Ferrari F2005

Partilha aqui os teus dotes de modelista
edguerra
Registado: sábado jan 12, 2008 2:40 am

Ferrari F2005

Mensagem por edguerra »

Bons dias!

Enquanto espero que a pintura do meu Sauber C9 seque completamente (e resolvo um ou outro problema que vai surgindo), comecei já o meu próximo projecto - o Ferrari F2005 da Revell

Como infelizmente as fotos do interior (e mecânica) deste modelo não abundam (se alguém tiver, agradeço...), vou limitar-me a seguir as instruções, sem fazer grandes alterações. Tentarei que a carroçaria fique o mais próximo possível do real.
Vou tentar pela primeira vez aplicar verniz X-22 a pincel.

Aqui vão as fotos do progresso.

Como sempre, aceitam-se críticas e sugestões! :)

Cumprimentos
Anexos
DSC07372.JPG
DSC07372.JPG (217.34 KiB) Visto 8929 vezes
DSC07375.JPG
DSC07375.JPG (239.5 KiB) Visto 8928 vezes
As peças do motor, já pintadas e prontas a montar
As peças do motor, já pintadas e prontas a montar
DSC07381.JPG (135.91 KiB) Visto 8924 vezes
Eixo e suspensões traseiras
Eixo e suspensões traseiras
DSC07383.JPG (135.63 KiB) Visto 8922 vezes
DSC07387.JPG
DSC07387.JPG (120.97 KiB) Visto 8912 vezes
Eis o último V10 de fórumula 1 construído pela Ferrari
Eis o último V10 de fórumula 1 construído pela Ferrari
DSC07388.JPG (77.61 KiB) Visto 8910 vezes
A colagem das peças do eixo traseiro revelou uma falha no encaixe que eu não estava habituado a ver (é o primeiro kit não-Tamiya que monto...) Tive de corrigir com putty e pintar.
A colagem das peças do eixo traseiro revelou uma falha no encaixe que eu não estava habituado a ver (é o primeiro kit não-Tamiya que monto...) Tive de corrigir com putty e pintar.
DSC07389.JPG (125.74 KiB) Visto 8906 vezes
Só depois de já ter este conjunto de peças pronto e colado ao motor é que me apercebi de que esquecera dos diversos decalquer a imitar carbono... Vai de desmontar tudo outra vez...
Só depois de já ter este conjunto de peças pronto e colado ao motor é que me apercebi de que esquecera dos diversos decalquer a imitar carbono... Vai de desmontar tudo outra vez...
DSC07394.JPG (128.32 KiB) Visto 8907 vezes
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Ferrari F2005

Mensagem por JMCARC1 »

Edguerra,

Eu tenho uma serie de fotos deste modelo. No meio de tudo, tb lá deve haver de interiores... vou dar uma vista de olhos.

Em relação ao modelo, toma cuidado com a largura dos cubos de roda/tampas dos travões pois estão um bocado mais largas... as rodas ficam demasiado saidas!!!! Já as montaste, mas o ideal era cortar o cubo e reduzir a dimensão. Se fizeres uma montagem a seco mais ver o que estou a falar.

Mas de resto é um modelo mais trabalhoso que os da Tamiya (bem mais), em que tudo deve ser experimentado antes, mas que acaba por fazer um belo modelo!

Boa sorte.

joão
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Força ai nesse projecto... pois com a prática que eu tenho é o minimo que te posso dizer :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

Parece-me ir bem, força nisso :wink:

!!Cumps!!
Miguel
migper
Registado: sexta ago 13, 2004 10:47 am

Mensagem por migper »

Boa tarde

Neste momento, tenho este em mãos tb.
Tenho algumas fotos, vou procurá-las e envio-te.

Dado se tratar de um kit 77 peças, os detalhes ao nivel da mecânica não abundam. No meu, a unica coisa que vou alterar, vai ser os cintos, que vou usar PE.
Vou seguir com atenção o teu progresso.

Miguel Pereira
edguerra

Mensagem por edguerra »

Amigos,

Agora que o meu Sauber está pronto (ver em viewtopic.php?f=5&t=4628), posso dedicar mais tempo ao Ferrari F2005. Aqui vão mais algumas fotos do progresso...

Depois de me ter esquecido de colocar os decalques a imitar fibra de carbono, tive de descolar todas as peças, colocar os decalques e voltar a montar.
Entretanto também já estava a trabalhar no banco.
DSC07450.JPG
DSC07450.JPG (157.65 KiB) Visto 8677 vezes
DSC07455.JPG
DSC07455.JPG (137.51 KiB) Visto 8679 vezes
Entretanto, passei uma fina camada de primário por todas as peças.
DSC07474.JPG
DSC07474.JPG (194.19 KiB) Visto 8672 vezes
DSC07475.JPG
DSC07475.JPG (87.01 KiB) Visto 8668 vezes
Cada modelo que um principiante como eu monta é um banco de testes. Este não será excepção... Pela primeira vez, vou pintar a carroçaria a pincel e aplicar verniz Tamiya X-22, a pincel também. Sei que o resultado não será tão bom como pintar a spray, mas quero ver pelos meus olhos a diferença. Para além disso, vai obrigar-me a aperfeiçoar o acabamento (lixa, polimento e verniz).
Quaisquer sugestões sobre como tornar uma pintura a pincel o mais perfeito possível são benvindas...
DSC07483.JPG
DSC07483.JPG (137.74 KiB) Visto 8667 vezes
Após a primeira demão (muito fina), o resultado é este:
DSC07484.JPG
DSC07484.JPG (169.87 KiB) Visto 8666 vezes
Após a segunda demão, as coisas estão a melhorar...
Um prémio para quem souber porque é que tenho um pedaço de masking tape no nariz do carro... :)
DSC07487.JPG
DSC07487.JPG (179.15 KiB) Visto 8666 vezes
Enquanto espero que a carroçaria seque, vou trabalhando no eixo dianteiro, que revelou os mesmo problemas de encaixe (folgas) que o eixo traseiro, prontamente corrigidas com Putty.
João, experimentei a montagem a seco (embora não completa), como recomendaste, e não me pareceu que as rodas ficassem muito saídas... Não sei, verei como fica no fim...
DSC07486.JPG
DSC07486.JPG (129.93 KiB) Visto 8663 vezes
E por agora é tudo, em breve terei mais novidades.

Fico à espera que alguém resolva o mistério da masking tape... :)

Cumprimentos
Bat69
Registado: segunda mar 31, 2008 10:01 am

Mensagem por Bat69 »

tá a ficar muito fixe.

dá-lhe forte

Abrasses
Work in Progress:

ImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Como tentativa, "é de Homem"!
Mas penso que vais ficar tão desiludido, que vais lixar tudo e pintar a spray.
O modelo é lindíssimo (ou não fosse um Ferrari! :D ) e, estou certo, vais ter a tendência a montá-lo com a maior perfeição possível. E isso inclui uma pintura irrepreensível, coisa que não se consegue a pincel, pelo menos no início da "carreira".

Mas, como disse, admiro a coragem

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

edguerra Escreveu:Cada modelo que um principiante como eu monta é um banco de testes. Este não será excepção... Pela primeira vez, vou pintar a carroçaria a pincel e aplicar verniz Tamiya X-22, a pincel também. Sei que o resultado não será tão bom como pintar a spray, mas quero ver pelos meus olhos a diferença. Para além disso, vai obrigar-me a aperfeiçoar o acabamento (lixa, polimento e verniz).
Quaisquer sugestões sobre como tornar uma pintura a pincel o mais perfeito possível são benvindas...
Edguerra,

O melhor conselho que te posso dar para obteres resultados satisfatórios a pincel é usaresum pincel plano, grande bem molhado com tinta razoavelmente diluida. Eu apenas o fiz com tintas acrílicas da Tamiya (ok, tb pintei algumas zonas com TS como saiu da lata) e consegui sempre resultados bastante aceitáveis. O problema destas tintas é que são muito fracas para lixar e polir.

Em qq caso deixa secar bem entre camadas, pois pode acontecer que a camada superior reaja com a inferior. Tb te aconselho a pintar com temperatura fresca para evitar o inicio da secagem de alguma parte antes de completares tudo.

Agora, e tirando o efeito de experiência, não consigo perceber a ideia de aplicar primário a spray e depois pintar um modelo de uma só cor a pincel....!
edguerra Escreveu:Fico à espera que alguém resolva o mistério da masking tape... :)
Hummm... se fosse todo o bico diria que era para pintar de preto e representar a decoração que correu no GP do Bahrain 05. Neste GP o F2005 tinha o nariz preto em honra do Papa João Paulo II.

Ou será que te esqueceste de a tirar? :badgrin:
edguerra Escreveu: João, experimentei a montagem a seco (embora não completa), como recomendaste, e não me pareceu que as rodas ficassem muito saídas... Não sei, verei como fica no fim...
Eu nunca fiz esse modelo, mas todos os que vi montados tiveram esse problema. Fizeste uma montagem total (carroçaria + suspensão) e encaixaste os pneus? Já vi fotos desse problema... vou ver se encontro e depois envio-te.
art Escreveu:O modelo é lindíssimo (ou não fosse um Ferrari! :D )
Art, por acaso até acho este F2005 dos mais feios Ferrari F1 depois da versão de nariz alto do F310 de 1996.... esse era mesmo horrível!!! [-o< A culpa não tanto do modelo (F2005), mas mais do resultado aerodinâmico com a extensão das derivas do aileron traseiro e capot-motor. Qd se compara com a elegância do F2003 então....

João
edguerra

Mensagem por edguerra »

João,

Dei primário apenas para melhor detectar as imperfeições da carroçaria e facilitar a pintura, já que a tinta adere melhor...
JMCARC1 wrote:
Hummm... se fosse todo o bico diria que era para pintar de preto e representar a decoração que correu no GP do Bahrain 05. Neste GP o F2005 tinha o nariz preto em honra do Papa João Paulo II.

Ou será que te esqueceste de a tirar?
Sim, e não.
Sim, é esse o motivo pelo qual a tape está lá...
Mas não me esqueci de a tirar... Simplesmente só me ocorreu a ideia de pintar esse modelo após dar a primeira demão... :) Por isso, o nariz já está pintado, embora com uma camada mesmo muito fina de tinta.
Acho que a maioria de nós gosta de ter modelos que, por um motivo ou por outro, tenham algum significado. Eu normalmente gosto de construir carros vencedores. Este modelo, apesar de ser o último V10 de fórmula 1 da Ferrari, foi, em termos de resultados, o pior Ferrari dos últimos 10 anos, tendo vencido apenas a célebre "corrida dos 6 carros" nessa época. Por isso, fazer a versão do GP do Bahrein com o nariz preto parece-me a melhor forma de destacar este modelo de alguma forma... :)
barrichello1-lg.jpg
barrichello1-lg.jpg (45.08 KiB) Visto 8583 vezes
Sobre a montagem a seco, montei apenas com a suspensão, e pareceu-me que as rodas não deveriam ir mais para dentro...
Mas vou fazer o exercício outra vez, agora com a carroçaria...

Se tiveres as referidas fotos dos modelos já montados, e mesmo do carro real, agradeço! :)

Cumprimentos
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Edguerra,

estava a brincar sobre a fita-cola. :D

Sobre o F2005 da Revell, o melhor que já vi podes encontra-lo aqui: http://www.scaleautofactory.com/f2005/build.html. Tb explica bem o problema das rodas.

Sobre fotos do modelo real envio-te um link para todas as fotos que tenho na 2f ou 3f. (se me esquecer, envias-me uma PM a avisar?) É que não as tenho aqui...

Sobre a versão concordo contigo. Mas toma cuidado que o nariz do F2005 reproduzido pela Revell é o do F2004M e apenas foi usado na apresentação... se comparares com o que está na foto real tem aquela saliência estranha na parte inferior a mais. Agora já deve ser tarde para corrigir, mas...

Seja como for, boa sorte para o restante modelo :wink:

João
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

grande modelo, mt boa construção

parabéns :D

continua =D>
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:Art, por acaso até acho este F2005 dos mais feios Ferrari F1 depois da versão de nariz alto do F310 de 1996.... esse era mesmo horrível!!! [-o< A culpa não tanto do modelo (F2005), mas mais do resultado aerodinâmico com a extensão das derivas do aileron traseiro e capot-motor. Qd se compara com a elegância do F2003 então....
É um sacrilégio tão grande o que esceveste que, a última vez que coisa semelhante foi dita, o Massa e o Raikkonen disseram-lhes como era, lá para os lados da Arábia!!! :D :D :D

Art
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Que grandes meninos eles forma este fds... sem espinhas, a andarem assim vai ser um ano maravilha viva a FERRARI.
Agora só uma coisa... este ano continua a haver pouca luta mas é uma delicia ver os carros todos atravessados e uma Pol já n significar assim tanto, para mim foi uma das melhores opcções já feitas na F1, banir control de tracção, e como neste fds até estive a rever uma velhinha VHS sobre os monstros do grupo B, que tal proibirem os controles e e os diferenciais XPTO no rally e deixarem aquilo respirar mais uns 100 cv....... ia ser lindo :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
João Paulo
Registado: quarta out 31, 2007 5:49 pm

Mensagem por João Paulo »

Epá, isso de pintar a pincel já fez com que eu montasse modelos duas vezes só para poder pintá-los com spray e nunca o contrário. É que o resultado é de tal forma mau (comparado com spray) que até acho que é um kit mal aproveitado. De qualquer forma nada melhor do que ver com os próprios olhos. Quanto ao verniz X-22 acrílico já o apliquei a pincel duas vezes e fiquei satisfeito com o resultado, principalmente no meu Opel Calibra que anda por aí no fórum. Uma demão bem generosa com um pincel grande deu bom resultado. Bom trabalho =D>
Abraço dos Açores!!
Responder