Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
ft.michel
Registado: sexta fev 13, 2009 6:54 pm

Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Mensagem por ft.michel »

Conforme comentei no post em que apresento o trabalho finalizado, deixo aqui o Passo a Passo deste projeto.

Imagem

Imagem
O que tem aí, é basicamente o que veio com o Kit, na verdade foi um presente do Paulo Fiote, da Fiote Models, ele encontrou essas partes perdidas em seu atelier e me cedeu para efetuar este trabalho, para mim foi de grande valia.

Imagem
Esse é o Bloco do motor da Ferrari 312 T3 da Tamiya.

Imagem
Aqui algumas das peças que irei utilizar da Honda RA272.

Imagem

Imagem
Assoalho completamente liso e sem detalhes.

Imagem
A parte posterior é uma peça inteira sem motor.

Imagem

Imagem
O assoalho foi desbastado e o fundo da Honda RA 272 foi trabalhado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Fiz uma pré montagem da carenagem. Depois instalei 3 pinos de metal no bloco do moto para fixação deste no chassis. Então, efetuei as medidas e corte a parte inferior da peça onde fica o motor, até então pensava em apenas colocar um fundo do motor na peça. Finalmente pré montei o conjunto assoalho, suspensão dianteira, motor e tampas. A partir daí tinha como ver se o motor era compatível, e aí surgiu a idéia de usar mais que o fundo do motor, porém, este era muito mais largo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Para acertar as parte, encurtei o curso do motor nos dois lados, assim as dimensões diminuiam consideravelmente, e a capacidade volumétrica ficou melhor. É visível também, o trabalho que foi realizado no fundo deste modelo, o câmbio e freios foram adaptador de outra ferrari.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Resolvi pegar o bloco que ficava onde ia o motor e com a microretífica, retirei muito material, depois completei com massa plástica e Estireno em alguns pontos, muitas horas de lixa e massa, e cheguei a uma tampa de motor.

Imagem

Imagem
Nada tã radical quanto a tampa do motor, mas os ajustes com massa da tampa do chassis também foram feitos.

Imagem

Imagem

Imagem
Também resolvi deixar a parte anterior do carro mais parecido com as referências do 1/1, então mais massa e lixa.

Imagem

Imagem

Imagem
Harmonizando o conjunto... Agora é ir para pintura...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui a empolgação foi grande, acabei fazendo o primer e muita pintura sem fotografar nada... Fazer o que!

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui os decalques já foram aplicados.

Imagem

Imagem

Imagem
A mecânica sendo aprimorada, foram usadas partes da suspensão da Honda R272, usei também muitas, barras e tubos de alumínio. Mais uma vez fotografei pouco.

Imagem

Imagem

Imagem
Fui aprimorando a mecânica, instalando os cabos de distribuição e escapamentos, aqui eles ainda estão com barras, depois substituí por tubos em escala.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui o trem de propulsão foi instalado no chassis já envernizado e polido, além da pintura do banco e da instalação da tampa do monocoque.

Imagem

Imagem
Aqui o trabalho já está finalizado.
Ficaram algumas lacunas no processo, mas no calor da produção fui esquecendo de registrar, mas dá uma idéia do projeto em andamento.
Obrigado!
DIOGO_TIAGO
Registado: sexta abr 09, 2010 2:17 pm

Re: Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Mensagem por DIOGO_TIAGO »

Bem, tu dás-lhe mesmo na categoria dos F1 :o

Que trabalho magnifico =D>
tito
Registado: segunda mai 11, 2009 3:26 pm

Mensagem por tito »

Está soberbo...Que trabalho magnífico
Parabéns, ficou espectacular
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy
ft.michel
Registado: sexta fev 13, 2009 6:54 pm

Mensagem por ft.michel »

Muito Obrigado Diogo!
Realmente, o foco de minha coleção são modelos 1/20!
E atualmente tenho me voltado para conversões em geral!
:D
Responder