Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
ralifactoryteam
Registado: terça fev 19, 2008 11:40 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Mensagem por ralifactoryteam »

Boas

Acho que o teu "pé de alice" é dos 300.

Deixa-te de tretas e continua.

Bom trabalho

Carlos Gonçalves
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Eu sei que já estavam à espera que eu tivesse algumas novidades, mas infelizmente estou com uma constipação das fortes e não tenho tido vontade de fazer nada. Claro que tenho aproveitado os momento de cama e febre para ir tendo mais uma ideias :roll: ... afinal, já que está tudo desfeito eh, eh.

Espero que este fim-de-semana já permita avançar um pouco.

João
rmhl
Registado: terça jun 26, 2007 9:46 am

Mensagem por rmhl »

bom , eu aproveito para desejar rapidas melhorase para referir que alem do belo tabalho modelistico aqui pesente, esta um magnifico trabalho de pesquisaos meus parabens por ambossaudaçõesRUI LIMA
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

As melhoras, João!

Art
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Não espirres para cima do modelo senõa empenas as longarinas :twisted: :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

As melhoras João! De certeza que tudo se resolve, a constipação e o Alfa. Se quiseres um conselho de farmacêutico, se não andares a tomar antibióticos toma uns whiskys valentes que isso passa.
ImagemImagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado a todos. Ainda estou um pouco "abananado" mas está a passar.

Caracol_kitado, obrigado pelo conselho. No entanto não estou a antibióticos (não estou a morrer eh, eh), mas se tomasse uns whiskys acho que nunca mais havia Alfa para ninguém :mrgreen:

Mas como o que querem ver é fotos, aqui vão as fotos do estado do chassis:

Imagem

Da análise das desenho originais do chassis, pode-se facilmente perceber que as forma longitudinal das travessas é composta por 3 zonas:

Imagem

1. uma primeira inicial, ligeiramente angular, que vai do inicio do chassis até à zona do radiador;
2. uma segunda zona, com um ângulo mais pronunciado, que vai da zona do radiador até ao inicio do habitáculo;
3. uma zona final, em que as travessas são paralelas.

Da análise do chassis na configuração actual, cheguei à conclusão de que a parte correspondente à zona 1, tinha a dimensão correcta, mas sem o pequeno ângulo. Reparei tb, que a zona 2 era mais comprida e tinha um ângulo mais fechado. Assim, para aproveitar esta base, tive de cortar as peças pelas cotas correctas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As peças ficaram divididas pelas áreas principais. Agora posso passar a corrigir cada área, fazendo um novo chassis!

Já que vou refazer esta peça, acho que tb vou aproveitar para corrigir mais alguns pormenores (as travessas, por ex.) e fazer alguns detalhes que me tinham escapado no início... isto se a febre não for muita :lol:

João
borntobedevil

João começo por te pedir desculpa por "ocupar" este teu tópico com outro carro, mas que é uma evolução do Alfa Romeo 8C 2300 LeMans com 7 anos de diferença, coloco-o aqui essencialmente para te criar o desfio de ser o teu seguinte projecto :twisted: pois com a tua perfeição e skils de scrachbuider é o ideal :) ... e porque é um alfa muito lindo também!

É o Alfa Romeo 8C 299B Berlinetta Touring de 1938 também criado para superar os 200Km/h em Le Mans e que agora por troca com um colecionador foi reconstruido e é perteça do Múseu Alfa Romeu de Arese.

Descobri-o ocasionamente numa revista de classicos que comprei agora, não foi digitalizado, por uma questão de comodidade foi fotografado mas sequiseres posso digitalizar ou se calhar arranjar-te a revista. Támbem ainda não o pesquisei na net.

Devil
Anexos
CIMG2768.JPG
CIMG2768.JPG (100.44 KiB) Visto 7215 vezes
CIMG2769.JPG
CIMG2769.JPG (94.17 KiB) Visto 7210 vezes
CIMG2770.JPG
CIMG2770.JPG (83.41 KiB) Visto 7210 vezes
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Devil,

esse modelo está na minha lista de modelos a adquirir.

Existe um modelo da Profil24 (http://www.profil24-models.com/english/p24033_uk.html), que reproduz correctamente a forma do modelo que correu nas 24 LeMans, e onde deu um show a todos os restantes participantes até um pneus explodir no final da prova. A principal diferença entre o modelo da Profil24 e o original que está no Museu da Alfa reside na grelha frontal.

Este modelo foi comprado pelo Museu da Alfa, à troca por um "Alfetta" (Alfa 158), o primeiro campeão do mundo de F1 (1950) e que se encontrava desfeito em peças nos armazéns do antigo departamento de competição! Dado que existem 3 Alfas 159 e 1 Alfa 158, penso que a troca se justificou...

Não deixa de ser curioso que foi por causa deste 8C 2900B LM que eu decidi continuar com o presente 8C 2300 LM, uma vez que seria interessante ter os dois à mesma escala :roll: Como não pode deixar de ser, a ideia é reproduzir o motor e todo o chassis, usando a carroçaria da Profil24... digo eu! Isto, sem contar com a conversão da frente para a versão original da Touring, semelhante à do Museu... eu sei que não era bem isto que estaria a pensar, mas não há problema de usar a base da Profil24, pois não?

Em relação à revista, qual é? Seria possível pedir uma digitalização do artigo?

Obrigado.

João
borntobedevil

João a revista é a Classicos Exclusivos é deste mês e é espanhola, foi comprada lá, mas agora reparei que também tem o preço para Portugal e que até é mais barata cá!!!!!!! 4,15€ (Espanha 5€)

Deixo-te aqui uma foto da capa, vou tentar arranjar-te uma, se não conseguir digitalizo o artigo e mando-to.

Mas depois quero acompanhar a evolução desta beleza!!! :D

Devil
Anexos
CIMG2771.JPG
CIMG2771.JPG (98.99 KiB) Visto 7201 vezes
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

...Ai os Alfa! la "bella machina" provocadora de paixões!

Também prefiro a versão mais "civilizada" do museo Alfa, a grelha, os frisos à volta dos vidros, em conjunto com as saias traseiras e os acabamentos interiores disfarçados de carro do "dia-a-dia" dão-lhe um ar mais apetecível, mas ò João, mais um Alfa para "super-detalhar"? não sei se o mundo estará preparado para tanto suspense!? :D :lol:
Anexos
DSC03044.JPG
DSC03044.JPG (159.3 KiB) Visto 7180 vezes
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá Alvarol,

Estes dois 8C 2900B são da Profil24? Ou da Scale Krafts?

Uma coisa é certa: não sei se admiro a tua colecção ou se invejo o dono... :lol: Se calhar as duas eh, eh.

O meu sonho era fazer qq coisa do género da imagem seguinte, mas com a representação do chassis. Caso o teu modelo seja da Profil24, achas que seria possível?

Imagem

João

PS: A imagem anterior é de um modelo a 1/43... doidos!
borntobedevil

Mais doidos que tu!!!!!!!!!!!! :shock: :lol:

Devil
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Boas João, em resposta à tua pergunta, são ambos da Profil24 pois os Scalekraft já são raríssimos, e pelo que sei existiria apenas o coupé, que, embora fosse representado pelo Australiano na sua versão "civil", no Profil24 a forma é melhor reproduzida, quanto a mim. :-k

Relativamente à transformação que procuras conseguir, ela parece-me perfeitamente possivel; idealmente a reprodução dos paineis abertos seria feita em latão, mas para reproduzir aquelas "alhetas" de saida de ar no capôt e nas tampas laterais seriam precisas ferramentas de ourives, e acima de tudo uma boa dose de experiência com elas, contudo parece-me fácil fazer moldes parciais sobre a carroçaria original (duplicar as superficies que pretendemos abrir) depois extrair as originais da carroçaria, com método e cuidadinho, para ir acertando com as cópias entretanto realizadas, a desvantagem é que ficariam maçiças por detrás (sem as alhetas abertas) mas já não me parece nada mau!

As portas e a tampa traseira (do pneu suplente) parecem-me relativamente fáceis de reproduzir em latão, se se achar conveniente.

Ainda fica uma questão por resolver; a da disponibilidade de bom material de referência (fotos por ex.) do chassis e da instalação do motor, parece-me escasso na net, a não ser que se programe uma viagenzita a Itália, o que havendo "heróis" ($$$) e disponibilidade, me parece uma bela ideia! :D mas a alternativa mais conveniente, para já, parece-me uma carta e uns emails dirigidis ao museu Alfa, expondo a razão do pedido de envio de informação, e cruzar os dedos para termos sorte! [-o<

Quanto à validade desse teu projecto, acho-o bem interessante, esta máquina não era só lindissima, era também muito interessante para a época, estética e mecanicamente, se um dia porventura te decidires avançar com ele, vale a pena lançares-me o desafio, pois estaria interessado em colaborar e realizar também um para mim. 8) mas para já o melhor é mesmo concluir o que está sobre a mesa de trabalho, neste momento é o Porsche 911 que participou no Safari de 78, a seguir, logo se verá, ainda tenho um 450s Costin da Profil e um Panoz LMP1 da Renaissance de molho há um "tempozito" :lol: ...

Saudações e bom trabalho (a constipação, já lá vai? senão as melhoras!) :)
Anexos
DSC03038.JPG
DSC03038.JPG (122.75 KiB) Visto 7106 vezes
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Alvarol,

Obrigado pela tua resposta. Tb tenho lido outras opiniões sobre a melhor qualidade da versão da Profil24. No entanto, tb li que a versão "Mille Miglia" saiu um pouco mal...! Seja como for, gostava de ter os dois eh, eh.

Só qd tiver o modelo nas mãos é que posso dizer ao certo se tenho vontade (leia-se "coragem") para fazer esta transformação, mas que o desejo é muito, lá isso é.

Segundo tenho lido e investigado, o chassis base dos 8C 2900B é semelhante em todos os modelos. O Tom Tanner da Scale Designs, com que troquei uns emails sobre este tema, disse-me que o chassis dos modelos da Franklin Mint (die-casts de luxo) estão muito bem reproduzidos e serviram de base aos modelos da Scale Krafts. Eu tenho um desses Alfas. Tb temos os modelos do Gerald Wingrove, onde se consegue perceber bem alguns detalhes dos chassis. No entanto, existem sempre algumas partes nublosas....! Para tal, tb ia numa de dar um pulinho a Itália :lol:

Sobre o método de abertura das carenagens e portas, tinha pensado em duplicar o existente e remover as peças originais. Assim, e com a experiência de abrir as aletas (ok, em plástico!) penso que daria para fazer uma reprodução "honesta"....vamos ver. Agora tenho é de conseguir o modelo!

Mas fica descansado. Qd me decidir a avançar, lanço-te o desafio eh, eh. Por agora, tenho de levar este 8C 2300 LM para a frente....

João
Responder