Agora é a minha vez
O WRC é bonito em termos de curvas no limite travagens e saidas de curva que são um show, o DAKAR é bonito pelos veiculos, são poucas as provas onde correm Jeeps, buggys, motos, camiões e até carros quase do dia-a-dia, sempre em terra, calhaus e dunas, eu infelizmente só vi dakar ao vivo cá em Portugal num prologo e tambem sei que não é o mesmo show do que um WRC, mas era o mesmo do que ver no Dakar numa especial de 600Km um Citroen com o Loeb no volante quase sempre de prego a fundo... devia ser giro ver o Hummer do R. Gordon com quase 6m de comprimento tração á trás e com o V8 de 7L a roncar numa especial de WRC... show dava com certeza.
Vá venha o próximo no "pingue-pongue"
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Não percebo muito bem esta troca de impressões entre apaixonados de ralis... se o tema é velocidade então deveriamos todos ser apaixonados pelo WRC actual... velocidade não lhe falta... no entanto, pelo que vou lendo, quase todos os membros que gostam de ralis, gostavam mais deles antigamente quando tinham percursos de 2500 km's, com mais km's de troços do que os actuais têm ao todo...
Nessa época, se bem se lembram, os dotes de um piloto não se cingiam a ser capaz de andar sempre a fundo, até porque aqueles que o faziam acabavam quase sempre antes do fim!
Um rali, por definição, é uma prova de estrada (no seu sentido mais alargado, incluindo assim as pistas de Africa e os caminhos das Pampas) em que os participantes deverão ligar, seguindo um percurso pré-definido e controlado pela organização, um ponto de partida a um ponto de chegada, respeitando uma determinada média (definida pelo tempo estabelecido pela organização para o cumprimento do calendário da prova).
No seio desse percurso, a organização estabelece um determinado número de troços cronometrados que deverão ser percorridos o mais rapidamente possível e que são em regra determinantes para a classificação. Da extensão e dificuldade desses troços decorre a tipologia de piloto que nos mesmos é mais bem sucedida... os mais rápidos nestes troços só sairão ainda assim vencedores se conseguirem atingir o ponto de chegada da prova dentro da média estabelecida.
Do exposto decorre o facto de que nos ralis a velocidade não se constitui como único objectivo, assumindo igual relevância, entre outros, factores como a regularidade, a navegação e orientação, a resistência e a capacidade de dosear esforços de acordo com as circunstâncias do terreno.
´
Daí que ao longo da história dos ralis, pilotos ultra rápidos tenham sido francamente mal sucedidos, ver por exemplo o caso de Armin Schwartz, e pilotos bastante mais calculistas, embora um pouco mais lentos, terem tido grandes sucessos nas suas carreiras, por exemplo Juha Kankkunen.
Os ralis raid, como é o caso do Dakar, apostam muito mais nos segundos factores em detrimento da velocidade pura, embora compreendam também fases em que as velocidades são extraordinariamente elevadas, favorecendo assim pilotos com elevada experiência e resistência, capazes de dosear de forma milimétrica os seus esforços e capazes também de levarem o seu desempenho aos limites.
É por isso que nos prólogos, destinados apenas a proporcionar ao público uma apresentação dos veículos e pilotos participantes e completamente irrelevantes para a classificação final, embora potencialmente perigosos para a mesma em caso de infelicidade, os pilotos poupam bastante os seus esforços e os dos seus veículos, proporcionando assim um espectáculo "apenas quanto baste", o que pode induzir conclusões precipitadas.
Daí a minha dificuldade em compreender a troca de impressões em curso... estão-se desde logo a comparar realidades completamente distintas (ralis e ralis-raid) e com base num factor que não deveria ser o único fulcral em nenhuma delas (a velocidade)... está-se assim a dar razão ao raciocínio vigente no WRC... o qual, na opinião da maioria dos apaixonados de ralis, tem vindo a dar cabo da modalidade...
Uma boa reflexão e que inumera as principais diferenças, mas o que está em causa neste tópico, alêm de uns amantes de wrc e outros amantes de raly raid, é a "picardia" amigável entre os participantes deste fórum, digou eu .
Se alguêm abrir um tópico e vier dizer que os carros Italianos são melhores que os do japão de certo que vai haver "pano para mangas".
Eu pessoalmente gosto mais de ver um Dakar a um WRC assim como o João, mas no caso do Art derivado a um "encontro nada especial" com o Dakar não é da mesma opinião e para quem têm a colecção que o Art tem é normal a paixão pelos rallys
Um abraço e até breve
Adolfo
Mais uma vez volto a frisar que o cerne desta minha saudavel troca de argumentos com o Art se cinge à minha refutação da ideia do Art de que "o Dakar é leeeeennnntooooooo", e quando o comparei com os ralies foi só para lhe dizer (visto o Art gostar muito dos mesmos) que o Dakar é tão ou mais rápido que a maioria dos ralies.
Agora, não sendo lento o Dakar não é nenhuma prova de velocidade.
O Dakar é duro, muito duro. O Dakar é resistência, a todos os niveis. O Dakar é uma aventura épica, o Dakar é solidão, mais do que concorrer contra os adversários o Dakar é uma prova ao interior de cada um. O Dakar é o deserto e creio que não se consegue gostar verdadeiramente de uma prova sem gostar do meio ambiente que a envolve (dai talvez a edição deste ano me ter passado um pouco ao lado), o Dakar são os que chegam exaustos quando os primeiros partem para nova jornada.
Só por curiosidade, e visto este ano o Dakar ter feito especiais do rally da Argentina, gostava de comparar os tempos, sei que é difícil pois num só dia o dakar deve ter feito quase todas as especiais do rally mas mesmo assim não acredito que o carro mais rápido tenha feito muito mais tempo de o vencedor do rally em wrc... não sei digo eu .
Isto está a ficar engraçado, está a ficar um ponto de encontro para uma animada cavaqueira enter a,mantes do desporto automovel.
Um abraço
Adolfo