Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Mensagem por borntobedevil »

Acho que este projecto está parado! :roll: :roll:

Deve estar aí um Toyota a sair da manga :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Devil,

Este projecto não está parado... bem pelo contrário :roll: ... (e tb não vai sair daqui nada que se pareça com um Toyota.... credo!!!!).

Aproveitei a necessidade de refazer o chassis, para (experimentar e) melhorar algumas partes deste que não estavam ao meu gosto. Espero ainda ter novidades para mostrar ainda esta semana.

Tb estive a falar com um amigo (António Pereira), e surgiu a possibilidade de tentar duplicar este modelo. Claro que isso implica uma abordagem diferente, tentado optimizar algumas zonas. Ainda não está nada definido, mas esta possibilidade implica alguns compromissos e mais uma mudança de conceito para este modelo... :D

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Como o prometido é devido, aqui fica o (mini) update que tinha falado.

Antes de compor as peças que vão simular as longaridas do chassis, decidi refazer as travessas de união. Na versão anterior (imagem seguinte) tinha medido a peça do modelo da Bandai, e transposto-a para a minha reprodução.

Imagem

Tb tinha feito 3 travessas, tal como é indicado no manual de componentes da Alfa.

Imagem

No entanto, o desenho original do chassis (datado de 5-3-1931) apenas apresenta 2 travessas!!! :-k Este era o esquema utilizado nos anteriores chassis "longos" do modelo 6C.

Imagem

Depois de tentar esclarecer esta questão com entendidos na matéria (ainda estou à espera de umas respostas :roll: ), penso que o versão inicial do chassis 8C 2300 longo apenas teria duas travessas após o motor, uma vez que se destinava exclusivamente à competição. A 3 travessa intermédia terá sido adicionada na 2 serie do modelo, na qual a versão "longo" passou a ter igualmente um carácter "civil".

Assim, escalei a imagem anterior e fiz os novos templates para novas peças.

Imagem

Queria chamar a atenção de que não é necessário saber trabalhar com programas de desenho para obter estes resultados ... um scanner faz o mesmo efeito :wink:

Estas travessas são feitas em chapa estampada. Assim, o interior é oco. Para tal colei um enchimento na parte superior (incluindo a curva central de forma a conferir rigidez ao conjunto) e extremidades laterais, deixando o centro "vazio"...

Imagem

... antes de colar a parte oposta. Nas fotos pode-se ver a comparação entre a anterior versão (à direita) e a nova peça.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora falta fazer a travessa traseira e rematar as duas.

João
borntobedevil

Já estou a gostar mais João! :D
Mas vai com calma para eu fazer mais umas pinturas, para que depois te possa dar umas dicas pro latino :badgrin:

Um abraço

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:Mas vai com calma para eu fazer mais umas pinturas, para que depois te possa dar umas dicas pro latino :badgrin:
Ok... está combinado. E calma é o que não falta para aqui :lol:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Depois de um fim-de-semana que acabou por ser bastante produtivo, aqui fica mais um update. Que, como não podia deixar de ser, se centra no chassis e nas respectivas travessas eh, eh.

Depois de ter feito as travessas centrais, passei para as travessa dianteira onde é fixo o radiador. Antes de ter reparado que o chassis estava incorrecto, já tinha feito aquilo que me parecia ser esta peça.

Imagem

Imagem

Imagem

No entanto, descobri posteriormente que a versão original do chassis 8C 2300 tinha o depósito de óleo montado à frente do eixo dianteiro e uma travessa dianteira com 8 furos.

Imagem

Assim, "tinha" que a reproduzir correctamente... :roll:

Mais uma vez, desenhei os templates necessários.

Imagem

As faces verticais foram cortadas e furadas...

Imagem

... antes de colar o rebordo inferior onde vai fixar a parte dianteira do motor.

Imagem

Imagem

Em seguida colei a parte central que une as duas metades anteriores, e rematei o conjunto, boleando as arestas, uma vez que esta peça, na realidade, é feita em chapa estampada.

Imagem

Imagem

Imagem

No final, e comparando com a ideia inicial, penso que o resultado e muito melhor, e valorizará sem duvida o modelo no final.

Imagem

O que acham?
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Entretanto, e numa altura em que ainda falta fazer um pequeno tubo transversal que fica na zona traseira (onde vai fixar o deposito de combustível), voltei-me a debruçar sobre as longarinas.

E se a minha ideia até era aproveitar o máximo que conseguisse das peças originais, depois de comparar as dimensões e formas destas peças com as cotas originais, cheguei à conclusão que o melhor e não aproveitar quase nada...!

Imagem

É que tanto as dimensões em altura das longarinas, como a sua própria forma, e a parte curva posterior (feita por mim e copiada do Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller) estão incorrectas. Apenas a parte dianteira vai ser aproveitada, e mesmo essa tem de ser alterada. ](*,)

Assim, e a menos que venha a ter alguma surpresa, acho que do modelo original apenas aproveito, sem alterações, os pneus e .... o volante !!!! Que bela compra que esta foi! Bem, pelo menos deu para começar :wink:

Espero que estejam a gostar.

João
borntobedevil

Estás a ficar um verdadeiro modelista, dá gosto ver, e digo ver, trabalhar assim. =D> =D>

Mas deste-me uma ideia de negocio (a minha veia galega!), já que tu só aproveitas o volante e os pneus dos kit's, e eu tenho aqui alguns, que tal tu comprar-mos a preço de kit completo?!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Devil
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

O ourives está de volta! E cheio de ideias!
ImagemImagem
psousa77
Registado: terça jun 10, 2008 9:01 pm

Mensagem por psousa77 »

Bom trabalho
O material que utilizou para fazer as travessas é Plástico da Evergreen ou é outro similar
Imagem
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado pelas vossas palavras.
psousa77 Escreveu:O material que utilizou para fazer as travessas é Plástico da Evergreen ou é outro similar
Psousa, desta vez usei evergreen, mas tb costumo usar poliestireno (o material "genérico") ou até plástico dos cartões do telemóveis :lol:... é o que vem à mão! A vantagem do evergreen sobre os outros é que é mais estável ao lixar.
borntobedevil Escreveu:Mas deste-me uma ideia de negocio (a minha veia galega!), já que tu só aproveitas o volante e os pneus dos kit's, e eu tenho aqui alguns, que tal tu comprar-mos a preço de kit completo?!!!
Hum... não deve ter nada de interesse. Devem ser só Toyotas :badgrin:

João
Daniel_evoVIII
Registado: terça fev 14, 2006 11:43 pm

Mensagem por Daniel_evoVIII »

Boas.
És um ganda maluco!! Eu com o raio de uns tubitos do motor já andei todo stressado!! hehe
Mas força tá a ficar unico!

Cumps
Daniel
Imagem
Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Daniel_evoVIII Escreveu:És um ganda maluco!! Eu com o raio de uns tubitos do motor já andei todo stressado!! hehe
Eh, eh... tb já lá vai o tempo que fiquei stressado com os tubos... tinha mais ou menos a tua idade.

Mas isto não é assim tão complicado ou difícil como parece, pois existe muita informação por detrás que ajuda imenso. Aliás, sem ela não sei seria possível, uma vez que pequenos detalhes fazem muita diferença. É por isso que gosto da pesquisa histórica e adoro os manuais das marcas italianas, sempre profundamente ilustrados :roll: Claro que o preço que se paga é o tempo que se perde e a possível insatisfação continua com o resultado...

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Como esta semana estou muito "activo", aqui ficam mais umas fotos, naquele que deverá ser o ultimo update antes das férias (embora esteja a contar em ir dando noticias durante estas :wink: ).

Apesar de ter falado nas travessas centrais, acabei por não tirar fotos à traseira. Devido à sua pequena espessura, decidi não a fazer oca (como a dianteira), uma vez que comprometia demasiado a rigidez do conjunto sem acrescentar grande coisa.

Imagem

Esta peça foi feita da forma tradicional, ou seja colando a impressão do desenho escalado da Alfa no evergreen de forma a criar o template de corte. Ainda pensei incluir a aba do forro do pavimento, mas, por uma questão de flexibilidade, decidi não o fazer.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Em seguida, comecei a epopeia das longarinas. Para tal, desenhei as vistas do chassis, de acordo com as cotas apresentadas nos desenhos originais da Alfa, de forma a planificar as diversas secções.

Imagem

Imagem

Em seguida cortei os templates e colei-os no plástico. Numa primeira fase, pensei em fazer em duas metades de 1 mm (a espessura das longarinas a 1/24 é 2,08 mm). No entanto, o poliestireno que tenho desta espessura é mais macio que o evergreen, perdendo um pouco em rigidez e consistência, mesmo se facilitava o corte e a limagem. Assim, acabei por usar evergreen de 2 mm, que é impossível de cortar!!!!! Uma "seca" ](*,)

Imagem

Imagem

No entanto, o resultado final é bem mais real que o inicial e, principalmente, deixa-me mais satisfeito :roll: ... Na foto seguinte pode-se ver a comparação entre a secção traseira actual (em cima) e a anterior, baseada no chassis do Alfa 6C 1750 GS da Heller (em baixo).

Imagem

De forma a ter alguma flexibilidade para a união das secções deixei algum material na zona da junta. Agora falta unir tudo (talvez tenha de fazer um gabarito) e rematar tudo. Mas promete.... digo eu! :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que estejam a gostar.

João
Responder