Se há algo k me causa imensas duvidas são as selagens ( capas finais) com vernizes.
Como sei k por aki há mestres vou ser chato e perguntar:
1º - As lavagens para realçar paineis e afins devem ser feitas antes ou depois de uma primeira capa de verniz ( suponho k as tintas de oleo com trebentina devem atacar as acrilicas) ?
2º - Aplicam os vernizes mesmo por cima do " vidros" ?? E se o verniz for "mate" e não "brilhante" não se corre o risco de tirar a transparencia dessas peças ???
3º Ouvi falar ( e já estou farto de ler ) sobre um producto "miraculoso" chamado FUTURE ( é americano e acho k aki na europa tem varios outros nomes, entre eles PRONTO WAX). Isso é assim tão bom como o "pintam" ou não ?? Já alguem experimentou ?? Qual o resultado ???
4º Depois de polir uma pintura, para lhe conferir akele brilhozito k tt gosto de obter, nas " biaturas" pode aplicar-se verniz ???? E se polir o verniz não corro o risco de polir de mais e misturar a tinta no verniz ??
5º ( e ultima k já me devem estar a rogar na pele) Já li aki ou noutro lado, não me lembro sinceramente, k há vernizes k mesmo dados a pincel se " autonivelam" sem deixar marcas ( riscos / estrias). Podem indicar-me quais são ???
Desde já obrigado e desculpem a paciencia k é necessario para aturar " novatos".
Selagens com verniz...... Agradeço ajudas.
Selagens com verniz...... Agradeço ajudas.
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Bem, não te posso ajudar em todas mas ajudo-te no que sei.
2º - Nunca se deve aplicar verniz por cima das peças transparentes, nem brilhante nem matt. O vidros devem ficar no seu plástico natural.
4º - Para os carros civis podes apenas aplicar as camadas de tinta e polir. Para caros de competição, com decalques, convém sempre dar uma camada de verniz para os proteger. Não existe qualquer perigo em polir o verniz por cima da tinta. São duas camadas separadas. Logicamente se polires em excesso acabas por chegar até á camada de tinta, mas não é isso que queremos.
5º - Não sei quais são. Eu uso o verniz da Tamiya com excelentes resultados. Depois se seco (aplicado a pincel) uniformiza. De seguida é só polir para obter o brilho extra.
Espero ter ajudado.
2º - Nunca se deve aplicar verniz por cima das peças transparentes, nem brilhante nem matt. O vidros devem ficar no seu plástico natural.
4º - Para os carros civis podes apenas aplicar as camadas de tinta e polir. Para caros de competição, com decalques, convém sempre dar uma camada de verniz para os proteger. Não existe qualquer perigo em polir o verniz por cima da tinta. São duas camadas separadas. Logicamente se polires em excesso acabas por chegar até á camada de tinta, mas não é isso que queremos.
5º - Não sei quais são. Eu uso o verniz da Tamiya com excelentes resultados. Depois se seco (aplicado a pincel) uniformiza. De seguida é só polir para obter o brilho extra.
Espero ter ajudado.
- Patrick Bateman
- Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm