A história do início:
Este verão fui obrigado a estar de molho um mês inteiro a ver o tempo passar. O azar tem coisas destas e vim ter ao AM numa navegação e como estava desprevenido, fui mordido pelo bicho! Se tivesse ido ter a um site de origami, tinha-me saído mais barato!
Decidido a modelar qualquer coisa com 4 rodas, faltava-me escolher o sujeito a torturar. Outro acaso do destino e descobri esta beleza numa navegação.
Trata-se de uma versão despida, alterada e melhorada do Jaguar E-type Roadster S1 (XKE nos EUA), manufacturada em Inglaterra pela Eagle (http://www.eaglegb.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).
![Image](https://lh3.googleusercontent.com/-OMbp_ATC0UU/T2-NTHePe6I/AAAAAAAAATk/VcTGcTKHO6M/s720/eagle-e-type-lightweight-speedster-7.jpg)
![Image](https://lh3.googleusercontent.com/-z1513rbc_EA/T2-NVLQHSyI/AAAAAAAAATs/P-kjkGpfk2o/s720/eagle-e-type-lightweight-speedster-5.jpg)
Sem coragem ($$) para comprar um kit a 1/8 ou 1/12 para cortar a sangue frio, decidi sem qualquer noção de ridículo, lançar-me num scratch a 100%, numa escala 1/18 (na altura soava bem...). Tive igualmente a lata de chatear a boa gente da Eagle (nomadamente o Paul Brace), que tem sido simpática o suficiente para me enviar todas as fotos, medições e mais fotos (do carro acabado, por pintar, em chapa, em primário), assim como das miudezas e pormenores. Tem sido só pedir e contar com o e-mail de volta no dia a seguir!
(comparação entro o original e o Speedster)
![Image](https://lh3.googleusercontent.com/-e19xtSpe2UE/T2-NYdKuRVI/AAAAAAAAAT0/E8JaRkmrrZY/s720/eagle-e-type-lightweight-speedster-1.jpg)
Como a minha formação tem muito a ver com o desenho técnico, não consigo cortar uma folha de papel, sem antes fazer o desenho no CAD! Ora 3 meses depois do início, tinha material para começar a cortar alguma coisa:
![Image](https://lh5.googleusercontent.com/-7vdAy6eap5M/T2-NC2risQI/AAAAAAAAATc/YN6mN0vV0Ug/s912/desenho%2520corpo.jpg)
Com um bicho tão curvilíneo, só fazendo como os kits de barcos: cavername a cavername. A ideia é moldar o corpo e fazer uma concha em fibra de vidro. O interior seria para mais tarde. Arranjei poliestireno expandido (não é evergreen, é mais poroso e de corte mais fácil, quase da densidade da balsa) de 1mm e contracolando em 2mm, fiz os cavernames e montei-os.
E fui enchendo os espaços com balsa (veios no sentido do comprimento do carro!!!), lixando, lixando, lixando, lixando as formas, corrigindo o necessário e enchendo com massa automóvel de poliester as asneiras.
Um dia a minha mulher mandou-me ir fazer pó para a rua (ou o pó ou eu) e como ainda estava frio, o corpo do Speedster ficou um pouco em suspenso até dias (noites) mais quentes.
Assim, iniciei-me em actividades menos poeirentas... o interior. Vou postar depois a evolução do interior, mas para não deixar este post num corpo meio acabado, publico uma foto do estado actual (a parte branca é só um "cavalete" para ir pendurando as peças e as rodas foram roubadas de um modelo da Burago, são para scratchar também).
E os inevitáveis (para mim) desenhos de base.
![Image](https://lh6.googleusercontent.com/-0NPx-7EyorU/T2-eiNbyJVI/AAAAAAAAAUQ/6joYmdfQ9EM/s720/desenho%2520interior.jpg)
Espero que gostem e que tenham um olhar crítico e experiente sobre este início de trabalho! Conselhos experientes precisam-se!