Alfa Romeo 156

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Re: Alfa Romeo 156

Mensagem por Adolfo »

Os modelos italianos são para ir saboreando... não para comer! :wink:

João[/quote]

Estamos a falar de kit's correcto!!!!!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Adolfo Escreveu:
JMCARC1 Escreveu:Os modelos italianos são para ir saboreando... não para comer! :wink:

João
Adolfo,

Da maneira que isto anda, estamos a falar do que quiserem... :wink:

Mas estava a pensar em modelos eh, eh :badgrin:

João
josecam
Registado: quinta mar 22, 2007 3:11 pm

Mensagem por josecam »

JMCARC1 Escreveu:
Adolfo Escreveu:
JMCARC1 Escreveu:Os modelos italianos são para ir saboreando... não para comer! :wink:

João
Adolfo,

Da maneira que isto anda, estamos a falar do que quiserem... :wink:

Mas estava a pensar em modelos eh, eh :badgrin:

João
Dos outros modelos encarrega-se o 1º Ministro ( O Silvio) :D
Zé
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:O homem é tolo, já fez e refez a lixadela uma série de vezes e continua a encontrar defeitos :D :D :D
Olá a todos.

Eu sei que todos tem a imagem que eu sou um pouco excêntrico: ando para aqui a medir tudo, a tentar corrigir algo que mal se nota e que perco muito tempo a tentar perceber se aquele milímetro está mais ou não. Mas, algumas vezes até tenho razão... acho! :lol:

No fim-de-semana passado, recebi um Alfa 159 Sportwagon da Welly a 1/24. É um die-cast muito bem feito, com pormenores deliciosos, capaz de fazem inveja a alguns modelos da Fujimi, Hasegawa e Revell. Até a alguns curbside da Tamiya.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas assim que o recebi, pareceu-me algo estreito, em especial quando comparado com a carroçaria do Alfa 156. Naturalmente pensei que a Welly tinha feito asneira, e que aquele pedaço de metal era um desperdício de tempo... e dinheiro! Claro que o fui medir, chegando a conclusão que estava correcto... afinal, aqueles 2 mm de largura a mais do Alfa 156 parecia, agora, uma enormidade!!!!

De que me adianta ter modelos todos à mesma escala, se depois não dá para fazer comparações e perceber a real evolução?

A diferença não é muito perceptível nas fotos, até devido à conicidade da lente, mas posso garantir que se percebe bem na realidade. Também comparei a carroçaria da Bburago com o modelo da Cararama, que apresenta pormenores muito "toscos", mas que, do ponto de vista das dimensões globais, está mais correcto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O problema nasce do facto de a Alfa, como quase todas as marcas automóveis, aumentar a largura das plantas dos seus modelos, de forma a passar a imagem psicológica de que são mais espaçosos. Os técnicos da Bburago, por questões de conveniência produtiva, basearam a sua mock-up na planta, enquanto os da Cararama partiram da vista frontal.

Na imagem seguinte é possível comparar o Alfa 156 e o Alfa 159 SW, agora com as vistas correctas:

Imagem

Como se pode ver, o Alfa 159 é mais largo que o Alfa 156.

E agora? O que fazer? Tenho algumas hipóteses:

1. Partir do modelo da Cararama, alterando tudo o que está incorrecto. No fundo, teria de remodelar toda a frente, toda a traseira, incluindo os pilares C e retocar as laterais. Tb teria, posteriormente, de refazer grande parte do interior, especialmente o tablier.

2. Cortar o modelo da Bburago ao meio [-o< de forma a tirar o excesso de largura. Tinha que ter muito cuidado (e habilidade) para cortar o "scudetto" ao meio, e ver se conseguia colar tudo bem. Tb tinha que remover os espigões de fixação interiores (foto seguinte) e refazer os vidros.

Imagem

Nesta altura estou mais inclinado para a segunda hipótese, até pq, aparte da largura excessiva, o modelo nem parece estar a ficar muito mal. Claro que se tivesse a trabalhar em resina seria, de longe mais fácil, mas não me sinto capaz de o fazer nesta altura!

O que acham?

João
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

JMCARC1 Escreveu:
O problema nasce do facto de a Alfa, como quase todas as marcas automóveis, aumentar a largura das plantas dos seus modelos, de forma a passar a imagem psicológica de que são mais espaçosos.
O que este gajos fazem para conseguir vender sucata!!!! :twisted:

Quanto ao teu dilema, se fosse eu cortava ao meio, claro que eu estou a falar de plástico, como com metal nunca trabalhei não sei até que ponto é a solução mais viável! 8)

Quanto a tua "paranoia" a meu ver também é um bocadinho exagerada como modelismo, mas de maneira alguma te considero maluco, pois é assim que te da gozo fazer as coisa, o que quer dizer que te divertes, portanto estás certo!!! :doubt:
Só tenho pena que aasim torna-se impossivel ver um modelo teu pronto!!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

joão toma uns "valdispert" e vai apanhar um pouco de sol para a praia :mrgreen:

És danado para a brincadeira, mas mesmo assim aconselho-te a fazer o que te der mais trabalho :) pois assim sempre te entretens mais
Agora mais a sério, és um prefeccionista e pessoas assim não ficam bem enquanto não "partirem" tudo e fazerem da maneira correcta, liga o "berbequim" e corta isso ao meio sem medos :)

um abraço
Adolfo
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:Quanto ao teu dilema, se fosse eu cortava ao meio, claro que eu estou a falar de plástico, como com metal nunca trabalhei não sei até que ponto é a solução mais viável! 8)
Esta não é a melhor solução. O ideal seria duplicar a carroçaria como está em resina, e trabalhar a partir daí. Mas infelizmente, a minha habilidade não dá para isso.
borntobedevil Escreveu:Quanto a tua "paranoia" a meu ver também é um bocadinho exagerada como modelismo, mas de maneira alguma te considero maluco, pois é assim que te da gozo fazer as coisa, o que quer dizer que te divertes, portanto estás certo!!! :doubt:
Obrigadinho!
borntobedevil Escreveu: Só tenho pena que aasim torna-se impossivel ver um modelo teu pronto!!!! :twisted:
Prometo que este ano ainda vês... um ou dois :wink:
Adolfo Escreveu:(...) aconselho-te a fazer o que te der mais trabalho :) pois assim sempre te entretens mais
Agora mais a sério, és um prefeccionista e pessoas assim não ficam bem enquanto não "partirem" tudo e fazerem da maneira correcta, liga o "berbequim" e corta isso ao meio sem medos :)
Tu queres é a minha desgraça, não é? Caso opte por cortar, não devo usar o berbequim, mas sim uma serra de metal, pois acho que permite um corte mais alinhado, em especial na parte frontal, a problemática. Mas obrigado pelo conselho eh, eh
borntobedevil Escreveu:O que este gajos fazem para conseguir vender sucata!!!! :twisted:
Ó Devil, não sejas assim! A Toyota faz o mesmo :badgrin: Aliás, quem escolhe um carro pelas suas vistas? Só quem compre Toyota :mrgreen:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

No outro dia, enquanto pensava na trabalheira que isto estava a dar, lembrei-me que era capaz de não conseguir fazer o que quero: abrir as quatro portas, o capot motor e a bagageira. E que essa abertura reproduzisse o movimento mecânico do modelo, senão totalmente correcto, pelo menos semelhante.

De forma a avançar um pouco, enquanto não resolvo bem o que fazer, peguei na carroçaria de um Alfa Giulia Berlina Super, da colecção da Quatroroute/Fabbri, e que se encontra no ebay por cerca de 10-20€ (com portes :wink: )...

Imagem

Imagem

...e, aproveitando a disponibilidade da oficina de modelos e protótipos do IADE, e em especial do Miguel - Gracias :wink: - levei um workshop rápido sobre moldes em silicone e duplicação em resina.

O resultado forma moldes em silicone das duas portas traseiras, bem como a duplicação recolhendo a resina de poliéster cristal (a que havia eh, eh), na versão simples e com micro-esferas para aumentar a rigidez.

Imagem

Se os moldes em silicone pareceram fáceis, a preparação da resina, ou daquela resina, foi uma dor de cabeça: nunca ficou muito bem. É verdade que não existia equipamento para prepara a matéria-prima nas proporções correctas para quantidade tão pequenas, mas tb fiquei com a ideia que as propriedades da resina cristal para esta aplicação não eram as melhores.

Agora tenho é de experimentar por mim.

João
borntobedevil

João a primeira é que custa e não saiu muito mal.
Agora só tens que te deixar de aproveitar do material do IADE ( :twisted: ) e dispenderes de uns 50€ para fazeres isso, e podis aproveitar já para fazer a carroçaria do Alfa.
Acho que era uma boa aposta!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
borntobedevil

João esqueci-me de te dizer, para o silicone utilizo duas seringas graduadas, uma delas deve ser para cavalos, pelo tamanho!!! 8)
Para a resina utilizo copinhos plásticos de café que tem risquinha, por aí faço as medidas! :D

Devil
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada , o problema é que isso pega-se :mrgreen:
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Devil,

Obrigado pelas dicas. Abri um tópico sobre o Alfa Giulia Super para mostrar o que fiz, e quem sabe, aprender alguma coisa :roll:

Fica aqui o link: viewtopic.php?f=14&t=6435" onclick="window.open(this.href);return false;
borntobedevil Escreveu: Agora só tens que te deixar de aproveitar do material do IADE ( :twisted: ) e dispenderes de uns 50€ para fazeres isso, e podis aproveitar já para fazer a carroçaria do Alfa.
Pois... e tenho que ver se ganho habilidade para tal. Será que há um workshop por aí? Até ia a Chaves de propósito eh, eh

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá pessoal.

Ainda sem ter decidido muito bem o que fazer à carroçaria - mas sabendo que tem de ser cortada :wink: - decidi cortar os espigões de aparafusamento. O meu "velho" berbequim, mais vocacionado para material mais "mole", começo-se a queixar do esforço, e antes que ele pifasse de vez, comprei um outro no AKI.

Imagem

Dá para regular a velocidade (5000 - 30000 rpm), tem um motor de 150W e uma serie de acessórios. E custou 19,90€ :mrgreen: Claro que tive de o experimentar....

Imagem

Agora só falta decidir se corto a carroçaria original (metálica) ou tento duplicar o modelo, efectuando as alterações na cópia. Se a segunda parece mais segura, a verdade é que falta ainda um longo caminho até conseguir fazer essa cópia não maciça. Mas já escondi a serra, não vá o diabo tecê-las (não Devil, desta vez não és tu... :wink: ).

João
Última edição por JMCARC1 em terça ago 11, 2009 7:10 pm, editado 1 vez no total.
borntobedevil

JMCARC1 Escreveu:Agora só falta decidir se corto a carroçaria original (metálica) ou tento duplicar o modelo, efectuando as alterações na cópia. Se a segunda parece mais segura, a verdade é que falta ainda um longo caminho até conseguir fazer essa cópia não maciça. Mas já escondi a serra, não vá o diabo tecê-las (não Devil, desta vez não és tu... :wink: ).
Acho que não falta um longo caminho para fazeres a carroçaria em resina, faltam 23 dias, garanto-te que depois mais que não seja, ficas apto para estragar resina com força!!!!! :twisted:
(e desta vez sou eu, sou!!!! :twisted: )

Devil
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:Acho que não falta um longo caminho para fazeres a carroçaria em resina, faltam 23 dias, garanto-te que depois mais que não seja, ficas apto para estragar resina com força!!!!!
Estou à espera disso. É pena é faltar tanto tempo. Não sei se aguento sem estragar o kit :roll:
Bem... pode ser que me entretenha a lixar as laterais :lol:

João
Última edição por JMCARC1 em quinta ago 06, 2009 8:49 pm, editado 1 vez no total.
Responder