Pintar a pincel

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
corre39
Registado: quarta jan 23, 2008 10:48 pm

Pintar a pincel

Mensagem por corre39 »

Boas..
Não sei se é das tintas tamiyas 'X' ou se sou eu, parece que agora quando pinto a pincel com tinta acrylicas da tamiya, vê.se muito os riscos do pincel, existe algum truque de forma a atenuar isto, ou tenho mesmo que comprar um aerografo para ter ter aquele look de spray, atenção que não estou a falar de carrossarias, mas sim do motor etc..
Já agora se a solução for mesmo um aerografo, qual o mais barato, porque é só mesmo para pintar peças pequenas.

Obrigado a todos
nuno
Anexos
Exemplo de peças bem pequenas com um look muito limpo...
Exemplo de peças bem pequenas com um look muito limpo...
04.JPG (93.94 KiB) Visto 3738 vezes
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Re: Pintar a pincel

Mensagem por alvarol »

Poderá ter a ver com dois factores; um, o estado de diluição da tinta (se estiver pouco díluida tende a não assentar correctamente), por outro lado a temperatura ambiente que também influencia a maneira como a tinta "assenta" e flúi do pincel, há muito boa gente que se dá ao trabalho de aquecer ligeiramente a tinta num "banho maria", e assim a manter enquanto a utilizam, pessoalmente nunca o experimentei, mas é visivel como as tintas têm um melhor comportamento durante os meses de verão, também não será por acaso que as boas oficinas de pintura têm estufas em que as condições de temperatura, humidade e filtragem do ar são condicionadas. Abraços! :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Viva,
Eu costumo dar uma mão de primário na grelha antes de pintar com pincel. Desengordura as peças e evita a estática.
Quanto às tintas X e XF da Tamiya, experimenta aquecer um pouco o frasco em água quente e agita-o bem, e se for preciso mexe bem a tinta com um palito antes de começar a pintar. Há frascos que estão pousados muitos meses e é necessário voltar a «compôr» a tinta.
Claro que a escolha dos pincéis também é determinante.
Cumps,
Nuno
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Sim, é fundamental "misturar" a tinta antes de a utilizar, seja ela acrílica ou seja enamel !!, sem esse passo as coisas nunca poderão correr bem, para além de homogeneizar a pigmentação que compõe a côr, também mistura todos os restantes componentes, desde agentes de secagem (diluente já inclúido na tinta) seja a própria base da tinta, um qualquer agente semelhante a um verniz e que varia consoante as marcas .
Se estiveres a usar tintas acrílicas da Tamiya experimenta utilizar como diluente uma mistura de duas porções de água destilada para uma porcão de álcool propílico, ou então do próprio diluente Tamiya; (utiliza um conta-gotas, é o ideal!), a água para além de actuar como solvente vai retardar um pouco a evaporação e secagem da tinta dando-lhe mais tempo para melhor assentar.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
corre39
Registado: quarta jan 23, 2008 10:48 pm

Mensagem por corre39 »

Ola,
Obrigado pelas respostas, realmente foram muito esclarecedoras.

Já agora, o diluente a usar pode ser um normal /regular ou tem de ser da tamiya? mais ou menos qual as quantidades a usar tipo 70% tinta 30% diluente? ou...

Obrigados a todos
Responder