verniz, massa de polir, cera....

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
nigel mansell
Registado: quinta ago 14, 2008 9:52 pm

verniz, massa de polir, cera....

Mensagem por nigel mansell »

Olá a todos!

Estiva a ler quase todos os post desta secção e aprendi muito sobre como pintar correctamente um modelo de plástico.
Ficaram-me, no entanto, algumas dúvidas por solucionar:

1º - posso aplicar verniz (tamiya X22) por cima de uma cor matte (x), sem dar uma camada da mesma tonalidade em brilhante (gloss)?

2º - se aplicar verniz por cima do branco, não vai alterar a cor, ficar amarelado com o tempo?

3º - alguns recomendam a utilização de polish e ceras que se usam nos automóveis (1:1), por ser mais barato. Isto é verade para os modelos pintados quer com tinta acrílica, quer com enamel?

4º - tenho tido dificuldades a pintar, de branco, o Porsche 910 da Tamiya (1/12). Já levou n camadas de tinta e já o lixei n vezes. Como da última vez ficou com pintura em "casca de laranja", foi novamente lixado. Neste momento está com tinta mas nos sítios das bolhinhas ficou com mini-circulos baços, sem brilho. Que me recomendam, dar verniz ou nova camada de branco brilhante?

Nuno.
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Re: verniz, massa de polir, cera....

Mensagem por alvarol »

Olá Nuno...
1º - posso aplicar verniz (tamiya X22) por cima de uma cor matte (x), sem dar uma camada da mesma tonalidade em brilhante (gloss)?
-Sim, podes, indepndentemente da côr ser brilhante ou Matte, mas não o faças com x22 se a pintura fôr acrilica, se o fôr, utiliza um verniz também acrilico e não o x22 da Tamiya.
2º - se aplicar verniz por cima do branco, não vai alterar a cor, ficar amarelado com o tempo?
-Infelizmente acho que ainda não existe a pintura ou o verniz milagroso! creio que todos os vernizes têm tendência a amarelecer com o tempo, mas de resto também as tintas brancas o têm, por isso não perdes nada em aplicar verniz, homogeniza o acabamento e o aspecto final dos decalques, em que as cores literalmente ganham outra vida! no entanto, prepara-te, pois é um processo que requer alguma aprendizagem (com o tempo e práctica) até se obter resultados porreiros, e há também o factor risco pois, por exemplo o x22 pode atacar algumas marcas de fabricantes de decalques, por isso vai com cuidado!
3º - alguns recomendam a utilização de polish e ceras que se usam nos automóveis (1:1), por ser mais barato. Isto é verade para os modelos pintados quer com tinta acrílica, quer com enamel?
-Só utilizo Micro- Mesh nos meus polimentos, não há subjectividades da "quimica" dos produtos poderem ou não atacar as pinturas ou vernizes! assim minimizo os riscos e os resultados (se bem que o processo de polimento seja longo e demorado) são incomparáveis ao que quer que haja no mercado.
No entanto as várias marcas de modelismo comercializam produtos próprios, penso que os riscos sejam menores.
4º - tenho tido dificuldades a pintar, de branco, o Porsche 910 da Tamiya (1/12). Já levou n camadas de tinta e já o lixei n vezes. Como da última vez ficou com pintura em "casca de laranja", foi novamente lixado. Neste momento está com tinta mas nos sítios das bolhinhas ficou com mini-circulos baços, sem brilho. Que me recomendam, dar verniz ou nova camada de branco brilhante?
- Sem uma descrição mais completa e algumas fotos é arriscado estar a aconselhar-te "às cegas"...

Espero têr sido util, um abraço! :D ...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
nigel mansell
Registado: quinta ago 14, 2008 9:52 pm

Mensagem por nigel mansell »

Obrigado pela ajuda Alvarol.

Mas, agora é que fiquei confuso...o x22 da tamiya é acrilico, ou não? pelo menos, no frasco diz tinta acrilica! :roll:
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Eu tenho de te pedir desculpas, pois quando falam em verniz Tamiya associo automáticamente ao TS13 (Spray) em relação ao X22, sendo acrilico, não há problemas!...

Sorry pela confusão gerada, e um abraço! :D ...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Responder