Eu e o "600"...
- Caracol_kitado
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Re: Eu e o "600"...
Belissimos trabalhos de Scratch build! E óptimos para tirarmos umas ideias e aprendermos alguma coisa!
Re: Eu e o "600"...
Os meus parabéns...
É dos trabalhos melhores, mais completos e perfeitos que já vi... senão o melhor!!!
Podia escrever um livro com dicas para o pessoal newbie...
É dos trabalhos melhores, mais completos e perfeitos que já vi... senão o melhor!!!
Podia escrever um livro com dicas para o pessoal newbie...
Re: Eu e o "600"...
Boas,
Obrigado a todos pelos comentários.
Esta cabecinha está sempre a trabalhar...
Infelizmente não comprei as letras em Portugal, não quer dizer que não haja, mas da busca que fiz só deu...estrangeiro
Nas lojas on-line o melhor sitio é aqui, pela variedade e pelos €€€ ou £££.
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksi ... &_from=R40" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
PedroGomes
Obrigado a todos pelos comentários.
Miguel,MPLobao wrote:Viva
Oh Pedro o que tu descobres!
Essas letras estão há venda nalguma loja física no Grande Porto, ou outro lado do nosso rectângulo à beira mar plantado?
Esta cabecinha está sempre a trabalhar...
Infelizmente não comprei as letras em Portugal, não quer dizer que não haja, mas da busca que fiz só deu...estrangeiro
Nas lojas on-line o melhor sitio é aqui, pela variedade e pelos €€€ ou £££.
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksi ... &_from=R40" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Eu e o "600"...
Boas,
Uma pequena actualização com dois detalhes feitos.
O primeiro detalhe, fiz a marcação e furos para receber o suporte dos faróis suplementares.
Marcar, furar e testar.
Na última foto aparecem umas cápsulas a fazer de faróis, não são os faróis… esses vão aparecer mais tarde e feitos de raiz.
Segundo detalhe para a construção das escovas limpa-vidros. As escovas do modelo eram em foto-gravados, não os vou utilizar, são muito básicos, sem volume e sem realismo.
Por isso decide reproduzir as escovas de raiz com Evergreen de 0.25mm de espessura.
Os foto-gravados.
A construção das novas escovas.
O aspecto final.
Abraço
PedroGomes
Uma pequena actualização com dois detalhes feitos.
O primeiro detalhe, fiz a marcação e furos para receber o suporte dos faróis suplementares.
Marcar, furar e testar.
Na última foto aparecem umas cápsulas a fazer de faróis, não são os faróis… esses vão aparecer mais tarde e feitos de raiz.
Segundo detalhe para a construção das escovas limpa-vidros. As escovas do modelo eram em foto-gravados, não os vou utilizar, são muito básicos, sem volume e sem realismo.
Por isso decide reproduzir as escovas de raiz com Evergreen de 0.25mm de espessura.
Os foto-gravados.
A construção das novas escovas.
O aspecto final.
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
- DIOGO_TIAGO
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Re: Eu e o "600"...
Parecem logo outros esses limpa vidros ! Também fiz de raiz para o meu BJ40 e o aspecto vale todo o tempo gasto
Re: Eu e o "600"...
Excelente projecto a todos os níveis... Parabéns...
Re: Eu e o "600"...
Boas,
Hoje vou mostrar como contornei um dos pontos negativos deste Kit da Gunze.
Como a maior parte dos automóveis desta época, o Fiat tem acessórios cromados, alguns desses acessórios são os frisos laterais.
No kit de Gunze esses frisos são reproduzidos em decalque, como podem imaginar o decalque está logo de reproduzir os frisos cromados, não têm volume, nem o seu aspecto é cromado.
Por isso optei por fazer os frisos de raiz com a ajuda de tiras de Evergreen.
Os frisos e uma simulação para tirar medidas.
Os “planos de construção” e a marcação das extremidades dos frisos. É importante deixar uma marcação na carroçaria para facilitar a colagem dos frisos depois do modelo pintado.
Cortei as tiras de Evergreen nas medidas correctas e reproduzi das suas formas.
O friso que fica na porta não é totalmente recto, tive que lhe dar uma forma mais pontiaguda.
Depois preparei os frisos para a cromagem.
É da cromagem das peças do “600” que vou falar na próximo post, tenho uma experiência interessante para partilhar com todos.
Abraço
PedroGomes
Hoje vou mostrar como contornei um dos pontos negativos deste Kit da Gunze.
Como a maior parte dos automóveis desta época, o Fiat tem acessórios cromados, alguns desses acessórios são os frisos laterais.
No kit de Gunze esses frisos são reproduzidos em decalque, como podem imaginar o decalque está logo de reproduzir os frisos cromados, não têm volume, nem o seu aspecto é cromado.
Por isso optei por fazer os frisos de raiz com a ajuda de tiras de Evergreen.
Os frisos e uma simulação para tirar medidas.
Os “planos de construção” e a marcação das extremidades dos frisos. É importante deixar uma marcação na carroçaria para facilitar a colagem dos frisos depois do modelo pintado.
Cortei as tiras de Evergreen nas medidas correctas e reproduzi das suas formas.
O friso que fica na porta não é totalmente recto, tive que lhe dar uma forma mais pontiaguda.
Depois preparei os frisos para a cromagem.
É da cromagem das peças do “600” que vou falar na próximo post, tenho uma experiência interessante para partilhar com todos.
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Eu e o "600"...
Eu quando vejo este tópico, é só palavrões a sairem-me da boca
Que grande trabalho! Parabéns!
Que grande trabalho! Parabéns!
Re: Eu e o "600"...
É o que tenho para dizer !
Estou curioso para ver a técnica da cromagem... pois cada vez que se pega numa peça cromada de um kit... é para ir a lixívia e voltar a pintar.
Nota: aquela cobertura interior no capot pode ser por causa da chuva. Quando a chuva entrava pela as gretas do capot, essa cobertura devia proteger diversos elementos que não podiam apanhar água... digo eu
- DIOGO_TIAGO
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Re: Eu e o "600"...
Como disse o Lagas, já estou em pulgas para ver essa experiência da cromagem Vais usar aquele pó ?
O trabalho pré-cromagem está excelente!
O trabalho pré-cromagem está excelente!
Re: Eu e o "600"...
Boas,
Hoje é dia de cromagem…
Caros Lagas e Diogo, não vou deixar aqui nenhuma técnica do outro mundo, vou utilizar o método que a maioria dos modelistas utiliza só quebrando uma regra básica.
O relativamente às peças cromadas este kit da Gunze é como quase todos os kits que encontrei até hoje, as peças cromadas encontram-se numa grelha específica e apresentam um cromado sem defeitos. O problema, pelo menos para mim, surge quando retiro as peças da grelha, estas apresentam rebarbas que é necessário eliminar, apresentam as ligações á grelha que é necessário pelo menos disfarçar e quando olhamos para as peças grande parte do cromado já “foi à vida”.
Cá em casa as peças vão direitinhas para a lixívia, retiro o cromado e faço a preparação das peças para nova cromagem.
A partir de aqui o grande problema é conseguir um cromado igual ao original, já fiz experiências com vários tipos de materiais, tintas, sprays e até os pós de cromado. Para mim as melhores soluções são o AlcladII Chrome e o pó de polimento da C1 Models – C1 Metalizer.
Contudo ao utilizar estes produtos nunca fiquei 100% satisfeito com o aspecto final do cromado, apesar deste ser espelhado o cromado tem sempre um especto escuro, a “culpa” é da base preta que os produtos necessitam. Nada a fazer?
Pois bem, optando por utilizar o AlcladII, foi aqui que eu quebrei uma regra básica dos cromados, não utilizei uma base preta “enamel”, utilizei uma base branca “enamel” mais concretamente o spray Tamiya Branco TS-26.
Esta ideia surgiu depois de ver um vídeo na net de um modelista que pinta “action figures”.
Vamos lá à cromagem.
As grelhas cromadas e algumas peças na lixívia.
Acidente de percurso, um dos frisos partiu quando o estava a separar da grelha.
Um pouco de cola e já está novo!
Depois da lixívia a preparação das peças, os para-choque estavam muito maus foi necessário fazer algumas correcções.
A cromagem de um dos para-choques; primário Vallejo, branco TS-26 e duas demãos de AlcladII Chorme.
Antes de cromagem um detalhe, fiz a lâmpada da luz da matrícula.
Outras das peças onde utilizei o mesmo “método” de cromagem.
Cromei quase 20 pcs, para-choques, frisos, escova limpa-vidros, puxadores das porta, etc.
Fiquei satisfeito com resultado final.
Que acham?
Abraço
PedroGomes
Hoje é dia de cromagem…
Caros Lagas e Diogo, não vou deixar aqui nenhuma técnica do outro mundo, vou utilizar o método que a maioria dos modelistas utiliza só quebrando uma regra básica.
O relativamente às peças cromadas este kit da Gunze é como quase todos os kits que encontrei até hoje, as peças cromadas encontram-se numa grelha específica e apresentam um cromado sem defeitos. O problema, pelo menos para mim, surge quando retiro as peças da grelha, estas apresentam rebarbas que é necessário eliminar, apresentam as ligações á grelha que é necessário pelo menos disfarçar e quando olhamos para as peças grande parte do cromado já “foi à vida”.
Cá em casa as peças vão direitinhas para a lixívia, retiro o cromado e faço a preparação das peças para nova cromagem.
A partir de aqui o grande problema é conseguir um cromado igual ao original, já fiz experiências com vários tipos de materiais, tintas, sprays e até os pós de cromado. Para mim as melhores soluções são o AlcladII Chrome e o pó de polimento da C1 Models – C1 Metalizer.
Contudo ao utilizar estes produtos nunca fiquei 100% satisfeito com o aspecto final do cromado, apesar deste ser espelhado o cromado tem sempre um especto escuro, a “culpa” é da base preta que os produtos necessitam. Nada a fazer?
Pois bem, optando por utilizar o AlcladII, foi aqui que eu quebrei uma regra básica dos cromados, não utilizei uma base preta “enamel”, utilizei uma base branca “enamel” mais concretamente o spray Tamiya Branco TS-26.
Esta ideia surgiu depois de ver um vídeo na net de um modelista que pinta “action figures”.
Vamos lá à cromagem.
As grelhas cromadas e algumas peças na lixívia.
Acidente de percurso, um dos frisos partiu quando o estava a separar da grelha.
Um pouco de cola e já está novo!
Depois da lixívia a preparação das peças, os para-choque estavam muito maus foi necessário fazer algumas correcções.
A cromagem de um dos para-choques; primário Vallejo, branco TS-26 e duas demãos de AlcladII Chorme.
Antes de cromagem um detalhe, fiz a lâmpada da luz da matrícula.
Outras das peças onde utilizei o mesmo “método” de cromagem.
Cromei quase 20 pcs, para-choques, frisos, escova limpa-vidros, puxadores das porta, etc.
Fiquei satisfeito com resultado final.
Que acham?
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
- DIOGO_TIAGO
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Re: Eu e o "600"...
Excelente!!!!! Essa de contrariar a base preta e optar por branca era totalmente desconhecida para mim.
Eu quando precisei de cromar as peças do meu Mini, utilizei como tal modelista, a base preta brilhante e dei uma ligeira polidela primeiro. Posto isto, optei pelo Spray da marca Krylon. Gostei bastante e até hoje, o meu Mini continua com cara lavada e cromados reluzentes.
Eu tenho de optar por pinceis e sprays porque infelizmente aerografo ainda não consta na minha lista de material Produtos Alclad ou Zero Paints são produtos topo de gama!
Grande trabalhinho Pedro, continua
Eu quando precisei de cromar as peças do meu Mini, utilizei como tal modelista, a base preta brilhante e dei uma ligeira polidela primeiro. Posto isto, optei pelo Spray da marca Krylon. Gostei bastante e até hoje, o meu Mini continua com cara lavada e cromados reluzentes.
Eu tenho de optar por pinceis e sprays porque infelizmente aerografo ainda não consta na minha lista de material Produtos Alclad ou Zero Paints são produtos topo de gama!
Grande trabalhinho Pedro, continua
Re: Eu e o "600"...
Boas,
No post de hoje continuo com a “cromagem”…
Não é o mesmo tipo de “cromagem" que utilizei no post anterior, a de hoje é com ajuda do “Bare Metal Foil”.
Nas peças que apresento hoje seria muito difícil (e arriscado…) utilizar a técnica do AlcladII, as peças são os piscas dianteiros e faróis traseiros.
Para reproduzir as bases cromadas destas peças embrulhei-as em Bare Metal Foil – Shiny chrome.
Os piscas dianteiros.
Os faróis traseiros.
Os piscas laterais.
Torneei a base do pisca (plástico branco) e o vidro (plástico transparente), pintei a base com AlcladII e o vidro com Tamiya clear Orange.
Abraço
PedroGomes
No post de hoje continuo com a “cromagem”…
Não é o mesmo tipo de “cromagem" que utilizei no post anterior, a de hoje é com ajuda do “Bare Metal Foil”.
Nas peças que apresento hoje seria muito difícil (e arriscado…) utilizar a técnica do AlcladII, as peças são os piscas dianteiros e faróis traseiros.
Para reproduzir as bases cromadas destas peças embrulhei-as em Bare Metal Foil – Shiny chrome.
Os piscas dianteiros.
Os faróis traseiros.
Os piscas laterais.
Torneei a base do pisca (plástico branco) e o vidro (plástico transparente), pintei a base com AlcladII e o vidro com Tamiya clear Orange.
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Eu e o "600"...
Quem me dera ser capaz de fazer uma montagem tão limpa e certinha.....
E os próximos passos serão....
João
E os próximos passos serão....
João
- DIOGO_TIAGO
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Re: Eu e o "600"...
Fizeste a pintura dos faróis a aerografo? Que paciência...
Está altamente como é de esperar
Está altamente como é de esperar