1/24 Ford Focus WRC '99
Re: 1/24 Ford Focus WRC '99
Eu uso tb o secador de calor, aplico o dito por cima do decalque, cotonete com muito cuidado e tá lá.
Olá, vê por aqui que a malta já abordou esse problema ou parecidoRui Roseno Escreveu:comprei uns decalques da colorado mas sinceramente n sei se me saiu mal na rifa mas os da tamiya que tinha colavam muito melhor... há alguma técnica especial para colar decalques?
eu estou a fazer do seguinte modo:
1- molho em agua quente cerca de 20 segundos até a película se soltar facilmente
2- retiro-os da água com a pinça e passo por cima de um papel absorvente para tirar a maior parte de água
3- coloco-os no sítio e com um cotonoete seco vou enxaguando a superfície.
Problema é que estes decalques não tem cola/força suficiente para aderir a superfícies curvas, ou seja quando os ponho eles não agarram. Há alguma mistura de cola com água que possa usar para dar mais power na colagem? usei cola directamente mas corroí um dos decalques...
este é o triste resultado de muitas tentativas a tentar colar os decalques em superfícies curvas. A traseira do carro nem vou mostrar pk nem sequer aderiu..
viewtopic.php?f=14&t=6976&hilit=amolece ... s&start=30" onclick="window.open(this.href);return false;
Embora por vezes cada situação é diferente.
UM abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
-
Ruben_AE86
- Registado: sexta fev 12, 2010 8:56 pm
Eu, nao tenho grande experiencia, mas ao por os decalques do D1GP no RX7, aquilo tinha as curvas dos Frisos, e o que fiz para ficar bem as curvas, foi com o palito, ir encostando nas curvas, e ficou bem 

Boas,
Em relação aos decalques, não consigo ajudar, pois tb já sofri do mesmo problema.
Mas gostava de fazer uma questão: na pintura da carroçaria usaste mascaras para fazer as diferentes cores, na foto em que mostras a pintura já pronta notam-se imperfeições nas junções das tintas, mas como os decalques ficam por cima das junções, e aqui está a minha questão, notam-se as imperfeições ou os decalques tapam-nas? Ou corrigiste antes de colocar os decalques?
Em relação aos decalques, não consigo ajudar, pois tb já sofri do mesmo problema.
Mas gostava de fazer uma questão: na pintura da carroçaria usaste mascaras para fazer as diferentes cores, na foto em que mostras a pintura já pronta notam-se imperfeições nas junções das tintas, mas como os decalques ficam por cima das junções, e aqui está a minha questão, notam-se as imperfeições ou os decalques tapam-nas? Ou corrigiste antes de colocar os decalques?
Abraço,
Luís Silva
Luís Silva
-
Rui Roseno
- Registado: domingo jan 24, 2010 11:44 pm
Boas amigo,
nas junções os decalques tapam-nas, não se nota mesmo nada, de qualquer forma sofri também do mesmo problema nos vidros e com um cotonete, um palito e algum diluente da Tamiya consegui retirar o excesso e ficou impecável. Mais tarde descobri que o cuspo é ainda melhor que os dissolventes da tamiya lol. Não deixa resíduos e sai cola e tinta que é um espectáculo
nas junções os decalques tapam-nas, não se nota mesmo nada, de qualquer forma sofri também do mesmo problema nos vidros e com um cotonete, um palito e algum diluente da Tamiya consegui retirar o excesso e ficou impecável. Mais tarde descobri que o cuspo é ainda melhor que os dissolventes da tamiya lol. Não deixa resíduos e sai cola e tinta que é um espectáculo
-
Ruben_AE86
- Registado: sexta fev 12, 2010 8:56 pm
Tira a cola?Rui Roseno Escreveu:Boas amigo,

-
Rui Roseno
os resíduos deixados pelas máscaras de fita autocolante tira que nem ginjas 
-
Rui Roseno
Bem... estou extremamente desiludido..
comprei o microsol amolecedor para os decalques e funcionou que nem um espectáculo. O carro estava pronto e praticamente acabado. Deixei os decalques acentarem quase uma semana antes de dar o verniz. No sábado passado dei a primeira camada de verniz da Tamiya e no dia seguinte quando ia dar a outra ia me caindo tudo ao chão... Por alguma razão o verniz reagiu com o microsol, todos os decalques ficaram com bolhas, parecia que tinha mergulhado o carro em água a ferver... foi todo o trabalho à vida...
Vou ver se encontro um kit igual no ebay e recomeçar de novo só a parte da carroçaria.. Só para não voltar a cometer o mesmo erro, eu vou mesmo precisar de usar o amolecedor disso não me safo, agora preciso é de saber que verniz é seguro de usar.
obrigado
Vou ver se encontro um kit igual no ebay e recomeçar de novo só a parte da carroçaria.. Só para não voltar a cometer o mesmo erro, eu vou mesmo precisar de usar o amolecedor disso não me safo, agora preciso é de saber que verniz é seguro de usar.
obrigado
Bem se usaste o verniz da tamiya em spray tá explicado!!!!
Não uses!!!!
Ataca os decalques, nada tem a haver com o micro sol!!!!!
Se deres o acrilico com um aerografo, em principio n tens problemas.
não desistas, a colorado tem uma folha de decalques para esse modelo.
Não precisas de comprar outro.
Não uses!!!!
Ataca os decalques, nada tem a haver com o micro sol!!!!!
Se deres o acrilico com um aerografo, em principio n tens problemas.
não desistas, a colorado tem uma folha de decalques para esse modelo.
Não precisas de comprar outro.
-
Rui Roseno
Estas a falar do X22? não tenho aerografo, se aplicar com pincel vai ficar borrada certo?.. por isso é que queria um em spray.
Eles já estavam com decalques da colorado e não consigo tira-los sem estragar o que já fiz..
Eles já estavam com decalques da colorado e não consigo tira-los sem estragar o que já fiz..
Terás que ir ao osso!!
A carroçaria num banho de óleo de travão e volta tudo à estaca zero. Terás que voltar a lixar, pintar e colocar decalques.
A carroçaria num banho de óleo de travão e volta tudo à estaca zero. Terás que voltar a lixar, pintar e colocar decalques.

Eu às vezes dou em coisas pequenas a pincel.
tens que fazer um teste com o resto de decalques, mas pelo que contas é o spray da tamiya que fez isso aos decalques.
Segue o conselho comprar uma folha nova e siga nada de desanimar.
tens que fazer um teste com o resto de decalques, mas pelo que contas é o spray da tamiya que fez isso aos decalques.
Segue o conselho comprar uma folha nova e siga nada de desanimar.
-
Rui Roseno
Bem, chegou hoje um novo kit que comprei no ebay. ficou me por 15 euros. Vou voltar do início e se calhar vou mesmo fazer o interior todo de novo para ficar melhor. Infelizmente os srs dos correios deram uma cacetada qualquer com a caixa e partiu um bocado da carroçaria do carro..
mas não é grave já está a secar a cola e se não prender bem vai lá com cement, é uma zona de fácil colagem.
Contudo, eu vou ter novamente que passar pelo mesmo.. que spray de verniz aconselham? é que aplicar verniz no carro todo a pincel vai demorar uma eternidade para não falar que vai ficar uma granda cagada. é que não tenho aerógrafo e sinceramente não estava a pensar comprar pk são carotes, + latas de ar.. etc...
abraços e obrigado, vou postando novas imagens assim que possa.
Contudo, eu vou ter novamente que passar pelo mesmo.. que spray de verniz aconselham? é que aplicar verniz no carro todo a pincel vai demorar uma eternidade para não falar que vai ficar uma granda cagada. é que não tenho aerógrafo e sinceramente não estava a pensar comprar pk são carotes, + latas de ar.. etc...
abraços e obrigado, vou postando novas imagens assim que possa.
Viva,
O verniz da Mr. Hobby em spray (Topcoat B-501) não reage mal com os decalques, ao contrário do Tamiya que tem má fama junto de alguns.
Eu costumo comprá-lo em http://www.hiroboy.com.
Abraço,
Nuno.
O verniz da Mr. Hobby em spray (Topcoat B-501) não reage mal com os decalques, ao contrário do Tamiya que tem má fama junto de alguns.
Eu costumo comprá-lo em http://www.hiroboy.com.
Abraço,
Nuno.
-
Rui Roseno
thanks, é preciso polir depois? se sim qual produto usas?
abraço
abraço