pm

Mensagem por IgeL »

Muito boa sorte com esse ferrari :D
mas com os teus dots e skills :D vais-te sair muito bem tento por exemplo aquele rico carro de 8 meses :D
sairá dai algo muito bom
:D
....Keepin It SideWayz....

Imagem

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Bom JC, só tenho pena de que também não trabalhe à escala real, com tanta paciênçia e dedicação, o meu carro iria de certeza a reparar às suas mãos!.
já agora o kit que está a recuperar da "Rosso" parece-me ser uma reedição do mesmo modelo da "Fujimi", digo-lhe isto porque possuo um exemplar e parece-me ser exactamente igual, caso seja necessário alguma peça de substituição descobri-la-á concerteza nalgum "fujimi" que ande pelo Ebay.
Quanto às suas férias sobre o Alfa, compreendo-o perfeitamente!, também eu "tiro férias" com frequência dos modelos que vou montando, alternando entre eles; assim refrescamos a perspectiva sobre o processo de construção, descobrimos novas ideias e soluções e ganhamos entusiasmo com novos modelos em que pômos as mãos! um abraço ! :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Mais um trabalho de ourives.

Quanto ao Alfa, só espero que não sejas como eu. Às vezes tenho uma trabalheira do escafandro a "bricolar" um modelo, depois farto-me tanto que o ponho de lado e não lhe toco mais! Tenho alguns assim (2 Talbot's do Toivonen, um Astra GSI antigo, dos anos 80, etc).

Vai em frente, que a gente não te deixa pores isso de lado :D

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado a todos pelas vossas palavras de incentivo. Ainda bem que não ficaram chateados por deixar o Alfa "repousar" um pouco :lol:
alvarol Escreveu:Bom JC, só tenho pena de que também não trabalhe à escala real, com tanta paciênçia e dedicação, o meu carro iria de certeza a reparar às suas mãos!.(...)
Havia de ser lindo, havia.... com o tempo que demoro a fazer qq coisa, ficava por lá parado a ganhar ferrugem eh, eh. :badgrin:
alvarol Escreveu:(...)já agora o kit que está a recuperar da "Rosso" parece-me ser uma reedição do mesmo modelo da "Fujimi", digo-lhe isto porque possuo um exemplar e parece-me ser exactamente igual, caso seja necessário alguma peça de substituição descobri-la-á concerteza nalgum "fujimi" que ande pelo Ebay.(...)
Obrigado pela dica. No entanto, acho que o modelo da Rosso não é uma reedição do da Fujimi. A Rosso (que entretanto chegou depois de um incendio ter destruido as instalações e moldes :? ) foi criada por uma dissidência de técnicos da Fujimi. Daí os modelos serem muito parecidos. No entanto, a história diz que não sobrou nada da Rosso! Mas tb já me tinha questionado se não seria possível usar o modelo da Fujimi para algumas peças caso algo corresse muito mal eh, eh.
alvarol Escreveu:(...)Quanto às suas férias sobre o Alfa, compreendo-o perfeitamente!, também eu "tiro férias" com frequência dos modelos que vou montando, alternando entre eles; assim refrescamos a perspectiva sobre o processo de construção, descobrimos novas ideias e soluções e ganhamos entusiasmo com novos modelos em que pômos as mãos! um abraço ! :)
É isso mesmo! Ainda pensei ter umas férias do modelismo, mas depois ficava o bichinho aos saltos eh, eh. Espero que esta pausa seja boa conselheira....
art Escreveu:(...)Quanto ao Alfa, só espero que não sejas como eu. Às vezes tenho uma trabalheira do escafandro a "bricolar" um modelo, depois farto-me tanto que o ponho de lado e não lhe toco mais! Tenho alguns assim (2 Talbot's do Toivonen, um Astra GSI antigo, dos anos 80, etc). (...)
Art, penso que isso não vai acontecer! Tb pq não me vão deixar eh, eh. Mas esperei muitos anos a sonhar com aquele tipo de modelos para o deixar fechado de vez na caixa (aliás, nem o fechei na caixa... está em cima da mesa, numa pré-montagem, para me lembrar que está à espera :lol:

Outro motivo que vai evitar que ele se perca tem a ver com o meu avô, que tem quase 92 anos e sempre quis que eu fizesse um modelo daqueles que ele gosta... prometi a mim mesmo que ele ainda o havia de ver....!!!!

Mais uma vez obrigado.

João
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

olha! passou-se... :D :badgrin:

PS: vou fazer umas encomendas depois falamos sobre as copias em resina :wink:
Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Rui, eu não me passei... pq já sou um bocado passado :badgrin:

Mas todas as anteriores ideias mantem-se. Vais à ModelTroia?

João
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

LOLADA, que outra coisa seria de esperar do mestre do perfeccionismo :lol:
Força nisso :wink:

Abraço
Miguel
fap
Registado: quinta jan 06, 2005 1:55 pm

Mensagem por fap »

Viva João,

espero que estás "ferías" sejam bem sucedidas, :D , :D , :D , força é uma das "maquinas" belas dos "vermelhos"....

PS: não te esqueças de actualizações frequentes, :lol:

Grande Abraço
António
Responder