Summer project: Yamaha M1
Summer project: Yamaha M1
Mais um verão, mais um projecto. Não consegui resistir à tentação de abrir a caixa e começar esta lindíssima yzr-m1. Ainda não decidi se vou fazer a do Rossi ou do Abe, mas logo se verá..
Optei por fazer a versão que foi utilizada a partir do meio da época, que tem algumas diferenças significativas para a o início da época, nomeadamente nas carenagens laterais, os tubos de equalização de pressão do escape, o cárter e o filtro de óleo.
Vou tentar detalhar ao máximo até onde as minhas capacidades o permitirem, e para ajudar a festa, comprei as fotogravuras da LionRoar (o pauloduarte já falou delas no Geral). Ainda não chegaram, mas penso que esta semana já as devo ter comigo e assim poderei dar mais um avanço à coisa..
De qualquer maneira, a primeira coisa que fiz foi colar as 2 metades do depósito da gasosa e, comparando com a real, moldei o interior com massa epóxida e putty. Ainda não está pronta, mas já não falta muito. Como podem ver, também a forma da parte traseira (última foto) não foi muito correctamente moldada pela Tamiya, pelo que juntei um pouco de putty e agora é só lixar um pouco =)
No quadro, as travessas que unem a caixa de direcção e os tirantes principais eram moldadas ao mesmo nível. Por isso há que cortar e colar 2 pedaços de folha de estireno para replicar um pouco melhor.(É difícil de explicar, mas não pude tirar fotos antes de ter cortado ).
Estão também coladas as 2 metades do guarda-lamas dianteiro:
O motor também tem algumas correcções a fazer, nomeadamente na embraiagem e nas "vigias" do óleo. O cárter simplesmente não tinha essa "vigia" e no motor era moldada fechada. Abri um furo nos respectivos sítios e irei acrescentar os detalhes no interior, depois cobrindo com um círculo de acetato, a simular o vidro.
Como podem ver, a tampa da embraiagem é ventilada. Então fiz os furos de ventilação com uma broca de diametro 0.3mm e estou agora a testar a tonalidade certa para acertar com a cor dourada. (A foto está demasiado clara. a cor que está realmente é a da foto acima)
As carenagens laterais viram uma pequena modificação. Na versão que estou a fazer, não existem as "lombas" nas saidas de ar (mais uma vez, difícil de explicar sem fotos..) e por isso foram removidas:
E por hoje é tudo...espero poder ter acesso à máquina digital para ir actualizando este tópico com alguma regularidade. Estou a adorar montar esta =)
Optei por fazer a versão que foi utilizada a partir do meio da época, que tem algumas diferenças significativas para a o início da época, nomeadamente nas carenagens laterais, os tubos de equalização de pressão do escape, o cárter e o filtro de óleo.
Vou tentar detalhar ao máximo até onde as minhas capacidades o permitirem, e para ajudar a festa, comprei as fotogravuras da LionRoar (o pauloduarte já falou delas no Geral). Ainda não chegaram, mas penso que esta semana já as devo ter comigo e assim poderei dar mais um avanço à coisa..
De qualquer maneira, a primeira coisa que fiz foi colar as 2 metades do depósito da gasosa e, comparando com a real, moldei o interior com massa epóxida e putty. Ainda não está pronta, mas já não falta muito. Como podem ver, também a forma da parte traseira (última foto) não foi muito correctamente moldada pela Tamiya, pelo que juntei um pouco de putty e agora é só lixar um pouco =)
No quadro, as travessas que unem a caixa de direcção e os tirantes principais eram moldadas ao mesmo nível. Por isso há que cortar e colar 2 pedaços de folha de estireno para replicar um pouco melhor.(É difícil de explicar, mas não pude tirar fotos antes de ter cortado ).
Estão também coladas as 2 metades do guarda-lamas dianteiro:
O motor também tem algumas correcções a fazer, nomeadamente na embraiagem e nas "vigias" do óleo. O cárter simplesmente não tinha essa "vigia" e no motor era moldada fechada. Abri um furo nos respectivos sítios e irei acrescentar os detalhes no interior, depois cobrindo com um círculo de acetato, a simular o vidro.
Como podem ver, a tampa da embraiagem é ventilada. Então fiz os furos de ventilação com uma broca de diametro 0.3mm e estou agora a testar a tonalidade certa para acertar com a cor dourada. (A foto está demasiado clara. a cor que está realmente é a da foto acima)
As carenagens laterais viram uma pequena modificação. Na versão que estou a fazer, não existem as "lombas" nas saidas de ar (mais uma vez, difícil de explicar sem fotos..) e por isso foram removidas:
E por hoje é tudo...espero poder ter acesso à máquina digital para ir actualizando este tópico com alguma regularidade. Estou a adorar montar esta =)
Last edited by Petter on Sun Jul 31, 2005 8:33 pm, edited 1 time in total.
- Luis_Lopes
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Amigo Pedro, força aí com este kit.
Estou pensando em começar montar umas motos de corrida e vou acompanhar seu progresso aqui para pegar umas dicas.
Abraço,
Teles.
Estou pensando em começar montar umas motos de corrida e vou acompanhar seu progresso aqui para pegar umas dicas.
Abraço,
Teles.
http://marcelo-teles.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Aos poucos vão se convertendo ao maravilhoso mundo das duas rodas.
Petter, essa moto é um espectáculo e vou seguir o teu projecto com muita atenção, pois também tenho esse kit para fazer.
Essas fotos são muito boas não as podias disponibilizar no ftp?
Petter, essa moto é um espectáculo e vou seguir o teu projecto com muita atenção, pois também tenho esse kit para fazer.
Essas fotos são muito boas não as podias disponibilizar no ftp?
balek
Em curso........Em curso............A seguir
Em curso........Em curso............A seguir
- paulooliveira
- Posts: 97
- Joined: Wed May 26, 2004 2:47 am
- Location: Leira / Mem-Martins
Obrigado pelos incentivos, pessoal.
Balek, infelizmente não tenho scanner para poder partilhar as fotos. Estas consegui mostrar porque usei a máquina digital (emprestada, diga-se). De qualquer maneira, eu aconselho a compra da fonte destas fotos, o livro "MotoGP Racers Archives 2004", da Dai Nippon Kaiga. Custa um pouco caro, mas vale bem a pena. Tem fotografias de pormenor de todas as motas que correram no MotoGP no ano passado.
Podes encontrar o livro aqui.
Abraços,
Pedro.
Balek, infelizmente não tenho scanner para poder partilhar as fotos. Estas consegui mostrar porque usei a máquina digital (emprestada, diga-se). De qualquer maneira, eu aconselho a compra da fonte destas fotos, o livro "MotoGP Racers Archives 2004", da Dai Nippon Kaiga. Custa um pouco caro, mas vale bem a pena. Tem fotografias de pormenor de todas as motas que correram no MotoGP no ano passado.
Podes encontrar o livro aqui.
Abraços,
Pedro.
Decoração? Bem, Laguna Seca está completamente fora de questão...As diferenças são demasiadas e ainda não tenho unhas pra isso Por isso vai ser mesmo a "normal" com o GO!!!!!!!, já que a prefiro à do tabaco.
Mas ainda não estou muito preocupado com isso. Ao passo que estou a seguir, só para o ano é que a vou pintar de decalcar.
Ontem estive o dia todo de volta dos radiadores, que me estão a dar um pouco de trabalho..Assim que conseguir uma máquina, tiro umas fotos.
Mas ainda não estou muito preocupado com isso. Ao passo que estou a seguir, só para o ano é que a vou pintar de decalcar.
Ontem estive o dia todo de volta dos radiadores, que me estão a dar um pouco de trabalho..Assim que conseguir uma máquina, tiro umas fotos.
Bem, isto tem ido bastante devagar por causa do calor....A minha bancada é lá fora numa divisão que apanha muito sol o dia todo e é tipo sauna...só mesmo à noite é que se consegue trabalhar mais ou menos em condições. E mesmo assim, as melgas chateiam tanto...!!!
Tratei do braço da suspensão traseira, enchendo o interior com massa epóxida e fechando o também a zona onde trabalha o amortecedor com folha de estireno. Troquei os apoios moldados por versões em fotogravura, muito mais à escala =)
O quadro também foi preenchido por dentro e estou a fazer um apoio para o depósito da gasosa em latão de 0.2mm de espessura. Ainda é só um teste e a peça final será um pouco diferente da que se vê nas fotos:
Pra já é tudo!
Abraços,
Pedro.
Tratei do braço da suspensão traseira, enchendo o interior com massa epóxida e fechando o também a zona onde trabalha o amortecedor com folha de estireno. Troquei os apoios moldados por versões em fotogravura, muito mais à escala =)
O quadro também foi preenchido por dentro e estou a fazer um apoio para o depósito da gasosa em latão de 0.2mm de espessura. Ainda é só um teste e a peça final será um pouco diferente da que se vê nas fotos:
Pra já é tudo!
Abraços,
Pedro.