Olá Rapaziada.
Bom, cá estamos nós depois de mais uma exposição, neste caso no Norte.
Quanto ao Portuscala foi a minha primeira participação, assim como do Clube e da AMBA, apesar dos convites que nos tem feito nos últimos anos. Agora juntando um fim-de-semana com a família foi 2 em 1. Visitar os parentes e participar no evento.
Em termos gerais foi pena o número pouco elevado de modelos, embora a qualidade tenha sido bastante boa. Em relação ao enquadramento do espaço também acho que foi das melhores pois realizou-se no Museu Militar e estávamos rodeados de blindados, artilharia, e bastante material de guerra, é claro que para o meu gosto era melhor ter sido realizado no Museu do Caramulo…
Foi pena o espaço de exposição ter sido pequeno e como refere o Art as mesas estarem um bocadinho “à mão de semear”, não gostei muito que os modelos estivessem uns em cima dos outros (mas como a organização é do IPMS se calhar estão um bocadinho influenciados por Telford UK onde milhares de modelos estão um pouco ao monte…)
De qualquer forma saúdo a coragem de realização do evento e também do regresso do Portuscala.
No caso dos automóveis estávamos os mesmos do costume, eu o Art, o Zé Vilhena, o Marco Preto e mais um modelo (Sauber Mercedes) que desconheço quem seja o autor. Portanto o pleno para o Fórum. Por acaso até fiquei um pouco decepcionado pois estava com a ideia errada que no Norte havia bastantes modelistas de automóveis dado que pelo menos antigamente havia muitos modelos de kits plásticos e resinas à venda no Porto e bastantes lojas e porque também existem vários modelistas aqui do Fórum dessa zona.
Quanto à organização, bom sabemos (e agora sei na 1ª pessoa) que a organização de um evento destes não é muito fácil. Por outro lado a divulgação foi basicamente feita no Fórum Modelismo na Net e o pessoal do IPMS não teve vida fácil, fim-de-semana alargado, bom tempo para a praia, Portugal-Turquia…, e até uma exposição (ver calendário) que se realizou em Lisboa na mesma data!!! Depois o IPMS-Portugal tem passado por divergências internas que se calhar também colocaram problemas e daí Art que quase tudo se centre na figura do Pedro Barbosa.
Art em relação ao teu desabafo, tens alguma razão, mas nada melhor que falar com a organização do evento para esclarecer as coisas. Aprendi ao longo destes anos de exposições que o melhor é mesmo expormos as nossas divergências, e olha que já tive bastantes motivos para isso em mais de dez anos de participações. Existem muitas situações que muitas vezes não são esclarecidas ou que acabam por gerar más interpretações e isso desmotiva muita gente, como por exemplo a “trapalhada” dos Master no ModelTróia.
Agora, se me permitem é e minha vez de desabafar (aviso que é grande)

:
Ok, por vezes existem problemas, reconheço que sim e ainda nunca tive num evento onde o pessoal estivesse 100% contente, acreditem que é um dos problemas que me tem tirado o sono na organização do BEJA MODELSHOW. A minha ideia em relação a um evento (como já tou farto de o referir) é que se trata de uma festa, um momento importante de divulgação do modelismo, na qual uma das componentes é a vertente de concurso. È por isso que nos sentimos bem nuns locais e noutros mais ou menos, é por isso que é muito fixe estar com o pessoal do Montijo e do Entroncamento, e vamos ver se conseguimos criar esse ambiente em Beja e principalmente receber bem o pessoal, que toda a gente se sinta bem e à vontade.
Agora quanto ao pessoal participar e ser um bocado feira das vaidades, começo a não gostar da conversa e claramente a conversa começa a “entrar na minha loja”, acham que tanto eu, como o pessoal do Clube e da AMBA, ou o Art ou o Marco Preto participam nestes eventos só para nos mostramos como os maiores? Será para enaltecimento do nosso ego? Será pelos prémios? Bom no meu caso não é isso que me faz percorrer 500 kms x 2 mais fim-de-semana no Hotel para dois com gastos aparvalhados em gasóleo, portagens, alimentação, etc… Falo por mim, os outros que respondam, o meu gozo é apenas participar no evento, expor e principalmente DIVULGAR o modelismo em todos os cantos do país, E PORRA! (Sorry pelo palavrão) UM GAJO TÁ LÁ PARA SE DIVERTIR.
Se são sempre os mesmos modelos? Ok já me queixei noutro tópico? Com o ritmo de trabalho e a falta de tempo não existem “milagres”, desta vez todos os modelos já estavam mais do que vistos… Mas não o estavam pelo comum dos mortais que visitou a exposição e viu modelos que nunca foram expostos no Porto, e que não percebe nada de modelismo. Acho que muitas pessoas que visitam as exposições, amigos, familiares de modelistas etc…também tem o direito de ver belos modelos e todos nós temos a obrigação de mudarmos a mentalidade de muitas pessoas que pensam que isto do modelismo apenas são “um bando de putos grandes que ainda brincam com carrinhos, coitados…”, concretizando a ideia, é divulgar sempre esta arte.
Agora pensam que só com a divulgação do modelismo nos Fóruns, alguém alguma vez nos dará crédito? O Mundo dos Fóruns é claramente limitado na divulgação, chegamos a quê? 2000 pessoas!!!(isto já era muito bom…), por isso o melhor é mesmo participar em exposições.
Ok, podem-me dizer então porque não vais só expor? Pois também vou, tal como o fez o Art agora no Portuscala, até já estive em exposições onde só participei em exposição. Têm razão em que se devia privilegiar a parte de exposição, mas acontece como em exposições como Almada (só na vertente de exposição) onde nesta modalidade os mesmos que dizem que não participam nas de concurso também não aparecem. Em Almada viu-se.
Depois também não tenho receio que o meu modelo seja avaliado, isso até se torna um desafio para fazer melhor e participar em novas exposições com mais empenho, tal como todos, também gosto da vertente de competição, e também gosto de ver reconhecido o valor do meu trabalho e não me chateio porque houve um tipo que disse que o carro tem isto ou aquilo….e já vi muitos modelos avaliados de forma muito pouco competente. Um erro que eu acho que muitas organizações acabam por cometer é colocarem no seu regulamento critérios de avaliação e depois não tornam claras essas avaliações para o pessoal perceber porque é que aquele modelo ganhou e o outro não.
Até já vi categorias serem criadas, como a dos Master no ModelTróia, em que me foi dito antes da exposição que era “para tipos como eu que normalmente ganham sempre os prémios todos”, até me disseram que esta categoria era para dar mais hipóteses aos mais novos, ok concordo, mas depois foi uma geral salganhada que ninguém percebeu muito bem quais eram os critérios definidos.
Bom meninos gostava que me ajudassem a resolver vários dilemas, tenho kits construídos (bem ou mal, pois também sei reconhecer que também podia fazer muito melhor) e participo em exposições em todo o país nas minhas categorias, coloco aqui os meus modelos no Fórum e que todos podem abertamente comentar e criticar e até (sacrilégio!!!) recebo uns prémios nas exposições onde concorro:
1 - Como é? não participo pois corro o risco de ganhar prémios e retiro-os aos mais novos?
2 – Não participo pois sou um “conhecido” das organizações?
3 - Vou só expor? E como já sou conhecido devo-me muito imaculadamente remeter-me ao papel de expositor?
4 - Não participo nos eventos porque são sempre os mesmos a concorrer e fico à espera do modelista que diz ir mas não vai?
5 – Levo só a concurso o último modelo que fiz? Por isso participo numa exposição com 1 kit e não com 8 ou mais?
6 – Não devo participar nas exposições pois já todos conhecem os meus kits dos Fóruns?
7 – Não participo pois na última vez que lá estive correu tudo mal e alguém danificou uma peça de um kit meu?
8 – Não participo em mais nenhuma exposição porque da última vez que cá estive não ganhei nada?
9 – Não participo naquela categoria porque sei que vai lá estar o Sérgio, o Pedro o Art, o João e já sei que não lhes chego aos calcanhares? Por isso é melhor ficar em casa.
10 – Não participo só porque não existem vitrines e o pessoal não está a 2 metros de distância das mesas?
11 – É verdade é extensível aos miúdos… "ò puto o teu não pode ir à exposição porque está uma M…".ou então, "Sofia não participas em mais nenhum concurso pois ganhas tudo!!!" Gostava de ver a cara de muito pessoal a dizer isto a um puto.
Meninos, se querem falar de coisas sérias vamos a isso, os concursos/exposições são livres e de frequência absolutamente voluntária, existem muitas modalidades, como a de ir expor, a de ir concorrer, a de ir só ver, a de se ir divertir, a de ir às compras, a de se ir para “mandar postas de pescada”, a de não se ir para ir para a praia. Existem regulamentos e formas de reclamação. E como já tou farto de dizer quem quiser estar está, quem não quer não está e ponto final.
No fundo quem faz as exposições e os concursos somos todos nós e levamos demasiado a sério o que é um hobby que nos diverte e se tornou uma verdadeira paixão.
Desculpem por este longo desabafo.
Um abraço a todos do ProfeSM de Beja.
A – Art obrigado pelas fotos, numa delas uma das verdadeiras novidades, o Nissan Xavani do Miguel Ramos do Clube da Escola, até ficou fixe mas chatei-me com o puto pois entregou-se ao exterior e descuidou o interior e não detalhou os cintos e mostradores. Resposta do Puto: “Ó profe não à problema pois os vidros são tão pequenos que não se vê nada lá pra dentro…” até tem razão.
B – João só para “picar” o pessoal dos Pikuinhas, depois desta conversa toda vou ponderar se levo ao Réplica só dois modelos ou se levo 10? O que achas? Tou a brincar, olha se eu tivesse dúvidas metódicas!!!…
C – Com já é tarde as fotos que tirei no Portuscala seguem amanhã…abraços.