Alfa Romeo 156

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Alfa Romeo 156

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos,

ao mesmo tempo que vou avançando com algumas experiências destinadas a este modelo no Alfa Giulia Super (e noutros :wink: ), não deixei de pegar neste modelo.

Após ter cortado a carroçaria, limei a zona em excesso...

Imagem

... e betumei a zona interior, aproveitando o facto do acesso estar facilitado, de forma a remover alguns furos interno.

Imagem

Imagem

Imagem
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

João, hoje e como excepção vou falar um bocadinho à sério!!!! :?

Achas que esse interior devia ser já betumado???!!! Não devia ser depois de junto, por causa da "araldite???

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Para voltar a colar as duas metades, recorri a alguns estratagemas.

Tinha sido aconselhado pela NASA a utilizar gaze embebida em araldite, inserida em cavidades interiores de forma a aumentar a zona de união e resistência. No entanto, alguns ensaios demonstraram alguns problemas relacionados com o tempo de secagem da araldite. Assim, após alguns ensaios, optei pela seguinte solução:

Aumentei a rugosidade da zona de contacto, de forma a fazer com que a araldite se entranhe nas paredes das peças...

Imagem

...e abri uma cavidade na zona traseira, que é bastante espessa...

Imagem

... onde colei um pedaço de evergreen que faz de travão.

Imagem

Imagem

Em seguida, abri pequenos furos na borda da zona de colagem...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

... e abri pequenas cavidade destes furos até a extremidade...

Imagem

... de forma a permitir a colocação de agrafos que permitem "apertar" as duas parte da carroçaria. O facto do agrafo ficar colocado para a zona exterior foi propositado, uma vez que é mais fácil de trabalhar e rematar deste lado.

No entanto, apesar de ter dado bons resultados nas experiências, perante o "peso" das duas metades não funcionou bem, pelo que substitui os agrafos por fio de aço, igual aos utilizados para fazer os raios das jantes do Alfa 8C 2300 LM. Assim, "atei" as duas metades com estes fios, conseguindo um aperto muito forte e eficiente enquanto a araldite secava.

Imagem

Imagem

Imagem

Na zona traseira, usei o parquímetro para manter o aperto eh, eh.

Imagem

Imagem

Imagem

No interior, pode-se ver o fio, mas após corrigir a forma das laterais, espero remover-los!

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por JMCARC1 em sexta ago 28, 2009 2:22 am, editado 1 vez no total.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Após a araldite ter secado, e perante uma união extremamente sólida \:D/ , cortei as extremidades dos fios, dobrei as pontas sobre a cavidade aberta, e preenchi com supercola 3...

Imagem

Imagem

... lixando após ter secado.

Imagem

Imagem

Imagem

No final, e após ter remedido tudo, consegui corrigir a largura excessiva do modelo :D

Agora, há que corrigir todas as outras zonas :wink:

João
borntobedevil

Se contigo nem a Araldite seca bem, como é que queres que seque a resina????!!!! :twisted: :twisted:

A NASA também te teria aconselhado a fazeres mais furos que não levassem arame, para que a araldite tivesse onde se "agarrar" bem, pois penso que assim irás ter problemas, pois como a araldite não estudou, é burra e por isso em vez de pensar que isso é para colar, vai pensar que isso é um molde!!! 8)
Digo eu!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:João, hoje e como excepção vou falar um bocadinho à sério!!!! :?
Credo!!!! Estás doente? :badgrin:
borntobedevil Escreveu: Achas que esse interior devia ser já betumado???!!! Não devia ser depois de junto, por causa da "araldite???
O que eu quis betumar foram alguns detalhes que se situavam, principalmente, nas laterais. Depois, para evitar que o betume desliza-se nas paredes da peças, usei o betume de poliéster, que tem uma capacidade de fixação semelhante à da araldite.

Pelo menos até ao momento, e posso garantir que já fiz mais umas "torturas" ao modelo, não tive problemas na união... pelo menos nesta! :wink:
borntobedevil Escreveu:Se contigo nem a Araldite seca bem, como é que queres que seque a resina????!!!! :twisted: :twisted:
A araldite demorou o tempo correcto a secar. Mas não é tipo supercola 3 :badgrin:
borntobedevil Escreveu:A NASA também te teria aconselhado a fazeres mais furos que não levassem arame, para que a araldite tivesse onde se "agarrar" bem, pois penso que assim irás ter problemas, pois como a araldite não estudou, é burra e por isso em vez de pensar que isso é para colar, vai pensar que isso é um molde!!! 8)
Digo eu!!!
Eu pensei nisso, mas abri pequenos rasgos com o x-acto na zona de colagem para evitar esse comportamento. Nesta colagem metal-metal, não houve problemas até agora, talvez por as peças ainda estarem "abraçadas", mas em metal-pvc já não foi bem assim!

Mas vai poder ver de mais perto eh, eh

João
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Mais uma das "bricolagens" do João.
O que este homem faz para não pintar modelos! :twisted:

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Mais uma das "bricolagens" do João.
O que este homem faz para não pintar modelos! :twisted:

Art
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E esta bricolagem vai mesmo demorar muito tempo até chegar à fase da pintura, pois quero fazer todo o chassis (e respectivos componentes) do zero :wink: Já encontrei alguma informação muito boa nos Cds de oficina da Alfa eh, eh.

João
art

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu: Já encontrei alguma informação muito boa nos Cds de oficina da Alfa eh, eh.
Espero que saibas lidar melhor com CD's do que um conhecido Modelista, que também está acordado, a esta hora! :twisted:

Art
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Realmente é de modelista "louco" este trabalho, mas como sempre isto está a ficar muito fixe e pelo meio são utilizadas soluções bem radicais, presumo de as tintas que tenhas em casa já estejam secas :mrgreen: :mrgreen:
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
art

Mensagem por art »

Adolfo Escreveu: presumo de as tintas que tenhas em casa já estejam secas
Presumo que ele não tem tenha tintas em casa :twisted: :twisted: :twisted:

Art
borntobedevil

art Escreveu:
JMCARC1 Escreveu: Já encontrei alguma informação muito boa nos Cds de oficina da Alfa eh, eh.
Espero que saibas lidar melhor com CD's do que um conhecido Modelista, que também está acordado, a esta hora! :twisted:

Art

Mas só se pos a pé a esta!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Adolfo Escreveu:(...) presumo de as tintas que tenhas em casa já estejam secas :mrgreen: :mrgreen:
Yep... muitas estão! :oops:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Para chegar à fase da pintura, tenho de ter qq coisa para pintar :badgrin:
E para não dizerem que não me esforço, aqui ficam mais algumas novidades.

Desde o inicio que identifiquei que a zona superior do capot estava ligeiramente baixa, o que o tornava pouco inclinado, em especial na zona frontal. Este não é o único problema que identifico na frente, mas o facto de subsistir não ajuda a perceber o equilíbrio formal entre as partes.

Imagem

Para resolver, colei uma placa de evergreen na zona central...

Imagem

... que foi lixada de forma a permitir uma passagem mais harmónica.

Imagem

Não me preocupei muito em rematar tudo, pois todo o capot precisa de ser "mexido". No entanto, fica mais fácil de corrigir a frente e perceber a relação com a zona traseira.

João
borntobedevil

Oh Longarinas, antes só achava que inventavas para não chegar à pintura.
Agora tenho a certeza!!!!!!! :twisted:

Com o curso rápido mas intensivo que tiraste, já tinhas o modelo feito de raiz e pintado!!!!! :twisted:

Devil

PS Este comentario foi única e exclusivamente dirigido ao JMCARC1
Responder