Selagens com verniz...... Agradeço ajudas.

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
JMA
Mensagens: 53
Registado: terça jul 20, 2004 12:05 pm
Localização: Almada

Selagens com verniz...... Agradeço ajudas.

Mensagem por JMA »

Se há algo k me causa imensas duvidas são as selagens ( capas finais) com vernizes.

Como sei k por aki há mestres vou ser chato e perguntar:

1º - As lavagens para realçar paineis e afins devem ser feitas antes ou depois de uma primeira capa de verniz ( suponho k as tintas de oleo com trebentina devem atacar as acrilicas) ?

2º - Aplicam os vernizes mesmo por cima do " vidros" ?? E se o verniz for "mate" e não "brilhante" não se corre o risco de tirar a transparencia dessas peças ???

3º Ouvi falar ( e já estou farto de ler ) sobre um producto "miraculoso" chamado FUTURE ( é americano e acho k aki na europa tem varios outros nomes, entre eles PRONTO WAX). Isso é assim tão bom como o "pintam" ou não ?? Já alguem experimentou ?? Qual o resultado ???

4º Depois de polir uma pintura, para lhe conferir akele brilhozito k tt gosto de obter, nas " biaturas" pode aplicar-se verniz ???? E se polir o verniz não corro o risco de polir de mais e misturar a tinta no verniz ??

5º ( e ultima k já me devem estar a rogar na pele) Já li aki ou noutro lado, não me lembro sinceramente, k há vernizes k mesmo dados a pincel se " autonivelam" sem deixar marcas ( riscos / estrias). Podem indicar-me quais são ???

Desde já obrigado e desculpem a paciencia k é necessario para aturar " novatos".
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Avatar do Utilizador
Akira
Mensagens: 748
Registado: terça fev 10, 2004 11:42 pm
Localização: Azambuja
Contacto:

Mensagem por Akira »

Bem, não te posso ajudar em todas mas ajudo-te no que sei.

2º - Nunca se deve aplicar verniz por cima das peças transparentes, nem brilhante nem matt. O vidros devem ficar no seu plástico natural.

4º - Para os carros civis podes apenas aplicar as camadas de tinta e polir. Para caros de competição, com decalques, convém sempre dar uma camada de verniz para os proteger. Não existe qualquer perigo em polir o verniz por cima da tinta. São duas camadas separadas. Logicamente se polires em excesso acabas por chegar até á camada de tinta, mas não é isso que queremos.

5º - Não sei quais são. Eu uso o verniz da Tamiya com excelentes resultados. Depois se seco (aplicado a pincel) uniformiza. De seguida é só polir para obter o brilho extra.

Espero ter ajudado.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Imagem
Concluídos:
Imagem
Avatar do Utilizador
Patrick Bateman
Mensagens: 1157
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm
Localização: Linda-a-Velha

Mensagem por Patrick Bateman »

só uma achega, akira
faltou dizer q é o fabuloso, extraordinário, superlativo, o pai e a mãe de todos os vernizes, sua Ex.a, o x22

JMA. tb podes aplicar cera da tamiya para ajudar à festa.
cumps
patrick
Imagem
JMA
Mensagens: 53
Registado: terça jul 20, 2004 12:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por JMA »

Mt obrigado pelos esclarecimentos. Já deu para ter uma ideia mais concreta de como " não asneirar" com vernizes.
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Responder