De certeza que todos vocês já chegaram aquela fase em que acabam o vosso kit e querem tirar umas fotos para documentar o resultado de dias, semanas ou meses de trabalho. No entanto uma simples foto na própria bancada ou mesmo no peitoril da janela lá da sala não é o mais digno para ajudar a retratar o resultado do nosso esforço....... e nós sabemos isso.
No meu caso e porque gosto de salientar o kit, não gosto de ter outras cores que roubem o olhar do kit, optei por realizar um mini estúdio para quando acabo os trabalhos. É uma solução simples com construção simples:
1º- Peguei numa caixa, no meu caso era de uma impressora, onde vi que ia dar para colocar o kit em várias posições.
2º - Abri a caixa e pintei-a por dentro a preto mate. O preto mate tem a particularidade de absorver toda a claridade e dessa forma não a reflectir para o obturador da câmara.
3º - Arranjei uma placa de PVC para cobrir o fundo da caixa, pintei-a de preto brilhante e ainda lhe dei uma de verniz no final. O objectivo é que faça o espelho do kit, dessa forma aumenta-se a imagem do mesmo.
4º - Abri um buraco no tecto da caixa para entrada de luz. Este buraco costumo tapá-lo com papel para diminuir a intensidade de luz. É uma questão de afinar ao gosto de cada um.
Agora quanto aos resultados que se poderão obter, é uma questão de jogar com a intensidade/orientação da luz que entra dentro da caixa e com a exposição e tempo de obturação da máquina, se esta permitir afinação a esse nível.
Deixo aqui umas fotos da minha caixa, dos testes que realizei com vários tempos de obturação e um último em que utilizo um espelho para alterar a orientação da luz, de forma a dar ao objecto um efeito como que se um foco o estivesse a iluminar.....

Elevado tempo de obturação:

Tempo de obturação correcto:

Tempo de obturação muito rápido:

Efeitos com um espelho, tapando a entrada de luz pelo tecto:

Vários resultados:

Espero ter ajudado......
Abraço
Pedro Rodrigues