Ferrari 512 TR
- Caracol_kitado
- Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm
Re: Ferrari 512 TR
Mais um magnifico trabalho de bricolage! Já agora João, uma dúvida. Como é que se dilui a putty, com diluente, água-rás, tamiya x-20?

Olá Caracol_kitado. Eu dilui-o a putty com diluente sintético... facilita muito a aplicação, podendo tb ser aplicada em determinadas zonas como uma espécie de primário.Caracol_kitado Escreveu:Mais um magnifico trabalho de bricolage! Já agora João, uma dúvida. Como é que se dilui a putty, com diluente, água-rás, tamiya x-20?
João
- Caracol_kitado
- Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm
Obrigado! Já vai dar jeito para fazer os bancos do Alfa que como sabes são uma miséria.

Olá a todos.
Depois de uns fins-de-semana em que a produção não foi a que esperava, aqui vão mais umas fotos dos progressos entretanto realizados.
E, continuando nas portas, desbastei o interior de forma a reduzir a espessura aparente da peça e reproduzir o formato interno. Esta zona, é de extrema importância na obtenção de um encaixe perfeito com a parte interior.

Aproveitei tb para obter um perfil das aletas mais rectangular, eliminando as inclinações necessárias para a saida da peça do molde de fabrico. Na primeira foto podemos ver o perfil inicial...

e na seguinte, o final.

Quanto ao forro, fica para mais tarde, uma vez que a sua colocação vai estar relacionada com a reprodução de todo o interior da porta.
As aletas das entradas de ar laterais para os radiadores, prolongam-se para alem da porta. A Tamiya (como quase todas as marcas que reproduzem este modelo) omitiu o interior. Mas claro está que eu tinha de as reproduzir... era uma questão de honra! Para tal, cortei uns perfis em evergreen que vão colar na carroçaria.

Antes da colagem, desbastei o interior da aletas, de forma a diminuir a espessura interior destas. É que as peças, para sairem dos moldes de injecção, tem de ter pelo menos 1,5º de inclinação, e, neste caso, o ângulo era bem maior, aumentando em demasia a espessura interior.

Em seguida betumei a união e rectifiquei o conjunto...

...antes de colar a estrutura interior que reproduz o interior da entrada de ar.

No final, parece-me bem mais correcto

Depois de uns fins-de-semana em que a produção não foi a que esperava, aqui vão mais umas fotos dos progressos entretanto realizados.
E, continuando nas portas, desbastei o interior de forma a reduzir a espessura aparente da peça e reproduzir o formato interno. Esta zona, é de extrema importância na obtenção de um encaixe perfeito com a parte interior.

Aproveitei tb para obter um perfil das aletas mais rectangular, eliminando as inclinações necessárias para a saida da peça do molde de fabrico. Na primeira foto podemos ver o perfil inicial...

e na seguinte, o final.

Quanto ao forro, fica para mais tarde, uma vez que a sua colocação vai estar relacionada com a reprodução de todo o interior da porta.
As aletas das entradas de ar laterais para os radiadores, prolongam-se para alem da porta. A Tamiya (como quase todas as marcas que reproduzem este modelo) omitiu o interior. Mas claro está que eu tinha de as reproduzir... era uma questão de honra! Para tal, cortei uns perfis em evergreen que vão colar na carroçaria.

Antes da colagem, desbastei o interior da aletas, de forma a diminuir a espessura interior destas. É que as peças, para sairem dos moldes de injecção, tem de ter pelo menos 1,5º de inclinação, e, neste caso, o ângulo era bem maior, aumentando em demasia a espessura interior.

Em seguida betumei a união e rectifiquei o conjunto...

...antes de colar a estrutura interior que reproduz o interior da entrada de ar.

No final, parece-me bem mais correcto

Última edição por JMCARC1 em segunda mai 05, 2008 5:08 pm, editado 3 vezes no total.
A entrada de ar do lado esquerdo, alimenta um radiador de água, mas a do lado direito alimenta um radiador de água e um mais pequeno de óleo. Para canalizar o ar para este ultimo, existe uma pequena deriva vertical.

Assim, na reprodução do esquema interior desta entrada de ar, tinha de a incluir
O processo foi semelhante: primeiro cortei as extensões horizontais e a deriva vertical, colando esta ultima ao interior da tomada de ar.

Em seguida colei as aletas horizontais ao interior da carroçaria, que já tinha sido desbastada
Betumei o conjunto e rematei tudo...

... e colei a parte interior.

No final, a deriva vertical confere um ar de graça ao conjunto

Agora, falta a continuação eh, eh.
Fica a promessa de tentar colocar mais fotos ainda esta semana... se os resultados não forem tão desmotivadores como tem sido. É que na tentativa de reprodução do interior da carroçaria, tenho de tomar algumas opções de montagem... e as que tomei até agora parecem não ter sido as melhores....](./images/smilies/eusa_wall.gif)
Seja como for, espero que estejam a gostar.
João

Assim, na reprodução do esquema interior desta entrada de ar, tinha de a incluir
O processo foi semelhante: primeiro cortei as extensões horizontais e a deriva vertical, colando esta ultima ao interior da tomada de ar.

Em seguida colei as aletas horizontais ao interior da carroçaria, que já tinha sido desbastada

... e colei a parte interior.

No final, a deriva vertical confere um ar de graça ao conjunto

Agora, falta a continuação eh, eh.
Fica a promessa de tentar colocar mais fotos ainda esta semana... se os resultados não forem tão desmotivadores como tem sido. É que na tentativa de reprodução do interior da carroçaria, tenho de tomar algumas opções de montagem... e as que tomei até agora parecem não ter sido as melhores....
Seja como for, espero que estejam a gostar.
João
Olá, João!
Diga-me só uma coisa, já que sou um quase "nabo" em matéria de Modelismo em plástico: como conseguiu cortar com tanta perfeição as portas, ficando com estruturas tão finas, mas tão uniformes? Não deve ser com auxílio de calaor (ou será?
)
Abraço
Art
Diga-me só uma coisa, já que sou um quase "nabo" em matéria de Modelismo em plástico: como conseguiu cortar com tanta perfeição as portas, ficando com estruturas tão finas, mas tão uniformes? Não deve ser com auxílio de calaor (ou será?
Abraço
Art
Art, promete que não goza comigo?art Escreveu:(...) como conseguiu cortar com tanta perfeição as portas, ficando com estruturas tão finas, mas tão uniformes?
Bem, peguei numa velha lâmina do x-acto e afiei-a numa pedra de amolar com que o meu avô afia na navalha da barba. Assim, reduzo a espessura da lamina e deixo-a bem afiada. Em seguida, aproveitei o rasgo da moldagem da peça e fui desbastando (cortando) levemente até ela se soltar. Mas zonas de canto usei uma lâmina nova e cortei as partes ainda unidas. Como o plástico é menos rígido que o metal, corta-se bem, pelo menos neste modelo eh, eh. Finalmente aplainei as uniões com uma lima de polir as unhas
Lembro-me que no Alfa Giulia GTA foi bem mais difícil, uma vez que a espessura do material é bem superior... ou seria da falta de prática?
João
Gozar????
Xiça, que pachorra! Mas com um resultado desses até parece que o trabalho foi feito com uma máquina de corte.
Eu vos reverencio, caro Mestre!!!
Art
Xiça, que pachorra! Mas com um resultado desses até parece que o trabalho foi feito com uma máquina de corte.
Eu vos reverencio, caro Mestre!!!
Art
-
ralifactoryteam
- Registado: terça fev 19, 2008 11:40 pm
Boas
E eu a pensar que era maluco
Bom trabalho.
Um abraço
Carlos Gonçalves
E eu a pensar que era maluco
Bom trabalho.
Um abraço
Carlos Gonçalves
Olha, olha... o "tipo" faz impecavelmente modelos "canichas" e eu é que tenho pachorra!art Escreveu:Xiça, que pachorra!
Eh, eh... então já somos dois.... Claro que há para ai outros disfarçados que não se acusam eh, eh.ralifactoryteam Escreveu:E eu a pensar que era maluco![]()
João
- pikuinhas08
- Registado: terça fev 13, 2007 3:48 am
boas....
aqui está um verdadeirodiscipulo da velha máxima dos "Pikuinhas"....
É PLÁSTICO... CORTA...
ja vi o alfa ao vivo... tá de loucos....
até as 24h de modelismo na Réplica!
saudações
aqui está um verdadeirodiscipulo da velha máxima dos "Pikuinhas"....
É PLÁSTICO... CORTA...
até as 24h de modelismo na Réplica!
saudações

Na Bancada:
M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van
Eu quando venho aqui dar uma vista de olhos até fico "com vergonha" de regressar aos meus modelos !!! mas tambem sou maçarico
quem sabe um dia, daqui a uns 20 anos, não farei coisas destas
Ou se é modelista ou não
Ou se é modelista ou não
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
Hum... e que és? De qq maneira já encontrei mais uma coisa que gosto nos Pikuinhas eh, eh.pikuinhas08 Escreveu:aqui está um verdadeiro discipulo da velha máxima dos "Pikuinhas"....
É PLÁSTICO... CORTA...
até as 24h de modelismo na Réplica! (...)
Em relação às 24h de modelismo pode ser, mesmo se para mim devam mais ser as 12h de modelismo eh, eh. Afinal já não tenho idade para essas coisas!
Adolfo, não vale a pena ficar com vergonha. A minha ideia é explicar o que faço e como faço. Eu tb tenho as minhas dúvidas e nem sei se alguma vez vou conseguir acabar este modelo, por. ex. Ainda este fim-de-semana esteva a uma passo de voltar para a caixa!Adolfo Escreveu:Eu quando venho aqui dar uma vista de olhos até fico "com vergonha" de regressar aos meus modelos !!! mas tambem sou maçarico![]()
Ou se é modelista ou não
Eu costumo gravar as fotos (ou tópicos) que me impressionam mais e ve-los de vez em quando como inspiração. Eu sei que muitas vezes já mais serei capaz de chegar aquele nível, mas a verdade é que farei o que conseguir e me der gozo... nem que tenha de expor uma serie de planos de intenções que não consigo, por habilidade ou confiança, terminar.
Já faço modelos à quase 19 anos, mas apenas à 5 ou 6 é que comecei a melhorar, principalmente com a minha entrada nos fóruns e na net... O problema e cortar o primeiro pedaço de plástico... o resto vem por arrasto. E na duvida, podes sempre perguntar o que fazer, que alguém de dará sempre a mão... mais tarde ou mais cedo
João
Obrigada pela força
, mas digo já que o pessoal deste fórum tem cido um espectáculo a ajudar-me em qualquer dúvida ou a melhorara os meus modelos, e isso juntamente com os comentários dão me força para continuar, se dantes montava um modelo em 2 ou 3 anos, sem a qualidade de agora, neste momento nem que seja para retocar uma pintura ou colar um decalque n consigo estar sem os kits uma semana 
Mais uma vez uma força para acabar esse modelo.... ele mereçe
Mais uma vez uma força para acabar esse modelo.... ele mereçe
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
Olá a todos.
Aqui vão mais umas imagens (que tinham sido prometidas para a semana passada
).
Eu sei que me farto de dizer e escrever que se deve tentar fazer as alterações que pretendemos sem medo de estragar, mas a verdade é que é mais fácil de dizer do que fazer eh, eh. Se a isto juntarmos algum cansaço e muito trabalho, fica uma mistura explosiva. Vem isto aproposito deste update. Ao abrir a porta, eu sabia que tinha de reproduzir o interior, algo que não é particularmente difícil. O problema é que neste modelo, o chassis prolonga-se por debaixo da carroçaria, num esquema que não é comum nos outros automóveis, e que complica a forma como vi/pensei esta alteração... e pronto... lá estão os receios e a avaliação de uma série de situações!!!!
Mas nada que não se resolva
Assim, começei a tapar a secção transversal das entradas de ar laterais...

... deixando um espaço para a passagem do rebordo do chassis, o que facilita o encaixe mas virá a complicar a reprodução de toda esta zona. Na dúvida, fica já previsto.

Em seguida, cortei os suportes de fixação das portas (que no modelo da Rosso são peças independentes), de forma a apenas ter o revestimento...

... e facilitar a obtenção de um template para a restante peça de remate.

Esta peça destina-se a reproduzir o forro longitudinal da zona da porta, e que pode ser bem vista na seguinte foto. No entanto, esta peça é apenas de teste, não sendo ainda a definitiva.

Para avaliar os resultados, fiz uma montagem a seco.

Até agora, menos mal...
Com esta montagem, pode compreender melhor a forma como devia continuar.... assim continuei a tapar a secção transversal da porta...

... tentando reproduzir os detalhes característicos desta zona.

Aqui vão mais umas imagens (que tinham sido prometidas para a semana passada
Eu sei que me farto de dizer e escrever que se deve tentar fazer as alterações que pretendemos sem medo de estragar, mas a verdade é que é mais fácil de dizer do que fazer eh, eh. Se a isto juntarmos algum cansaço e muito trabalho, fica uma mistura explosiva. Vem isto aproposito deste update. Ao abrir a porta, eu sabia que tinha de reproduzir o interior, algo que não é particularmente difícil. O problema é que neste modelo, o chassis prolonga-se por debaixo da carroçaria, num esquema que não é comum nos outros automóveis, e que complica a forma como vi/pensei esta alteração... e pronto... lá estão os receios e a avaliação de uma série de situações!!!!
Mas nada que não se resolva
Assim, começei a tapar a secção transversal das entradas de ar laterais...

... deixando um espaço para a passagem do rebordo do chassis, o que facilita o encaixe mas virá a complicar a reprodução de toda esta zona. Na dúvida, fica já previsto.

Em seguida, cortei os suportes de fixação das portas (que no modelo da Rosso são peças independentes), de forma a apenas ter o revestimento...

... e facilitar a obtenção de um template para a restante peça de remate.

Esta peça destina-se a reproduzir o forro longitudinal da zona da porta, e que pode ser bem vista na seguinte foto. No entanto, esta peça é apenas de teste, não sendo ainda a definitiva.

Para avaliar os resultados, fiz uma montagem a seco.

Até agora, menos mal...
Com esta montagem, pode compreender melhor a forma como devia continuar.... assim continuei a tapar a secção transversal da porta...

... tentando reproduzir os detalhes característicos desta zona.