Ferrari 312 B3 “Spazzaneve”, 1972-73
A Ferrari estava a atravessar uma das suas crises periódicas, em 1972, lutam para competir com a Tyrrell e a Lotus na Fórmula 1. Enquanto aquelas equipas abraçaram novas tecnologias a Ferrari parecia relutante em mudar as suas ideias. O motor V12 era fantástico, mas, infelizmente, montado num chassis desactualizado.
A resposta de Mauro Forghieri veio na forma do B3 312. Não era um carro bonito o seu nariz com a forma de pá fez com o carro fosses rapidamente alcunhado de,”Spazzaneve”, pá da neve. No final do Verão em 1972 o protótipo estava pronto para ser desvendado. Os testes foram realizados mais tarde por Jacky Ickx e Arturo Merzario. Eles testaram o carro em vários circuitos, levando-o a Monza, Paul Ricard e Fiorano a nova pista de testes da Ferrari.
Nenhum dos pilotos ficou impressionado com o carro, no qual Forghieri tinha feito como mudança principal no projecto, baixar o centro de gravidade. A experiência foi tida como um fracasso e Forghieri foi transferido para outro departamento dentro da empresa.
O lugar de Forghieri, foi tomado por Sandro Colombo, que redesenhou o B3. Isto incluiu a subcontratação de um fabricante de chassis Inglês. O resultado foi um carro sem qualquer competitividade tendo como resultado uma má temporada para a Ferrari na F1 no ano de 1973. A equipa ainda se retirou do campeonato para tentar encontrar mais velocidade. Forghieri foi chamado novamente, tendo sido uma maneira de provar que estavam errados. Na sua revisão do B3, 312T ele trouxe muitos sucessos, ele usou muito dos princípios do design incorporados no mal amado Spazzaneve .
Dizem que pertence aos carros estranhos de Formula 1, mas eu acho o carro lindo.
Agora deixo aqui algumas fotos do meu Spazzaneve comprado em 2ª mão e que vou recuperar, o kit em metal branco da FDS, representa o carro mostrado á imprensa cujo aileron se encontra ligado á carroçaria, nas fotos que tenho visto do carro que entrou em prova estava separado e só tenho visto igual ao meu em modelos reduzidos.
O kit em si é pobre como podem observar, e o metal muito maleável o que requer muito cuidado principalmente evitar quedas, pois provocam amolgadelas.
O vidro tem um canto rasgado.
As jantes em metal pneus de borracha.
Vou fazer meu melhor. Pois merece o trabalho, nem que seja pela raridade do carro.
Se alguém tiver fotos de carro, agradecia!
1/43 Ferrari 312 B3 “Spazzaneve”, 1972-73
- RamStein44
- Registado: sexta abr 09, 2010 10:07 am
1/43 Ferrari 312 B3 “Spazzaneve”, 1972-73
- Anexos
-
- Vista geral das peças
- DSC07549.JPG (84.02 KiB) Visto 3380 vezes
-
- Primário já aplicado
- DSC07551.JPG (123.75 KiB) Visto 3380 vezes
-
- DSC07548.JPG (71.91 KiB) Visto 3380 vezes
- petersport
- Registado: domingo jan 04, 2009 12:32 pm
Re: 1/43 Ferrari 312 B3 “Spazzaneve”, 1972-73
Boas
Tens aí muito trabalho pela frente.....
Como dizes merece bem o trabalho e vou estar atento....
Abraço
Tens aí muito trabalho pela frente.....
Como dizes merece bem o trabalho e vou estar atento....
Abraço
São peças tão delicadas para os meus grandes dedos!!!!
- RamStein44
- Registado: sexta abr 09, 2010 10:07 am
Viva!!
Continuando no "Limpa Neves" aqui ficam mais umas imagens, este kit é muito delicado, pois o metal parece chumbo, não pelo peso mas é muito mole, se tenho o azar de o deixar cair fica logo amolgado. Depois de colocada a carroceria em cima do chassi parece um carro todo terreno tal é a altura do solo.
Para já só levou o branco. O vermelho é já a seguir!!!!

Vermelho aplicado!!

Cumps
Ram
Continuando no "Limpa Neves" aqui ficam mais umas imagens, este kit é muito delicado, pois o metal parece chumbo, não pelo peso mas é muito mole, se tenho o azar de o deixar cair fica logo amolgado. Depois de colocada a carroceria em cima do chassi parece um carro todo terreno tal é a altura do solo.
Para já só levou o branco. O vermelho é já a seguir!!!!

Vermelho aplicado!!

Cumps
Ram
- DIOGO_TIAGO
- Registado: sexta abr 09, 2010 2:17 pm
Parece muito bem.
Realmente o chumbo é tramado. Em camadas finas pode mesmo dobrar todo.
Boa sorte para o resto
Realmente o chumbo é tramado. Em camadas finas pode mesmo dobrar todo.
Boa sorte para o resto