Apresento a minha proposta para este GB-american steel.
Tinha este kit da Lindberg já aberto bem inspeccionado e revolvido, aliás já iria fazer parte do meu elenco para 2010...
Por preferência tinha um «Muscle», mas tendo em mãos vários Ford e Mopar's em construção, voltei-me para a GM e fui recolher informação e fotos.
Trata-se de um nome bem conhecido de todos, provavelmente a banheira das banheiras da classe média americana,
Neste caso, porém, a Chevrolet não quis deixar a gama dos seus carros grandes sem um pack desportivo, surgindo em 1961 com a designação SS (Super Sports), nos seus afamados V8 de bloco grande, agora redesenhados com 5.7L (de 315 Hp) e 6.7L (de 400 Hp).
O pack SS englobava tanto o acabamento do interior com elementos do Corvette, como mecânicos ao nível do reforço do chassis e da suspensão. É hoje considerado um «proto-muscle»: apesar da carroçaria «Full-Size» não deixava créditos por mãos alheias: o 409 fazia 7 segundos dos 0 aos 100, e atingia os 180 Km/h, com caixa de 4 velocidades.
O pack SS é raro: dos 490.000 Impala's construidos em 1961 foram construidos apenas 142 «SS409»(6.7L) e 453 «SS348» (5.7L).
O meu modelo vai ser feito com a ajuda de uns simpáticos PE's da Model Garage para os pequenos detalhes, pois de resto vai ser uma maratona de bare-metal. Por azar o cromado das peças estava estragado, pelo que a solução foi o Alclad2. A carroçaria será pintada de «vermelho-um-bocadinho-cereja» com um enamel mal-cheiroso já preparado por mim,
Agora as fotos: algumas são de livros meus, outras da internet.
Abraço,
Nuno.