Tem piada o Sousa ser um adepto dos autocarros.
Isso lembra-me uma história:
Há muitos anos, estava eu a iniciar o meu curso de Arquitectura, fazia parte do meu grupo de trabalho um grande amigo, que me "contagiou" com o bichinho dos transportes públicos. Fui sócio fundador da APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios - aqueles que tinham aquela zona impecável no Modelscala 2007), só que nunca paguei as quotas

. Esse meu colega foi - não sei se ainda é - Presidente da APAC, durante muito tempo.
Havia uma associação inglesa de "doidinhos" por transportes públicos, que trocou connosco informações essenciais para a compreensão da história dos transportes públicos em Portugal (claro, todo o nosso material era, essencialmente, Inglês. Sabiam que os "boggies" dos eléctricos tugas tradicionais são de 1908? E ainda andam na perfeição! Não são japoneses

)
Por exemplo, eles sabiam mais sobre os autocarros Ingleses que detínhamos na altura (ainda eram pintados a verde) do que nós próprios.
Dos autocarros 201 e 202, que foram mostrados na famosa exposição salazarista de 1940, na zona de Belém - sendo que o 202 me levou, muitas vezes, a Sete Rios, comprar o jornal para o meu pai. Sei que era esse, pois era o único com volante à direita e entrada ao contrário

. Isto em 1970/71.
Ora bem, o desafio por eles lançado era o de nós lhes enviarmos todas as informações possíveis sobre os autocarros "novos" - os "laranjas" - que se encontravam ao serviço da Carris, em Lisboa.
Pois bem, fomos à Câmara Municipal, chegámos a falar com o Presidente (filho do escritor Aquilino Ribeiro), mas, para nosso espanto, NINGUÉM tinha informações sobre NADA!!!
Ninguém nos sabia dar nem os números das matrículas, pensando que éramos malucos em nos preocuparmos com isso.
Assim, durante cerca de dois anos, tivémos de andar, LITERALMENTE, a apanhar TODOS os autocarros Volvo das séries 1000, 1100 e 1200 (a 1300 apareceu por essa altura) e os M.A.N. da série 2000. Assim, pudémos entrar e confirmar todas as ligeiras alterações feitas aos veículos.
Quando surgiu a série 1400 fizémos a mesma coisa, inclusivamente, quando dois autocarros dessa série foram a pintar com patrocínios, notámos que lhes trocaram os números na "estufa"!!! Comunicámos por carta à Carris e o erro foi corrigido uns tempos depois.
Pronto, aqui fica a notícia dessa saga. Uma maluquice como qualquer outra
Art